Modelos pedagógicos baseados em sistemas de recomendação : um foco em disciplinas da graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guizzo, Michele Alda Rosso
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/219413
Resumo: Os Sistemas de Recomendação (SR) utilizam diferentes técnicas de filtragem para selecionar informações úteis ao usuário, de acordo com as suas necessidades. Portanto, considerando o crescente aumento no volume de dados disponíveis na rede, os SR podem colaborar com a redução do tempo despendido pelo sujeito na busca por materiais relevantes. Na educação esses sistemas são capazes de apoiar o processo de aprendizagem, personalizando os ambientes de ensino. Logo, a presente tese tem como objetivo construir um Modelo Pedagógico (MP_SRecEdu) para disciplinas da graduação, com base em Sistemas de Recomendação Educacionais (SRE). Assim, o professor poderá planejar uma atividade de ensino utilizando um SRE, que irá indicar um ou mais elementos do modelo, de acordo com o perfil dos estudantes, resultando em um espaço de aprendizagem adaptativo. Para isso, o texto aprofunda o estudo sobre os conceitos de SR, Modelos Pedagógicos (MP) e Recomendação Pedagógica (RecPed). A pesquisa caracteriza-se como exploratória, de abordagem qualitativa, com a análise de estudos de caso múltiplos, e está organizada em cinco etapas metodológicas. A primeira etapa trata da elaboração de um referencial teórico sobre Modelos Pedagógicos e Sistemas de Recomendação. Na segunda etapa foram construídos e avaliados, por meio de aplicações em disciplinas da graduação, três Modelos Pedagógicos, que utilizam ferramentas de recomendação diferentes, a saber: 1. Recomendador de Objetos de Aprendizagem baseado em Competências (RecOAComp), 2. Recomendador de conteúdo do Editor de Texto Coletivo (RecETC) e o 3. Recomendador de estratégias pedagógicas, do Mapa Social no Ambiente Virtual de Aprendizagem ROODA. Na etapa três verificou-se modificações nos modelos, para uma nova aplicação e análise. Desse modo, na etapa quatro foram realizados três novos estudos de caso, e então, na etapa cinco, com base nas aplicações e avaliações dos mesmos, foi possível construir um MP baseado em SRE. O MP_SRecEdu tem como finalidade apoiar os professores na organização e planejamento de atividades de ensino, que utilizam os SRE em disciplinas de graduação, criando espaços de aprendizagem dinâmicos e personalizados segundo as necessidades do perfil de cada estudante.
id URGS_7bd9add9e2a352d1a89d24094f0b262f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219413
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Guizzo, Michele Alda RossoBehar, Patrícia AlejandraSilva, Kétia Kellen Araújo da2021-04-02T04:25:55Z2020http://hdl.handle.net/10183/219413001124129Os Sistemas de Recomendação (SR) utilizam diferentes técnicas de filtragem para selecionar informações úteis ao usuário, de acordo com as suas necessidades. Portanto, considerando o crescente aumento no volume de dados disponíveis na rede, os SR podem colaborar com a redução do tempo despendido pelo sujeito na busca por materiais relevantes. Na educação esses sistemas são capazes de apoiar o processo de aprendizagem, personalizando os ambientes de ensino. Logo, a presente tese tem como objetivo construir um Modelo Pedagógico (MP_SRecEdu) para disciplinas da graduação, com base em Sistemas de Recomendação Educacionais (SRE). Assim, o professor poderá planejar uma atividade de ensino utilizando um SRE, que irá indicar um ou mais elementos do modelo, de acordo com o perfil dos estudantes, resultando em um espaço de aprendizagem adaptativo. Para isso, o texto aprofunda o estudo sobre os conceitos de SR, Modelos Pedagógicos (MP) e Recomendação Pedagógica (RecPed). A pesquisa caracteriza-se como exploratória, de abordagem qualitativa, com a análise de estudos de caso múltiplos, e está organizada em cinco etapas metodológicas. A primeira etapa trata da elaboração de um referencial teórico sobre Modelos Pedagógicos e Sistemas de Recomendação. Na segunda etapa foram construídos e avaliados, por meio de aplicações em disciplinas da graduação, três Modelos Pedagógicos, que utilizam ferramentas de recomendação diferentes, a saber: 1. Recomendador de Objetos de Aprendizagem baseado em Competências (RecOAComp), 2. Recomendador de conteúdo do Editor de Texto Coletivo (RecETC) e o 3. Recomendador de estratégias pedagógicas, do Mapa Social no Ambiente Virtual de Aprendizagem ROODA. Na etapa três verificou-se modificações nos modelos, para uma nova aplicação e análise. Desse modo, na etapa quatro foram realizados três novos estudos de caso, e então, na etapa cinco, com base nas aplicações e avaliações dos mesmos, foi possível construir um MP baseado em SRE. O MP_SRecEdu tem como finalidade apoiar os professores na organização e planejamento de atividades de ensino, que utilizam os SRE em disciplinas de graduação, criando espaços de aprendizagem dinâmicos e personalizados segundo as necessidades do perfil de cada estudante.Recommendation Systems (SR) use different filtering techniques to select useful information for the user, according to their needs. Therefore, considering the growing increase in the volume of data available on the network, the SR can collaborate with the reduction of the time spent by the user in the search for relevant materials. In education, these systems are able to support the learning process, personalizing the teaching environments. As a result, this thesis aims to build a Pedagogical Model (MP_SRecEdu) for undergraduate courses, based on Educational Recommendation Systems (ERS). Thus, the professor will be able to plan a teaching activity using an ERS, which will indicate one or more elements of the model, according to the profile of the students, resulting in an adaptive learning space. In order to do that, the text deepens the study on the concepts of SR, Pedagogical Models (MP) and Pedagogical Recommendation (RecPed). The research is characterized as exploratory, with a qualitative approach, with the analysis of multiple case studies, and is organized in five methodological stages. The first stage deals with the development of a theoretical framework on Pedagogical Models and Recommendation Systems. In the second stage, three Pedagogical Models were built and evaluated, using applications in undergraduate disciplines, using different recommendation tools, namely: 1. Competency Based Learning Object Recommender (RecOAComp), 2. Collective Text Editor Content Recommender (RecETC) and 3. The Social Map Pedagogical Strategies Recommender in the Virtual Learning Environment ROODA. In step three, modifications in the models were verified, for a new application and analysis. Thus, in step four, three new case studies were carried out, and then, in step five, based on their applications and evaluations, it was possible to build a PM based on SRE. MP_SRecEdu aims to support professors in the organization and planning of teaching activities, which use ERS in undergraduate courses, creating dynamic and personalized learning spaces according to the needs of each student's profileapplication/pdfporSistema de RecomendaçãoPrática pedagógicaObjeto de aprendizagemPedagogical ModelsEducational Recommender SystemsPedagogical RecommendationModelos pedagógicos baseados em sistemas de recomendação : um foco em disciplinas da graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001124129.pdf.txt001124129.pdf.txtExtracted Texttext/plain438096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219413/2/001124129.pdf.txt84875ff99b313f2a653a78adf1d1d150MD52ORIGINAL001124129.pdfTexto completoapplication/pdf6831712http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219413/1/001124129.pdfae4abf9904fe130ae1dc8eca3264088bMD5110183/2194132021-05-07 05:08:10.757682oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219413Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T08:08:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelos pedagógicos baseados em sistemas de recomendação : um foco em disciplinas da graduação
title Modelos pedagógicos baseados em sistemas de recomendação : um foco em disciplinas da graduação
spellingShingle Modelos pedagógicos baseados em sistemas de recomendação : um foco em disciplinas da graduação
Guizzo, Michele Alda Rosso
Sistema de Recomendação
Prática pedagógica
Objeto de aprendizagem
Pedagogical Models
Educational Recommender Systems
Pedagogical Recommendation
title_short Modelos pedagógicos baseados em sistemas de recomendação : um foco em disciplinas da graduação
title_full Modelos pedagógicos baseados em sistemas de recomendação : um foco em disciplinas da graduação
title_fullStr Modelos pedagógicos baseados em sistemas de recomendação : um foco em disciplinas da graduação
title_full_unstemmed Modelos pedagógicos baseados em sistemas de recomendação : um foco em disciplinas da graduação
title_sort Modelos pedagógicos baseados em sistemas de recomendação : um foco em disciplinas da graduação
author Guizzo, Michele Alda Rosso
author_facet Guizzo, Michele Alda Rosso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guizzo, Michele Alda Rosso
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Silva, Kétia Kellen Araújo da
contributor_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
Silva, Kétia Kellen Araújo da
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema de Recomendação
Prática pedagógica
Objeto de aprendizagem
topic Sistema de Recomendação
Prática pedagógica
Objeto de aprendizagem
Pedagogical Models
Educational Recommender Systems
Pedagogical Recommendation
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogical Models
Educational Recommender Systems
Pedagogical Recommendation
description Os Sistemas de Recomendação (SR) utilizam diferentes técnicas de filtragem para selecionar informações úteis ao usuário, de acordo com as suas necessidades. Portanto, considerando o crescente aumento no volume de dados disponíveis na rede, os SR podem colaborar com a redução do tempo despendido pelo sujeito na busca por materiais relevantes. Na educação esses sistemas são capazes de apoiar o processo de aprendizagem, personalizando os ambientes de ensino. Logo, a presente tese tem como objetivo construir um Modelo Pedagógico (MP_SRecEdu) para disciplinas da graduação, com base em Sistemas de Recomendação Educacionais (SRE). Assim, o professor poderá planejar uma atividade de ensino utilizando um SRE, que irá indicar um ou mais elementos do modelo, de acordo com o perfil dos estudantes, resultando em um espaço de aprendizagem adaptativo. Para isso, o texto aprofunda o estudo sobre os conceitos de SR, Modelos Pedagógicos (MP) e Recomendação Pedagógica (RecPed). A pesquisa caracteriza-se como exploratória, de abordagem qualitativa, com a análise de estudos de caso múltiplos, e está organizada em cinco etapas metodológicas. A primeira etapa trata da elaboração de um referencial teórico sobre Modelos Pedagógicos e Sistemas de Recomendação. Na segunda etapa foram construídos e avaliados, por meio de aplicações em disciplinas da graduação, três Modelos Pedagógicos, que utilizam ferramentas de recomendação diferentes, a saber: 1. Recomendador de Objetos de Aprendizagem baseado em Competências (RecOAComp), 2. Recomendador de conteúdo do Editor de Texto Coletivo (RecETC) e o 3. Recomendador de estratégias pedagógicas, do Mapa Social no Ambiente Virtual de Aprendizagem ROODA. Na etapa três verificou-se modificações nos modelos, para uma nova aplicação e análise. Desse modo, na etapa quatro foram realizados três novos estudos de caso, e então, na etapa cinco, com base nas aplicações e avaliações dos mesmos, foi possível construir um MP baseado em SRE. O MP_SRecEdu tem como finalidade apoiar os professores na organização e planejamento de atividades de ensino, que utilizam os SRE em disciplinas de graduação, criando espaços de aprendizagem dinâmicos e personalizados segundo as necessidades do perfil de cada estudante.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-02T04:25:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/219413
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001124129
url http://hdl.handle.net/10183/219413
identifier_str_mv 001124129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219413/2/001124129.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219413/1/001124129.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 84875ff99b313f2a653a78adf1d1d150
ae4abf9904fe130ae1dc8eca3264088b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085549404323840