Respeito e docência : um estudo de epistemologia genética com professores do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/83823 |
Resumo: | O presente trabalho investigou concepções de respeito de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e suas relações com a construção de relações de respeito mútuo na sala de aula e com o desenvolvimento da autonomia moral infantil. O principal referencial teórico foi a Epistemologia Genética, especialmente o Desenvolvimento Moral na obra de Jean Piaget. A coleta de dados foi realizada com treze professores de diferentes instituições escolares e foi organizada em duas etapas, sendo a primeira o registro escrito a respeito de uma situação narrada em terceira pessoa, que serviu de base para a realização de uma entrevista semiestruturada, orientada pelo método clínico piagetiano. Os dados coletados permitiram a análise a partir de duas categorias principais: a relação entre o professor e o aluno e a construção de um ambiente sociomoral. Em cada uma destas instâncias foram verificadas concepções de respeito relacionadas às dimensões do respeito unilateral e do respeito mútuo e refletiu-se sobre suas interferências para o cotidiano escolar. |
id |
URGS_7d7cc61c54b269d2c73c2e07973cab2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/83823 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Pieretti, Jaqueline BarbieriMarques, Tânia Beatriz Iwaszko2013-12-17T01:52:52Z2013http://hdl.handle.net/10183/83823000907387O presente trabalho investigou concepções de respeito de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e suas relações com a construção de relações de respeito mútuo na sala de aula e com o desenvolvimento da autonomia moral infantil. O principal referencial teórico foi a Epistemologia Genética, especialmente o Desenvolvimento Moral na obra de Jean Piaget. A coleta de dados foi realizada com treze professores de diferentes instituições escolares e foi organizada em duas etapas, sendo a primeira o registro escrito a respeito de uma situação narrada em terceira pessoa, que serviu de base para a realização de uma entrevista semiestruturada, orientada pelo método clínico piagetiano. Os dados coletados permitiram a análise a partir de duas categorias principais: a relação entre o professor e o aluno e a construção de um ambiente sociomoral. Em cada uma destas instâncias foram verificadas concepções de respeito relacionadas às dimensões do respeito unilateral e do respeito mútuo e refletiu-se sobre suas interferências para o cotidiano escolar.This thesis has investigated primary teachers' respect conceptions and how these concepts relate to building relations of mutual respect in the classroom and the development of child moral autonomy. Genetic Epistemology is the theoretical basis of this research, particularly Moral Development in the work of Jean Piaget. Data collection was conducted with thirteen teachers from diverse educational institutions and organized in two steps: first, written records about a situation narrated in the third person were made; second, a semi-structured interview, based on previously collected data and guided by Piagetian clinical method, was conducted. This collected data allowed the analysis from two main categories: the relations among teachers and students and the construction of a cooperative environment. In each of these categories, conceptions of respect related to the dimensions of unilateral and mutual respect were noted as well as their interference on the school routine was observed.application/pdfporRespeito mútuoAutoridadeProfessorEducação moralEpistemologia genéticaMutual respectTeaching authorityInterpersonal relationsMoral educationCooperative environmentGenetic epistemologyRespeito e docência : um estudo de epistemologia genética com professores do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000907387.pdf000907387.pdfTexto completoapplication/pdf608419http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83823/1/000907387.pdf3664b92f0983eb16fbaf24f334764471MD51TEXT000907387.pdf.txt000907387.pdf.txtExtracted Texttext/plain216091http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83823/2/000907387.pdf.txt971d3b15904300e9a25c60fb7b869709MD52THUMBNAIL000907387.pdf.jpg000907387.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1222http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83823/3/000907387.pdf.jpg4ca1ea00762e8a03b285b5c5cee078c4MD5310183/838232018-10-11 08:25:34.652oai:www.lume.ufrgs.br:10183/83823Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-11T11:25:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Respeito e docência : um estudo de epistemologia genética com professores do ensino fundamental |
title |
Respeito e docência : um estudo de epistemologia genética com professores do ensino fundamental |
spellingShingle |
Respeito e docência : um estudo de epistemologia genética com professores do ensino fundamental Pieretti, Jaqueline Barbieri Respeito mútuo Autoridade Professor Educação moral Epistemologia genética Mutual respect Teaching authority Interpersonal relations Moral education Cooperative environment Genetic epistemology |
title_short |
Respeito e docência : um estudo de epistemologia genética com professores do ensino fundamental |
title_full |
Respeito e docência : um estudo de epistemologia genética com professores do ensino fundamental |
title_fullStr |
Respeito e docência : um estudo de epistemologia genética com professores do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Respeito e docência : um estudo de epistemologia genética com professores do ensino fundamental |
title_sort |
Respeito e docência : um estudo de epistemologia genética com professores do ensino fundamental |
author |
Pieretti, Jaqueline Barbieri |
author_facet |
Pieretti, Jaqueline Barbieri |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pieretti, Jaqueline Barbieri |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marques, Tânia Beatriz Iwaszko |
contributor_str_mv |
Marques, Tânia Beatriz Iwaszko |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Respeito mútuo Autoridade Professor Educação moral Epistemologia genética |
topic |
Respeito mútuo Autoridade Professor Educação moral Epistemologia genética Mutual respect Teaching authority Interpersonal relations Moral education Cooperative environment Genetic epistemology |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mutual respect Teaching authority Interpersonal relations Moral education Cooperative environment Genetic epistemology |
description |
O presente trabalho investigou concepções de respeito de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e suas relações com a construção de relações de respeito mútuo na sala de aula e com o desenvolvimento da autonomia moral infantil. O principal referencial teórico foi a Epistemologia Genética, especialmente o Desenvolvimento Moral na obra de Jean Piaget. A coleta de dados foi realizada com treze professores de diferentes instituições escolares e foi organizada em duas etapas, sendo a primeira o registro escrito a respeito de uma situação narrada em terceira pessoa, que serviu de base para a realização de uma entrevista semiestruturada, orientada pelo método clínico piagetiano. Os dados coletados permitiram a análise a partir de duas categorias principais: a relação entre o professor e o aluno e a construção de um ambiente sociomoral. Em cada uma destas instâncias foram verificadas concepções de respeito relacionadas às dimensões do respeito unilateral e do respeito mútuo e refletiu-se sobre suas interferências para o cotidiano escolar. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-12-17T01:52:52Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/83823 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000907387 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/83823 |
identifier_str_mv |
000907387 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83823/1/000907387.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83823/2/000907387.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83823/3/000907387.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3664b92f0983eb16fbaf24f334764471 971d3b15904300e9a25c60fb7b869709 4ca1ea00762e8a03b285b5c5cee078c4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085275204845568 |