Competências para o contexto tecnológico-musical : um foco nas tecnologias digitais online para a educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosas, Fátima Weber
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/72127
Resumo: Esta dissertação de Mestrado trata das competências para o contexto tecnológicomusical educacional. Seu objetivo principal é mapeá-las para que professores, tutores e alunos músicos ou leigos utilizem tecnologias digitais voltadas à música, principalmente as gratuitas e baseadas na Web. Esta proposta dirige-se a docentes e discentes da educação presencial e da educação a distância, músicos ou leigos que almejam atuar no âmbito pretendido. Estas tecnologias consistem em recursos tais como objetos de aprendizagem, software para a composição musical cujo funcionamento e armazenamento ocorre através da internet e ferramentas para a edição de áudio. Utilizadas de forma integrada a ambientes virtuais de aprendizagem, essas mesmas ferramentas têm sido aplicadas em cursos de extensão para a formação de professores para o contexto pretendido. No mapeamento das competências apresentado neste estudo também são listados os seus elementos: os conhecimentos, as habilidades e as atitudes para uma atuação eficaz no contexto tecnológico-musical educacional.
id URGS_7e0f63de19f83a0d9141272fdee3fc87
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72127
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Rosas, Fátima WeberBehar, Patrícia AlejandraMaffioletti, Leda de Albuquerque2013-06-01T01:47:07Z2013http://hdl.handle.net/10183/72127000882133Esta dissertação de Mestrado trata das competências para o contexto tecnológicomusical educacional. Seu objetivo principal é mapeá-las para que professores, tutores e alunos músicos ou leigos utilizem tecnologias digitais voltadas à música, principalmente as gratuitas e baseadas na Web. Esta proposta dirige-se a docentes e discentes da educação presencial e da educação a distância, músicos ou leigos que almejam atuar no âmbito pretendido. Estas tecnologias consistem em recursos tais como objetos de aprendizagem, software para a composição musical cujo funcionamento e armazenamento ocorre através da internet e ferramentas para a edição de áudio. Utilizadas de forma integrada a ambientes virtuais de aprendizagem, essas mesmas ferramentas têm sido aplicadas em cursos de extensão para a formação de professores para o contexto pretendido. No mapeamento das competências apresentado neste estudo também são listados os seus elementos: os conhecimentos, as habilidades e as atitudes para uma atuação eficaz no contexto tecnológico-musical educacional.This Master's thesis deals with the competences for the technological and musical education context. especially the free Web-based. Its main objective is to map them to teachers, tutors and students musicians and no musicians use digital technologies focused on music, especially free and Web-based. This proposal is aimed at teachers, tutors and students of classroom education and distance who want to act within deprecated. These technologies consist of resources such as learning objects, software for music composition whose operation and storage occurs over the internet. Used in an integrated virtual learning environments, these tools have been applied in extension courses to prepare teachers for the context deprecated. In mapping the competences presented in this study are also listed its elements: knowledge, skills and attitudes for effective action in the technology-musical education.application/pdfporEducação musicalTecnologia digitalCompetencesMusic compositionDigital technologyCompetências para o contexto tecnológico-musical : um foco nas tecnologias digitais online para a educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000882133.pdf000882133.pdfTexto completoapplication/pdf2635035http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72127/1/000882133.pdfb807190b5300c9729756d6a053d84459MD51TEXT000882133.pdf.txt000882133.pdf.txtExtracted Texttext/plain330374http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72127/2/000882133.pdf.txt823aba80869b21305735a6de0a2ed25fMD52THUMBNAIL000882133.pdf.jpg000882133.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg986http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72127/3/000882133.pdf.jpg1d1e23182e5e46e5c323bc6d66a0108dMD5310183/721272018-10-15 08:05:12.834oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72127Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T11:05:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Competências para o contexto tecnológico-musical : um foco nas tecnologias digitais online para a educação
title Competências para o contexto tecnológico-musical : um foco nas tecnologias digitais online para a educação
spellingShingle Competências para o contexto tecnológico-musical : um foco nas tecnologias digitais online para a educação
Rosas, Fátima Weber
Educação musical
Tecnologia digital
Competences
Music composition
Digital technology
title_short Competências para o contexto tecnológico-musical : um foco nas tecnologias digitais online para a educação
title_full Competências para o contexto tecnológico-musical : um foco nas tecnologias digitais online para a educação
title_fullStr Competências para o contexto tecnológico-musical : um foco nas tecnologias digitais online para a educação
title_full_unstemmed Competências para o contexto tecnológico-musical : um foco nas tecnologias digitais online para a educação
title_sort Competências para o contexto tecnológico-musical : um foco nas tecnologias digitais online para a educação
author Rosas, Fátima Weber
author_facet Rosas, Fátima Weber
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosas, Fátima Weber
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Maffioletti, Leda de Albuquerque
contributor_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
Maffioletti, Leda de Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Tecnologia digital
topic Educação musical
Tecnologia digital
Competences
Music composition
Digital technology
dc.subject.eng.fl_str_mv Competences
Music composition
Digital technology
description Esta dissertação de Mestrado trata das competências para o contexto tecnológicomusical educacional. Seu objetivo principal é mapeá-las para que professores, tutores e alunos músicos ou leigos utilizem tecnologias digitais voltadas à música, principalmente as gratuitas e baseadas na Web. Esta proposta dirige-se a docentes e discentes da educação presencial e da educação a distância, músicos ou leigos que almejam atuar no âmbito pretendido. Estas tecnologias consistem em recursos tais como objetos de aprendizagem, software para a composição musical cujo funcionamento e armazenamento ocorre através da internet e ferramentas para a edição de áudio. Utilizadas de forma integrada a ambientes virtuais de aprendizagem, essas mesmas ferramentas têm sido aplicadas em cursos de extensão para a formação de professores para o contexto pretendido. No mapeamento das competências apresentado neste estudo também são listados os seus elementos: os conhecimentos, as habilidades e as atitudes para uma atuação eficaz no contexto tecnológico-musical educacional.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-06-01T01:47:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/72127
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000882133
url http://hdl.handle.net/10183/72127
identifier_str_mv 000882133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72127/1/000882133.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72127/2/000882133.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72127/3/000882133.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b807190b5300c9729756d6a053d84459
823aba80869b21305735a6de0a2ed25f
1d1e23182e5e46e5c323bc6d66a0108d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085257906487296