Competências para o contexto tecnológico-musical : um foco nas tecnologias digitais online para a educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/72127 |
Resumo: | Esta dissertação de Mestrado trata das competências para o contexto tecnológicomusical educacional. Seu objetivo principal é mapeá-las para que professores, tutores e alunos músicos ou leigos utilizem tecnologias digitais voltadas à música, principalmente as gratuitas e baseadas na Web. Esta proposta dirige-se a docentes e discentes da educação presencial e da educação a distância, músicos ou leigos que almejam atuar no âmbito pretendido. Estas tecnologias consistem em recursos tais como objetos de aprendizagem, software para a composição musical cujo funcionamento e armazenamento ocorre através da internet e ferramentas para a edição de áudio. Utilizadas de forma integrada a ambientes virtuais de aprendizagem, essas mesmas ferramentas têm sido aplicadas em cursos de extensão para a formação de professores para o contexto pretendido. No mapeamento das competências apresentado neste estudo também são listados os seus elementos: os conhecimentos, as habilidades e as atitudes para uma atuação eficaz no contexto tecnológico-musical educacional. |
id |
URGS_7e0f63de19f83a0d9141272fdee3fc87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72127 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Rosas, Fátima WeberBehar, Patrícia AlejandraMaffioletti, Leda de Albuquerque2013-06-01T01:47:07Z2013http://hdl.handle.net/10183/72127000882133Esta dissertação de Mestrado trata das competências para o contexto tecnológicomusical educacional. Seu objetivo principal é mapeá-las para que professores, tutores e alunos músicos ou leigos utilizem tecnologias digitais voltadas à música, principalmente as gratuitas e baseadas na Web. Esta proposta dirige-se a docentes e discentes da educação presencial e da educação a distância, músicos ou leigos que almejam atuar no âmbito pretendido. Estas tecnologias consistem em recursos tais como objetos de aprendizagem, software para a composição musical cujo funcionamento e armazenamento ocorre através da internet e ferramentas para a edição de áudio. Utilizadas de forma integrada a ambientes virtuais de aprendizagem, essas mesmas ferramentas têm sido aplicadas em cursos de extensão para a formação de professores para o contexto pretendido. No mapeamento das competências apresentado neste estudo também são listados os seus elementos: os conhecimentos, as habilidades e as atitudes para uma atuação eficaz no contexto tecnológico-musical educacional.This Master's thesis deals with the competences for the technological and musical education context. especially the free Web-based. Its main objective is to map them to teachers, tutors and students musicians and no musicians use digital technologies focused on music, especially free and Web-based. This proposal is aimed at teachers, tutors and students of classroom education and distance who want to act within deprecated. These technologies consist of resources such as learning objects, software for music composition whose operation and storage occurs over the internet. Used in an integrated virtual learning environments, these tools have been applied in extension courses to prepare teachers for the context deprecated. In mapping the competences presented in this study are also listed its elements: knowledge, skills and attitudes for effective action in the technology-musical education.application/pdfporEducação musicalTecnologia digitalCompetencesMusic compositionDigital technologyCompetências para o contexto tecnológico-musical : um foco nas tecnologias digitais online para a educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000882133.pdf000882133.pdfTexto completoapplication/pdf2635035http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72127/1/000882133.pdfb807190b5300c9729756d6a053d84459MD51TEXT000882133.pdf.txt000882133.pdf.txtExtracted Texttext/plain330374http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72127/2/000882133.pdf.txt823aba80869b21305735a6de0a2ed25fMD52THUMBNAIL000882133.pdf.jpg000882133.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg986http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72127/3/000882133.pdf.jpg1d1e23182e5e46e5c323bc6d66a0108dMD5310183/721272018-10-15 08:05:12.834oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72127Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T11:05:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Competências para o contexto tecnológico-musical : um foco nas tecnologias digitais online para a educação |
title |
Competências para o contexto tecnológico-musical : um foco nas tecnologias digitais online para a educação |
spellingShingle |
Competências para o contexto tecnológico-musical : um foco nas tecnologias digitais online para a educação Rosas, Fátima Weber Educação musical Tecnologia digital Competences Music composition Digital technology |
title_short |
Competências para o contexto tecnológico-musical : um foco nas tecnologias digitais online para a educação |
title_full |
Competências para o contexto tecnológico-musical : um foco nas tecnologias digitais online para a educação |
title_fullStr |
Competências para o contexto tecnológico-musical : um foco nas tecnologias digitais online para a educação |
title_full_unstemmed |
Competências para o contexto tecnológico-musical : um foco nas tecnologias digitais online para a educação |
title_sort |
Competências para o contexto tecnológico-musical : um foco nas tecnologias digitais online para a educação |
author |
Rosas, Fátima Weber |
author_facet |
Rosas, Fátima Weber |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosas, Fátima Weber |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Behar, Patrícia Alejandra |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Maffioletti, Leda de Albuquerque |
contributor_str_mv |
Behar, Patrícia Alejandra Maffioletti, Leda de Albuquerque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical Tecnologia digital |
topic |
Educação musical Tecnologia digital Competences Music composition Digital technology |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Competences Music composition Digital technology |
description |
Esta dissertação de Mestrado trata das competências para o contexto tecnológicomusical educacional. Seu objetivo principal é mapeá-las para que professores, tutores e alunos músicos ou leigos utilizem tecnologias digitais voltadas à música, principalmente as gratuitas e baseadas na Web. Esta proposta dirige-se a docentes e discentes da educação presencial e da educação a distância, músicos ou leigos que almejam atuar no âmbito pretendido. Estas tecnologias consistem em recursos tais como objetos de aprendizagem, software para a composição musical cujo funcionamento e armazenamento ocorre através da internet e ferramentas para a edição de áudio. Utilizadas de forma integrada a ambientes virtuais de aprendizagem, essas mesmas ferramentas têm sido aplicadas em cursos de extensão para a formação de professores para o contexto pretendido. No mapeamento das competências apresentado neste estudo também são listados os seus elementos: os conhecimentos, as habilidades e as atitudes para uma atuação eficaz no contexto tecnológico-musical educacional. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-06-01T01:47:07Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/72127 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000882133 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/72127 |
identifier_str_mv |
000882133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72127/1/000882133.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72127/2/000882133.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72127/3/000882133.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b807190b5300c9729756d6a053d84459 823aba80869b21305735a6de0a2ed25f 1d1e23182e5e46e5c323bc6d66a0108d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085257906487296 |