O ensino de biologia e suas articulações com práticas médico-moralizantes direcionadas ao governamento do corpo, das sexualidades e dos gêneros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morando, André
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/229427
Resumo: Esta tese tem por objetivo examinar as práticas vinculadas ao ensino e à produção do corpo em seus atravessamentos com os gêneros e as sexualidades, no Ensino de Ciências e de Biologia. A escrita da tese é inspirada nos estudos foucaultianos. Nela, o corpo é entendido como efeito das práticas sociais, em funcionamento e em correlação em instâncias como a família, medicina, escola, religião, dentre outras, que nos tornam objetos de seus saberes/poderes imbricados a determinadas regras de verdade que nos constituem como sujeitos. Dessa perspectiva, as sexualidades são tomadas como efeitos de práticas criadas e demarcadas a partir da noção do sexo genital. Tais práticas inscrevem-se nos corpos, direcionando e implicando na forma de sentir prazer, na orientação dos desejos, na valoração e classificação da vida humana [saudável ou anormal, por exemplo]. Os sentidos que são atribuídos à sexualidade irão conduzir as condições e as possibilidades para ser homem ou mulher na cultura. Os gêneros, nesse estudo, funcionam como categorias sociais que operam a partir de sistemas de significação imbricados a relações de poder e que atribuem posicionamentos sociais hierarquizados para sujeitos identificados como do sexo genital feminino e do masculino. Como recurso teórico-metodológico, busquei inspiração na genealogia, proposta por Foucault, a possibilidade de movimentar a pesquisa entre o presente e o passado do Ensino de Ciências e de Biologia, portanto, esta tese apresenta dois movimentos. No primeiro, construí uma história do presente acerca dos modos como o corpo, os gêneros e a[s] sexualidade[s] vêm sendo abordados/produzidos nessas disciplinas [Ciências e Biologia] na educação escolarizada. Para tanto, examinei artigos publicados nas Atas e Anais de dois Eventos Científicos da área, o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC e o Encontro Nacional de Ensino de Biologia - ENEBIO. Nas práticas narradas, predominam as abordagens de matriz biológica do corpo. As sexualidades são vinculadas à prevenção de infecções e da gravidez na adolescência e centradas nos sistemas genitais e reprodutores. As discussões sobre os gêneros não se constituem como problemas na maioria dos artigos analisados. De modo geral, as discussões sobre as sexualidades, os cuidados com o corpo e com a vida dos/as estudantes vão no sentido de instituir modelos de condutas balizados por discursos moralizantes. No segundo movimento, com a intenção de conhecer as [des]continuidades das práticas que atuam no presente, portanto, a historicidade, voltei minha atenção para o passado, no qual analisei os capítulos Eutecnia e Eugenia do livro Biologia Educacional: noções fundamentais de autoria do médico e pedagogo Antonio Almeida Junior, a partir do ano de 1939, e o Livro das mamães: noções de puericultura - um manual materno, do mesmo autor em coautoria com o médico Mario Mursa, ambos os livros utilizados na disciplina Biologia Educacional. As análises do passado mostram como o conhecimento médico e biológico atuaram na formação de professoras para que estas agissem na divulgação dos preceitos eugênicos e higiênicos tendo como alvo as crianças, as mulheres e as famílias. A finalidade de se agir sobre tais indivíduos foram no sentido de produzir sujeitos eficientes. Sujeitos que, ao conhecerem o funcionamento biológico do corpo, os perigos da degenerescência, da doença através de discursos médicos e biológicos imbricados a práticas moralizantes, seriam capazes de orientar suas condutas, evitando maus casamentos, vícios e doenças. As análises, ao moverem-se entre o presente e o passado, mostraram o funcionamento de elementos, que carregam continuidades, direcionados ao controle da vida humana, tendo como estratégia a educação escolarizada, e nela hoje, o Ensino de Ciências e de Biologia. Destaca-se, ainda, a operação de discursos biológicos e médicos através de ações moralizantes regidas pela família reprodutiva e pela noção de perigo.
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spelling Morando, AndréSouza, Nádia Geisa Silveira de2021-09-02T04:24:47Z2021http://hdl.handle.net/10183/229427001130846Esta tese tem por objetivo examinar as práticas vinculadas ao ensino e à produção do corpo em seus atravessamentos com os gêneros e as sexualidades, no Ensino de Ciências e de Biologia. A escrita da tese é inspirada nos estudos foucaultianos. Nela, o corpo é entendido como efeito das práticas sociais, em funcionamento e em correlação em instâncias como a família, medicina, escola, religião, dentre outras, que nos tornam objetos de seus saberes/poderes imbricados a determinadas regras de verdade que nos constituem como sujeitos. Dessa perspectiva, as sexualidades são tomadas como efeitos de práticas criadas e demarcadas a partir da noção do sexo genital. Tais práticas inscrevem-se nos corpos, direcionando e implicando na forma de sentir prazer, na orientação dos desejos, na valoração e classificação da vida humana [saudável ou anormal, por exemplo]. Os sentidos que são atribuídos à sexualidade irão conduzir as condições e as possibilidades para ser homem ou mulher na cultura. Os gêneros, nesse estudo, funcionam como categorias sociais que operam a partir de sistemas de significação imbricados a relações de poder e que atribuem posicionamentos sociais hierarquizados para sujeitos identificados como do sexo genital feminino e do masculino. Como recurso teórico-metodológico, busquei inspiração na genealogia, proposta por Foucault, a possibilidade de movimentar a pesquisa entre o presente e o passado do Ensino de Ciências e de Biologia, portanto, esta tese apresenta dois movimentos. No primeiro, construí uma história do presente acerca dos modos como o corpo, os gêneros e a[s] sexualidade[s] vêm sendo abordados/produzidos nessas disciplinas [Ciências e Biologia] na educação escolarizada. Para tanto, examinei artigos publicados nas Atas e Anais de dois Eventos Científicos da área, o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC e o Encontro Nacional de Ensino de Biologia - ENEBIO. Nas práticas narradas, predominam as abordagens de matriz biológica do corpo. As sexualidades são vinculadas à prevenção de infecções e da gravidez na adolescência e centradas nos sistemas genitais e reprodutores. As discussões sobre os gêneros não se constituem como problemas na maioria dos artigos analisados. De modo geral, as discussões sobre as sexualidades, os cuidados com o corpo e com a vida dos/as estudantes vão no sentido de instituir modelos de condutas balizados por discursos moralizantes. No segundo movimento, com a intenção de conhecer as [des]continuidades das práticas que atuam no presente, portanto, a historicidade, voltei minha atenção para o passado, no qual analisei os capítulos Eutecnia e Eugenia do livro Biologia Educacional: noções fundamentais de autoria do médico e pedagogo Antonio Almeida Junior, a partir do ano de 1939, e o Livro das mamães: noções de puericultura - um manual materno, do mesmo autor em coautoria com o médico Mario Mursa, ambos os livros utilizados na disciplina Biologia Educacional. As análises do passado mostram como o conhecimento médico e biológico atuaram na formação de professoras para que estas agissem na divulgação dos preceitos eugênicos e higiênicos tendo como alvo as crianças, as mulheres e as famílias. A finalidade de se agir sobre tais indivíduos foram no sentido de produzir sujeitos eficientes. Sujeitos que, ao conhecerem o funcionamento biológico do corpo, os perigos da degenerescência, da doença através de discursos médicos e biológicos imbricados a práticas moralizantes, seriam capazes de orientar suas condutas, evitando maus casamentos, vícios e doenças. As análises, ao moverem-se entre o presente e o passado, mostraram o funcionamento de elementos, que carregam continuidades, direcionados ao controle da vida humana, tendo como estratégia a educação escolarizada, e nela hoje, o Ensino de Ciências e de Biologia. Destaca-se, ainda, a operação de discursos biológicos e médicos através de ações moralizantes regidas pela família reprodutiva e pela noção de perigo.This thesis aims to examine about the practices linked to the teaching and production of the body in its crossings with genders and sexualities, in the Teaching of Sciences and Biology. The writing of the thesis is inspired by Foucaultian studies. In it, the body is understood as an effect of social practices, in operation and in correlation in instances such as family, medicine, school, religion, among others, which make us objects of their knowledge/powers imbricated with certain rules of truth that constitute us as subjects. From this perspective, sexualities are taken as effects of practices created and demarcated from the notion of genital sex. Such practices are inscribed in the bodies, directing and implying in the form of feeling pleasure, in the orientation of desires, in the valuation and classification of human life [healthy or abnormal, for example]. The senses that are attributed to sexuality will lead to the conditions and possibilities to be male or female in culture. The genders, in this study, function as social categories that operate from signification systems imbricated with power relations and that attribute hierarchical social positions to individuals identified as female and male genitals. As a theoretical-methodological resource, I sought inspiration in the genealogy, proposed by Foucault, the possibility of moving the research between the present and the past of the Teaching of Sciences and Biology, therefore, this thesis presents two movements. In the first, I built a history of the present about the ways in which the body, genders and sexualities have been approached/produced in these disciplines [Sciences and Biology] in schooling. To this end, I examined articles published in the Minutes and Proceedings of two Scientific Events of the area, the Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC (National Meeting of Research in Science Education) and the Encontro Nacional de Ensino de Biologia – ENEBIO (National Meeting of Biology Teaching). In the narrated practices, the biological matrix approaches of the body predominate. Sexualities are linked to the prevention of infections and pregnancy in adolescence and centered on the genital and reproductive systems. Gender discussions do not constitute problems in most articles analyzed. In general, the discussions about sexualities, the care with the body and with the life of the students are in the sense of instituting models of behaviors marked by moralizing discourses. In the second movement, with the intention of knowing the continuities and discontinuities of the practices that act in the present, therefore, historicity, I turned my attention to the past, in which I analyzed the chapters Eutecnia e Eugenia of the book Educational Biology: fundamental notions of authorship of the physician and pedagogue Antonio Almeida Junior, from the year 1939, and the Book of Mothers: notions of well-child care - a maternal manual, by the same author in co-authorship with the physician Mario Mursa, both books used in the discipline Educational Biology. The analyses of the past show how medical and biological knowledge acted in the formation of teachers so that they acted in the dissemination of eugenic and hygienic precepts targeting children, women and families. The purpose of acting on such individuals was to produce efficient subjects. Subjects who, by knowing the biological functioning of the body, the dangers of degeneration, of disease through medical and biological discourses imbued with moralizing practices, would be able to guide their conduct, avoiding bad marriages, addictions and diseases. The analyses, moving between the present and the past, showed the functioning of elements, which carry continuities, directed to the control of human life, having as a strategy the schooling, and in it today, the Teaching of Sciences and Biology. Also noteworthy is the operation of biological and medical discourses through moralizing actions governed by the reproductive family and the notion of danger.Esta tesis tiene por objetivo examinar las prácticas vinculadas a la enseñanza y a la producción del cuerpo en sus cruces con los géneros y las sexualidades, en la Enseñanza de Ciencias y de Biología. La escritura de la tesis está inspirada en los estudios foucaultianos. En ella, el cuerpo es entendido como efecto de las prácticas sociales, en funcionamiento y en correlación en instancias como la familia, medicina, escuela, religión, entre otras, que nos hacen objetos de sus saberes/poderes imbricados a determinadas reglas de verdad que nos constituyen como sujetos. Desde esa perspectiva, las sexualidades se toman como efectos de prácticas creadas y demarcadas a partir de la noción del sexo genital. Tales prácticas se inscriben en los cuerpos, dirigiendo e implicando en la forma de sentir placer, en la orientación de los deseos, en la valoración y clasificación de la vida humana [saludable o anormal, por ejemplo]. Los sentidos que se atribuyen a la sexualidad conducirán las condiciones y las posibilidades para ser hombre o mujer en la cultura. Los géneros, en ese estudio, funcionan como categorías sociales que operan a partir de sistemas de significación imbricados a relaciones de poder y que atribuyen posicionamientos sociales jerárquicos para sujetos identificados como del sexo genital femenino y del masculino. Como recurso teórico-metodológico, busqué inspiración en la genealogía, propuesta por Foucault, la posibilidad de mover la investigación entre el presente y el pasado de la Enseñanza de Ciencias y de Biología, por lo tanto, esta tesis presenta dos movimientos. En el primero, construí una historia del presente acerca de los modos como el cuerpo, los géneros y la[s] sexualidad[s] vienen siendo abordados/producidos en esas disciplinas [Ciencias y Biología] en la educación escolarizada. Para ello, examiné artículos publicados en las Actas y Anales de dos Eventos Científicos del área, el Encuentro Nacional de Investigación en Educación en Ciencias - ENPEC y el Encuentro Nacional de Enseñanza de Biología - ENEBIO. En las prácticas narradas, predominan los enfoques de matriz biológica del cuerpo. Las sexualidades están vinculadas a la prevención de infecciones y del embarazo en la adolescencia y centradas en los sistemas genitales y reproductivos. Las discusiones sobre los géneros no se constituyen como problemas en la mayoría de los artículos analizados. De modo general, las discusiones sobre las sexualidades, los cuidados con el cuerpo y con la vida de los/las estudiantes van en el sentido de instituir modelos de conductas balizados por discursos moralizantes. En el segundo movimiento, con la intención de conocer las [des]continuidades de las prácticas que actúan en el presente, por lo tanto, la historicidad, volví mi atención para el pasado, en el cual analicé los capítulos Eutecnia y Eugenia del libro Biología Educacional: nociones fundamentales de autoría del médico y pedagogo Antonio Almeida Junior, a partir del año 1939, y el Libro de las mamás: nociones de puericultura - un manual materno, del mismo autor en coautoría con el médico Mario Mursa, ambos libros utilizados en la disciplina Biología Educacional. Los análisis del pasado muestran cómo el conocimiento médico y biológico actuaron en la formación de profesoras para que éstas actuaran en la divulgación de los preceptos eugénicos e higiénicos teniendo como blanco a los niños, las mujeres y las familias. El propósito de actuar sobre tales individuos era producir sujetos eficientes. Sujetos que, al conocer el funcionamiento biológico del cuerpo, los peligros de la degeneración, de la enfermedad a través de discursos médicos y biológicos imbricados con prácticas moralizantes, serían capaces de orientar sus conductas, evitando malos matrimonios, vicios y enfermedades. Los análisis, al moverse entre el presente y el pasado, mostraron el funcionamiento de elementos, que cargan continuidades, dirigidos al control de la vida humana, teniendo como estrategia la educación escolarizada, y en ella hoy, la Enseñanza de Ciencias y de Biología. Se destaca, además, la operación de discursos biológicos y médicos a través de acciones moralizantes regidas por la familia reproductiva y por la noción de peligro.application/pdfporEnsino de biologiaCorpo humanoGêneroSexualidadeBiology teachingBodySexualityGendersSocial practicesEnseñanza de biologíaCuerpoSexualidadGénerosPrácticas socialesO ensino de biologia e suas articulações com práticas médico-moralizantes direcionadas ao governamento do corpo, das sexualidades e dos gênerosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130846.pdf.txt001130846.pdf.txtExtracted Texttext/plain562570http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229427/2/001130846.pdf.txt3d1030060f16cff1055076c9ea506721MD52ORIGINAL001130846.pdfTexto completoapplication/pdf3172453http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229427/1/001130846.pdf545e0302358c2d07f7df367c889f5710MD5110183/2294272021-11-20 06:04:49.455052oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229427Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-11-20T08:04:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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