Atributos relevantes para os usuários de uma escola de ensino médio e técnico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Rose Borba de Lima
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/5269
Resumo: O presente trabalho busca investigar a qualidade dos serviços oferecidos por uma escola particular de ensino médio e técnico, sediada na cidade de Osório, a partir da percepção dos usuários internos (alunos e pais) e externos (sociedade e empresas que absorvem).Através de um estudo qualitativo, tendo como suporte a utilização da técnica de grupo focado, foram realizados encontros com quatro segmentos distintos: alunos, pais,sociedade e empresas que absorvem os egressos. Durante os encontros, esses segmentos posicionaram-se sobre tópicos como aspectos físicos, atendimento,relacionamento,indicação da escola a terceiros e perfil esperado do jovem que sai para o mercado de trabalho. A partir de um trabalho de descrição, análise e interpretação foi possível identificar os pontos fortes e fracos, manifestados pelos diversos segmentos, e proceder a sugestão de algumas ações a serem implementadas pela escola,a fim de alcançar melhorias nas diversas dimensões dos serviços prestados.
id URGS_82379663c5d251c81f5361bf1cc76e9d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5269
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Cardoso, Rose Borba de LimaRibeiro, Jose Luis Duarte2007-06-06T18:44:25Z2004http://hdl.handle.net/10183/5269000468027O presente trabalho busca investigar a qualidade dos serviços oferecidos por uma escola particular de ensino médio e técnico, sediada na cidade de Osório, a partir da percepção dos usuários internos (alunos e pais) e externos (sociedade e empresas que absorvem).Através de um estudo qualitativo, tendo como suporte a utilização da técnica de grupo focado, foram realizados encontros com quatro segmentos distintos: alunos, pais,sociedade e empresas que absorvem os egressos. Durante os encontros, esses segmentos posicionaram-se sobre tópicos como aspectos físicos, atendimento,relacionamento,indicação da escola a terceiros e perfil esperado do jovem que sai para o mercado de trabalho. A partir de um trabalho de descrição, análise e interpretação foi possível identificar os pontos fortes e fracos, manifestados pelos diversos segmentos, e proceder a sugestão de algumas ações a serem implementadas pela escola,a fim de alcançar melhorias nas diversas dimensões dos serviços prestados.application/pdfporPrestação de serviçosQualidade do ensinoInstituições de ensinoAtributos relevantes para os usuários de uma escola de ensino médio e técnicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaMestrado Profissionalizante em EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2004mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000468027.pdf000468027.pdfTexto completoapplication/pdf698337http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5269/1/000468027.pdf7b036e2ceffef8fdd901e3f6f52099f3MD51TEXT000468027.pdf.txt000468027.pdf.txtExtracted Texttext/plain228741http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5269/2/000468027.pdf.txt9be54e0c01ecd122c4c13f9a7b76e041MD52THUMBNAIL000468027.pdf.jpg000468027.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1019http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5269/3/000468027.pdf.jpg404083069f8476d7d297747b0c4f3de6MD5310183/52692023-03-22 03:23:50.502037oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5269Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-22T06:23:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atributos relevantes para os usuários de uma escola de ensino médio e técnico
title Atributos relevantes para os usuários de uma escola de ensino médio e técnico
spellingShingle Atributos relevantes para os usuários de uma escola de ensino médio e técnico
Cardoso, Rose Borba de Lima
Prestação de serviços
Qualidade do ensino
Instituições de ensino
title_short Atributos relevantes para os usuários de uma escola de ensino médio e técnico
title_full Atributos relevantes para os usuários de uma escola de ensino médio e técnico
title_fullStr Atributos relevantes para os usuários de uma escola de ensino médio e técnico
title_full_unstemmed Atributos relevantes para os usuários de uma escola de ensino médio e técnico
title_sort Atributos relevantes para os usuários de uma escola de ensino médio e técnico
author Cardoso, Rose Borba de Lima
author_facet Cardoso, Rose Borba de Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Rose Borba de Lima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Jose Luis Duarte
contributor_str_mv Ribeiro, Jose Luis Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Prestação de serviços
Qualidade do ensino
Instituições de ensino
topic Prestação de serviços
Qualidade do ensino
Instituições de ensino
description O presente trabalho busca investigar a qualidade dos serviços oferecidos por uma escola particular de ensino médio e técnico, sediada na cidade de Osório, a partir da percepção dos usuários internos (alunos e pais) e externos (sociedade e empresas que absorvem).Através de um estudo qualitativo, tendo como suporte a utilização da técnica de grupo focado, foram realizados encontros com quatro segmentos distintos: alunos, pais,sociedade e empresas que absorvem os egressos. Durante os encontros, esses segmentos posicionaram-se sobre tópicos como aspectos físicos, atendimento,relacionamento,indicação da escola a terceiros e perfil esperado do jovem que sai para o mercado de trabalho. A partir de um trabalho de descrição, análise e interpretação foi possível identificar os pontos fortes e fracos, manifestados pelos diversos segmentos, e proceder a sugestão de algumas ações a serem implementadas pela escola,a fim de alcançar melhorias nas diversas dimensões dos serviços prestados.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T18:44:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/5269
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000468027
url http://hdl.handle.net/10183/5269
identifier_str_mv 000468027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5269/1/000468027.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5269/2/000468027.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5269/3/000468027.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7b036e2ceffef8fdd901e3f6f52099f3
9be54e0c01ecd122c4c13f9a7b76e041
404083069f8476d7d297747b0c4f3de6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085050459357184