Criação do valor da marca em uma instituição de ensino superior : estudo de caso de uma universidade comunitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Redaelli, Emir José
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/5408
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre o processo de criação de uma marca de valor em uma Universidae Comunitária de Ensino Superior, buscando descrever as ações que foram executadas durante três gestôes continuadas de um mesmo administrador. Buscou-se comparar as ações efetivadas com as recomendações da revisão bibliográfica. Foram analisadas as repercussões na comunidade através da percepção da imagem pelos públicos de relacionamento. As informações e dados foram coletados a partir da análise documental e de entrevistas exploratórias não estruturadas, que confirmaram as hipóteses descritas na teoria e que o estudo de caso constatou na prática. A análise elaborada possibilita verificar os fatores contribuintes e dificultantes, e são representadas consideraçãoes que podem contribuir na efetiva adoção de uma estrutura de criaçãode valor de marca para Instituições de Ensino Superior. Os resultados constatados na IES estudada, demonstraram a importância do fortalecimento da marca como diferenciador da oferta. Tendo em vista as tendências das políticas governamentais de expansão do ensino e as transformações que estão ocorrendo no mundo globalizado, o posicionamento de valor percebido de uma marca passa a ser decisório para a sobrevivência da IES.
id URGS_c9547cd6bd38dc7f4807fa9d2583a0ac
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5408
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Redaelli, Emir JoséBarcellos, Paulo Fernando Pinto2007-06-06T18:46:40Z2004http://hdl.handle.net/10183/5408000470182Este trabalho apresenta um estudo sobre o processo de criação de uma marca de valor em uma Universidae Comunitária de Ensino Superior, buscando descrever as ações que foram executadas durante três gestôes continuadas de um mesmo administrador. Buscou-se comparar as ações efetivadas com as recomendações da revisão bibliográfica. Foram analisadas as repercussões na comunidade através da percepção da imagem pelos públicos de relacionamento. As informações e dados foram coletados a partir da análise documental e de entrevistas exploratórias não estruturadas, que confirmaram as hipóteses descritas na teoria e que o estudo de caso constatou na prática. A análise elaborada possibilita verificar os fatores contribuintes e dificultantes, e são representadas consideraçãoes que podem contribuir na efetiva adoção de uma estrutura de criaçãode valor de marca para Instituições de Ensino Superior. Os resultados constatados na IES estudada, demonstraram a importância do fortalecimento da marca como diferenciador da oferta. Tendo em vista as tendências das políticas governamentais de expansão do ensino e as transformações que estão ocorrendo no mundo globalizado, o posicionamento de valor percebido de uma marca passa a ser decisório para a sobrevivência da IES.application/pdfporInstituições de ensino superiorPrestação de serviçosQualidade de serviçosValor da marcaCriação do valor da marca em uma instituição de ensino superior : estudo de caso de uma universidade comunitáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaMestrado Profissionalizante em EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2004mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000470182.pdf000470182.pdfTexto completoapplication/pdf593677http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5408/1/000470182.pdfd9499abb9f4edf0baeaae602d88ebd62MD51TEXT000470182.pdf.txt000470182.pdf.txtExtracted Texttext/plain314811http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5408/2/000470182.pdf.txt74a40d78fb9652cc84160c433047e789MD52THUMBNAIL000470182.pdf.jpg000470182.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5408/3/000470182.pdf.jpg59b502a8b4acc7c56cecf4cfc2bce06fMD5310183/54082023-03-23 03:22:49.726968oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5408Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-23T06:22:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Criação do valor da marca em uma instituição de ensino superior : estudo de caso de uma universidade comunitária
title Criação do valor da marca em uma instituição de ensino superior : estudo de caso de uma universidade comunitária
spellingShingle Criação do valor da marca em uma instituição de ensino superior : estudo de caso de uma universidade comunitária
Redaelli, Emir José
Instituições de ensino superior
Prestação de serviços
Qualidade de serviços
Valor da marca
title_short Criação do valor da marca em uma instituição de ensino superior : estudo de caso de uma universidade comunitária
title_full Criação do valor da marca em uma instituição de ensino superior : estudo de caso de uma universidade comunitária
title_fullStr Criação do valor da marca em uma instituição de ensino superior : estudo de caso de uma universidade comunitária
title_full_unstemmed Criação do valor da marca em uma instituição de ensino superior : estudo de caso de uma universidade comunitária
title_sort Criação do valor da marca em uma instituição de ensino superior : estudo de caso de uma universidade comunitária
author Redaelli, Emir José
author_facet Redaelli, Emir José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Redaelli, Emir José
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barcellos, Paulo Fernando Pinto
contributor_str_mv Barcellos, Paulo Fernando Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Instituições de ensino superior
Prestação de serviços
Qualidade de serviços
Valor da marca
topic Instituições de ensino superior
Prestação de serviços
Qualidade de serviços
Valor da marca
description Este trabalho apresenta um estudo sobre o processo de criação de uma marca de valor em uma Universidae Comunitária de Ensino Superior, buscando descrever as ações que foram executadas durante três gestôes continuadas de um mesmo administrador. Buscou-se comparar as ações efetivadas com as recomendações da revisão bibliográfica. Foram analisadas as repercussões na comunidade através da percepção da imagem pelos públicos de relacionamento. As informações e dados foram coletados a partir da análise documental e de entrevistas exploratórias não estruturadas, que confirmaram as hipóteses descritas na teoria e que o estudo de caso constatou na prática. A análise elaborada possibilita verificar os fatores contribuintes e dificultantes, e são representadas consideraçãoes que podem contribuir na efetiva adoção de uma estrutura de criaçãode valor de marca para Instituições de Ensino Superior. Os resultados constatados na IES estudada, demonstraram a importância do fortalecimento da marca como diferenciador da oferta. Tendo em vista as tendências das políticas governamentais de expansão do ensino e as transformações que estão ocorrendo no mundo globalizado, o posicionamento de valor percebido de uma marca passa a ser decisório para a sobrevivência da IES.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T18:46:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/5408
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000470182
url http://hdl.handle.net/10183/5408
identifier_str_mv 000470182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5408/1/000470182.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5408/2/000470182.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5408/3/000470182.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d9499abb9f4edf0baeaae602d88ebd62
74a40d78fb9652cc84160c433047e789
59b502a8b4acc7c56cecf4cfc2bce06f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085053009494016