Criação do valor da marca em uma instituição de ensino superior : estudo de caso de uma universidade comunitária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/5408 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo sobre o processo de criação de uma marca de valor em uma Universidae Comunitária de Ensino Superior, buscando descrever as ações que foram executadas durante três gestôes continuadas de um mesmo administrador. Buscou-se comparar as ações efetivadas com as recomendações da revisão bibliográfica. Foram analisadas as repercussões na comunidade através da percepção da imagem pelos públicos de relacionamento. As informações e dados foram coletados a partir da análise documental e de entrevistas exploratórias não estruturadas, que confirmaram as hipóteses descritas na teoria e que o estudo de caso constatou na prática. A análise elaborada possibilita verificar os fatores contribuintes e dificultantes, e são representadas consideraçãoes que podem contribuir na efetiva adoção de uma estrutura de criaçãode valor de marca para Instituições de Ensino Superior. Os resultados constatados na IES estudada, demonstraram a importância do fortalecimento da marca como diferenciador da oferta. Tendo em vista as tendências das políticas governamentais de expansão do ensino e as transformações que estão ocorrendo no mundo globalizado, o posicionamento de valor percebido de uma marca passa a ser decisório para a sobrevivência da IES. |
id |
URGS_c9547cd6bd38dc7f4807fa9d2583a0ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5408 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Redaelli, Emir JoséBarcellos, Paulo Fernando Pinto2007-06-06T18:46:40Z2004http://hdl.handle.net/10183/5408000470182Este trabalho apresenta um estudo sobre o processo de criação de uma marca de valor em uma Universidae Comunitária de Ensino Superior, buscando descrever as ações que foram executadas durante três gestôes continuadas de um mesmo administrador. Buscou-se comparar as ações efetivadas com as recomendações da revisão bibliográfica. Foram analisadas as repercussões na comunidade através da percepção da imagem pelos públicos de relacionamento. As informações e dados foram coletados a partir da análise documental e de entrevistas exploratórias não estruturadas, que confirmaram as hipóteses descritas na teoria e que o estudo de caso constatou na prática. A análise elaborada possibilita verificar os fatores contribuintes e dificultantes, e são representadas consideraçãoes que podem contribuir na efetiva adoção de uma estrutura de criaçãode valor de marca para Instituições de Ensino Superior. Os resultados constatados na IES estudada, demonstraram a importância do fortalecimento da marca como diferenciador da oferta. Tendo em vista as tendências das políticas governamentais de expansão do ensino e as transformações que estão ocorrendo no mundo globalizado, o posicionamento de valor percebido de uma marca passa a ser decisório para a sobrevivência da IES.application/pdfporInstituições de ensino superiorPrestação de serviçosQualidade de serviçosValor da marcaCriação do valor da marca em uma instituição de ensino superior : estudo de caso de uma universidade comunitáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaMestrado Profissionalizante em EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2004mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000470182.pdf000470182.pdfTexto completoapplication/pdf593677http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5408/1/000470182.pdfd9499abb9f4edf0baeaae602d88ebd62MD51TEXT000470182.pdf.txt000470182.pdf.txtExtracted Texttext/plain314811http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5408/2/000470182.pdf.txt74a40d78fb9652cc84160c433047e789MD52THUMBNAIL000470182.pdf.jpg000470182.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5408/3/000470182.pdf.jpg59b502a8b4acc7c56cecf4cfc2bce06fMD5310183/54082023-03-23 03:22:49.726968oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5408Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-23T06:22:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Criação do valor da marca em uma instituição de ensino superior : estudo de caso de uma universidade comunitária |
title |
Criação do valor da marca em uma instituição de ensino superior : estudo de caso de uma universidade comunitária |
spellingShingle |
Criação do valor da marca em uma instituição de ensino superior : estudo de caso de uma universidade comunitária Redaelli, Emir José Instituições de ensino superior Prestação de serviços Qualidade de serviços Valor da marca |
title_short |
Criação do valor da marca em uma instituição de ensino superior : estudo de caso de uma universidade comunitária |
title_full |
Criação do valor da marca em uma instituição de ensino superior : estudo de caso de uma universidade comunitária |
title_fullStr |
Criação do valor da marca em uma instituição de ensino superior : estudo de caso de uma universidade comunitária |
title_full_unstemmed |
Criação do valor da marca em uma instituição de ensino superior : estudo de caso de uma universidade comunitária |
title_sort |
Criação do valor da marca em uma instituição de ensino superior : estudo de caso de uma universidade comunitária |
author |
Redaelli, Emir José |
author_facet |
Redaelli, Emir José |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Redaelli, Emir José |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barcellos, Paulo Fernando Pinto |
contributor_str_mv |
Barcellos, Paulo Fernando Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instituições de ensino superior Prestação de serviços Qualidade de serviços Valor da marca |
topic |
Instituições de ensino superior Prestação de serviços Qualidade de serviços Valor da marca |
description |
Este trabalho apresenta um estudo sobre o processo de criação de uma marca de valor em uma Universidae Comunitária de Ensino Superior, buscando descrever as ações que foram executadas durante três gestôes continuadas de um mesmo administrador. Buscou-se comparar as ações efetivadas com as recomendações da revisão bibliográfica. Foram analisadas as repercussões na comunidade através da percepção da imagem pelos públicos de relacionamento. As informações e dados foram coletados a partir da análise documental e de entrevistas exploratórias não estruturadas, que confirmaram as hipóteses descritas na teoria e que o estudo de caso constatou na prática. A análise elaborada possibilita verificar os fatores contribuintes e dificultantes, e são representadas consideraçãoes que podem contribuir na efetiva adoção de uma estrutura de criaçãode valor de marca para Instituições de Ensino Superior. Os resultados constatados na IES estudada, demonstraram a importância do fortalecimento da marca como diferenciador da oferta. Tendo em vista as tendências das políticas governamentais de expansão do ensino e as transformações que estão ocorrendo no mundo globalizado, o posicionamento de valor percebido de uma marca passa a ser decisório para a sobrevivência da IES. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T18:46:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/5408 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000470182 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/5408 |
identifier_str_mv |
000470182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5408/1/000470182.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5408/2/000470182.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5408/3/000470182.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d9499abb9f4edf0baeaae602d88ebd62 74a40d78fb9652cc84160c433047e789 59b502a8b4acc7c56cecf4cfc2bce06f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085053009494016 |