O habitus e a atuação docente : estudo sobre as conexões entre habitus e trabalho docente.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bairros, Mariângela Silveira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/32232
Resumo: O objetivo desta tese é analisar em que medida o habitus docente influencia um modelo de atuação do professor na escola e na sala de aula. Habitus são disposições adquiridas (BOURDIEU, 1979) como história incorporada, traduzida em escolhas, gostos e preferências. Para examinar esse processo, inicialmente procurou-se descartar ou redimensionar hipótese rival – o desempenho escolar como determinação do contexto social- por meio do uso de diferentes testes estatísticos. Uma vez mostrado que o contexto social exerce efeito apenas moderado sobre o desempenho escolar, buscou-se investigar o habitus docente. Para isso, foram realizadas entrevistas com professores de cinco escolas das redes municipal e estadual de Porto Alegre. A conclusão da presente tese procura chamar a atenção para a responsabilidade dos professores em relação ao processo educacional e ao desempenho escolar.
id URGS_8315c05808bc472ed32e0853fb58f3a3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32232
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Bairros, Mariângela SilveiraLuce, Maria Beatriz2011-09-29T01:17:54Z2011http://hdl.handle.net/10183/32232000785598O objetivo desta tese é analisar em que medida o habitus docente influencia um modelo de atuação do professor na escola e na sala de aula. Habitus são disposições adquiridas (BOURDIEU, 1979) como história incorporada, traduzida em escolhas, gostos e preferências. Para examinar esse processo, inicialmente procurou-se descartar ou redimensionar hipótese rival – o desempenho escolar como determinação do contexto social- por meio do uso de diferentes testes estatísticos. Uma vez mostrado que o contexto social exerce efeito apenas moderado sobre o desempenho escolar, buscou-se investigar o habitus docente. Para isso, foram realizadas entrevistas com professores de cinco escolas das redes municipal e estadual de Porto Alegre. A conclusão da presente tese procura chamar a atenção para a responsabilidade dos professores em relação ao processo educacional e ao desempenho escolar.The purpose of this thesis is to examine the influence of habitus on a model of teacher performance in school and classroom. Habitus are acquired dispositions (BOURDIEU, 1979) as incorporate history, translated into choices, tastes and preferences,. To examine this process, initially tried to dismiss or resize rival hypothesis - the determination of social context in school performance, through the use of different statistical tests. Once shown that the social context has an only moderate effect on school performance, we sought to investigate the teacher's habitus. For this, interviews were conduced with teachers from five municipal and state schools of Porto Alegre. The conclusion of this thesis aims to draw attention to the responsibility of teachers in the educational process and school performance.application/pdfporPolítica educacionalEscolaProfessorDesempenho escolarHabitusEducational policiesSchoolTeachersSchool performanceO habitus e a atuação docente : estudo sobre as conexões entre habitus e trabalho docente.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000785598.pdf000785598.pdfTexto completoapplication/pdf1188085http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32232/1/000785598.pdf31e35ea55adf5851da797f16905f8079MD51TEXT000785598.pdf.txt000785598.pdf.txtExtracted Texttext/plain333379http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32232/2/000785598.pdf.txt01bf5126f298e685045f7714125bfeaeMD52THUMBNAIL000785598.pdf.jpg000785598.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1099http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32232/3/000785598.pdf.jpgc56333b334dfc7773dfd9e9bbd3c5c01MD5310183/322322018-10-10 07:51:39.904oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32232Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-10T10:51:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O habitus e a atuação docente : estudo sobre as conexões entre habitus e trabalho docente.
title O habitus e a atuação docente : estudo sobre as conexões entre habitus e trabalho docente.
spellingShingle O habitus e a atuação docente : estudo sobre as conexões entre habitus e trabalho docente.
Bairros, Mariângela Silveira
Política educacional
Escola
Professor
Desempenho escolar
Habitus
Educational policies
School
Teachers
School performance
title_short O habitus e a atuação docente : estudo sobre as conexões entre habitus e trabalho docente.
title_full O habitus e a atuação docente : estudo sobre as conexões entre habitus e trabalho docente.
title_fullStr O habitus e a atuação docente : estudo sobre as conexões entre habitus e trabalho docente.
title_full_unstemmed O habitus e a atuação docente : estudo sobre as conexões entre habitus e trabalho docente.
title_sort O habitus e a atuação docente : estudo sobre as conexões entre habitus e trabalho docente.
author Bairros, Mariângela Silveira
author_facet Bairros, Mariângela Silveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bairros, Mariângela Silveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luce, Maria Beatriz
contributor_str_mv Luce, Maria Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Política educacional
Escola
Professor
Desempenho escolar
topic Política educacional
Escola
Professor
Desempenho escolar
Habitus
Educational policies
School
Teachers
School performance
dc.subject.eng.fl_str_mv Habitus
Educational policies
School
Teachers
School performance
description O objetivo desta tese é analisar em que medida o habitus docente influencia um modelo de atuação do professor na escola e na sala de aula. Habitus são disposições adquiridas (BOURDIEU, 1979) como história incorporada, traduzida em escolhas, gostos e preferências. Para examinar esse processo, inicialmente procurou-se descartar ou redimensionar hipótese rival – o desempenho escolar como determinação do contexto social- por meio do uso de diferentes testes estatísticos. Uma vez mostrado que o contexto social exerce efeito apenas moderado sobre o desempenho escolar, buscou-se investigar o habitus docente. Para isso, foram realizadas entrevistas com professores de cinco escolas das redes municipal e estadual de Porto Alegre. A conclusão da presente tese procura chamar a atenção para a responsabilidade dos professores em relação ao processo educacional e ao desempenho escolar.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-29T01:17:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/32232
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000785598
url http://hdl.handle.net/10183/32232
identifier_str_mv 000785598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32232/1/000785598.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32232/2/000785598.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32232/3/000785598.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 31e35ea55adf5851da797f16905f8079
01bf5126f298e685045f7714125bfeae
c56333b334dfc7773dfd9e9bbd3c5c01
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085210331545600