O habitus e a atuação docente : estudo sobre as conexões entre habitus e trabalho docente.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/32232 |
Resumo: | O objetivo desta tese é analisar em que medida o habitus docente influencia um modelo de atuação do professor na escola e na sala de aula. Habitus são disposições adquiridas (BOURDIEU, 1979) como história incorporada, traduzida em escolhas, gostos e preferências. Para examinar esse processo, inicialmente procurou-se descartar ou redimensionar hipótese rival – o desempenho escolar como determinação do contexto social- por meio do uso de diferentes testes estatísticos. Uma vez mostrado que o contexto social exerce efeito apenas moderado sobre o desempenho escolar, buscou-se investigar o habitus docente. Para isso, foram realizadas entrevistas com professores de cinco escolas das redes municipal e estadual de Porto Alegre. A conclusão da presente tese procura chamar a atenção para a responsabilidade dos professores em relação ao processo educacional e ao desempenho escolar. |
id |
URGS_8315c05808bc472ed32e0853fb58f3a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32232 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Bairros, Mariângela SilveiraLuce, Maria Beatriz2011-09-29T01:17:54Z2011http://hdl.handle.net/10183/32232000785598O objetivo desta tese é analisar em que medida o habitus docente influencia um modelo de atuação do professor na escola e na sala de aula. Habitus são disposições adquiridas (BOURDIEU, 1979) como história incorporada, traduzida em escolhas, gostos e preferências. Para examinar esse processo, inicialmente procurou-se descartar ou redimensionar hipótese rival – o desempenho escolar como determinação do contexto social- por meio do uso de diferentes testes estatísticos. Uma vez mostrado que o contexto social exerce efeito apenas moderado sobre o desempenho escolar, buscou-se investigar o habitus docente. Para isso, foram realizadas entrevistas com professores de cinco escolas das redes municipal e estadual de Porto Alegre. A conclusão da presente tese procura chamar a atenção para a responsabilidade dos professores em relação ao processo educacional e ao desempenho escolar.The purpose of this thesis is to examine the influence of habitus on a model of teacher performance in school and classroom. Habitus are acquired dispositions (BOURDIEU, 1979) as incorporate history, translated into choices, tastes and preferences,. To examine this process, initially tried to dismiss or resize rival hypothesis - the determination of social context in school performance, through the use of different statistical tests. Once shown that the social context has an only moderate effect on school performance, we sought to investigate the teacher's habitus. For this, interviews were conduced with teachers from five municipal and state schools of Porto Alegre. The conclusion of this thesis aims to draw attention to the responsibility of teachers in the educational process and school performance.application/pdfporPolítica educacionalEscolaProfessorDesempenho escolarHabitusEducational policiesSchoolTeachersSchool performanceO habitus e a atuação docente : estudo sobre as conexões entre habitus e trabalho docente.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000785598.pdf000785598.pdfTexto completoapplication/pdf1188085http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32232/1/000785598.pdf31e35ea55adf5851da797f16905f8079MD51TEXT000785598.pdf.txt000785598.pdf.txtExtracted Texttext/plain333379http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32232/2/000785598.pdf.txt01bf5126f298e685045f7714125bfeaeMD52THUMBNAIL000785598.pdf.jpg000785598.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1099http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32232/3/000785598.pdf.jpgc56333b334dfc7773dfd9e9bbd3c5c01MD5310183/322322018-10-10 07:51:39.904oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32232Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-10T10:51:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O habitus e a atuação docente : estudo sobre as conexões entre habitus e trabalho docente. |
title |
O habitus e a atuação docente : estudo sobre as conexões entre habitus e trabalho docente. |
spellingShingle |
O habitus e a atuação docente : estudo sobre as conexões entre habitus e trabalho docente. Bairros, Mariângela Silveira Política educacional Escola Professor Desempenho escolar Habitus Educational policies School Teachers School performance |
title_short |
O habitus e a atuação docente : estudo sobre as conexões entre habitus e trabalho docente. |
title_full |
O habitus e a atuação docente : estudo sobre as conexões entre habitus e trabalho docente. |
title_fullStr |
O habitus e a atuação docente : estudo sobre as conexões entre habitus e trabalho docente. |
title_full_unstemmed |
O habitus e a atuação docente : estudo sobre as conexões entre habitus e trabalho docente. |
title_sort |
O habitus e a atuação docente : estudo sobre as conexões entre habitus e trabalho docente. |
author |
Bairros, Mariângela Silveira |
author_facet |
Bairros, Mariângela Silveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bairros, Mariângela Silveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Luce, Maria Beatriz |
contributor_str_mv |
Luce, Maria Beatriz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política educacional Escola Professor Desempenho escolar |
topic |
Política educacional Escola Professor Desempenho escolar Habitus Educational policies School Teachers School performance |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Habitus Educational policies School Teachers School performance |
description |
O objetivo desta tese é analisar em que medida o habitus docente influencia um modelo de atuação do professor na escola e na sala de aula. Habitus são disposições adquiridas (BOURDIEU, 1979) como história incorporada, traduzida em escolhas, gostos e preferências. Para examinar esse processo, inicialmente procurou-se descartar ou redimensionar hipótese rival – o desempenho escolar como determinação do contexto social- por meio do uso de diferentes testes estatísticos. Uma vez mostrado que o contexto social exerce efeito apenas moderado sobre o desempenho escolar, buscou-se investigar o habitus docente. Para isso, foram realizadas entrevistas com professores de cinco escolas das redes municipal e estadual de Porto Alegre. A conclusão da presente tese procura chamar a atenção para a responsabilidade dos professores em relação ao processo educacional e ao desempenho escolar. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-29T01:17:54Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/32232 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000785598 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/32232 |
identifier_str_mv |
000785598 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32232/1/000785598.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32232/2/000785598.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32232/3/000785598.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
31e35ea55adf5851da797f16905f8079 01bf5126f298e685045f7714125bfeae c56333b334dfc7773dfd9e9bbd3c5c01 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085210331545600 |