Controle ótimo aplicado em modelo de suspensão veicular não-linear controlada através de amortecedor magneto-reológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/15395 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma proposta para o controle da suspensão veicular utilizando o amortecedor magneto-reológico, sendo o controle proposto composto pela associação de duas estratégias de controle, o controle ótimo e o controle fuzzy. O Controle ótimo é utilizado para determinar a força a ser utilizada pelo amortecedor magneto-reológico, e o controle fuzzy é utilizado para determinar a corrente elétrica, a ser utilizada no amortecedor magento-reológico e é obtido considerando o modelo de Mandani. Para o controle fuzzy, são consideradas duas entradas, a velocidade de deslocamento do pistão do amortecedor e a força prevista pelo controle ótimo, e uma saída, a corrente elétrica [A]. Para demonstrar a eficiência do controle proposto são consideradas simulações computacionais, utilizando um modelo matemático não-linear de um quarto de veículo. A análise do desempenho do controle é realizada, considerando excitações provocadas por irregularidades na pista, as irregularidades são representadas por entradas tipo degrau, impulso e senoidal. As simulações computacionais são realizadas, utilizando o Matlab® e o Simulink. Os resultados das simulações demonstram que o controle proposto aumenta a segurança do veículo e melhora sua dirigibilidade, reduzindo o deslocamento vertical do conjunto eixo e roda e o espaço de trabalho do amortecedor, quando comparado como o sistema passivo. Também contribui com o conforto dos passageiros, reduzindo as oscilações da carroceria, mantendo os níveis de aceleração abaixo dos considerados desconfortáveis pela norma BS 6841, 1987. Para verificar o comportamento do controle proposto, diante de incertezas, são realizadas simulações computacionais, considerando a possibilidade de erros paramétricos. As simulações, considerando os erros paramétricos, demonstram que o controle ótimo, mesmo quando sujeito a incertezas, permanece sendo estável e ótimo. |
id |
URGS_83259dab2702026a0d47bb9055348b8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15395 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Tusset, Ângelo MarceloRafikov, MaratTamagna, Alberto2009-03-19T04:12:46Z2008http://hdl.handle.net/10183/15395000681038Este trabalho apresenta uma proposta para o controle da suspensão veicular utilizando o amortecedor magneto-reológico, sendo o controle proposto composto pela associação de duas estratégias de controle, o controle ótimo e o controle fuzzy. O Controle ótimo é utilizado para determinar a força a ser utilizada pelo amortecedor magneto-reológico, e o controle fuzzy é utilizado para determinar a corrente elétrica, a ser utilizada no amortecedor magento-reológico e é obtido considerando o modelo de Mandani. Para o controle fuzzy, são consideradas duas entradas, a velocidade de deslocamento do pistão do amortecedor e a força prevista pelo controle ótimo, e uma saída, a corrente elétrica [A]. Para demonstrar a eficiência do controle proposto são consideradas simulações computacionais, utilizando um modelo matemático não-linear de um quarto de veículo. A análise do desempenho do controle é realizada, considerando excitações provocadas por irregularidades na pista, as irregularidades são representadas por entradas tipo degrau, impulso e senoidal. As simulações computacionais são realizadas, utilizando o Matlab® e o Simulink. Os resultados das simulações demonstram que o controle proposto aumenta a segurança do veículo e melhora sua dirigibilidade, reduzindo o deslocamento vertical do conjunto eixo e roda e o espaço de trabalho do amortecedor, quando comparado como o sistema passivo. Também contribui com o conforto dos passageiros, reduzindo as oscilações da carroceria, mantendo os níveis de aceleração abaixo dos considerados desconfortáveis pela norma BS 6841, 1987. Para verificar o comportamento do controle proposto, diante de incertezas, são realizadas simulações computacionais, considerando a possibilidade de erros paramétricos. As simulações, considerando os erros paramétricos, demonstram que o controle ótimo, mesmo quando sujeito a incertezas, permanece sendo estável e ótimo.This work presents a proposal for control of vehicular suspension using the magneto-rheological damper, the proposed control is composed by association of two control strategy, the optimal control and the fuzzy control. The optimal control is used to determine the power to be applied by the magneto-rheological damper, and the fuzzy control is used to determine the electric current to be used in the magneto-rheological damper and is obtained considering the Mandani's model. For the fuzzy control two inputs are considered, the velocity of the piston's damper and the force provided by the optimal control, and one output, the electric current [A]. To demonstrate the efficiency of the proposed control, computational simulations are considered using a nonlinear mathematical model for a quarter-car. The performance of the control is analyzed considering excitements provoked by irregularities in the track, the irregularities are represented by entrances step type, pulse and sinusoidal. The computational simulations are performed using the Matlab® and the Simulink. The results of simulations show that the proposed control increases the vehicle security and improves the drive ability by reducing the vertical wheel displacement and the workspace to be used by the damper when compared to the passive system. It also helps with the comfort of passengers, reducing the bodywork oscillations, maintaining levels of accelerating below considered uncomfortable by standard BS 6841, 1987. To verify the behavior of the proposed control, in the face of uncertainty, computational simulations are carried out, considering the possibility of parametric errors. The simulations, show that the Optimal Control, even when subject to uncertainties, remains stable and optimal.application/pdfporControle ótimoControle difusoVeículosSuspensão mecânicaOptimal controlVehicular suspensionFuzzy controlMagneto-rheological dampeVehicular nonlinear modelControle ótimo aplicado em modelo de suspensão veicular não-linear controlada através de amortecedor magneto-reológicoApplication of optimal control in model of nonlinear vehicular suspension controlled through magneto-rheological damper info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaPorto Alegre, BR-RS2008doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000681038.pdf000681038.pdfTexto completoapplication/pdf3263485http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15395/1/000681038.pdfd02736679df57469fd03ee9b7dbdfad4MD51TEXT000681038.pdf.txt000681038.pdf.txtExtracted Texttext/plain272839http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15395/2/000681038.pdf.txtd92fa4cf74546b3bf92f1ff3ad57f77cMD52THUMBNAIL000681038.pdf.jpg000681038.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg991http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15395/3/000681038.pdf.jpgf40086082544399ee101183c93a2b111MD5310183/153952018-10-17 08:05:03.885oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15395Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T11:05:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Controle ótimo aplicado em modelo de suspensão veicular não-linear controlada através de amortecedor magneto-reológico |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Application of optimal control in model of nonlinear vehicular suspension controlled through magneto-rheological damper |
title |
Controle ótimo aplicado em modelo de suspensão veicular não-linear controlada através de amortecedor magneto-reológico |
spellingShingle |
Controle ótimo aplicado em modelo de suspensão veicular não-linear controlada através de amortecedor magneto-reológico Tusset, Ângelo Marcelo Controle ótimo Controle difuso Veículos Suspensão mecânica Optimal control Vehicular suspension Fuzzy control Magneto-rheological dampe Vehicular nonlinear model |
title_short |
Controle ótimo aplicado em modelo de suspensão veicular não-linear controlada através de amortecedor magneto-reológico |
title_full |
Controle ótimo aplicado em modelo de suspensão veicular não-linear controlada através de amortecedor magneto-reológico |
title_fullStr |
Controle ótimo aplicado em modelo de suspensão veicular não-linear controlada através de amortecedor magneto-reológico |
title_full_unstemmed |
Controle ótimo aplicado em modelo de suspensão veicular não-linear controlada através de amortecedor magneto-reológico |
title_sort |
Controle ótimo aplicado em modelo de suspensão veicular não-linear controlada através de amortecedor magneto-reológico |
author |
Tusset, Ângelo Marcelo |
author_facet |
Tusset, Ângelo Marcelo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tusset, Ângelo Marcelo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rafikov, Marat |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Tamagna, Alberto |
contributor_str_mv |
Rafikov, Marat Tamagna, Alberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Controle ótimo Controle difuso Veículos Suspensão mecânica |
topic |
Controle ótimo Controle difuso Veículos Suspensão mecânica Optimal control Vehicular suspension Fuzzy control Magneto-rheological dampe Vehicular nonlinear model |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Optimal control Vehicular suspension Fuzzy control Magneto-rheological dampe Vehicular nonlinear model |
description |
Este trabalho apresenta uma proposta para o controle da suspensão veicular utilizando o amortecedor magneto-reológico, sendo o controle proposto composto pela associação de duas estratégias de controle, o controle ótimo e o controle fuzzy. O Controle ótimo é utilizado para determinar a força a ser utilizada pelo amortecedor magneto-reológico, e o controle fuzzy é utilizado para determinar a corrente elétrica, a ser utilizada no amortecedor magento-reológico e é obtido considerando o modelo de Mandani. Para o controle fuzzy, são consideradas duas entradas, a velocidade de deslocamento do pistão do amortecedor e a força prevista pelo controle ótimo, e uma saída, a corrente elétrica [A]. Para demonstrar a eficiência do controle proposto são consideradas simulações computacionais, utilizando um modelo matemático não-linear de um quarto de veículo. A análise do desempenho do controle é realizada, considerando excitações provocadas por irregularidades na pista, as irregularidades são representadas por entradas tipo degrau, impulso e senoidal. As simulações computacionais são realizadas, utilizando o Matlab® e o Simulink. Os resultados das simulações demonstram que o controle proposto aumenta a segurança do veículo e melhora sua dirigibilidade, reduzindo o deslocamento vertical do conjunto eixo e roda e o espaço de trabalho do amortecedor, quando comparado como o sistema passivo. Também contribui com o conforto dos passageiros, reduzindo as oscilações da carroceria, mantendo os níveis de aceleração abaixo dos considerados desconfortáveis pela norma BS 6841, 1987. Para verificar o comportamento do controle proposto, diante de incertezas, são realizadas simulações computacionais, considerando a possibilidade de erros paramétricos. As simulações, considerando os erros paramétricos, demonstram que o controle ótimo, mesmo quando sujeito a incertezas, permanece sendo estável e ótimo. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-03-19T04:12:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/15395 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000681038 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/15395 |
identifier_str_mv |
000681038 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15395/1/000681038.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15395/2/000681038.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15395/3/000681038.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d02736679df57469fd03ee9b7dbdfad4 d92fa4cf74546b3bf92f1ff3ad57f77c f40086082544399ee101183c93a2b111 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085139597754368 |