A construção de comunidades virtuais de aprendizagem : o uso das ferramentas de comunicação no curso de pedagogia a distância da UFRGS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/56368 |
Resumo: | Esta dissertação estuda o uso das ferramentas de interação e de comunicação na perspectiva da construção de comunidades virtuais de aprendizagem no curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura na modalidade a distância da UFRGS. A partir do acompanhado do desenvolvimento do curso, foram levantados dados sobre a influência do uso das tecnologias de informação e comunicação na implantação das comunidades virtuais de aprendizagem junto aos alunos. Foram estabelecidos diversos indicadores das interações dos alunos nos polos de presença e, em especial, as que ocorreram no ambiente virtual de aprendizagem e demais tecnologias utilizadas, que serviram de base para a criação de um instrumento de sondagem direcionado para a criação de um banco de dados que pudesse servir para generalizar algumas questões levantadas. O questionário formulado foi aplicado na avaliação do primeiro semestre do curso em todos os polos de presença. A análise dos resultados obtidos foi realizada com a ajuda de estatísticas descritivas e com caminhos implicativos gerados pelo software CHIC. Ao final da análise é possível indicar que um dos principais desafios que os alunos precisaram ultrapassar inicialmente foi a apropriação tecnológica, da qual estavam, em grande número, distantes. Com o transcorrer do semestre foi possível detectar que o domínio das tecnologias de informação e comunicação evoluiu significativamente, possibilitando uma participação mais ativa na proposta pedagógica proposta pelo curso. O uso das ferramentas tecnológicas propiciou, também, o estabelecimento das principais características que identificam as comunidades virtuais de aprendizagem, como interação, colaboração e compartilhamento de recursos entre os participantes. |
id |
URGS_8353ab726b44e11852e103042fa9d1e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56368 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Nunes, Flávio Luis BarbosaNevado, Rosane Aragón de2012-10-12T01:35:20Z2012http://hdl.handle.net/10183/56368000860546Esta dissertação estuda o uso das ferramentas de interação e de comunicação na perspectiva da construção de comunidades virtuais de aprendizagem no curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura na modalidade a distância da UFRGS. A partir do acompanhado do desenvolvimento do curso, foram levantados dados sobre a influência do uso das tecnologias de informação e comunicação na implantação das comunidades virtuais de aprendizagem junto aos alunos. Foram estabelecidos diversos indicadores das interações dos alunos nos polos de presença e, em especial, as que ocorreram no ambiente virtual de aprendizagem e demais tecnologias utilizadas, que serviram de base para a criação de um instrumento de sondagem direcionado para a criação de um banco de dados que pudesse servir para generalizar algumas questões levantadas. O questionário formulado foi aplicado na avaliação do primeiro semestre do curso em todos os polos de presença. A análise dos resultados obtidos foi realizada com a ajuda de estatísticas descritivas e com caminhos implicativos gerados pelo software CHIC. Ao final da análise é possível indicar que um dos principais desafios que os alunos precisaram ultrapassar inicialmente foi a apropriação tecnológica, da qual estavam, em grande número, distantes. Com o transcorrer do semestre foi possível detectar que o domínio das tecnologias de informação e comunicação evoluiu significativamente, possibilitando uma participação mais ativa na proposta pedagógica proposta pelo curso. O uso das ferramentas tecnológicas propiciou, também, o estabelecimento das principais características que identificam as comunidades virtuais de aprendizagem, como interação, colaboração e compartilhamento de recursos entre os participantes.This work studies the use of interaction and communication tools in the perspective of the construction of the virtual learning communities at the Undergraduate Pedagogy course – Distance modality at UFRGS. Out of the course development were found data about the influence of use of information and communication technologies on the settlement of virtual learning communities with the students. There were established several indicators of students’ interaction at their attendance centers, especially the ones occurred at the virtual learning environment and other technologies used that were utilized as a base to create a pump instrument to the creation of a data base able to generalize some questions approached. The questionnaire was applied at the course’s first semester evaluation in every attendance centers. Analysis of results was carried out with help of descriptive statistics and on paths generated by the CHIC software. At the end of analysis it was possible to state that, among the main challenges for the students to overtake, initially had been the technological appropriation, from which most of those were distant. During the semester it was possible to detect that their information and communication technologies’ management developed significantly, enabling more active participation in the pedagogical proposition offered by the course. The use of technologic tools also propitiated the establishment of the main characteristics that identify the virtual learning communities, as interaction, co-operation and sharing of the resources among the participants.application/pdfporEnsino a distânciaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Comunidade virtualA construção de comunidades virtuais de aprendizagem : o uso das ferramentas de comunicação no curso de pedagogia a distância da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000860546.pdf000860546.pdfTexto completoapplication/pdf2181236http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56368/1/000860546.pdf36ee05893a8e4d3fd33b38e913f6c8acMD51TEXT000860546.pdf.txt000860546.pdf.txtExtracted Texttext/plain318347http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56368/2/000860546.pdf.txte51b0055da0c65eee706c2af5db1b256MD52THUMBNAIL000860546.pdf.jpg000860546.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1054http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56368/3/000860546.pdf.jpgbab4f5ea9abc100f69b123ce90bb970cMD5310183/563682021-12-06 05:35:02.065351oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56368Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:35:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A construção de comunidades virtuais de aprendizagem : o uso das ferramentas de comunicação no curso de pedagogia a distância da UFRGS |
title |
A construção de comunidades virtuais de aprendizagem : o uso das ferramentas de comunicação no curso de pedagogia a distância da UFRGS |
spellingShingle |
A construção de comunidades virtuais de aprendizagem : o uso das ferramentas de comunicação no curso de pedagogia a distância da UFRGS Nunes, Flávio Luis Barbosa Ensino a distância Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Comunidade virtual |
title_short |
A construção de comunidades virtuais de aprendizagem : o uso das ferramentas de comunicação no curso de pedagogia a distância da UFRGS |
title_full |
A construção de comunidades virtuais de aprendizagem : o uso das ferramentas de comunicação no curso de pedagogia a distância da UFRGS |
title_fullStr |
A construção de comunidades virtuais de aprendizagem : o uso das ferramentas de comunicação no curso de pedagogia a distância da UFRGS |
title_full_unstemmed |
A construção de comunidades virtuais de aprendizagem : o uso das ferramentas de comunicação no curso de pedagogia a distância da UFRGS |
title_sort |
A construção de comunidades virtuais de aprendizagem : o uso das ferramentas de comunicação no curso de pedagogia a distância da UFRGS |
author |
Nunes, Flávio Luis Barbosa |
author_facet |
Nunes, Flávio Luis Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Flávio Luis Barbosa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nevado, Rosane Aragón de |
contributor_str_mv |
Nevado, Rosane Aragón de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Comunidade virtual |
topic |
Ensino a distância Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Comunidade virtual |
description |
Esta dissertação estuda o uso das ferramentas de interação e de comunicação na perspectiva da construção de comunidades virtuais de aprendizagem no curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura na modalidade a distância da UFRGS. A partir do acompanhado do desenvolvimento do curso, foram levantados dados sobre a influência do uso das tecnologias de informação e comunicação na implantação das comunidades virtuais de aprendizagem junto aos alunos. Foram estabelecidos diversos indicadores das interações dos alunos nos polos de presença e, em especial, as que ocorreram no ambiente virtual de aprendizagem e demais tecnologias utilizadas, que serviram de base para a criação de um instrumento de sondagem direcionado para a criação de um banco de dados que pudesse servir para generalizar algumas questões levantadas. O questionário formulado foi aplicado na avaliação do primeiro semestre do curso em todos os polos de presença. A análise dos resultados obtidos foi realizada com a ajuda de estatísticas descritivas e com caminhos implicativos gerados pelo software CHIC. Ao final da análise é possível indicar que um dos principais desafios que os alunos precisaram ultrapassar inicialmente foi a apropriação tecnológica, da qual estavam, em grande número, distantes. Com o transcorrer do semestre foi possível detectar que o domínio das tecnologias de informação e comunicação evoluiu significativamente, possibilitando uma participação mais ativa na proposta pedagógica proposta pelo curso. O uso das ferramentas tecnológicas propiciou, também, o estabelecimento das principais características que identificam as comunidades virtuais de aprendizagem, como interação, colaboração e compartilhamento de recursos entre os participantes. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-12T01:35:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/56368 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000860546 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/56368 |
identifier_str_mv |
000860546 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56368/1/000860546.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56368/2/000860546.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56368/3/000860546.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
36ee05893a8e4d3fd33b38e913f6c8ac e51b0055da0c65eee706c2af5db1b256 bab4f5ea9abc100f69b123ce90bb970c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085237981446144 |