“Fala que eu te escuto: o canal mamilos de podcast ensinando sobre maternidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/218424 |
Resumo: | Este estudo parte do entendimento de que aprendemos a ser quem somos a partir das representações que circulam nos artefatos midiáticos culturais. Conduzida na linha de pesquisa dos Estudos Culturais em Educação, a partir de uma perspectiva pós-estruturalista, esta pesquisa analisa de que forma o potente conceito de pedagogias culturais, produto da articulação entre os Estudos Culturais e a Educação, opera em seis episódios do canal de podcast Mamilos que abordam a temática da maternidade. O estudo invoca também estudos sobre mídias, especialmente os que lidam com a cultura da convergência. O objetivo deste estudo foi analisar representações de maternidade que circulam no referido canal com atenção aos modos como essas representações são construídas nas apresentações, debates e comentários feitos ao longo dos episódios. A partir de uma repetida escuta dos episódios foram definidos dois eixos temáticos: maternidade e perfeição e maternidade e trabalho. Cada um desses eixos analíticos constitui um universo de questões e conexões com fatos históricos, concepções científicas, psicológicas e do senso comum. Esses eixos têm profunda conexão entre si. É possível perceber, então, que estamos falando de vários níveis de atuação da pedagogia cultural. |
id |
URGS_83b5981cc5f04811547fee04cda10cb7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218424 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Marques, Cláudia SchneiderWortmann, Maria Lúcia Castagna2021-03-05T03:58:32Z2020http://hdl.handle.net/10183/218424001123107Este estudo parte do entendimento de que aprendemos a ser quem somos a partir das representações que circulam nos artefatos midiáticos culturais. Conduzida na linha de pesquisa dos Estudos Culturais em Educação, a partir de uma perspectiva pós-estruturalista, esta pesquisa analisa de que forma o potente conceito de pedagogias culturais, produto da articulação entre os Estudos Culturais e a Educação, opera em seis episódios do canal de podcast Mamilos que abordam a temática da maternidade. O estudo invoca também estudos sobre mídias, especialmente os que lidam com a cultura da convergência. O objetivo deste estudo foi analisar representações de maternidade que circulam no referido canal com atenção aos modos como essas representações são construídas nas apresentações, debates e comentários feitos ao longo dos episódios. A partir de uma repetida escuta dos episódios foram definidos dois eixos temáticos: maternidade e perfeição e maternidade e trabalho. Cada um desses eixos analíticos constitui um universo de questões e conexões com fatos históricos, concepções científicas, psicológicas e do senso comum. Esses eixos têm profunda conexão entre si. É possível perceber, então, que estamos falando de vários níveis de atuação da pedagogia cultural.This study departs from the understanding that we learn to be who we are from the representations that circulate in cultural media artifacts. Conducted in the Cultural Studies filed of recsearch in Education, from a post-structuralist perspective, this research analyzes how the powerful concept of cultural pedagogies, product of the articulation between Cultural Studies and Education, operates in six episodes of the podcasts channel entitled Mamilos, that addresses the theme of motherhood. The study also invokes studies on media, especially those dealing with cultural convergence. The objective of this study was to analyze representations of maternity that circulate in the referred podcast channel with attention to the ways in which these representations are constructed in the presentations, debates and comments expressed along the episodes. From the repeated listening of the episodes, two thematic axes were defined: motherhood and perfection and motherhood and work. Each of these analytical axes constitutes a universe of questions and connections with historical facts, scientific, psychological and common sense conceptions. These axes have a deep connection with each other. It is possible to realize, then, that we are talking about various levels of performance of cultural pedagogy.application/pdfporPedagogia culturalEstudos culturaisCultural StudiesCultural PedagogyEducation“Fala que eu te escuto: o canal mamilos de podcast ensinando sobre maternidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123107.pdf.txt001123107.pdf.txtExtracted Texttext/plain319739http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218424/2/001123107.pdf.txt70b1ae02057985e091ed6484dbab8fdbMD52ORIGINAL001123107.pdfTexto completoapplication/pdf2547193http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218424/1/001123107.pdf07a6aa2d4baf42267fb3e7621e4484fcMD5110183/2184242021-05-07 04:53:16.561417oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218424Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:53:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
“Fala que eu te escuto: o canal mamilos de podcast ensinando sobre maternidade |
title |
“Fala que eu te escuto: o canal mamilos de podcast ensinando sobre maternidade |
spellingShingle |
“Fala que eu te escuto: o canal mamilos de podcast ensinando sobre maternidade Marques, Cláudia Schneider Pedagogia cultural Estudos culturais Cultural Studies Cultural Pedagogy Education |
title_short |
“Fala que eu te escuto: o canal mamilos de podcast ensinando sobre maternidade |
title_full |
“Fala que eu te escuto: o canal mamilos de podcast ensinando sobre maternidade |
title_fullStr |
“Fala que eu te escuto: o canal mamilos de podcast ensinando sobre maternidade |
title_full_unstemmed |
“Fala que eu te escuto: o canal mamilos de podcast ensinando sobre maternidade |
title_sort |
“Fala que eu te escuto: o canal mamilos de podcast ensinando sobre maternidade |
author |
Marques, Cláudia Schneider |
author_facet |
Marques, Cláudia Schneider |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Cláudia Schneider |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wortmann, Maria Lúcia Castagna |
contributor_str_mv |
Wortmann, Maria Lúcia Castagna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia cultural Estudos culturais |
topic |
Pedagogia cultural Estudos culturais Cultural Studies Cultural Pedagogy Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cultural Studies Cultural Pedagogy Education |
description |
Este estudo parte do entendimento de que aprendemos a ser quem somos a partir das representações que circulam nos artefatos midiáticos culturais. Conduzida na linha de pesquisa dos Estudos Culturais em Educação, a partir de uma perspectiva pós-estruturalista, esta pesquisa analisa de que forma o potente conceito de pedagogias culturais, produto da articulação entre os Estudos Culturais e a Educação, opera em seis episódios do canal de podcast Mamilos que abordam a temática da maternidade. O estudo invoca também estudos sobre mídias, especialmente os que lidam com a cultura da convergência. O objetivo deste estudo foi analisar representações de maternidade que circulam no referido canal com atenção aos modos como essas representações são construídas nas apresentações, debates e comentários feitos ao longo dos episódios. A partir de uma repetida escuta dos episódios foram definidos dois eixos temáticos: maternidade e perfeição e maternidade e trabalho. Cada um desses eixos analíticos constitui um universo de questões e conexões com fatos históricos, concepções científicas, psicológicas e do senso comum. Esses eixos têm profunda conexão entre si. É possível perceber, então, que estamos falando de vários níveis de atuação da pedagogia cultural. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-05T03:58:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/218424 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001123107 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/218424 |
identifier_str_mv |
001123107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218424/2/001123107.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218424/1/001123107.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
70b1ae02057985e091ed6484dbab8fdb 07a6aa2d4baf42267fb3e7621e4484fc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085545157591040 |