Construção de modelos de planejamento para ensino e aprendizagem de inglês e conteúdo nas séries iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gasparini, Nathália Luísa Giraud
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157009
Resumo: O trabalho consiste na construção de modelos de ensino-aprendizagem de conteúdo linguístico e nãolinguístico de modo integrado nas séries iniciais do Ensino Fundamental. O processo de construção é orientado: 1) pelo arcabouço teórico, representado pela análise de documentos relacionados ao currículo das séries iniciais e do ensino de línguas adicionais na escola segundo documentos nacionais, bem como pela análise de pesquisas relacionadas a ensino de línguas adicionais para crianças e 2) pela investigação bibliográfica sistemática sobre abordagens integradoras de ensino de língua e de conteúdo: Content-Based Instruction (CBI), Content and Based Integrated Learning (CLIL) e English as a Medium of Instruction (EMI). A análise de artigos publicados nos últimos cinco anos sobre aplicações dessas abordagens em contextos escolares e acadêmicos se centra em torno de duas categorias de análise: integração entre conteúdo linguístico e não-linguístico e postura interdisciplinar (FAZENDA, 1993; SCHLATTER; GARCEZ, 2012). São quatro perguntas de pesquisa: 1) Como as três abordagens são definidas? 2) Como aparece a integração entre conteúdo linguístico e não-linguístico nas práticas de ensino? 3) Como essas práticas ocorrem nas séries iniciais do Ensino Fundamental (do primeiro ao quinto ano)? 4) Como docentes estabelecem uma postura interdisciplinar? A partir desse levantamento, foram elaborados modelos de planejamento integrado para o contexto brasileiro, orientados a partir dos elementos que caracterizam as abordagens integradoras e as concepções de ensino-aprendizagem de linguagens comuns encontradas nos documentos orientadores nacionais: concepção sociointeracional de aprendizagem e de língua, língua como instrumento e objeto de ensino e integração entre objetos de ensino não linguísticos e linguísticos – por meio de temáticas transversais, processos cognitivos de alta ordem, tarefas, sequências e projetos. Como resultado, são apresentados quatro modelos: o primeiro e o segundo focam na atuação no ciclo de alfabetização por meio de histórias infantis e de práticas relacionadas a disciplinas; o terceiro e o quarto, na atuação em quarto e quinto ano por meio de gêneros textuais e práticas relacionadas às disciplinas com tarefas de produção escrita em língua adicional.
id URGS_83cb7eb2872e35625503874a6c472d65
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157009
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Gasparini, Nathália Luísa GiraudSarmento, Simone2017-04-21T02:35:35Z2016http://hdl.handle.net/10183/157009001017756O trabalho consiste na construção de modelos de ensino-aprendizagem de conteúdo linguístico e nãolinguístico de modo integrado nas séries iniciais do Ensino Fundamental. O processo de construção é orientado: 1) pelo arcabouço teórico, representado pela análise de documentos relacionados ao currículo das séries iniciais e do ensino de línguas adicionais na escola segundo documentos nacionais, bem como pela análise de pesquisas relacionadas a ensino de línguas adicionais para crianças e 2) pela investigação bibliográfica sistemática sobre abordagens integradoras de ensino de língua e de conteúdo: Content-Based Instruction (CBI), Content and Based Integrated Learning (CLIL) e English as a Medium of Instruction (EMI). A análise de artigos publicados nos últimos cinco anos sobre aplicações dessas abordagens em contextos escolares e acadêmicos se centra em torno de duas categorias de análise: integração entre conteúdo linguístico e não-linguístico e postura interdisciplinar (FAZENDA, 1993; SCHLATTER; GARCEZ, 2012). São quatro perguntas de pesquisa: 1) Como as três abordagens são definidas? 2) Como aparece a integração entre conteúdo linguístico e não-linguístico nas práticas de ensino? 3) Como essas práticas ocorrem nas séries iniciais do Ensino Fundamental (do primeiro ao quinto ano)? 4) Como docentes estabelecem uma postura interdisciplinar? A partir desse levantamento, foram elaborados modelos de planejamento integrado para o contexto brasileiro, orientados a partir dos elementos que caracterizam as abordagens integradoras e as concepções de ensino-aprendizagem de linguagens comuns encontradas nos documentos orientadores nacionais: concepção sociointeracional de aprendizagem e de língua, língua como instrumento e objeto de ensino e integração entre objetos de ensino não linguísticos e linguísticos – por meio de temáticas transversais, processos cognitivos de alta ordem, tarefas, sequências e projetos. Como resultado, são apresentados quatro modelos: o primeiro e o segundo focam na atuação no ciclo de alfabetização por meio de histórias infantis e de práticas relacionadas a disciplinas; o terceiro e o quarto, na atuação em quarto e quinto ano por meio de gêneros textuais e práticas relacionadas às disciplinas com tarefas de produção escrita em língua adicional.This dissertation is a bibliographic research about language and content integrated approaches: Content-Based Instruction (CBI), Content and Based Integrated Learning (CLIL) and English as a Medium of Instruction (EMI). The research tools used are Portal de Periodicos da CAPES and national journals rated from A1 to B2 according to Qualis-CAPES. The analysis of the papers about the application of these approaches in academic contexts published during the last five years focuses on two categories: integration between linguistic and non-linguistic content and interdisciplinary attitude (FAZENDA, 1993; SCHLATTER; GARCEZ, 2012). The research questions are: What is the definition of the approaches? How does integration between linguistic and non-linguistic content happen during the teaching practices? How do these practices occur in the first years of schooling (primary education)? How do teachers establish interdisciplinary attitudes? Frameworks for integrated planning are presented, providing the teachers with ways to plan cooperatively during primary education, with principles that rely on the answers found. In order to accomplish that, the theoretical background explores: 1) the child (and their development) as subject of the teaching and learning process; 2) a description of primary education in Brazil according to national documents and 3) the challenges and accomplishments of the studies about teaching children additional languages in the Applied Linguistics field The results consists of four frameworks for planning: the first and the second focus on the literacy cycle of primary education (first, second and third grades) through children’s stories and disciplinary content; the third and the fourth aim at the two last years of this level, through genre-based teaching (ROCHA, 2009) and course content. The frameworks are structured based on the features of the integrated approaches and the characteristics of primary education and teaching children additional languages: social interactionist conception of learning and languages, language as a tool of learning and as an object of teaching, and integration between linguistic and non-linguistic objects of teaching – through crossdisciplinary themes, higher-order cognitive processes, tasks, sequences and projects.application/pdfporLinguística aplicadaEnsino e aprendizagemEnsino fundamentalSéries iniciaisLíngua adicionalLíngua inglesaEnsino de língua estrangeira (inglês)InterdisciplinaridadeInterdisciplinary attitudeIntegrated approachesChildren developmentEnglish teachingConstrução de modelos de planejamento para ensino e aprendizagem de inglês e conteúdo nas séries iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001017756.pdf001017756.pdfTexto completoapplication/pdf2342616http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157009/1/001017756.pdf717d1e63a4665ee8ca8478b6a3bc47ebMD51TEXT001017756.pdf.txt001017756.pdf.txtExtracted Texttext/plain463056http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157009/2/001017756.pdf.txt97df7821d2b3d3bf04d5188dcbc445b4MD52THUMBNAIL001017756.pdf.jpg001017756.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1070http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157009/3/001017756.pdf.jpg7e6032942699dcaa3a7f42e93c440745MD5310183/1570092018-10-29 08:41:27.174oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157009Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-29T11:41:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Construção de modelos de planejamento para ensino e aprendizagem de inglês e conteúdo nas séries iniciais
title Construção de modelos de planejamento para ensino e aprendizagem de inglês e conteúdo nas séries iniciais
spellingShingle Construção de modelos de planejamento para ensino e aprendizagem de inglês e conteúdo nas séries iniciais
Gasparini, Nathália Luísa Giraud
Linguística aplicada
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
Séries iniciais
Língua adicional
Língua inglesa
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Interdisciplinaridade
Interdisciplinary attitude
Integrated approaches
Children development
English teaching
title_short Construção de modelos de planejamento para ensino e aprendizagem de inglês e conteúdo nas séries iniciais
title_full Construção de modelos de planejamento para ensino e aprendizagem de inglês e conteúdo nas séries iniciais
title_fullStr Construção de modelos de planejamento para ensino e aprendizagem de inglês e conteúdo nas séries iniciais
title_full_unstemmed Construção de modelos de planejamento para ensino e aprendizagem de inglês e conteúdo nas séries iniciais
title_sort Construção de modelos de planejamento para ensino e aprendizagem de inglês e conteúdo nas séries iniciais
author Gasparini, Nathália Luísa Giraud
author_facet Gasparini, Nathália Luísa Giraud
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gasparini, Nathália Luísa Giraud
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sarmento, Simone
contributor_str_mv Sarmento, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística aplicada
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
Séries iniciais
Língua adicional
Língua inglesa
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Interdisciplinaridade
topic Linguística aplicada
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
Séries iniciais
Língua adicional
Língua inglesa
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Interdisciplinaridade
Interdisciplinary attitude
Integrated approaches
Children development
English teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Interdisciplinary attitude
Integrated approaches
Children development
English teaching
description O trabalho consiste na construção de modelos de ensino-aprendizagem de conteúdo linguístico e nãolinguístico de modo integrado nas séries iniciais do Ensino Fundamental. O processo de construção é orientado: 1) pelo arcabouço teórico, representado pela análise de documentos relacionados ao currículo das séries iniciais e do ensino de línguas adicionais na escola segundo documentos nacionais, bem como pela análise de pesquisas relacionadas a ensino de línguas adicionais para crianças e 2) pela investigação bibliográfica sistemática sobre abordagens integradoras de ensino de língua e de conteúdo: Content-Based Instruction (CBI), Content and Based Integrated Learning (CLIL) e English as a Medium of Instruction (EMI). A análise de artigos publicados nos últimos cinco anos sobre aplicações dessas abordagens em contextos escolares e acadêmicos se centra em torno de duas categorias de análise: integração entre conteúdo linguístico e não-linguístico e postura interdisciplinar (FAZENDA, 1993; SCHLATTER; GARCEZ, 2012). São quatro perguntas de pesquisa: 1) Como as três abordagens são definidas? 2) Como aparece a integração entre conteúdo linguístico e não-linguístico nas práticas de ensino? 3) Como essas práticas ocorrem nas séries iniciais do Ensino Fundamental (do primeiro ao quinto ano)? 4) Como docentes estabelecem uma postura interdisciplinar? A partir desse levantamento, foram elaborados modelos de planejamento integrado para o contexto brasileiro, orientados a partir dos elementos que caracterizam as abordagens integradoras e as concepções de ensino-aprendizagem de linguagens comuns encontradas nos documentos orientadores nacionais: concepção sociointeracional de aprendizagem e de língua, língua como instrumento e objeto de ensino e integração entre objetos de ensino não linguísticos e linguísticos – por meio de temáticas transversais, processos cognitivos de alta ordem, tarefas, sequências e projetos. Como resultado, são apresentados quatro modelos: o primeiro e o segundo focam na atuação no ciclo de alfabetização por meio de histórias infantis e de práticas relacionadas a disciplinas; o terceiro e o quarto, na atuação em quarto e quinto ano por meio de gêneros textuais e práticas relacionadas às disciplinas com tarefas de produção escrita em língua adicional.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-21T02:35:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157009
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001017756
url http://hdl.handle.net/10183/157009
identifier_str_mv 001017756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157009/1/001017756.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157009/2/001017756.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157009/3/001017756.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 717d1e63a4665ee8ca8478b6a3bc47eb
97df7821d2b3d3bf04d5188dcbc445b4
7e6032942699dcaa3a7f42e93c440745
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085399899406336