Administração da imagem de produtos : desenvolvendo um instrumento para configuração da imagem de produto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Toni, Deonir
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/5919
Resumo: As imagens, enquanto um conjunto de representações, impressões e convicções que são armazenados de forma holística na memória, são capazes de influenciar e de direcionar o comportamento das pessoas. Ter acesso à imagem que determinado público desenvolve sobre um produto específico, através de um instrumento de fácil aplicação, é uma das ambições dos pesquisadores de Marketing. A presente pesquisa propõe, com esta finalidade, a Técnica de Configuração da Imagem de Produto (TCIP), através dos produtos "vinho" e "telefone celular". Inicialmente, são identificados e organizados, dentro de suas categorias correspondentes, os principais atributos destes produtos, os quais formam a imagem dos produtos na mente dos respondentes; a seguir, os atributos identificados são associados às suas posições relativas, de acordo com a sua maior ou menor proximidade com o estímulo dito "indutor"; logo após, é feita a identificação da importância relativa dos atributos da imagem dos produtos testados; depois disto, são apresentados os subgrupos de atributos mais fortemente relacionados entre si; e então, se apresenta uma forma de visualização da configuração da imagem de produto através do Mapa da Configuração da Imagem de Produto (MCIP). Finalmente, foi testada a validade e a confiabilidade de cada procedimento adotado. A Técnica de Configuração de Imagem de Produto se mostrou, através da presente pesquisa, válida e confiável, se constituindo em uma ferramenta útil, simples e econômica para entender melhor as imagens de produto construídas por seu público-alvo. A partir destes resultados, esta passa a ser apresentada como uma importante ferramenta para o direcionamento estratégico das ações de comunicação de um produto. O que diferencia a TCIP das demais técnicas é a sua facilidade de aplicação
id URGS_c8e81179da147fa20b2fbce405faa13a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5919
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling De Toni, DeonirSchuler, Maria2007-06-06T18:51:05Z2005http://hdl.handle.net/10183/5919000477724As imagens, enquanto um conjunto de representações, impressões e convicções que são armazenados de forma holística na memória, são capazes de influenciar e de direcionar o comportamento das pessoas. Ter acesso à imagem que determinado público desenvolve sobre um produto específico, através de um instrumento de fácil aplicação, é uma das ambições dos pesquisadores de Marketing. A presente pesquisa propõe, com esta finalidade, a Técnica de Configuração da Imagem de Produto (TCIP), através dos produtos "vinho" e "telefone celular". Inicialmente, são identificados e organizados, dentro de suas categorias correspondentes, os principais atributos destes produtos, os quais formam a imagem dos produtos na mente dos respondentes; a seguir, os atributos identificados são associados às suas posições relativas, de acordo com a sua maior ou menor proximidade com o estímulo dito "indutor"; logo após, é feita a identificação da importância relativa dos atributos da imagem dos produtos testados; depois disto, são apresentados os subgrupos de atributos mais fortemente relacionados entre si; e então, se apresenta uma forma de visualização da configuração da imagem de produto através do Mapa da Configuração da Imagem de Produto (MCIP). Finalmente, foi testada a validade e a confiabilidade de cada procedimento adotado. A Técnica de Configuração de Imagem de Produto se mostrou, através da presente pesquisa, válida e confiável, se constituindo em uma ferramenta útil, simples e econômica para entender melhor as imagens de produto construídas por seu público-alvo. A partir destes resultados, esta passa a ser apresentada como uma importante ferramenta para o direcionamento estratégico das ações de comunicação de um produto. O que diferencia a TCIP das demais técnicas é a sua facilidade de aplicaçãoapplication/pdfporMarketingComunicação estratégicaProdutoImagem de produtoAdministração da imagem de produtos : desenvolvendo um instrumento para configuração da imagem de produtoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2005doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000477724.pdf000477724.pdfTexto completoapplication/pdf1183748http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5919/1/000477724.pdff3ab7c86f3e2872e4b32ab39af0f19b5MD51TEXT000477724.pdf.txt000477724.pdf.txtExtracted Texttext/plain583578http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5919/2/000477724.pdf.txt67e2081cfcd5aa9bc98229ab55d0bd07MD52THUMBNAIL000477724.pdf.jpg000477724.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1106http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5919/3/000477724.pdf.jpgae921bc70b8f5f2f6963478ba61def84MD5310183/59192018-10-16 09:05:46.01oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5919Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T12:05:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Administração da imagem de produtos : desenvolvendo um instrumento para configuração da imagem de produto
title Administração da imagem de produtos : desenvolvendo um instrumento para configuração da imagem de produto
spellingShingle Administração da imagem de produtos : desenvolvendo um instrumento para configuração da imagem de produto
De Toni, Deonir
Marketing
Comunicação estratégica
Produto
Imagem de produto
title_short Administração da imagem de produtos : desenvolvendo um instrumento para configuração da imagem de produto
title_full Administração da imagem de produtos : desenvolvendo um instrumento para configuração da imagem de produto
title_fullStr Administração da imagem de produtos : desenvolvendo um instrumento para configuração da imagem de produto
title_full_unstemmed Administração da imagem de produtos : desenvolvendo um instrumento para configuração da imagem de produto
title_sort Administração da imagem de produtos : desenvolvendo um instrumento para configuração da imagem de produto
author De Toni, Deonir
author_facet De Toni, Deonir
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv De Toni, Deonir
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schuler, Maria
contributor_str_mv Schuler, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Comunicação estratégica
Produto
Imagem de produto
topic Marketing
Comunicação estratégica
Produto
Imagem de produto
description As imagens, enquanto um conjunto de representações, impressões e convicções que são armazenados de forma holística na memória, são capazes de influenciar e de direcionar o comportamento das pessoas. Ter acesso à imagem que determinado público desenvolve sobre um produto específico, através de um instrumento de fácil aplicação, é uma das ambições dos pesquisadores de Marketing. A presente pesquisa propõe, com esta finalidade, a Técnica de Configuração da Imagem de Produto (TCIP), através dos produtos "vinho" e "telefone celular". Inicialmente, são identificados e organizados, dentro de suas categorias correspondentes, os principais atributos destes produtos, os quais formam a imagem dos produtos na mente dos respondentes; a seguir, os atributos identificados são associados às suas posições relativas, de acordo com a sua maior ou menor proximidade com o estímulo dito "indutor"; logo após, é feita a identificação da importância relativa dos atributos da imagem dos produtos testados; depois disto, são apresentados os subgrupos de atributos mais fortemente relacionados entre si; e então, se apresenta uma forma de visualização da configuração da imagem de produto através do Mapa da Configuração da Imagem de Produto (MCIP). Finalmente, foi testada a validade e a confiabilidade de cada procedimento adotado. A Técnica de Configuração de Imagem de Produto se mostrou, através da presente pesquisa, válida e confiável, se constituindo em uma ferramenta útil, simples e econômica para entender melhor as imagens de produto construídas por seu público-alvo. A partir destes resultados, esta passa a ser apresentada como uma importante ferramenta para o direcionamento estratégico das ações de comunicação de um produto. O que diferencia a TCIP das demais técnicas é a sua facilidade de aplicação
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T18:51:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/5919
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000477724
url http://hdl.handle.net/10183/5919
identifier_str_mv 000477724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5919/1/000477724.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5919/2/000477724.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5919/3/000477724.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f3ab7c86f3e2872e4b32ab39af0f19b5
67e2081cfcd5aa9bc98229ab55d0bd07
ae921bc70b8f5f2f6963478ba61def84
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085059991961600