Fatores críticos de sucesso de programas de educação a distância via Internet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/3341 |
Resumo: | Empresas e instituições de ensino têm realizado investimentos significativos na implementação de programas de educação a distância (EAD) que utilizam a Internet como principal tecnologia de informação e comunicação. O atual cenário econômico, cultural e tecnológico favorece a criação de um mercado eletrônico da aprendizagem, justificando tais investimentos. A educação a distância aparenta mover-se em direção da Internet, mas o caminho é difícil por causa das muitas incertezas. Estas incertezas, juntamente com o grande número de variáveis envolvidas nos programas de EAD via Internet, dificultam, para os gestores, que se mantenha o foco nos pontos mais essenciais. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar os fatores críticos de sucesso dos programas de educação a distância via Internet. Procura-se ainda, identificar os pontos importantes e os problemas mais críticos na gestão destes programas. Para isso, foram realizadas 9 entrevistas em profundidade com especialistas do assunto no Brasil. Posteriormente, a partir dos resultados destas entrevistas, foram realizados dois estudos de caso, com o programa Iniciando um Pequeno Grande Negócio, do SEBRAE, e com o Núcleo de Aprendizagem Virtual da Escola de Administração da UFRGS. O resultados da pesquisa apontaram a existência de seis fatores críticos de sucesso, ligados à capacitação e à experiência da equipe dos programas de EAD, ao grau de envolvimento dos membros da organização com os programas de EAD, ao conhecimento e à preocupação com as características e comportamento do estudante, ao modelo pedagógico, à tecnologia – em especial a infra-estrutura tecnológica e os softwares utilizados - e à realização de parcerias. |
id |
URGS_84730806acb7784536be8c0d5f0476ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3341 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Testa, Maurício GregianinFreitas, Henrique Mello Rodrigues de2007-06-06T17:28:04Z2002http://hdl.handle.net/10183/3341000336679Empresas e instituições de ensino têm realizado investimentos significativos na implementação de programas de educação a distância (EAD) que utilizam a Internet como principal tecnologia de informação e comunicação. O atual cenário econômico, cultural e tecnológico favorece a criação de um mercado eletrônico da aprendizagem, justificando tais investimentos. A educação a distância aparenta mover-se em direção da Internet, mas o caminho é difícil por causa das muitas incertezas. Estas incertezas, juntamente com o grande número de variáveis envolvidas nos programas de EAD via Internet, dificultam, para os gestores, que se mantenha o foco nos pontos mais essenciais. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar os fatores críticos de sucesso dos programas de educação a distância via Internet. Procura-se ainda, identificar os pontos importantes e os problemas mais críticos na gestão destes programas. Para isso, foram realizadas 9 entrevistas em profundidade com especialistas do assunto no Brasil. Posteriormente, a partir dos resultados destas entrevistas, foram realizados dois estudos de caso, com o programa Iniciando um Pequeno Grande Negócio, do SEBRAE, e com o Núcleo de Aprendizagem Virtual da Escola de Administração da UFRGS. O resultados da pesquisa apontaram a existência de seis fatores críticos de sucesso, ligados à capacitação e à experiência da equipe dos programas de EAD, ao grau de envolvimento dos membros da organização com os programas de EAD, ao conhecimento e à preocupação com as características e comportamento do estudante, ao modelo pedagógico, à tecnologia – em especial a infra-estrutura tecnológica e os softwares utilizados - e à realização de parcerias.application/pdfporEnsino a distânciaTecnologiaInternetEducaçãoTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Fatores críticos de sucesso de programas de educação a distância via Internetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2002mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000336679.pdf000336679.pdfTexto completoapplication/pdf716605http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3341/1/000336679.pdf3c75292094ab55cb9cc4e04e9bb63711MD51TEXT000336679.pdf.txt000336679.pdf.txtExtracted Texttext/plain325122http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3341/2/000336679.pdf.txt7c3215aa5b773e1f26a3df7d22c9048cMD52THUMBNAIL000336679.pdf.jpg000336679.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1286http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3341/3/000336679.pdf.jpgbca5f646ba860be11c0527e656623432MD5310183/33412022-09-29 04:46:56.115151oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3341Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-09-29T07:46:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fatores críticos de sucesso de programas de educação a distância via Internet |
title |
Fatores críticos de sucesso de programas de educação a distância via Internet |
spellingShingle |
Fatores críticos de sucesso de programas de educação a distância via Internet Testa, Maurício Gregianin Ensino a distância Tecnologia Internet Educação Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
title_short |
Fatores críticos de sucesso de programas de educação a distância via Internet |
title_full |
Fatores críticos de sucesso de programas de educação a distância via Internet |
title_fullStr |
Fatores críticos de sucesso de programas de educação a distância via Internet |
title_full_unstemmed |
Fatores críticos de sucesso de programas de educação a distância via Internet |
title_sort |
Fatores críticos de sucesso de programas de educação a distância via Internet |
author |
Testa, Maurício Gregianin |
author_facet |
Testa, Maurício Gregianin |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Testa, Maurício Gregianin |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Freitas, Henrique Mello Rodrigues de |
contributor_str_mv |
Freitas, Henrique Mello Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Tecnologia Internet Educação Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
topic |
Ensino a distância Tecnologia Internet Educação Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
description |
Empresas e instituições de ensino têm realizado investimentos significativos na implementação de programas de educação a distância (EAD) que utilizam a Internet como principal tecnologia de informação e comunicação. O atual cenário econômico, cultural e tecnológico favorece a criação de um mercado eletrônico da aprendizagem, justificando tais investimentos. A educação a distância aparenta mover-se em direção da Internet, mas o caminho é difícil por causa das muitas incertezas. Estas incertezas, juntamente com o grande número de variáveis envolvidas nos programas de EAD via Internet, dificultam, para os gestores, que se mantenha o foco nos pontos mais essenciais. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar os fatores críticos de sucesso dos programas de educação a distância via Internet. Procura-se ainda, identificar os pontos importantes e os problemas mais críticos na gestão destes programas. Para isso, foram realizadas 9 entrevistas em profundidade com especialistas do assunto no Brasil. Posteriormente, a partir dos resultados destas entrevistas, foram realizados dois estudos de caso, com o programa Iniciando um Pequeno Grande Negócio, do SEBRAE, e com o Núcleo de Aprendizagem Virtual da Escola de Administração da UFRGS. O resultados da pesquisa apontaram a existência de seis fatores críticos de sucesso, ligados à capacitação e à experiência da equipe dos programas de EAD, ao grau de envolvimento dos membros da organização com os programas de EAD, ao conhecimento e à preocupação com as características e comportamento do estudante, ao modelo pedagógico, à tecnologia – em especial a infra-estrutura tecnológica e os softwares utilizados - e à realização de parcerias. |
publishDate |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T17:28:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/3341 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000336679 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/3341 |
identifier_str_mv |
000336679 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3341/1/000336679.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3341/2/000336679.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3341/3/000336679.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3c75292094ab55cb9cc4e04e9bb63711 7c3215aa5b773e1f26a3df7d22c9048c bca5f646ba860be11c0527e656623432 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085027640246272 |