Impactos urbanos no planejamento de transportes : extensão do TRENSURB em Novo Hamburgo - RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/172060 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um esforço na busca pela compreensão da relação entre cidade e movimento, no contexto do planejamento urbano e de circulação. Através de revisão teórica e documental busca esclarecer questões relativas à compreensão dos possíveis impactos gerados por novos sistemas de circulação sobre o sistema urbano no processo de planejamento de transportes. Parte da premissa de que existe uma relação dinâmica entre acessibilidade e estrutura espacial urbana. Partindo, também, da hipótese de que a consideração da influência dos sistemas de circulação sobre o sistema urbano geralmente aparece de forma limitada nos processos de planejamento de transportes, este trabalho busca estabelecer de que forma os possíveis impactos decorrentes desta relação são tratados no processo de planejamento de transportes. A investigação se desenvolve em dois campos teóricos: o do planejamento urbano e de mobilidade urbana no contexto contemporâneo, e o da relação dinâmica entre circulação e estrutura urbana e os impactos dela decorrentes. Através do estudo do processo de planejamento do trecho final da Linha 1 do TRENSURB, em Novo Hamburgo - RS, que se desenvolveu principalmente entre os anos de 2000 e 2010, se buscou relacionar e analisar os conceitos definidos pela teoria e sua manifestação na prática do planejamento de circulação e a abordagem dos possíveis impactos neste processo. Através da sistematização de categorias de análise de impactos dos sistemas de circulação sobre a estrutura espacial urbana, esta pesquisa contribui também para o embasamento metodológico de estudos futuros que envolvam análises de questões ligadas a mobilidade urbana, que sejam mais inclusivas e articuladas ao contexto urbano. |
id |
URGS_84d40824f9f587fe7037a91ab0b3cb3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172060 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Rodrigues, Claudia Dall'IgnaMaraschin, Clarice2018-01-19T02:22:37Z2017http://hdl.handle.net/10183/172060001056263Este trabalho apresenta um esforço na busca pela compreensão da relação entre cidade e movimento, no contexto do planejamento urbano e de circulação. Através de revisão teórica e documental busca esclarecer questões relativas à compreensão dos possíveis impactos gerados por novos sistemas de circulação sobre o sistema urbano no processo de planejamento de transportes. Parte da premissa de que existe uma relação dinâmica entre acessibilidade e estrutura espacial urbana. Partindo, também, da hipótese de que a consideração da influência dos sistemas de circulação sobre o sistema urbano geralmente aparece de forma limitada nos processos de planejamento de transportes, este trabalho busca estabelecer de que forma os possíveis impactos decorrentes desta relação são tratados no processo de planejamento de transportes. A investigação se desenvolve em dois campos teóricos: o do planejamento urbano e de mobilidade urbana no contexto contemporâneo, e o da relação dinâmica entre circulação e estrutura urbana e os impactos dela decorrentes. Através do estudo do processo de planejamento do trecho final da Linha 1 do TRENSURB, em Novo Hamburgo - RS, que se desenvolveu principalmente entre os anos de 2000 e 2010, se buscou relacionar e analisar os conceitos definidos pela teoria e sua manifestação na prática do planejamento de circulação e a abordagem dos possíveis impactos neste processo. Através da sistematização de categorias de análise de impactos dos sistemas de circulação sobre a estrutura espacial urbana, esta pesquisa contribui também para o embasamento metodológico de estudos futuros que envolvam análises de questões ligadas a mobilidade urbana, que sejam mais inclusivas e articuladas ao contexto urbano.This document presents the effort in understanding the relationship between movement and the city, in the context of urban and mobility planning. It seeks, through documental and theoretical review, to throw some light on the understanding of the possible effects of new mobility over the urban system in the process of mobility planning. Starting from the assumption of the existence of a dynamic relation between accessibility and urban spatial structure, and the notion that the effects of this relationship are of limited consideration in the process of planning, this work seeks to understand how the future impact of mobility systems are treated in its planning process. This research develops in two theoretical fields: of urban planning and of mobility planning, through the dynamic relationship between movement and spatial urban structure and its impacts. Through the investigation of the planning process of the final section of TRENSURB - Line 1 in Novo Hamburgo, RS (2000-2010), it aimed to connect the theoretical concepts with the practice of mobility planning and its consideration of possible impacts. Through the systematization of categories of analysis of impacts of circulation systems on urban spatial structure, this research also contributes as methodological support for future studies that involve the analysis of issues related to urban mobility, which are more inclusive and articulated to the urban context.application/pdfporTRENSURBPlanejamento urbanoMobilidade urbanaNovo Hamburgo (RS)Mobility planningUrban planningUrban transportUrban accessibilitySpatial urban structureImpactos urbanos no planejamento de transportes : extensão do TRENSURB em Novo Hamburgo - RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e RegionalPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001056263.pdf001056263.pdfTexto completoapplication/pdf3006405http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172060/1/001056263.pdf483878cc8a0aac8fa3a537c81e4f0270MD51TEXT001056263.pdf.txt001056263.pdf.txtExtracted Texttext/plain271410http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172060/2/001056263.pdf.txte050f8ae6c8dbc8116abd90e1c2d5578MD52THUMBNAIL001056263.pdf.jpg001056263.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1228http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172060/3/001056263.pdf.jpg0eb726dad959d55cefeb7b9fd59a9f06MD5310183/1720602018-10-23 09:10:55.794oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172060Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-23T12:10:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Impactos urbanos no planejamento de transportes : extensão do TRENSURB em Novo Hamburgo - RS |
title |
Impactos urbanos no planejamento de transportes : extensão do TRENSURB em Novo Hamburgo - RS |
spellingShingle |
Impactos urbanos no planejamento de transportes : extensão do TRENSURB em Novo Hamburgo - RS Rodrigues, Claudia Dall'Igna TRENSURB Planejamento urbano Mobilidade urbana Novo Hamburgo (RS) Mobility planning Urban planning Urban transport Urban accessibility Spatial urban structure |
title_short |
Impactos urbanos no planejamento de transportes : extensão do TRENSURB em Novo Hamburgo - RS |
title_full |
Impactos urbanos no planejamento de transportes : extensão do TRENSURB em Novo Hamburgo - RS |
title_fullStr |
Impactos urbanos no planejamento de transportes : extensão do TRENSURB em Novo Hamburgo - RS |
title_full_unstemmed |
Impactos urbanos no planejamento de transportes : extensão do TRENSURB em Novo Hamburgo - RS |
title_sort |
Impactos urbanos no planejamento de transportes : extensão do TRENSURB em Novo Hamburgo - RS |
author |
Rodrigues, Claudia Dall'Igna |
author_facet |
Rodrigues, Claudia Dall'Igna |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Claudia Dall'Igna |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maraschin, Clarice |
contributor_str_mv |
Maraschin, Clarice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TRENSURB Planejamento urbano Mobilidade urbana Novo Hamburgo (RS) |
topic |
TRENSURB Planejamento urbano Mobilidade urbana Novo Hamburgo (RS) Mobility planning Urban planning Urban transport Urban accessibility Spatial urban structure |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mobility planning Urban planning Urban transport Urban accessibility Spatial urban structure |
description |
Este trabalho apresenta um esforço na busca pela compreensão da relação entre cidade e movimento, no contexto do planejamento urbano e de circulação. Através de revisão teórica e documental busca esclarecer questões relativas à compreensão dos possíveis impactos gerados por novos sistemas de circulação sobre o sistema urbano no processo de planejamento de transportes. Parte da premissa de que existe uma relação dinâmica entre acessibilidade e estrutura espacial urbana. Partindo, também, da hipótese de que a consideração da influência dos sistemas de circulação sobre o sistema urbano geralmente aparece de forma limitada nos processos de planejamento de transportes, este trabalho busca estabelecer de que forma os possíveis impactos decorrentes desta relação são tratados no processo de planejamento de transportes. A investigação se desenvolve em dois campos teóricos: o do planejamento urbano e de mobilidade urbana no contexto contemporâneo, e o da relação dinâmica entre circulação e estrutura urbana e os impactos dela decorrentes. Através do estudo do processo de planejamento do trecho final da Linha 1 do TRENSURB, em Novo Hamburgo - RS, que se desenvolveu principalmente entre os anos de 2000 e 2010, se buscou relacionar e analisar os conceitos definidos pela teoria e sua manifestação na prática do planejamento de circulação e a abordagem dos possíveis impactos neste processo. Através da sistematização de categorias de análise de impactos dos sistemas de circulação sobre a estrutura espacial urbana, esta pesquisa contribui também para o embasamento metodológico de estudos futuros que envolvam análises de questões ligadas a mobilidade urbana, que sejam mais inclusivas e articuladas ao contexto urbano. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-01-19T02:22:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/172060 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001056263 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/172060 |
identifier_str_mv |
001056263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172060/1/001056263.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172060/2/001056263.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172060/3/001056263.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
483878cc8a0aac8fa3a537c81e4f0270 e050f8ae6c8dbc8116abd90e1c2d5578 0eb726dad959d55cefeb7b9fd59a9f06 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085429768093696 |