Impactos urbanos no planejamento de transportes : extensão do TRENSURB em Novo Hamburgo - RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Claudia Dall'Igna
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172060
Resumo: Este trabalho apresenta um esforço na busca pela compreensão da relação entre cidade e movimento, no contexto do planejamento urbano e de circulação. Através de revisão teórica e documental busca esclarecer questões relativas à compreensão dos possíveis impactos gerados por novos sistemas de circulação sobre o sistema urbano no processo de planejamento de transportes. Parte da premissa de que existe uma relação dinâmica entre acessibilidade e estrutura espacial urbana. Partindo, também, da hipótese de que a consideração da influência dos sistemas de circulação sobre o sistema urbano geralmente aparece de forma limitada nos processos de planejamento de transportes, este trabalho busca estabelecer de que forma os possíveis impactos decorrentes desta relação são tratados no processo de planejamento de transportes. A investigação se desenvolve em dois campos teóricos: o do planejamento urbano e de mobilidade urbana no contexto contemporâneo, e o da relação dinâmica entre circulação e estrutura urbana e os impactos dela decorrentes. Através do estudo do processo de planejamento do trecho final da Linha 1 do TRENSURB, em Novo Hamburgo - RS, que se desenvolveu principalmente entre os anos de 2000 e 2010, se buscou relacionar e analisar os conceitos definidos pela teoria e sua manifestação na prática do planejamento de circulação e a abordagem dos possíveis impactos neste processo. Através da sistematização de categorias de análise de impactos dos sistemas de circulação sobre a estrutura espacial urbana, esta pesquisa contribui também para o embasamento metodológico de estudos futuros que envolvam análises de questões ligadas a mobilidade urbana, que sejam mais inclusivas e articuladas ao contexto urbano.
id URGS_84d40824f9f587fe7037a91ab0b3cb3c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172060
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Rodrigues, Claudia Dall'IgnaMaraschin, Clarice2018-01-19T02:22:37Z2017http://hdl.handle.net/10183/172060001056263Este trabalho apresenta um esforço na busca pela compreensão da relação entre cidade e movimento, no contexto do planejamento urbano e de circulação. Através de revisão teórica e documental busca esclarecer questões relativas à compreensão dos possíveis impactos gerados por novos sistemas de circulação sobre o sistema urbano no processo de planejamento de transportes. Parte da premissa de que existe uma relação dinâmica entre acessibilidade e estrutura espacial urbana. Partindo, também, da hipótese de que a consideração da influência dos sistemas de circulação sobre o sistema urbano geralmente aparece de forma limitada nos processos de planejamento de transportes, este trabalho busca estabelecer de que forma os possíveis impactos decorrentes desta relação são tratados no processo de planejamento de transportes. A investigação se desenvolve em dois campos teóricos: o do planejamento urbano e de mobilidade urbana no contexto contemporâneo, e o da relação dinâmica entre circulação e estrutura urbana e os impactos dela decorrentes. Através do estudo do processo de planejamento do trecho final da Linha 1 do TRENSURB, em Novo Hamburgo - RS, que se desenvolveu principalmente entre os anos de 2000 e 2010, se buscou relacionar e analisar os conceitos definidos pela teoria e sua manifestação na prática do planejamento de circulação e a abordagem dos possíveis impactos neste processo. Através da sistematização de categorias de análise de impactos dos sistemas de circulação sobre a estrutura espacial urbana, esta pesquisa contribui também para o embasamento metodológico de estudos futuros que envolvam análises de questões ligadas a mobilidade urbana, que sejam mais inclusivas e articuladas ao contexto urbano.This document presents the effort in understanding the relationship between movement and the city, in the context of urban and mobility planning. It seeks, through documental and theoretical review, to throw some light on the understanding of the possible effects of new mobility over the urban system in the process of mobility planning. Starting from the assumption of the existence of a dynamic relation between accessibility and urban spatial structure, and the notion that the effects of this relationship are of limited consideration in the process of planning, this work seeks to understand how the future impact of mobility systems are treated in its planning process. This research develops in two theoretical fields: of urban planning and of mobility planning, through the dynamic relationship between movement and spatial urban structure and its impacts. Through the investigation of the planning process of the final section of TRENSURB - Line 1 in Novo Hamburgo, RS (2000-2010), it aimed to connect the theoretical concepts with the practice of mobility planning and its consideration of possible impacts. Through the systematization of categories of analysis of impacts of circulation systems on urban spatial structure, this research also contributes as methodological support for future studies that involve the analysis of issues related to urban mobility, which are more inclusive and articulated to the urban context.application/pdfporTRENSURBPlanejamento urbanoMobilidade urbanaNovo Hamburgo (RS)Mobility planningUrban planningUrban transportUrban accessibilitySpatial urban structureImpactos urbanos no planejamento de transportes : extensão do TRENSURB em Novo Hamburgo - RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e RegionalPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001056263.pdf001056263.pdfTexto completoapplication/pdf3006405http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172060/1/001056263.pdf483878cc8a0aac8fa3a537c81e4f0270MD51TEXT001056263.pdf.txt001056263.pdf.txtExtracted Texttext/plain271410http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172060/2/001056263.pdf.txte050f8ae6c8dbc8116abd90e1c2d5578MD52THUMBNAIL001056263.pdf.jpg001056263.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1228http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172060/3/001056263.pdf.jpg0eb726dad959d55cefeb7b9fd59a9f06MD5310183/1720602018-10-23 09:10:55.794oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172060Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-23T12:10:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Impactos urbanos no planejamento de transportes : extensão do TRENSURB em Novo Hamburgo - RS
title Impactos urbanos no planejamento de transportes : extensão do TRENSURB em Novo Hamburgo - RS
spellingShingle Impactos urbanos no planejamento de transportes : extensão do TRENSURB em Novo Hamburgo - RS
Rodrigues, Claudia Dall'Igna
TRENSURB
Planejamento urbano
Mobilidade urbana
Novo Hamburgo (RS)
Mobility planning
Urban planning
Urban transport
Urban accessibility
Spatial urban structure
title_short Impactos urbanos no planejamento de transportes : extensão do TRENSURB em Novo Hamburgo - RS
title_full Impactos urbanos no planejamento de transportes : extensão do TRENSURB em Novo Hamburgo - RS
title_fullStr Impactos urbanos no planejamento de transportes : extensão do TRENSURB em Novo Hamburgo - RS
title_full_unstemmed Impactos urbanos no planejamento de transportes : extensão do TRENSURB em Novo Hamburgo - RS
title_sort Impactos urbanos no planejamento de transportes : extensão do TRENSURB em Novo Hamburgo - RS
author Rodrigues, Claudia Dall'Igna
author_facet Rodrigues, Claudia Dall'Igna
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Claudia Dall'Igna
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maraschin, Clarice
contributor_str_mv Maraschin, Clarice
dc.subject.por.fl_str_mv TRENSURB
Planejamento urbano
Mobilidade urbana
Novo Hamburgo (RS)
topic TRENSURB
Planejamento urbano
Mobilidade urbana
Novo Hamburgo (RS)
Mobility planning
Urban planning
Urban transport
Urban accessibility
Spatial urban structure
dc.subject.eng.fl_str_mv Mobility planning
Urban planning
Urban transport
Urban accessibility
Spatial urban structure
description Este trabalho apresenta um esforço na busca pela compreensão da relação entre cidade e movimento, no contexto do planejamento urbano e de circulação. Através de revisão teórica e documental busca esclarecer questões relativas à compreensão dos possíveis impactos gerados por novos sistemas de circulação sobre o sistema urbano no processo de planejamento de transportes. Parte da premissa de que existe uma relação dinâmica entre acessibilidade e estrutura espacial urbana. Partindo, também, da hipótese de que a consideração da influência dos sistemas de circulação sobre o sistema urbano geralmente aparece de forma limitada nos processos de planejamento de transportes, este trabalho busca estabelecer de que forma os possíveis impactos decorrentes desta relação são tratados no processo de planejamento de transportes. A investigação se desenvolve em dois campos teóricos: o do planejamento urbano e de mobilidade urbana no contexto contemporâneo, e o da relação dinâmica entre circulação e estrutura urbana e os impactos dela decorrentes. Através do estudo do processo de planejamento do trecho final da Linha 1 do TRENSURB, em Novo Hamburgo - RS, que se desenvolveu principalmente entre os anos de 2000 e 2010, se buscou relacionar e analisar os conceitos definidos pela teoria e sua manifestação na prática do planejamento de circulação e a abordagem dos possíveis impactos neste processo. Através da sistematização de categorias de análise de impactos dos sistemas de circulação sobre a estrutura espacial urbana, esta pesquisa contribui também para o embasamento metodológico de estudos futuros que envolvam análises de questões ligadas a mobilidade urbana, que sejam mais inclusivas e articuladas ao contexto urbano.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-19T02:22:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/172060
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001056263
url http://hdl.handle.net/10183/172060
identifier_str_mv 001056263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172060/1/001056263.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172060/2/001056263.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172060/3/001056263.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 483878cc8a0aac8fa3a537c81e4f0270
e050f8ae6c8dbc8116abd90e1c2d5578
0eb726dad959d55cefeb7b9fd59a9f06
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085429768093696