A construção do projeto de vida e carreira em estudantes indígenas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angelin, Ana Paula
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148253
Resumo: Esta dissertação buscou explorar a adaptação dos estudantes indígenas à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bem como a construção de seus projetos de vida e carreira. A pesquisa dividiu-se em dois estudos: o primeiro descreveu características sociodemográficas e variáveis de adaptação à universidade, sendo que 17 participantes responderam a um instrumento construído para este fim. Já o segundo estudo buscou apreender os significados atribuídos à experiência de frequentar a universidade e aos projetos de vida e carreira de 8 estudantes, com os quais realizou-se uma entrevista de roteiro flexível. Os resultados sugeriram que os estudantes indígenas valorizam a educação em nível superior e contam com o apoio familiar e comunitário para concluir os estudos. A importância da educação superior relacionou-se com a formação de competências que apoiem a realização do projeto de auxiliar as comunidades indígenas após a conclusão do curso. Assim, os participantes demonstraram uma perspectiva temporal orientada ao presente resultando em pouco planejamento para o futuro, sendo que o papel de trabalho não foi visto como o mais saliente em sua estrutura de vida. No entanto, de acordo com a perspectiva relacional, o conceito de trabalho deve ser ampliado. Por fim, foram discutidas implicações práticas destes achados.
id URGS_871452c8da986b8efde76fc42a71fbe6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148253
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Angelin, Ana PaulaTeixeira, Marco Antonio Pereira2016-09-17T02:14:18Z2015http://hdl.handle.net/10183/148253001000434Esta dissertação buscou explorar a adaptação dos estudantes indígenas à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bem como a construção de seus projetos de vida e carreira. A pesquisa dividiu-se em dois estudos: o primeiro descreveu características sociodemográficas e variáveis de adaptação à universidade, sendo que 17 participantes responderam a um instrumento construído para este fim. Já o segundo estudo buscou apreender os significados atribuídos à experiência de frequentar a universidade e aos projetos de vida e carreira de 8 estudantes, com os quais realizou-se uma entrevista de roteiro flexível. Os resultados sugeriram que os estudantes indígenas valorizam a educação em nível superior e contam com o apoio familiar e comunitário para concluir os estudos. A importância da educação superior relacionou-se com a formação de competências que apoiem a realização do projeto de auxiliar as comunidades indígenas após a conclusão do curso. Assim, os participantes demonstraram uma perspectiva temporal orientada ao presente resultando em pouco planejamento para o futuro, sendo que o papel de trabalho não foi visto como o mais saliente em sua estrutura de vida. No entanto, de acordo com a perspectiva relacional, o conceito de trabalho deve ser ampliado. Por fim, foram discutidas implicações práticas destes achados.This research sought to explore the adaptation of Indian students at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), as well as building their life and career projects. The research was divided into two studies: the first described sociodemographic characteristics and variable adaptation to the university, with 17 participants responded to a tool for this purpose. The second study examines the meanings attributed to the experience of attending university and life and career projects of 8 students, with whom held a flexible roadmap interview. The results suggested that indigenous students value education at the college level and rely on family and community support to finish their studies. The importance of higher education was related to the formation of competencies to support the realization of the project to assist the indigenous communities upon completion of the course. The participants demonstrated a temporal perspective in the present resulting in little planning for the future, and the paper work was not seen as the most prominent in your life structure. However, according to the relational approach, the concept of work is to be expanded. Finally, implications of these findings were discussed.application/pdfporEstudantes universitáriosEstudantes indígenasProjeto de vidaCarreira profissionalUniversidade Federal do Rio Grande do SulIndigenous studentsAdaptationProject lifeCareerA construção do projeto de vida e carreira em estudantes indígenas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : um estudo exploratórioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001000434.pdf001000434.pdfTexto completoapplication/pdf955166http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148253/1/001000434.pdff15742ee6be400e1bb6612ba4a22c0c1MD51TEXT001000434.pdf.txt001000434.pdf.txtExtracted Texttext/plain219100http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148253/2/001000434.pdf.txt5cbec82e9d028e5438b2d32249f2f028MD52THUMBNAIL001000434.pdf.jpg001000434.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg918http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148253/3/001000434.pdf.jpg8c6624f1057e26c730b7a32c87041dd6MD5310183/1482532019-01-17 04:22:57.339385oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148253Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-01-17T06:22:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção do projeto de vida e carreira em estudantes indígenas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : um estudo exploratório
title A construção do projeto de vida e carreira em estudantes indígenas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : um estudo exploratório
spellingShingle A construção do projeto de vida e carreira em estudantes indígenas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : um estudo exploratório
Angelin, Ana Paula
Estudantes universitários
Estudantes indígenas
Projeto de vida
Carreira profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Indigenous students
Adaptation
Project life
Career
title_short A construção do projeto de vida e carreira em estudantes indígenas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : um estudo exploratório
title_full A construção do projeto de vida e carreira em estudantes indígenas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : um estudo exploratório
title_fullStr A construção do projeto de vida e carreira em estudantes indígenas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : um estudo exploratório
title_full_unstemmed A construção do projeto de vida e carreira em estudantes indígenas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : um estudo exploratório
title_sort A construção do projeto de vida e carreira em estudantes indígenas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : um estudo exploratório
author Angelin, Ana Paula
author_facet Angelin, Ana Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Angelin, Ana Paula
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Teixeira, Marco Antonio Pereira
contributor_str_mv Teixeira, Marco Antonio Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes universitários
Estudantes indígenas
Projeto de vida
Carreira profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
topic Estudantes universitários
Estudantes indígenas
Projeto de vida
Carreira profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Indigenous students
Adaptation
Project life
Career
dc.subject.eng.fl_str_mv Indigenous students
Adaptation
Project life
Career
description Esta dissertação buscou explorar a adaptação dos estudantes indígenas à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bem como a construção de seus projetos de vida e carreira. A pesquisa dividiu-se em dois estudos: o primeiro descreveu características sociodemográficas e variáveis de adaptação à universidade, sendo que 17 participantes responderam a um instrumento construído para este fim. Já o segundo estudo buscou apreender os significados atribuídos à experiência de frequentar a universidade e aos projetos de vida e carreira de 8 estudantes, com os quais realizou-se uma entrevista de roteiro flexível. Os resultados sugeriram que os estudantes indígenas valorizam a educação em nível superior e contam com o apoio familiar e comunitário para concluir os estudos. A importância da educação superior relacionou-se com a formação de competências que apoiem a realização do projeto de auxiliar as comunidades indígenas após a conclusão do curso. Assim, os participantes demonstraram uma perspectiva temporal orientada ao presente resultando em pouco planejamento para o futuro, sendo que o papel de trabalho não foi visto como o mais saliente em sua estrutura de vida. No entanto, de acordo com a perspectiva relacional, o conceito de trabalho deve ser ampliado. Por fim, foram discutidas implicações práticas destes achados.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-17T02:14:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/148253
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001000434
url http://hdl.handle.net/10183/148253
identifier_str_mv 001000434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148253/1/001000434.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148253/2/001000434.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148253/3/001000434.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f15742ee6be400e1bb6612ba4a22c0c1
5cbec82e9d028e5438b2d32249f2f028
8c6624f1057e26c730b7a32c87041dd6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085378727608320