Abstração reflexionante e aprendizagem da escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Camila Moura
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230844
Resumo: Este estudo tem como objetivo destacar como a teoria piagetiana pode explicar a evolução da aprendizagem da escrita pela interação entre sujeito e objeto, sob o ponto de vista da abstração reflexionante. Intende-se fazer uma relação entre os níveis da Psicogênese da Língua Escrita, elaborada por Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, com os tipos de abstrações estudadas por Jean Piaget. O estudo visa mostrar o quanto a abstração reflexionante se faz presente na passagem de um nível anterior, mais simples, de escrita para o seguinte, mais complexo. Os dados foram coletados através de diálogos, inspirados no método clínico, com doze crianças entre 4 e 8 anos da Pré-escola e do Ensino Fundamental. Os diálogos foram realizados por plataformas digitais devido à ausência de aulas presenciais causada pela pandemia da Covid-19. Constatou-se que é possível, ao analisar os dados coletados, fazer relação entre as abstrações reflexionantes, realizadas pelas crianças, e os níveis de escrita evidenciados pela Psicogênese da Língua Escrita.
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spelling Costa, Camila MouraBecker, Fernando2021-10-16T04:39:05Z2021http://hdl.handle.net/10183/230844001132611Este estudo tem como objetivo destacar como a teoria piagetiana pode explicar a evolução da aprendizagem da escrita pela interação entre sujeito e objeto, sob o ponto de vista da abstração reflexionante. Intende-se fazer uma relação entre os níveis da Psicogênese da Língua Escrita, elaborada por Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, com os tipos de abstrações estudadas por Jean Piaget. O estudo visa mostrar o quanto a abstração reflexionante se faz presente na passagem de um nível anterior, mais simples, de escrita para o seguinte, mais complexo. Os dados foram coletados através de diálogos, inspirados no método clínico, com doze crianças entre 4 e 8 anos da Pré-escola e do Ensino Fundamental. Os diálogos foram realizados por plataformas digitais devido à ausência de aulas presenciais causada pela pandemia da Covid-19. Constatou-se que é possível, ao analisar os dados coletados, fazer relação entre as abstrações reflexionantes, realizadas pelas crianças, e os níveis de escrita evidenciados pela Psicogênese da Língua Escrita.This study aims to highlight how Piaget's theory can explain the writing learning evolution through the interaction between subject and object, from the point of view of reflecting abstraction. It is intended to make a relationship between the Psychogenesis of Written Language levels, elaborated by Emilia Ferreiro and Ana Teberosky, with the types of abstractions studied by Jean Piaget. The study aims to show how the reflective abstraction is present when moving from an earlier, simpler level of writing to the next, more complex one. The data were collected through dialogues, inspired by the clinical method, with twelve children among 4- and 8-year-old of kindergarten and elementary school. The dialogues were conducted through digital platforms due to the absence of face-to-face classes caused by the Covid-19 pandemic. It was found that it is possible, due to the collected data, to make a connection with the reflecting abstractions, presented by the children, and the writing levels evidenced by the Psychogenesis of Written Language studies.application/pdfporPsicogêneseLíngua escritaAbstração reflexionanteLearningPsychogenesis of written languageReflecting AbstractionAbstração reflexionante e aprendizagem da escritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132611.pdf.txt001132611.pdf.txtExtracted Texttext/plain331111http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230844/2/001132611.pdf.txta4177028fa037fa31cf1914b8ff35749MD52ORIGINAL001132611.pdfTexto completoapplication/pdf1912027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230844/1/001132611.pdfefce1dce262b2d87b32e72d0a52ebb77MD5110183/2308442021-11-20 05:56:21.605548oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230844Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-11-20T07:56:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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