Projeto alunos em rede – mídias escolares : análise sobre a construção da educomunicação na rede municipal de ensino de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Rodrigo Barbosa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/94708
Resumo: Esta dissertação apresenta reflexões acerca da implementação do projeto educomunicativo “Alunos em Rede – Mídias Escolares” a partir da perspectiva de uma análise relacional, como proposta por Michael Apple (2006). O projeto é desenvolvido desde 2008 nas escolas municipais de Porto Alegre (RS, Brasil) por meio de oficinas multimidiáticas, que são ministradas pelos professores da rede com ênfase na produção de rádio-web. Nesta pesquisa, concentro-me em uma experiência desenvolvida no ano de 2012. Para realizar a análise, adotei como ferramentas metodológicas: a) a perspectiva etnográfica, com realização de entrevistas semiestruturadas e observação participante; b) a perspectiva da análise crítica do discurso, para leitura de documentos. A análise aponta para contradições na construção da educomunicação no contexto analisado. De um lado, evidencia-se um entendimento de educomunicação associada à formação de redes colaborativas entre alunos e professores, o que se aproxima da ideia de ecossistema comunicativo. De outro, pela conjuntura política educacional da SMED, que se caracteriza por uma política curricular do vazio e por uma gestão voltada para resultados, o projeto acabou reproduzindo essas mesmas características: controle do trabalho docente e sobrevalorização de resultados.
id URGS_8794730793f922790d19e85d0d9df106
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94708
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Ramos, Rodrigo BarbosaGandin, Luis Armando2014-04-24T01:52:48Z2014http://hdl.handle.net/10183/94708000914879Esta dissertação apresenta reflexões acerca da implementação do projeto educomunicativo “Alunos em Rede – Mídias Escolares” a partir da perspectiva de uma análise relacional, como proposta por Michael Apple (2006). O projeto é desenvolvido desde 2008 nas escolas municipais de Porto Alegre (RS, Brasil) por meio de oficinas multimidiáticas, que são ministradas pelos professores da rede com ênfase na produção de rádio-web. Nesta pesquisa, concentro-me em uma experiência desenvolvida no ano de 2012. Para realizar a análise, adotei como ferramentas metodológicas: a) a perspectiva etnográfica, com realização de entrevistas semiestruturadas e observação participante; b) a perspectiva da análise crítica do discurso, para leitura de documentos. A análise aponta para contradições na construção da educomunicação no contexto analisado. De um lado, evidencia-se um entendimento de educomunicação associada à formação de redes colaborativas entre alunos e professores, o que se aproxima da ideia de ecossistema comunicativo. De outro, pela conjuntura política educacional da SMED, que se caracteriza por uma política curricular do vazio e por uma gestão voltada para resultados, o projeto acabou reproduzindo essas mesmas características: controle do trabalho docente e sobrevalorização de resultados.This paper presents thoughts about the implementation of the educommunicative project “Alunos em Rede – Mídias Escolares” (“Connected Students - Teaching Media”) from the perspective of a relational analysis, as proposed by Michael Apple (2006). The project is underway since 2008 in public schools in Porto Alegre (RS, Brazil) through multimedia workshops, conducted by teachers in the schooling system with emphasis in webradio production. For this research, I focused on an experiment developed in 2012. To perform this analysis, I adopted the following methodological tools: a) an ethnographic perspective, with semi-structured interviews and participant observation; b) a critical analysis of discourse perspective, for the reading of documents. The analysis indicates contradictions in the construction of educommunication in the context analyzed. On the one hand, it is observed an understanding of educommunication associated to the creation of collaborative networks between students and teachers, which closely related to the idea of communicative ecosystem. On the other hand, under the educational policy conjecture of SMED (Municipal Education Secretariat), which is characterized by a curricular policy of emptiness and a management focused on results, the project ultimately reproduces these same characteristics: control of teachers’ work and overestimation of results.Esta tesis presenta reflexiones acerca de la implementación del proyecto educomunicativo Alunos em Rede – Mídias Escolares (Alumnos en Red - Medios Escolares) a partir de la perspectiva de un análisis relacional, como propone Michael Apple (2006). El proyecto se ha desarrollado desde 2008 en escuelas municipales de Porto Alegre (RS, Brasil) por medio de talleres de multimedios, que son ofrecidos por los profesores de la propia red, y que ponen énfasis en la producción de radio-web. En la presente investigación me concentro en una experiencia desarrollada en el año 2012. Para realizar el análisis, he adoptado como herramientas metodológicas: a) la perspectiva etnográfica, con realización de entrevistas semi-estructuradas y observación participante; b) la perspectiva de análisis crítico del discurso para lectura de documentos. Este análisis señala contradicciones en la elaboración de educomunicación dentro del contexto analizado. Por un lado, queda en manifiesto una comprensión de educomunicación asociada a la formación de redes colaborativas entre alumnos y profesores, lo que se aproxima a la idea de ecosistema comunicativo. Por otro, por la coyuntura política educacional de SMED que se caracteriza por una política curricular del vacío y por una gestión volcada hacia resultados, el proyecto acabó reproduciendo estas mismas características: control del trabajo docente y supervaloración de resultados.application/pdfporComunicaçãoCurrículoSociologia da educaçãoPolítica educacionalAnálise do discursoEducommunicationStudents in networkMedia schoolCurriculumEducomunicaciónAlumnos en redMedios escolaresCurrículoProjeto alunos em rede – mídias escolares : análise sobre a construção da educomunicação na rede municipal de ensino de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000914879.pdf000914879.pdfTexto completoapplication/pdf1580712http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94708/1/000914879.pdfb7455ec9a64db0e8b722b83a4742c10fMD51TEXT000914879.pdf.txt000914879.pdf.txtExtracted Texttext/plain335895http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94708/2/000914879.pdf.txtcdda9db7cbeda1550c37d3388ba60975MD52THUMBNAIL000914879.pdf.jpg000914879.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1061http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94708/3/000914879.pdf.jpgc057af8a47f5856e9083f4f92a548922MD5310183/947082018-10-05 08:38:30.423oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94708Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:38:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto alunos em rede – mídias escolares : análise sobre a construção da educomunicação na rede municipal de ensino de Porto Alegre
title Projeto alunos em rede – mídias escolares : análise sobre a construção da educomunicação na rede municipal de ensino de Porto Alegre
spellingShingle Projeto alunos em rede – mídias escolares : análise sobre a construção da educomunicação na rede municipal de ensino de Porto Alegre
Ramos, Rodrigo Barbosa
Comunicação
Currículo
Sociologia da educação
Política educacional
Análise do discurso
Educommunication
Students in network
Media school
Curriculum
Educomunicación
Alumnos en red
Medios escolares
Currículo
title_short Projeto alunos em rede – mídias escolares : análise sobre a construção da educomunicação na rede municipal de ensino de Porto Alegre
title_full Projeto alunos em rede – mídias escolares : análise sobre a construção da educomunicação na rede municipal de ensino de Porto Alegre
title_fullStr Projeto alunos em rede – mídias escolares : análise sobre a construção da educomunicação na rede municipal de ensino de Porto Alegre
title_full_unstemmed Projeto alunos em rede – mídias escolares : análise sobre a construção da educomunicação na rede municipal de ensino de Porto Alegre
title_sort Projeto alunos em rede – mídias escolares : análise sobre a construção da educomunicação na rede municipal de ensino de Porto Alegre
author Ramos, Rodrigo Barbosa
author_facet Ramos, Rodrigo Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Rodrigo Barbosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gandin, Luis Armando
contributor_str_mv Gandin, Luis Armando
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Currículo
Sociologia da educação
Política educacional
Análise do discurso
topic Comunicação
Currículo
Sociologia da educação
Política educacional
Análise do discurso
Educommunication
Students in network
Media school
Curriculum
Educomunicación
Alumnos en red
Medios escolares
Currículo
dc.subject.eng.fl_str_mv Educommunication
Students in network
Media school
Curriculum
dc.subject.spa.fl_str_mv Educomunicación
Alumnos en red
Medios escolares
Currículo
description Esta dissertação apresenta reflexões acerca da implementação do projeto educomunicativo “Alunos em Rede – Mídias Escolares” a partir da perspectiva de uma análise relacional, como proposta por Michael Apple (2006). O projeto é desenvolvido desde 2008 nas escolas municipais de Porto Alegre (RS, Brasil) por meio de oficinas multimidiáticas, que são ministradas pelos professores da rede com ênfase na produção de rádio-web. Nesta pesquisa, concentro-me em uma experiência desenvolvida no ano de 2012. Para realizar a análise, adotei como ferramentas metodológicas: a) a perspectiva etnográfica, com realização de entrevistas semiestruturadas e observação participante; b) a perspectiva da análise crítica do discurso, para leitura de documentos. A análise aponta para contradições na construção da educomunicação no contexto analisado. De um lado, evidencia-se um entendimento de educomunicação associada à formação de redes colaborativas entre alunos e professores, o que se aproxima da ideia de ecossistema comunicativo. De outro, pela conjuntura política educacional da SMED, que se caracteriza por uma política curricular do vazio e por uma gestão voltada para resultados, o projeto acabou reproduzindo essas mesmas características: controle do trabalho docente e sobrevalorização de resultados.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-04-24T01:52:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/94708
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000914879
url http://hdl.handle.net/10183/94708
identifier_str_mv 000914879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94708/1/000914879.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94708/2/000914879.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94708/3/000914879.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b7455ec9a64db0e8b722b83a4742c10f
cdda9db7cbeda1550c37d3388ba60975
c057af8a47f5856e9083f4f92a548922
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309046175072256