Literatura infantil : uma abordagem das qualidades sensíveis e inteligíveis da leitura imagética na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/2072 |
Resumo: | Esta dissertação discute a leitura de textos imagéticos a partir da perspectiva da educação e da semiótica visual, tratando das articulações e relações entre os elementos constitutivos da imagem em livros de literatura infantil sem texto verbal. A investigação busca revelar, na complexidade das relações existentes entre elementos estruturantes das imagens nos livros O caminho do caracol e Cena de rua, o sentido que se inscreve no texto e a possibilidade da sua leitura no meio escolar. As obras literárias para a infância veiculam a linguagem visual em junção com a verbal e propiciam experiências sensíveis e inteligíveis. A partir da teoria semiótica greimasiana, aplicando instrumentos de análise do percurso gerativo de sentido, a pesquisa demonstra que o texto imagético é estruturado por diferentes níveis de complexidade, impondo um modo de ler específico. A identificação, descrição, classificação, bem como as relações entre as categorias, nas suas dimensões cromática, eidética e topológica, levam à constatação que as qualidades plásticas da imagem organizam sistemas de linguagem, reunindo solidariamente o plano da expressão e do conteúdo, criam estruturas e geram efeitos de sentido. A imagem, então, constitui-se como objeto de significação e a ilustração presente no livro de literatura infantil, ao ser tratada como texto lisível, torna-se objeto de leitura. A complexidade desse tipo de texto aponta a necessidade da formação específica de professores para explorar a leitura escolar das linguagens visuais. |
id |
URGS_87ccbb930248ddfef45d31f12142fe19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2072 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Panozzo, Neiva Senaide PetryPillar, Analice Dutra2007-06-06T17:20:00Z2001http://hdl.handle.net/10183/2072000313860Esta dissertação discute a leitura de textos imagéticos a partir da perspectiva da educação e da semiótica visual, tratando das articulações e relações entre os elementos constitutivos da imagem em livros de literatura infantil sem texto verbal. A investigação busca revelar, na complexidade das relações existentes entre elementos estruturantes das imagens nos livros O caminho do caracol e Cena de rua, o sentido que se inscreve no texto e a possibilidade da sua leitura no meio escolar. As obras literárias para a infância veiculam a linguagem visual em junção com a verbal e propiciam experiências sensíveis e inteligíveis. A partir da teoria semiótica greimasiana, aplicando instrumentos de análise do percurso gerativo de sentido, a pesquisa demonstra que o texto imagético é estruturado por diferentes níveis de complexidade, impondo um modo de ler específico. A identificação, descrição, classificação, bem como as relações entre as categorias, nas suas dimensões cromática, eidética e topológica, levam à constatação que as qualidades plásticas da imagem organizam sistemas de linguagem, reunindo solidariamente o plano da expressão e do conteúdo, criam estruturas e geram efeitos de sentido. A imagem, então, constitui-se como objeto de significação e a ilustração presente no livro de literatura infantil, ao ser tratada como texto lisível, torna-se objeto de leitura. A complexidade desse tipo de texto aponta a necessidade da formação específica de professores para explorar a leitura escolar das linguagens visuais.The present study discusses visual text reading on an educational and visual semiotic approach, as well as the articulations and interrelations among the constitutive elements of the image on children literature without a verbal text. The investigation aims to reveal through the existing relation complexity among structural elements of the images on the books The Snail Path and Street Scenes, the meaning that inscribes itself on the visual language text and the possibility of its reading within school environment. Literary work for children convey sensitive experiences of cognitive, aesthetic and emotional development and transmit both visual and verbal languages together. Applying the investigative instruments of the meaning generative course on the greimasian semiotic theory approach, the research has demonstrated that the visual text on the examined books is structured by different complexity levels, imposing na especific reading procedure. The identification, description, classification as well as the relationship among the categories in topological, eidetic and chromatic dimentions, lead to the ascertaining that image plastic qualities organize language systems, reuniting expression and content plans as a whole, create structures and generate meaning effects. Thus, the image constitute itself in na object of signification and the illustration present on children books when treated as a readable text, becomes a reading object. The complexity of this kind of text points out to the necessity of a specific teacher formation in order to explore the scholl reading of visual language.application/pdfporLiteratura infantilIlustraçãoLivro infantilImagemLeituraRepresentaçãoLinguagem visualSemióticaLiteratura infantil : uma abordagem das qualidades sensíveis e inteligíveis da leitura imagética na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2001mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000313860.pdf000313860.pdfTexto completoapplication/pdf2916311http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2072/1/000313860.pdffadaea99bde07915ed740838fa568041MD51TEXT000313860.pdf.txt000313860.pdf.txtExtracted Texttext/plain334707http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2072/2/000313860.pdf.txt8c886a82224c8eab808ee152ccb0c810MD52THUMBNAIL000313860.pdf.jpg000313860.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2072/3/000313860.pdf.jpgc5da9a70d2507744b355b32e0aac2a88MD5310183/20722018-10-16 07:59:45.208oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2072Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T10:59:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Literatura infantil : uma abordagem das qualidades sensíveis e inteligíveis da leitura imagética na escola |
title |
Literatura infantil : uma abordagem das qualidades sensíveis e inteligíveis da leitura imagética na escola |
spellingShingle |
Literatura infantil : uma abordagem das qualidades sensíveis e inteligíveis da leitura imagética na escola Panozzo, Neiva Senaide Petry Literatura infantil Ilustração Livro infantil Imagem Leitura Representação Linguagem visual Semiótica |
title_short |
Literatura infantil : uma abordagem das qualidades sensíveis e inteligíveis da leitura imagética na escola |
title_full |
Literatura infantil : uma abordagem das qualidades sensíveis e inteligíveis da leitura imagética na escola |
title_fullStr |
Literatura infantil : uma abordagem das qualidades sensíveis e inteligíveis da leitura imagética na escola |
title_full_unstemmed |
Literatura infantil : uma abordagem das qualidades sensíveis e inteligíveis da leitura imagética na escola |
title_sort |
Literatura infantil : uma abordagem das qualidades sensíveis e inteligíveis da leitura imagética na escola |
author |
Panozzo, Neiva Senaide Petry |
author_facet |
Panozzo, Neiva Senaide Petry |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Panozzo, Neiva Senaide Petry |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pillar, Analice Dutra |
contributor_str_mv |
Pillar, Analice Dutra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantil Ilustração Livro infantil Imagem Leitura Representação Linguagem visual Semiótica |
topic |
Literatura infantil Ilustração Livro infantil Imagem Leitura Representação Linguagem visual Semiótica |
description |
Esta dissertação discute a leitura de textos imagéticos a partir da perspectiva da educação e da semiótica visual, tratando das articulações e relações entre os elementos constitutivos da imagem em livros de literatura infantil sem texto verbal. A investigação busca revelar, na complexidade das relações existentes entre elementos estruturantes das imagens nos livros O caminho do caracol e Cena de rua, o sentido que se inscreve no texto e a possibilidade da sua leitura no meio escolar. As obras literárias para a infância veiculam a linguagem visual em junção com a verbal e propiciam experiências sensíveis e inteligíveis. A partir da teoria semiótica greimasiana, aplicando instrumentos de análise do percurso gerativo de sentido, a pesquisa demonstra que o texto imagético é estruturado por diferentes níveis de complexidade, impondo um modo de ler específico. A identificação, descrição, classificação, bem como as relações entre as categorias, nas suas dimensões cromática, eidética e topológica, levam à constatação que as qualidades plásticas da imagem organizam sistemas de linguagem, reunindo solidariamente o plano da expressão e do conteúdo, criam estruturas e geram efeitos de sentido. A imagem, então, constitui-se como objeto de significação e a ilustração presente no livro de literatura infantil, ao ser tratada como texto lisível, torna-se objeto de leitura. A complexidade desse tipo de texto aponta a necessidade da formação específica de professores para explorar a leitura escolar das linguagens visuais. |
publishDate |
2001 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2001 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T17:20:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/2072 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000313860 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/2072 |
identifier_str_mv |
000313860 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2072/1/000313860.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2072/2/000313860.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2072/3/000313860.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fadaea99bde07915ed740838fa568041 8c886a82224c8eab808ee152ccb0c810 c5da9a70d2507744b355b32e0aac2a88 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085011322306560 |