Literatura infantil : uma abordagem das qualidades sensíveis e inteligíveis da leitura imagética na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Panozzo, Neiva Senaide Petry
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/2072
Resumo: Esta dissertação discute a leitura de textos imagéticos a partir da perspectiva da educação e da semiótica visual, tratando das articulações e relações entre os elementos constitutivos da imagem em livros de literatura infantil sem texto verbal. A investigação busca revelar, na complexidade das relações existentes entre elementos estruturantes das imagens nos livros O caminho do caracol e Cena de rua, o sentido que se inscreve no texto e a possibilidade da sua leitura no meio escolar. As obras literárias para a infância veiculam a linguagem visual em junção com a verbal e propiciam experiências sensíveis e inteligíveis. A partir da teoria semiótica greimasiana, aplicando instrumentos de análise do percurso gerativo de sentido, a pesquisa demonstra que o texto imagético é estruturado por diferentes níveis de complexidade, impondo um modo de ler específico. A identificação, descrição, classificação, bem como as relações entre as categorias, nas suas dimensões cromática, eidética e topológica, levam à constatação que as qualidades plásticas da imagem organizam sistemas de linguagem, reunindo solidariamente o plano da expressão e do conteúdo, criam estruturas e geram efeitos de sentido. A imagem, então, constitui-se como objeto de significação e a ilustração presente no livro de literatura infantil, ao ser tratada como texto lisível, torna-se objeto de leitura. A complexidade desse tipo de texto aponta a necessidade da formação específica de professores para explorar a leitura escolar das linguagens visuais.
id URGS_87ccbb930248ddfef45d31f12142fe19
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2072
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Panozzo, Neiva Senaide PetryPillar, Analice Dutra2007-06-06T17:20:00Z2001http://hdl.handle.net/10183/2072000313860Esta dissertação discute a leitura de textos imagéticos a partir da perspectiva da educação e da semiótica visual, tratando das articulações e relações entre os elementos constitutivos da imagem em livros de literatura infantil sem texto verbal. A investigação busca revelar, na complexidade das relações existentes entre elementos estruturantes das imagens nos livros O caminho do caracol e Cena de rua, o sentido que se inscreve no texto e a possibilidade da sua leitura no meio escolar. As obras literárias para a infância veiculam a linguagem visual em junção com a verbal e propiciam experiências sensíveis e inteligíveis. A partir da teoria semiótica greimasiana, aplicando instrumentos de análise do percurso gerativo de sentido, a pesquisa demonstra que o texto imagético é estruturado por diferentes níveis de complexidade, impondo um modo de ler específico. A identificação, descrição, classificação, bem como as relações entre as categorias, nas suas dimensões cromática, eidética e topológica, levam à constatação que as qualidades plásticas da imagem organizam sistemas de linguagem, reunindo solidariamente o plano da expressão e do conteúdo, criam estruturas e geram efeitos de sentido. A imagem, então, constitui-se como objeto de significação e a ilustração presente no livro de literatura infantil, ao ser tratada como texto lisível, torna-se objeto de leitura. A complexidade desse tipo de texto aponta a necessidade da formação específica de professores para explorar a leitura escolar das linguagens visuais.The present study discusses visual text reading on an educational and visual semiotic approach, as well as the articulations and interrelations among the constitutive elements of the image on children literature without a verbal text. The investigation aims to reveal through the existing relation complexity among structural elements of the images on the books The Snail Path and Street Scenes, the meaning that inscribes itself on the visual language text and the possibility of its reading within school environment. Literary work for children convey sensitive experiences of cognitive, aesthetic and emotional development and transmit both visual and verbal languages together. Applying the investigative instruments of the meaning generative course on the greimasian semiotic theory approach, the research has demonstrated that the visual text on the examined books is structured by different complexity levels, imposing na especific reading procedure. The identification, description, classification as well as the relationship among the categories in topological, eidetic and chromatic dimentions, lead to the ascertaining that image plastic qualities organize language systems, reuniting expression and content plans as a whole, create structures and generate meaning effects. Thus, the image constitute itself in na object of signification and the illustration present on children books when treated as a readable text, becomes a reading object. The complexity of this kind of text points out to the necessity of a specific teacher formation in order to explore the scholl reading of visual language.application/pdfporLiteratura infantilIlustraçãoLivro infantilImagemLeituraRepresentaçãoLinguagem visualSemióticaLiteratura infantil : uma abordagem das qualidades sensíveis e inteligíveis da leitura imagética na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2001mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000313860.pdf000313860.pdfTexto completoapplication/pdf2916311http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2072/1/000313860.pdffadaea99bde07915ed740838fa568041MD51TEXT000313860.pdf.txt000313860.pdf.txtExtracted Texttext/plain334707http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2072/2/000313860.pdf.txt8c886a82224c8eab808ee152ccb0c810MD52THUMBNAIL000313860.pdf.jpg000313860.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2072/3/000313860.pdf.jpgc5da9a70d2507744b355b32e0aac2a88MD5310183/20722018-10-16 07:59:45.208oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2072Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T10:59:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Literatura infantil : uma abordagem das qualidades sensíveis e inteligíveis da leitura imagética na escola
title Literatura infantil : uma abordagem das qualidades sensíveis e inteligíveis da leitura imagética na escola
spellingShingle Literatura infantil : uma abordagem das qualidades sensíveis e inteligíveis da leitura imagética na escola
Panozzo, Neiva Senaide Petry
Literatura infantil
Ilustração
Livro infantil
Imagem
Leitura
Representação
Linguagem visual
Semiótica
title_short Literatura infantil : uma abordagem das qualidades sensíveis e inteligíveis da leitura imagética na escola
title_full Literatura infantil : uma abordagem das qualidades sensíveis e inteligíveis da leitura imagética na escola
title_fullStr Literatura infantil : uma abordagem das qualidades sensíveis e inteligíveis da leitura imagética na escola
title_full_unstemmed Literatura infantil : uma abordagem das qualidades sensíveis e inteligíveis da leitura imagética na escola
title_sort Literatura infantil : uma abordagem das qualidades sensíveis e inteligíveis da leitura imagética na escola
author Panozzo, Neiva Senaide Petry
author_facet Panozzo, Neiva Senaide Petry
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Panozzo, Neiva Senaide Petry
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pillar, Analice Dutra
contributor_str_mv Pillar, Analice Dutra
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Ilustração
Livro infantil
Imagem
Leitura
Representação
Linguagem visual
Semiótica
topic Literatura infantil
Ilustração
Livro infantil
Imagem
Leitura
Representação
Linguagem visual
Semiótica
description Esta dissertação discute a leitura de textos imagéticos a partir da perspectiva da educação e da semiótica visual, tratando das articulações e relações entre os elementos constitutivos da imagem em livros de literatura infantil sem texto verbal. A investigação busca revelar, na complexidade das relações existentes entre elementos estruturantes das imagens nos livros O caminho do caracol e Cena de rua, o sentido que se inscreve no texto e a possibilidade da sua leitura no meio escolar. As obras literárias para a infância veiculam a linguagem visual em junção com a verbal e propiciam experiências sensíveis e inteligíveis. A partir da teoria semiótica greimasiana, aplicando instrumentos de análise do percurso gerativo de sentido, a pesquisa demonstra que o texto imagético é estruturado por diferentes níveis de complexidade, impondo um modo de ler específico. A identificação, descrição, classificação, bem como as relações entre as categorias, nas suas dimensões cromática, eidética e topológica, levam à constatação que as qualidades plásticas da imagem organizam sistemas de linguagem, reunindo solidariamente o plano da expressão e do conteúdo, criam estruturas e geram efeitos de sentido. A imagem, então, constitui-se como objeto de significação e a ilustração presente no livro de literatura infantil, ao ser tratada como texto lisível, torna-se objeto de leitura. A complexidade desse tipo de texto aponta a necessidade da formação específica de professores para explorar a leitura escolar das linguagens visuais.
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:20:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/2072
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000313860
url http://hdl.handle.net/10183/2072
identifier_str_mv 000313860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2072/1/000313860.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2072/2/000313860.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2072/3/000313860.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fadaea99bde07915ed740838fa568041
8c886a82224c8eab808ee152ccb0c810
c5da9a70d2507744b355b32e0aac2a88
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085011322306560