Uma sequência didática para o ensino de estatística a alunos do ensino médio na modalidade PROEJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lutz, Mauricio Ramos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/49625
Resumo: O presente estudo é uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo principal elaborar, implementar e analisar uma sequência didática envolvendo atividades de ensino de Estatística. Além disso, visou desenvolver e acompanhar as habilidades dos alunos através da coleta dos dados, tratamento, interpretação e na crítica de informações retiradas de situações cotidianas, as quais chegam até eles através dos mais variados meios de comunicação. O trabalho foi aplicado em uma turma, com 24 alunos, de Ensino Médio na modalidade PROEJA do Curso Técnico em Informática – Etapa I, do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete/RS. A importância de se realizar tal temática se deve à necessidade de incluir o ensino de Estatística na disciplina de Matemática e a carência de material didático destinado ao público em estudo. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1999) apontam o ensino de Estatística, a partir do Ensino Fundamental, como uma necessidade para o entendimento das relações sociais, políticas e econômicas do mundo globalizado. Para fundamentar o processo de nossa pesquisa, foram utilizados como metodologia os pressupostos da Engenharia Didática, segundo descrição feita por Artigue (1996), visto que é usada nas pesquisas de Didática da Matemática, as quais incluem uma parte experimental. Também foi usada a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval (2003) devido à relevância da conversão de registros para abordar o ensino de Estatística, a fim de construir o conhecimento do aluno. O resultado desta pesquisa aponta que o material produzido favoreceu a aprendizagem dos conteúdos de Estatística. O produto final é uma sequência didática que aborda conteúdos de Estatística em que se contempla os registros e representações da língua natural, algébrico, tabela e gráficos, os quais contribuirão para instrumentalização dos professores do Ensino Médio.
id URGS_8b299e15aa14a1ed79362af2bdd59725
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49625
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Lutz, Mauricio RamosMoraes, João Feliz Duarte de2012-06-12T01:33:53Z2012http://hdl.handle.net/10183/49625000850523O presente estudo é uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo principal elaborar, implementar e analisar uma sequência didática envolvendo atividades de ensino de Estatística. Além disso, visou desenvolver e acompanhar as habilidades dos alunos através da coleta dos dados, tratamento, interpretação e na crítica de informações retiradas de situações cotidianas, as quais chegam até eles através dos mais variados meios de comunicação. O trabalho foi aplicado em uma turma, com 24 alunos, de Ensino Médio na modalidade PROEJA do Curso Técnico em Informática – Etapa I, do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete/RS. A importância de se realizar tal temática se deve à necessidade de incluir o ensino de Estatística na disciplina de Matemática e a carência de material didático destinado ao público em estudo. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1999) apontam o ensino de Estatística, a partir do Ensino Fundamental, como uma necessidade para o entendimento das relações sociais, políticas e econômicas do mundo globalizado. Para fundamentar o processo de nossa pesquisa, foram utilizados como metodologia os pressupostos da Engenharia Didática, segundo descrição feita por Artigue (1996), visto que é usada nas pesquisas de Didática da Matemática, as quais incluem uma parte experimental. Também foi usada a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval (2003) devido à relevância da conversão de registros para abordar o ensino de Estatística, a fim de construir o conhecimento do aluno. O resultado desta pesquisa aponta que o material produzido favoreceu a aprendizagem dos conteúdos de Estatística. O produto final é uma sequência didática que aborda conteúdos de Estatística em que se contempla os registros e representações da língua natural, algébrico, tabela e gráficos, os quais contribuirão para instrumentalização dos professores do Ensino Médio.The present study is a qualitative research that aimed to develop, implement, and analyze main a didactic sequence involving statistical education activities. It also aimed to develop and monitor the skills of the students through the data collection, processing, interpretation and critique of information taken from everyday situations, which reaches them through a variety of media. The work was applied in a classroom, with 24 students high school course PROEJA on Technician Computer – stage I, of the Federal Institute Farroupilha – Campus Alegrete/RS Campus. The importance of holding such a session is due to the need to include the teaching of Statistics in Math discipline and the lack of educational material for the people in the study. The National Curricular Parameters (1999) pointed out the statistical education, from elementary school, as a necessity for the understandings of social, political, and economic relationships of the globalised world. To support the process of our research have been used as Didactic Engineering methodology assumptions, according to description given by Artigue (1996), since it is used in searches of Didactics of mathematics, including an experimental part. It was also used the theory of Semiotics Representation records Duval (2003) due to relevance of converting records to approach the teaching of Statistics, in order to build the student's knowledge. The result of this survey points out that the material produced favored content learning of statistics. The final product is a didactic sequence that covers Statistical content which covers the records and representations of natural language, algebraic, graphical and table, which will contribute as material for high school teachers.application/pdfporEnsino-aprendizagemSemióticaEstatísticaPROEJADidactic sequenceTeaching and learningDidactic engineeringSemiotic representation recordsUma sequência didática para o ensino de estatística a alunos do ensino médio na modalidade PROEJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2012mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000850523.pdf000850523.pdfTexto completoapplication/pdf3544935http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49625/1/000850523.pdf9a812b7e565b04b586b8a8839614d48dMD51TEXT000850523.pdf.txt000850523.pdf.txtExtracted Texttext/plain238511http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49625/2/000850523.pdf.txt212580e7a3f91af96be448e9e1524c95MD52THUMBNAIL000850523.pdf.jpg000850523.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1166http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49625/3/000850523.pdf.jpg47374be250d82845edfba3a2858cc3aaMD5310183/496252018-10-09 08:08:06.175oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49625Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T11:08:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma sequência didática para o ensino de estatística a alunos do ensino médio na modalidade PROEJA
title Uma sequência didática para o ensino de estatística a alunos do ensino médio na modalidade PROEJA
spellingShingle Uma sequência didática para o ensino de estatística a alunos do ensino médio na modalidade PROEJA
Lutz, Mauricio Ramos
Ensino-aprendizagem
Semiótica
Estatística
PROEJA
Didactic sequence
Teaching and learning
Didactic engineering
Semiotic representation records
title_short Uma sequência didática para o ensino de estatística a alunos do ensino médio na modalidade PROEJA
title_full Uma sequência didática para o ensino de estatística a alunos do ensino médio na modalidade PROEJA
title_fullStr Uma sequência didática para o ensino de estatística a alunos do ensino médio na modalidade PROEJA
title_full_unstemmed Uma sequência didática para o ensino de estatística a alunos do ensino médio na modalidade PROEJA
title_sort Uma sequência didática para o ensino de estatística a alunos do ensino médio na modalidade PROEJA
author Lutz, Mauricio Ramos
author_facet Lutz, Mauricio Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lutz, Mauricio Ramos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moraes, João Feliz Duarte de
contributor_str_mv Moraes, João Feliz Duarte de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Semiótica
Estatística
topic Ensino-aprendizagem
Semiótica
Estatística
PROEJA
Didactic sequence
Teaching and learning
Didactic engineering
Semiotic representation records
dc.subject.eng.fl_str_mv PROEJA
Didactic sequence
Teaching and learning
Didactic engineering
Semiotic representation records
description O presente estudo é uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo principal elaborar, implementar e analisar uma sequência didática envolvendo atividades de ensino de Estatística. Além disso, visou desenvolver e acompanhar as habilidades dos alunos através da coleta dos dados, tratamento, interpretação e na crítica de informações retiradas de situações cotidianas, as quais chegam até eles através dos mais variados meios de comunicação. O trabalho foi aplicado em uma turma, com 24 alunos, de Ensino Médio na modalidade PROEJA do Curso Técnico em Informática – Etapa I, do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete/RS. A importância de se realizar tal temática se deve à necessidade de incluir o ensino de Estatística na disciplina de Matemática e a carência de material didático destinado ao público em estudo. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1999) apontam o ensino de Estatística, a partir do Ensino Fundamental, como uma necessidade para o entendimento das relações sociais, políticas e econômicas do mundo globalizado. Para fundamentar o processo de nossa pesquisa, foram utilizados como metodologia os pressupostos da Engenharia Didática, segundo descrição feita por Artigue (1996), visto que é usada nas pesquisas de Didática da Matemática, as quais incluem uma parte experimental. Também foi usada a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval (2003) devido à relevância da conversão de registros para abordar o ensino de Estatística, a fim de construir o conhecimento do aluno. O resultado desta pesquisa aponta que o material produzido favoreceu a aprendizagem dos conteúdos de Estatística. O produto final é uma sequência didática que aborda conteúdos de Estatística em que se contempla os registros e representações da língua natural, algébrico, tabela e gráficos, os quais contribuirão para instrumentalização dos professores do Ensino Médio.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-06-12T01:33:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/49625
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000850523
url http://hdl.handle.net/10183/49625
identifier_str_mv 000850523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49625/1/000850523.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49625/2/000850523.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49625/3/000850523.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9a812b7e565b04b586b8a8839614d48d
212580e7a3f91af96be448e9e1524c95
47374be250d82845edfba3a2858cc3aa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309017782779904