A história da física como elemento facilitador na aprendizagem da mecânica dos fluidos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25582 |
Resumo: | Este trabalho descreve o uso de elementos históricos como agente facilitador do aprendizado da Mecânica dos Fluidos no Nível Médio. Foi produzido um material instrucional alicerçado nas idéias da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e Novak. Além de tópicos históricos, o texto apresenta associações com o cotidiano do aluno. Complementaram a aplicação da proposta a realização de atividades experimentais e o uso de vídeos que representam os fenômenos físicos discutidos em aula. Através da observação diária em sala de aula e da análise de questionários respondidos pelos alunos ao final de sua aplicação, pudemos verificar que a proposta alcançou seus objetivos, uma vez que os estudantes ficaram mais predispostos ao aprendizado, além de terem assumido um comportamento mais participativo e entusiasmado em aula. Também foi elaborado um roteiro de sugestões visando a orientar professores que se interessem em desenvolver futuramente a proposta. |
id |
URGS_8c8047c3ffe4353ff8e2c433307205a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25582 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Oliveira, Luciano Denardin deMors, Paulo Machado2010-09-09T04:19:51Z2009http://hdl.handle.net/10183/25582000753638Este trabalho descreve o uso de elementos históricos como agente facilitador do aprendizado da Mecânica dos Fluidos no Nível Médio. Foi produzido um material instrucional alicerçado nas idéias da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e Novak. Além de tópicos históricos, o texto apresenta associações com o cotidiano do aluno. Complementaram a aplicação da proposta a realização de atividades experimentais e o uso de vídeos que representam os fenômenos físicos discutidos em aula. Através da observação diária em sala de aula e da análise de questionários respondidos pelos alunos ao final de sua aplicação, pudemos verificar que a proposta alcançou seus objetivos, uma vez que os estudantes ficaram mais predispostos ao aprendizado, além de terem assumido um comportamento mais participativo e entusiasmado em aula. Também foi elaborado um roteiro de sugestões visando a orientar professores que se interessem em desenvolver futuramente a proposta.We describe the use of historical elements to facilitate the learning of Fluid Mechanics in High School. We have developed an instructional material founded on the basis of the theory of meaningful learning of Ausubel and Novak. Besides the historical topics, the text explores the quotidian of the student. As a complement, experimental activities and the use of videos, representing the physical phenomena presented in class, complemented the application of the proposal. Daily observation in classroom and analysis of the questionnaires answered by the students showed us that we succeeded in stimulating the students, who demonstrated much more enthusiasm and participation. It was developed, also, a guide with suggestions to teachers interested in utilizing the material.application/pdfporEnsino de físicaMecânica dos fluidosEnsino médioHistoria da físicaAprendizagem significativaPhysics teachingHigh school levelFluid mechanicsHistory of physicsAusubelA história da física como elemento facilitador na aprendizagem da mecânica dos fluidosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2009mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000753638.pdf.txt000753638.pdf.txtExtracted Texttext/plain259133http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25582/2/000753638.pdf.txt5ef5bace8d179368e23592f884b5c5adMD52ORIGINAL000753638.pdf000753638.pdfTexto completoapplication/pdf1872841http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25582/1/000753638.pdf444d9bc92c8557031929f26cff0f4fc4MD51THUMBNAIL000753638.pdf.jpg000753638.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1080http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25582/3/000753638.pdf.jpg73b96d84af818f43dfd557deb349e5abMD5310183/255822022-10-29 05:02:26.242489oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25582Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-10-29T08:02:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A história da física como elemento facilitador na aprendizagem da mecânica dos fluidos |
title |
A história da física como elemento facilitador na aprendizagem da mecânica dos fluidos |
spellingShingle |
A história da física como elemento facilitador na aprendizagem da mecânica dos fluidos Oliveira, Luciano Denardin de Ensino de física Mecânica dos fluidos Ensino médio Historia da física Aprendizagem significativa Physics teaching High school level Fluid mechanics History of physics Ausubel |
title_short |
A história da física como elemento facilitador na aprendizagem da mecânica dos fluidos |
title_full |
A história da física como elemento facilitador na aprendizagem da mecânica dos fluidos |
title_fullStr |
A história da física como elemento facilitador na aprendizagem da mecânica dos fluidos |
title_full_unstemmed |
A história da física como elemento facilitador na aprendizagem da mecânica dos fluidos |
title_sort |
A história da física como elemento facilitador na aprendizagem da mecânica dos fluidos |
author |
Oliveira, Luciano Denardin de |
author_facet |
Oliveira, Luciano Denardin de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Luciano Denardin de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mors, Paulo Machado |
contributor_str_mv |
Mors, Paulo Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Mecânica dos fluidos Ensino médio Historia da física Aprendizagem significativa |
topic |
Ensino de física Mecânica dos fluidos Ensino médio Historia da física Aprendizagem significativa Physics teaching High school level Fluid mechanics History of physics Ausubel |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Physics teaching High school level Fluid mechanics History of physics Ausubel |
description |
Este trabalho descreve o uso de elementos históricos como agente facilitador do aprendizado da Mecânica dos Fluidos no Nível Médio. Foi produzido um material instrucional alicerçado nas idéias da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e Novak. Além de tópicos históricos, o texto apresenta associações com o cotidiano do aluno. Complementaram a aplicação da proposta a realização de atividades experimentais e o uso de vídeos que representam os fenômenos físicos discutidos em aula. Através da observação diária em sala de aula e da análise de questionários respondidos pelos alunos ao final de sua aplicação, pudemos verificar que a proposta alcançou seus objetivos, uma vez que os estudantes ficaram mais predispostos ao aprendizado, além de terem assumido um comportamento mais participativo e entusiasmado em aula. Também foi elaborado um roteiro de sugestões visando a orientar professores que se interessem em desenvolver futuramente a proposta. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-09-09T04:19:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/25582 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000753638 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/25582 |
identifier_str_mv |
000753638 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25582/2/000753638.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25582/1/000753638.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25582/3/000753638.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5ef5bace8d179368e23592f884b5c5ad 444d9bc92c8557031929f26cff0f4fc4 73b96d84af818f43dfd557deb349e5ab |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085182252777472 |