A experimentação nos cursos de licenciatura em química na modalidade a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zabiela, Fernanda Ponticelli
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/117976
Resumo: A carência de professores da educação básica em diferentes áreas das escolas públicas do Brasil tem fomentado o desenvolvimento de diversas políticas públicas de incentivo a formação de professores por meio da educação a distância. Tendo como base dados estatísticos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e da Associação Brasileira de Educação a Distância dos últimos 13 anos observou-se a grande necessidade de formação de professores da educação básica que ministram a disciplina de Química nas regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste do Brasil. A presente pesquisa teve como objetivo compreender como a experimentação ocorre nos cursos de Licenciatura em Química, de instituições públicas, ofertados na modalidade a distância nas referidas regiões. A construção do corpus se deu por meio da investigação dos Projetos Pedagógicos dos cursos localizados nas regiões citadas e entrevistas com os coordenadores dos referidos cursos, e a interpretação do corpus de análise teve como base a Análise Textual Discursiva, à luz dos referenciais teóricos de experimentação (GALIAZZI, 2000; GONÇALVES, 2005; HODSON, 1994; ROSITO, 2000; GIORDAN, 1999; ZUCOLOTTO, 2010) e das legislações vigentes. Os resultados indicam que as atividades práticas são realizadas nos polos de apoio presencial ou na sede da Instituição de Ensino Superior, tendo como base roteiros pré-determinados e sob a coordenação dos professores ou tutores; ainda, os relatórios provenientes das atividades práticas são utilizadas para compor a média final do aluno. Contudo, foi possível constatar, por parte dos coordenadores, a necessidade da problematização das referidas atividades práticas, na formação de professores, para a sua adaptação a real necessidade das escolas de educação básica públicas do Brasil.
id URGS_8ddce4db9557579865418a1b5b12836a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117976
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Zabiela, Fernanda PonticelliZucolotto, Andreia Modrzejewski2015-06-19T02:00:33Z2015http://hdl.handle.net/10183/117976000968718A carência de professores da educação básica em diferentes áreas das escolas públicas do Brasil tem fomentado o desenvolvimento de diversas políticas públicas de incentivo a formação de professores por meio da educação a distância. Tendo como base dados estatísticos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e da Associação Brasileira de Educação a Distância dos últimos 13 anos observou-se a grande necessidade de formação de professores da educação básica que ministram a disciplina de Química nas regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste do Brasil. A presente pesquisa teve como objetivo compreender como a experimentação ocorre nos cursos de Licenciatura em Química, de instituições públicas, ofertados na modalidade a distância nas referidas regiões. A construção do corpus se deu por meio da investigação dos Projetos Pedagógicos dos cursos localizados nas regiões citadas e entrevistas com os coordenadores dos referidos cursos, e a interpretação do corpus de análise teve como base a Análise Textual Discursiva, à luz dos referenciais teóricos de experimentação (GALIAZZI, 2000; GONÇALVES, 2005; HODSON, 1994; ROSITO, 2000; GIORDAN, 1999; ZUCOLOTTO, 2010) e das legislações vigentes. Os resultados indicam que as atividades práticas são realizadas nos polos de apoio presencial ou na sede da Instituição de Ensino Superior, tendo como base roteiros pré-determinados e sob a coordenação dos professores ou tutores; ainda, os relatórios provenientes das atividades práticas são utilizadas para compor a média final do aluno. Contudo, foi possível constatar, por parte dos coordenadores, a necessidade da problematização das referidas atividades práticas, na formação de professores, para a sua adaptação a real necessidade das escolas de educação básica públicas do Brasil.The lack of basic education teachers in different areas of public schools in Brazil has fostered the development of several public policies to encourage the training of teachers through distance education. Based on statistical data from the National Institute of Educational Studies Teixeira and the Brazilian Association of Distance Education of the last 13 years there was a great need for basic education teacher training to teach the discipline of Chemistry in the North, Northeast and Midwest of Brazil. This research aimed to understand how the trial occurs in Chemistry Degree courses, public institutions, offered in the distance in these regions. The construction of the corpus was through the investigation of the pedagogical projects of the courses located in the mentioned regions and interviews with the coordinators of these courses, and the interpretation of the corpus of analysis was based on the Textual Analysis Discourse in light of theoretical experimentation reference (Galiazzi, 2000; Gonçalves, 2005; HODSON, 1994; ROSITO, 2000; GIORDAN, 1999; Zucolotto, 2010) and current legislation. The results indicate that practical activities are held at the poles on-site support or the headquarters of the Higher Education Institution, with the predetermined routes basis and under the supervision of teachers or tutors; Moreover, reports from the practical activities are used to compose the final average student. However, it was established, by the coordinators, the necessity of questioning of such practical activities, teacher training, to adapt the real need of public basic education schools in Brazil.application/pdfporFormação de professoresEnsino de ciênciasEducação básicaEducação a distânciaExperiências laboratoriaisExperimentationChemistry teachingA experimentação nos cursos de licenciatura em química na modalidade a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000968718.pdf000968718.pdfTexto completoapplication/pdf824628http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117976/1/000968718.pdf9289a25609cc36da3af7981b967ad722MD51TEXT000968718.pdf.txt000968718.pdf.txtExtracted Texttext/plain250740http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117976/2/000968718.pdf.txt61347f006a010628ddff1cbd3590a40fMD52THUMBNAIL000968718.pdf.jpg000968718.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1050http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117976/3/000968718.pdf.jpg77cd4ce00b5694d13df7b9346231b41aMD5310183/1179762022-09-18 04:48:53.237175oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117976Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-09-18T07:48:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A experimentação nos cursos de licenciatura em química na modalidade a distância
title A experimentação nos cursos de licenciatura em química na modalidade a distância
spellingShingle A experimentação nos cursos de licenciatura em química na modalidade a distância
Zabiela, Fernanda Ponticelli
Formação de professores
Ensino de ciências
Educação básica
Educação a distância
Experiências laboratoriais
Experimentation
Chemistry teaching
title_short A experimentação nos cursos de licenciatura em química na modalidade a distância
title_full A experimentação nos cursos de licenciatura em química na modalidade a distância
title_fullStr A experimentação nos cursos de licenciatura em química na modalidade a distância
title_full_unstemmed A experimentação nos cursos de licenciatura em química na modalidade a distância
title_sort A experimentação nos cursos de licenciatura em química na modalidade a distância
author Zabiela, Fernanda Ponticelli
author_facet Zabiela, Fernanda Ponticelli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zabiela, Fernanda Ponticelli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zucolotto, Andreia Modrzejewski
contributor_str_mv Zucolotto, Andreia Modrzejewski
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino de ciências
Educação básica
Educação a distância
Experiências laboratoriais
topic Formação de professores
Ensino de ciências
Educação básica
Educação a distância
Experiências laboratoriais
Experimentation
Chemistry teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Experimentation
Chemistry teaching
description A carência de professores da educação básica em diferentes áreas das escolas públicas do Brasil tem fomentado o desenvolvimento de diversas políticas públicas de incentivo a formação de professores por meio da educação a distância. Tendo como base dados estatísticos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e da Associação Brasileira de Educação a Distância dos últimos 13 anos observou-se a grande necessidade de formação de professores da educação básica que ministram a disciplina de Química nas regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste do Brasil. A presente pesquisa teve como objetivo compreender como a experimentação ocorre nos cursos de Licenciatura em Química, de instituições públicas, ofertados na modalidade a distância nas referidas regiões. A construção do corpus se deu por meio da investigação dos Projetos Pedagógicos dos cursos localizados nas regiões citadas e entrevistas com os coordenadores dos referidos cursos, e a interpretação do corpus de análise teve como base a Análise Textual Discursiva, à luz dos referenciais teóricos de experimentação (GALIAZZI, 2000; GONÇALVES, 2005; HODSON, 1994; ROSITO, 2000; GIORDAN, 1999; ZUCOLOTTO, 2010) e das legislações vigentes. Os resultados indicam que as atividades práticas são realizadas nos polos de apoio presencial ou na sede da Instituição de Ensino Superior, tendo como base roteiros pré-determinados e sob a coordenação dos professores ou tutores; ainda, os relatórios provenientes das atividades práticas são utilizadas para compor a média final do aluno. Contudo, foi possível constatar, por parte dos coordenadores, a necessidade da problematização das referidas atividades práticas, na formação de professores, para a sua adaptação a real necessidade das escolas de educação básica públicas do Brasil.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-19T02:00:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/117976
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000968718
url http://hdl.handle.net/10183/117976
identifier_str_mv 000968718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117976/1/000968718.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117976/2/000968718.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117976/3/000968718.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9289a25609cc36da3af7981b967ad722
61347f006a010628ddff1cbd3590a40f
77cd4ce00b5694d13df7b9346231b41a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085325512376320