Uma ferramenta de autoria síncrona acessível para cegos: um estudo de caso no curso PROINESP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bärwaldt, Regina
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Santarosa, Lucila Maria Costi, Passerino, Liliana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29305
Resumo: O artigo apresenta uma alternativa como forma de viabilizar a inclusão digital, social e educacional dos cegos através das TIC’s em ambientes virtuais de aprendizagem, permitindo canais diferenciados de interação social. Um dos fatores, senão o principal é a falta de Tecnologia Assistiva e ambientes interativos acessíveis síncronos com recursos de áudio para suporte em EAD principalmente no que tange às pessoas cegas. Assim, o EVOC teve a proposta básica de ser uma ferramenta de interação social síncrona com áudio acessível, implementada, conforme padrões de acessibilidade da W3C/WAI, modelada conforme padrões UML. Distribuído sob licença GPL (software livre), usando o gerenciador de banco de dados MySQL que consiste em uma aplicação desenvolvida na linguagem PHP e FlashCom Server MX. O trabalho também investigou como ocorre o processo de interação entre sujeitos cegos e videntes como viabilidade de inclusão digital através da ferramenta. Posteriormente foram analisados os registros de áudio dos chats transcritos das sessões realizadas.
id UFRGS-2_d73dc139e25ef806cbda42eeecc3f9db
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29305
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bärwaldt, ReginaSantarosa, Lucila Maria CostiPasserino, Liliana Maria2011-06-02T06:00:31Z20081679-1916http://hdl.handle.net/10183/29305000763397O artigo apresenta uma alternativa como forma de viabilizar a inclusão digital, social e educacional dos cegos através das TIC’s em ambientes virtuais de aprendizagem, permitindo canais diferenciados de interação social. Um dos fatores, senão o principal é a falta de Tecnologia Assistiva e ambientes interativos acessíveis síncronos com recursos de áudio para suporte em EAD principalmente no que tange às pessoas cegas. Assim, o EVOC teve a proposta básica de ser uma ferramenta de interação social síncrona com áudio acessível, implementada, conforme padrões de acessibilidade da W3C/WAI, modelada conforme padrões UML. Distribuído sob licença GPL (software livre), usando o gerenciador de banco de dados MySQL que consiste em uma aplicação desenvolvida na linguagem PHP e FlashCom Server MX. O trabalho também investigou como ocorre o processo de interação entre sujeitos cegos e videntes como viabilidade de inclusão digital através da ferramenta. Posteriormente foram analisados os registros de áudio dos chats transcritos das sessões realizadas.The article presents an alternative way to achieve digital inclusion, social and education of the blind through (ICT's) in virtual environments for learning, allowing different channels of social interaction. One of the factors, but the main thing is the lack of Assistive Technology and accessible synchronous interactive environments with audio resources for support in ODL mainly with regard to blind people. So, you have pointed out the basic proposal was to be a tool of social interaction sync with audio available, implemented as standards of accessibility of W3C/WAI has, defaults modeled as UML. Distributed under license GPL (free software), using the manager of the MySQL database that consists of an application developed in PHP language and FlashCom Server MX. The study also investigated occurs as the process of interaction between subject and seeing how blind feasibility of digital inclusion through the tool. Later records were analyzed audio chat transcripts of the sessions.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 6, n.2 (2008), 10 f.Inclusão digitalInteração socialDeficiência visualAmbiente virtualDigital inclusionSocial interactionBlindVirtual environmentUma ferramenta de autoria síncrona acessível para cegos: um estudo de caso no curso PROINESPAn authoring tool for synchronous accessible for the blind: a case study in the current PROINESP info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000763397.pdf.txt000763397.pdf.txtExtracted Texttext/plain33047http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29305/2/000763397.pdf.txt70461f8f994b4eff4bc2866de3316732MD52ORIGINAL000763397.pdf000763397.pdfTexto completoapplication/pdf354538http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29305/1/000763397.pdfde182c947b2b56fd03c5129a402fd930MD51THUMBNAIL000763397.pdf.jpg000763397.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1749http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29305/3/000763397.pdf.jpg04cade10892e5bbecb3bad5713fcff49MD5310183/293052019-11-09 04:51:22.513369oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29305Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-09T06:51:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma ferramenta de autoria síncrona acessível para cegos: um estudo de caso no curso PROINESP
dc.title.alternative.en.fl_str_mv An authoring tool for synchronous accessible for the blind: a case study in the current PROINESP
title Uma ferramenta de autoria síncrona acessível para cegos: um estudo de caso no curso PROINESP
spellingShingle Uma ferramenta de autoria síncrona acessível para cegos: um estudo de caso no curso PROINESP
Bärwaldt, Regina
Inclusão digital
Interação social
Deficiência visual
Ambiente virtual
Digital inclusion
Social interaction
Blind
Virtual environment
title_short Uma ferramenta de autoria síncrona acessível para cegos: um estudo de caso no curso PROINESP
title_full Uma ferramenta de autoria síncrona acessível para cegos: um estudo de caso no curso PROINESP
title_fullStr Uma ferramenta de autoria síncrona acessível para cegos: um estudo de caso no curso PROINESP
title_full_unstemmed Uma ferramenta de autoria síncrona acessível para cegos: um estudo de caso no curso PROINESP
title_sort Uma ferramenta de autoria síncrona acessível para cegos: um estudo de caso no curso PROINESP
author Bärwaldt, Regina
author_facet Bärwaldt, Regina
Santarosa, Lucila Maria Costi
Passerino, Liliana Maria
author_role author
author2 Santarosa, Lucila Maria Costi
Passerino, Liliana Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bärwaldt, Regina
Santarosa, Lucila Maria Costi
Passerino, Liliana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão digital
Interação social
Deficiência visual
Ambiente virtual
topic Inclusão digital
Interação social
Deficiência visual
Ambiente virtual
Digital inclusion
Social interaction
Blind
Virtual environment
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital inclusion
Social interaction
Blind
Virtual environment
description O artigo apresenta uma alternativa como forma de viabilizar a inclusão digital, social e educacional dos cegos através das TIC’s em ambientes virtuais de aprendizagem, permitindo canais diferenciados de interação social. Um dos fatores, senão o principal é a falta de Tecnologia Assistiva e ambientes interativos acessíveis síncronos com recursos de áudio para suporte em EAD principalmente no que tange às pessoas cegas. Assim, o EVOC teve a proposta básica de ser uma ferramenta de interação social síncrona com áudio acessível, implementada, conforme padrões de acessibilidade da W3C/WAI, modelada conforme padrões UML. Distribuído sob licença GPL (software livre), usando o gerenciador de banco de dados MySQL que consiste em uma aplicação desenvolvida na linguagem PHP e FlashCom Server MX. O trabalho também investigou como ocorre o processo de interação entre sujeitos cegos e videntes como viabilidade de inclusão digital através da ferramenta. Posteriormente foram analisados os registros de áudio dos chats transcritos das sessões realizadas.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-06-02T06:00:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29305
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000763397
identifier_str_mv 1679-1916
000763397
url http://hdl.handle.net/10183/29305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 6, n.2 (2008), 10 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29305/2/000763397.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29305/1/000763397.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29305/3/000763397.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 70461f8f994b4eff4bc2866de3316732
de182c947b2b56fd03c5129a402fd930
04cade10892e5bbecb3bad5713fcff49
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447424670367744