EVOC: uma ferramenta com recurso de voz para favorecer o processo de interação e inclusão dos cegos em ambientes virtuais de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bärwaldt, Regina
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/86066
Resumo: Esta pesquisa aborda o uso e a apropriação das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC’s) pelas pessoas com cegueira através de uma ferramenta de interação social síncrona com áudio acessível em um AVA, implementada conforme padrões de acessibilidade da W3C/WAI. Fazem parte deste processo, sujeitos cegos e videntes, professores do curso PROINESP, da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (SEESP/MEC) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), através do Núcleo de Informática na Educação Especial (NIEE) e do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED). O problema de pesquisa verificou como uma ferramenta de conversação com recursos de áudio, coerente aos princípios de acessibilidade, inserida em um contexto AVA, favorece a interação das pessoas cegas com vistas à sua inclusão digital, social e educacional em cursos na modalidade a distância. Dentre os objetivos destacou-se desenvolver e validar a ferramenta com recursos de áudio acessível, assim como, a estruturação da ferramenta integrada em um AVA’s e, por conseguinte, a análise do processo de interação entre os cegos e videntes através da ferramenta EVOC. Para a análise foram estabelecidas categorias focadas principalmente na interação social, através de um arcabouço com base na teoria sócio-histórica, que foi a linha mestra deste processo. A partir das análises realizadas dos processos interativos dos sujeitos desta pesquisa, concluiu-se que os mesmos utilizaram a ferramenta EVOC na realização do curso e interagiram entre eles e com videntes. Dessa forma, o estudo apresenta indício que a ferramenta favorece o processo de interação e inclusão de cegos em um contexto AVA, através da qualificação em cursos na modalidade à distância.
id URGS_62b442110cbcf7a0bb476b20ab81c8a5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/86066
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Bärwaldt, ReginaPasserino, Liliana Maria2014-01-17T01:53:40Z2008http://hdl.handle.net/10183/86066000700546Esta pesquisa aborda o uso e a apropriação das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC’s) pelas pessoas com cegueira através de uma ferramenta de interação social síncrona com áudio acessível em um AVA, implementada conforme padrões de acessibilidade da W3C/WAI. Fazem parte deste processo, sujeitos cegos e videntes, professores do curso PROINESP, da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (SEESP/MEC) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), através do Núcleo de Informática na Educação Especial (NIEE) e do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED). O problema de pesquisa verificou como uma ferramenta de conversação com recursos de áudio, coerente aos princípios de acessibilidade, inserida em um contexto AVA, favorece a interação das pessoas cegas com vistas à sua inclusão digital, social e educacional em cursos na modalidade a distância. Dentre os objetivos destacou-se desenvolver e validar a ferramenta com recursos de áudio acessível, assim como, a estruturação da ferramenta integrada em um AVA’s e, por conseguinte, a análise do processo de interação entre os cegos e videntes através da ferramenta EVOC. Para a análise foram estabelecidas categorias focadas principalmente na interação social, através de um arcabouço com base na teoria sócio-histórica, que foi a linha mestra deste processo. A partir das análises realizadas dos processos interativos dos sujeitos desta pesquisa, concluiu-se que os mesmos utilizaram a ferramenta EVOC na realização do curso e interagiram entre eles e com videntes. Dessa forma, o estudo apresenta indício que a ferramenta favorece o processo de interação e inclusão de cegos em um contexto AVA, através da qualificação em cursos na modalidade à distância.This research approaches the use and the appropriation of the Information and Communication Technologies (ICT’s) by the blind people through synchronic social interaction tool with accessible audio in an AVA, implemented according to the patterns of W3C/WAI accessibility. In this process are taking part blind people and sighted people, teachers from the PROINESP course of Special Education General Office of Ministry of Education (SEESP/MEC) in parallel with the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), through Nucleus of Information Technology in Special Education (NIEE) and Inter-discipline Center of New Technologies in Education (CINTED). The problem of research verified how a conversation tool of audio resources, coherent to the principles of accessibility, inserted in an AVA context, supports the interaction of blind people focusing on digital, social and educational inclusion in distance learning. Among the objectives there were to develop and validate the tool with accessible audio resources, as well as the structure of the integrated tool in an AVA’s and, consequently, the analysis of the process of interaction between the blind and sighted people through the EVOC tool. For the analysis, it was established categories focuses mainly in the social interaction, on the basis of socio-historical theory, that was the master line of this process. From the analysis realized of the interactive process of the people in this research, we concluded that they used the EVOC tool in the fulfillment of the course and interacted themselves and with sighted people. In this way, the study presents sign that the tool supports the process of interaction and inclusion of blind people in an AVA context, through qualification in distance learning.application/pdfporAmbiente de aprendizagemAmbiente virtualSoftware educacionalEducação especialDeficiente da visãoInteração socialLearning environmentVirtual environmentInformation and communication technologiesEducational softwareSpecial educationPoor visionSocial interactionEVOC: uma ferramenta com recurso de voz para favorecer o processo de interação e inclusão dos cegos em ambientes virtuais de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000700546.pdf000700546.pdfTexto completoapplication/pdf2877653http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86066/1/000700546.pdf6defe8509c074d456efeeed3b52462c0MD51TEXT000700546.pdf.txt000700546.pdf.txtExtracted Texttext/plain509643http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86066/2/000700546.pdf.txtadb61f14a55b1192064165bf2b6854ebMD52THUMBNAIL000700546.pdf.jpg000700546.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg972http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86066/3/000700546.pdf.jpg63a031c682d6bc7947568314914547b2MD5310183/860662018-10-08 08:23:16.038oai:www.lume.ufrgs.br:10183/86066Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:23:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv EVOC: uma ferramenta com recurso de voz para favorecer o processo de interação e inclusão dos cegos em ambientes virtuais de aprendizagem
title EVOC: uma ferramenta com recurso de voz para favorecer o processo de interação e inclusão dos cegos em ambientes virtuais de aprendizagem
spellingShingle EVOC: uma ferramenta com recurso de voz para favorecer o processo de interação e inclusão dos cegos em ambientes virtuais de aprendizagem
Bärwaldt, Regina
Ambiente de aprendizagem
Ambiente virtual
Software educacional
Educação especial
Deficiente da visão
Interação social
Learning environment
Virtual environment
Information and communication technologies
Educational software
Special education
Poor vision
Social interaction
title_short EVOC: uma ferramenta com recurso de voz para favorecer o processo de interação e inclusão dos cegos em ambientes virtuais de aprendizagem
title_full EVOC: uma ferramenta com recurso de voz para favorecer o processo de interação e inclusão dos cegos em ambientes virtuais de aprendizagem
title_fullStr EVOC: uma ferramenta com recurso de voz para favorecer o processo de interação e inclusão dos cegos em ambientes virtuais de aprendizagem
title_full_unstemmed EVOC: uma ferramenta com recurso de voz para favorecer o processo de interação e inclusão dos cegos em ambientes virtuais de aprendizagem
title_sort EVOC: uma ferramenta com recurso de voz para favorecer o processo de interação e inclusão dos cegos em ambientes virtuais de aprendizagem
author Bärwaldt, Regina
author_facet Bärwaldt, Regina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bärwaldt, Regina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Passerino, Liliana Maria
contributor_str_mv Passerino, Liliana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente de aprendizagem
Ambiente virtual
Software educacional
Educação especial
Deficiente da visão
Interação social
topic Ambiente de aprendizagem
Ambiente virtual
Software educacional
Educação especial
Deficiente da visão
Interação social
Learning environment
Virtual environment
Information and communication technologies
Educational software
Special education
Poor vision
Social interaction
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning environment
Virtual environment
Information and communication technologies
Educational software
Special education
Poor vision
Social interaction
description Esta pesquisa aborda o uso e a apropriação das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC’s) pelas pessoas com cegueira através de uma ferramenta de interação social síncrona com áudio acessível em um AVA, implementada conforme padrões de acessibilidade da W3C/WAI. Fazem parte deste processo, sujeitos cegos e videntes, professores do curso PROINESP, da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (SEESP/MEC) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), através do Núcleo de Informática na Educação Especial (NIEE) e do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED). O problema de pesquisa verificou como uma ferramenta de conversação com recursos de áudio, coerente aos princípios de acessibilidade, inserida em um contexto AVA, favorece a interação das pessoas cegas com vistas à sua inclusão digital, social e educacional em cursos na modalidade a distância. Dentre os objetivos destacou-se desenvolver e validar a ferramenta com recursos de áudio acessível, assim como, a estruturação da ferramenta integrada em um AVA’s e, por conseguinte, a análise do processo de interação entre os cegos e videntes através da ferramenta EVOC. Para a análise foram estabelecidas categorias focadas principalmente na interação social, através de um arcabouço com base na teoria sócio-histórica, que foi a linha mestra deste processo. A partir das análises realizadas dos processos interativos dos sujeitos desta pesquisa, concluiu-se que os mesmos utilizaram a ferramenta EVOC na realização do curso e interagiram entre eles e com videntes. Dessa forma, o estudo apresenta indício que a ferramenta favorece o processo de interação e inclusão de cegos em um contexto AVA, através da qualificação em cursos na modalidade à distância.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-01-17T01:53:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/86066
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000700546
url http://hdl.handle.net/10183/86066
identifier_str_mv 000700546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86066/1/000700546.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86066/2/000700546.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86066/3/000700546.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6defe8509c074d456efeeed3b52462c0
adb61f14a55b1192064165bf2b6854eb
63a031c682d6bc7947568314914547b2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816736888962154496