Os números geram letras ou as letras geram números? estratégias de governamento do analfabetismo : uma análise da AÇÃO ABC ALFABETIZANDO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/28786 |
Resumo: | Esta Dissertação de Mestrado tem como objetivo analisar como os discursos que circulam nas páginas da Ação ABC Alfabetizando se constituem em estratégias de governamento e operam sobre os governos municipais e as população para manter os índices de analfabetismo reduzidos. A Ação ABC Alfabetizando é uma iniciativa nãogovernamental, que se institui visando a erradicação do analfabetismo nas regiões do Vale dos Sinos, Vale do Caí e Vale do Paranhana & Encosta da Serra, compreendendo 44 municípios do Rio Grande do Sul. Analiso os discursos coletados a partir das páginas semanais da Ação, compreendidas entre 2004 a 2008. As escolhas metodológicas inserem-se na Linha de Pesquisa dos Estudos Culturais em Educação, em sua vertente pós-estruturalista e valem-se dos estudos sobre governamentalidade e sobre o discurso, conforme tematizados por Michel Foucault. Destaco, também, trabalhos dos autores Clarice Salete Traversini, Iole Trindade, Afredo Veiga-Neto e Rosa Maria Fischer Bueno que auxiliaram na realização das análises. Com a analítica desenvolvida, percebi que os discursos veiculados nas páginas da Ação ABC Alfabetizando se constituem em estratégias de governamento a partir de mitos, da mídia e da estatística. Os discursos dos mitos do alfabetismo-como-uma-via-para-odesenvolviment e do alfabetismo-como-uma-via-para-a-cidadania, atribuem ao alfabetismo a condição da decolagem ao sucesso, ao desenvolvimento social e ao exercício da cidadania, enquanto que ao espírito comunitário é creditado o esforço coletivo para o sucesso da alfabetização. A mídia é o espaço utilizado pela Ação, onde são vizibilizadas as ações desenvolvidas nos municípios. O saber estatístico se constitui numa estratégia da Ação, que opera em três movimentos: conhecer (os dados anteriores à Ação), intervir ( a partir dos dados, implantar programas de alfabetização) e avaliar (resultados). Esses discursos circulam e agem, operando sobre a população na condução das suas condutas em favor da alfabetização, reduzindo, assim, os índices de analfabetismo na região. |
id |
URGS_8ecc398bc1166e68cc85ecc278c1aabe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28786 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Klein, Delci HeinleTraversini, Clarice Salete2011-05-03T06:00:04Z2010http://hdl.handle.net/10183/28786000769131Esta Dissertação de Mestrado tem como objetivo analisar como os discursos que circulam nas páginas da Ação ABC Alfabetizando se constituem em estratégias de governamento e operam sobre os governos municipais e as população para manter os índices de analfabetismo reduzidos. A Ação ABC Alfabetizando é uma iniciativa nãogovernamental, que se institui visando a erradicação do analfabetismo nas regiões do Vale dos Sinos, Vale do Caí e Vale do Paranhana & Encosta da Serra, compreendendo 44 municípios do Rio Grande do Sul. Analiso os discursos coletados a partir das páginas semanais da Ação, compreendidas entre 2004 a 2008. As escolhas metodológicas inserem-se na Linha de Pesquisa dos Estudos Culturais em Educação, em sua vertente pós-estruturalista e valem-se dos estudos sobre governamentalidade e sobre o discurso, conforme tematizados por Michel Foucault. Destaco, também, trabalhos dos autores Clarice Salete Traversini, Iole Trindade, Afredo Veiga-Neto e Rosa Maria Fischer Bueno que auxiliaram na realização das análises. Com a analítica desenvolvida, percebi que os discursos veiculados nas páginas da Ação ABC Alfabetizando se constituem em estratégias de governamento a partir de mitos, da mídia e da estatística. Os discursos dos mitos do alfabetismo-como-uma-via-para-odesenvolviment e do alfabetismo-como-uma-via-para-a-cidadania, atribuem ao alfabetismo a condição da decolagem ao sucesso, ao desenvolvimento social e ao exercício da cidadania, enquanto que ao espírito comunitário é creditado o esforço coletivo para o sucesso da alfabetização. A mídia é o espaço utilizado pela Ação, onde são vizibilizadas as ações desenvolvidas nos municípios. O saber estatístico se constitui numa estratégia da Ação, que opera em três movimentos: conhecer (os dados anteriores à Ação), intervir ( a partir dos dados, implantar programas de alfabetização) e avaliar (resultados). Esses discursos circulam e agem, operando sobre a população na condução das suas condutas em favor da alfabetização, reduzindo, assim, os índices de analfabetismo na região.This Master dissertation is aimed to analyze how the speeches present in the pages from ‘Ação ABC Alfabetizando’ (ABC Alphabetization Action) constitute strategies of government and act on municipal government and the population to keep illiteracy rates low. The ‘Ação ABC Alfabetizando’ is a non-governmental initiative and its goal is to eradicate illiteracy in the regions of Vale dos Sinos, Vale do Caí , Vale do Paranhana and Encosta da Serra, formed by 44 cities in Rio Grande do Sul. I analyze the speeches collected from the weekly pages of ‘Ação’, between 2004 and 2008. The methodological choices are inserted in the ‘Linha de Pesquisa dos Estudos Culturais em Educação’ (Cultural Studies Research in Education) in the post-structuralism line and are related to the studies about how to govern and the speech, as according to Michel Foucault. I also emphasize the work from the authors Clarice Salete Traversini, Iole Trindade, Afredo Veiga-Neto and Rosa Maria Fischer Bueno that helped in the analysis. With the development, I realized that the speeches present in the pages of ‘Ação ABC Alfabetizando’ are constituted in strategies of government from myths, media and statistics. The speeches of the myths of the literacy as a way of development and citizenship confer to it the condition to take-off to success, to social development and to citizen practice, while the collective effort to the success of the alphabetization is related to the communitarian spirit. The media is the space used by the ‘Ação’, in which the actions developed in the cities are feasible. The statistic knowledge is a strategy of ‘Ação’, present in three moves: to know (data before the Action), to intervene (taking data into consideration, to implant alphabetization programs) and to evaluate (results). These speeches surround and act, influencing the population in their conducts and their practices in favor of the alphabetization, thus reducing the illiteracy rates in the region.application/pdfporAlfabetizaçãoMídiaDiscursoEstatísticaAção ABC alfabetizandoLiteracyAlphabetizationGovernmentSpeechStatisticMediaOs números geram letras ou as letras geram números? estratégias de governamento do analfabetismo : uma análise da AÇÃO ABC ALFABETIZANDOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000769131.pdf.txt000769131.pdf.txtExtracted Texttext/plain295993http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28786/2/000769131.pdf.txtad83395e2d2c2d3d723f84bd9460f759MD52ORIGINAL000769131.pdf000769131.pdfTexto completoapplication/pdf4407944http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28786/1/000769131.pdf6185fe6e6671f040d98464c1f0a2f642MD51THUMBNAIL000769131.pdf.jpg000769131.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1596http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28786/3/000769131.pdf.jpgabd1bf7179ae69345a085fe0b8e5e41bMD5310183/287862021-09-19 04:27:05.759801oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28786Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-09-19T07:27:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os números geram letras ou as letras geram números? estratégias de governamento do analfabetismo : uma análise da AÇÃO ABC ALFABETIZANDO |
title |
Os números geram letras ou as letras geram números? estratégias de governamento do analfabetismo : uma análise da AÇÃO ABC ALFABETIZANDO |
spellingShingle |
Os números geram letras ou as letras geram números? estratégias de governamento do analfabetismo : uma análise da AÇÃO ABC ALFABETIZANDO Klein, Delci Heinle Alfabetização Mídia Discurso Estatística Ação ABC alfabetizando Literacy Alphabetization Government Speech Statistic Media |
title_short |
Os números geram letras ou as letras geram números? estratégias de governamento do analfabetismo : uma análise da AÇÃO ABC ALFABETIZANDO |
title_full |
Os números geram letras ou as letras geram números? estratégias de governamento do analfabetismo : uma análise da AÇÃO ABC ALFABETIZANDO |
title_fullStr |
Os números geram letras ou as letras geram números? estratégias de governamento do analfabetismo : uma análise da AÇÃO ABC ALFABETIZANDO |
title_full_unstemmed |
Os números geram letras ou as letras geram números? estratégias de governamento do analfabetismo : uma análise da AÇÃO ABC ALFABETIZANDO |
title_sort |
Os números geram letras ou as letras geram números? estratégias de governamento do analfabetismo : uma análise da AÇÃO ABC ALFABETIZANDO |
author |
Klein, Delci Heinle |
author_facet |
Klein, Delci Heinle |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Klein, Delci Heinle |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Traversini, Clarice Salete |
contributor_str_mv |
Traversini, Clarice Salete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Mídia Discurso Estatística |
topic |
Alfabetização Mídia Discurso Estatística Ação ABC alfabetizando Literacy Alphabetization Government Speech Statistic Media |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Ação ABC alfabetizando Literacy Alphabetization Government Speech Statistic Media |
description |
Esta Dissertação de Mestrado tem como objetivo analisar como os discursos que circulam nas páginas da Ação ABC Alfabetizando se constituem em estratégias de governamento e operam sobre os governos municipais e as população para manter os índices de analfabetismo reduzidos. A Ação ABC Alfabetizando é uma iniciativa nãogovernamental, que se institui visando a erradicação do analfabetismo nas regiões do Vale dos Sinos, Vale do Caí e Vale do Paranhana & Encosta da Serra, compreendendo 44 municípios do Rio Grande do Sul. Analiso os discursos coletados a partir das páginas semanais da Ação, compreendidas entre 2004 a 2008. As escolhas metodológicas inserem-se na Linha de Pesquisa dos Estudos Culturais em Educação, em sua vertente pós-estruturalista e valem-se dos estudos sobre governamentalidade e sobre o discurso, conforme tematizados por Michel Foucault. Destaco, também, trabalhos dos autores Clarice Salete Traversini, Iole Trindade, Afredo Veiga-Neto e Rosa Maria Fischer Bueno que auxiliaram na realização das análises. Com a analítica desenvolvida, percebi que os discursos veiculados nas páginas da Ação ABC Alfabetizando se constituem em estratégias de governamento a partir de mitos, da mídia e da estatística. Os discursos dos mitos do alfabetismo-como-uma-via-para-odesenvolviment e do alfabetismo-como-uma-via-para-a-cidadania, atribuem ao alfabetismo a condição da decolagem ao sucesso, ao desenvolvimento social e ao exercício da cidadania, enquanto que ao espírito comunitário é creditado o esforço coletivo para o sucesso da alfabetização. A mídia é o espaço utilizado pela Ação, onde são vizibilizadas as ações desenvolvidas nos municípios. O saber estatístico se constitui numa estratégia da Ação, que opera em três movimentos: conhecer (os dados anteriores à Ação), intervir ( a partir dos dados, implantar programas de alfabetização) e avaliar (resultados). Esses discursos circulam e agem, operando sobre a população na condução das suas condutas em favor da alfabetização, reduzindo, assim, os índices de analfabetismo na região. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-05-03T06:00:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/28786 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000769131 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/28786 |
identifier_str_mv |
000769131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28786/2/000769131.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28786/1/000769131.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28786/3/000769131.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ad83395e2d2c2d3d723f84bd9460f759 6185fe6e6671f040d98464c1f0a2f642 abd1bf7179ae69345a085fe0b8e5e41b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085196607782912 |