Análise do apoio matricial como dispositivo de educação permanente em saúde mental para os trabalhadores da atenção primária em saúde no Município de Guaíba / RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Evelise Motta dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/194341
Resumo: O matriciamento do serviço especializado em saúde mental no cenário da atenção primária à saúde tem sido utilizado como ferramenta de educação e apoio aos trabalhadores da atenção primária, a fim de garantir um cuidado ampliado no território, aos usuários com sofrimento mental. O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos trabalhadores da atenção primária em saúde sobre o apoio matricial em saúde mental no município de Guaíba, RS, à luz do referencial da Educação Permanente em Saúde.Participaram da pesquisa, respondendo a uma entrevista semiestruturada, oito trabalhadores da atenção primária que participavam da atividade de matriciamento. As entrevistas foram analisadas conforme a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin, resultando em cinco categorias: o entendimento dos trabalhadores da atenção primária sobre o apoio matricial; contribuição dessa ferramenta para a prática da atenção primária, potencialidades e fragilidades do apoio matricial e sugestões para melhoria desse dispositivo. Entre as mensagens-chave que emergiram do conteúdo, destacamos: apoio matricial como forma de aproximação entre serviços, fortalecimento do trabalho em equipe e do vínculo do usuário na APS como resultados positivos, preconceito dos profissionais da APS sobre o cuidado em saúde mental como desafio e necessidade de educação permanente em saúde mental na APS. Com base nos resultados, encerrando o presente estudo, apresenta-se um projeto de educação permanente em saúde mental para os trabalhadores da atenção primária em saúde do município de Guaíba-RS, como produto do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde.
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