Análise do apoio matricial como dispositivo de educação permanente em saúde mental para os trabalhadores da atenção primária em saúde no Município de Guaíba / RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/194341 |
Resumo: | O matriciamento do serviço especializado em saúde mental no cenário da atenção primária à saúde tem sido utilizado como ferramenta de educação e apoio aos trabalhadores da atenção primária, a fim de garantir um cuidado ampliado no território, aos usuários com sofrimento mental. O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos trabalhadores da atenção primária em saúde sobre o apoio matricial em saúde mental no município de Guaíba, RS, à luz do referencial da Educação Permanente em Saúde.Participaram da pesquisa, respondendo a uma entrevista semiestruturada, oito trabalhadores da atenção primária que participavam da atividade de matriciamento. As entrevistas foram analisadas conforme a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin, resultando em cinco categorias: o entendimento dos trabalhadores da atenção primária sobre o apoio matricial; contribuição dessa ferramenta para a prática da atenção primária, potencialidades e fragilidades do apoio matricial e sugestões para melhoria desse dispositivo. Entre as mensagens-chave que emergiram do conteúdo, destacamos: apoio matricial como forma de aproximação entre serviços, fortalecimento do trabalho em equipe e do vínculo do usuário na APS como resultados positivos, preconceito dos profissionais da APS sobre o cuidado em saúde mental como desafio e necessidade de educação permanente em saúde mental na APS. Com base nos resultados, encerrando o presente estudo, apresenta-se um projeto de educação permanente em saúde mental para os trabalhadores da atenção primária em saúde do município de Guaíba-RS, como produto do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde. |
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Santos, Evelise Motta dosGiugliani, Camila2019-05-18T02:36:41Z2019http://hdl.handle.net/10183/194341001092089O matriciamento do serviço especializado em saúde mental no cenário da atenção primária à saúde tem sido utilizado como ferramenta de educação e apoio aos trabalhadores da atenção primária, a fim de garantir um cuidado ampliado no território, aos usuários com sofrimento mental. O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos trabalhadores da atenção primária em saúde sobre o apoio matricial em saúde mental no município de Guaíba, RS, à luz do referencial da Educação Permanente em Saúde.Participaram da pesquisa, respondendo a uma entrevista semiestruturada, oito trabalhadores da atenção primária que participavam da atividade de matriciamento. As entrevistas foram analisadas conforme a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin, resultando em cinco categorias: o entendimento dos trabalhadores da atenção primária sobre o apoio matricial; contribuição dessa ferramenta para a prática da atenção primária, potencialidades e fragilidades do apoio matricial e sugestões para melhoria desse dispositivo. Entre as mensagens-chave que emergiram do conteúdo, destacamos: apoio matricial como forma de aproximação entre serviços, fortalecimento do trabalho em equipe e do vínculo do usuário na APS como resultados positivos, preconceito dos profissionais da APS sobre o cuidado em saúde mental como desafio e necessidade de educação permanente em saúde mental na APS. Com base nos resultados, encerrando o presente estudo, apresenta-se um projeto de educação permanente em saúde mental para os trabalhadores da atenção primária em saúde do município de Guaíba-RS, como produto do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde.The aid provided by focal specialists in mental health in the context of primary health care is being used as a tool for education and support for primary care workers, in order to guarantee a comprehensive care for users suffering with mental health problems in their communities. The objective of this study was to analyze the perception of primary health care workers about the mental health support in the city of Guaíba, Rio Grande do Sul, in the light of the Permanent Education in Health framework. Eight primary care workers attending the mental health care support activity participated in this research and answered a semi-structured interview. The interviews were analyzed according to the content analysis technique proposed by Bardin, resulting in five categories: the understanding of primary care workers about the support provided in mental health care; contribution of this tool to primary health care practice; potentialities and fragilities of the support activity and suggestions for improvement of this device. We also present the key messages of each category, among which we highlight: the mental health support as a way of approaching services, strengthening teamwork and the user's bond in primary health care as a positive result, prejudice of primary care workers about mental health care as a challenge, and the need for permanent mental health education for primary care workers. Based on the results, we present a project for permanent education in mental health for primary health care workers in the city of Guaíba, as a product of the Professional Master's Degree in Health Teaching.application/pdfporTécnicas de planejamentoPessoal de saúdeSaúde mentalEducação em saúdeAtenção primária à saúdeGuaíba (RS)Mental HealthProfessional EducationPrimary Health CareAnálise do apoio matricial como dispositivo de educação permanente em saúde mental para os trabalhadores da atenção primária em saúde no Município de Guaíba / RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino na SaúdePorto Alegre, BR-RS2019mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092089.pdf.txt001092089.pdf.txtExtracted Texttext/plain220733http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194341/2/001092089.pdf.txtd5ff26f9c8268e4d06ab0647bfea21c5MD52ORIGINAL001092089.pdfTexto completoapplication/pdf4037171http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194341/1/001092089.pdfeb12fd604455672691c9fdb03ff4d555MD5110183/1943412019-05-19 02:38:08.932745oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194341Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-05-19T05:38:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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