Educação permanente e processos de trabalho em saúde mental : limites e possibilidades : um estudo de caso no Município de Guaíba / RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berwaldt, Daiane Schellin
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/196898
Resumo: A Educação Permanente em Saúde é uma possibilidade estratégica de formação/capacitação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde. O presente estudo teve por estratégia metodológica propor uma intervenção junto aos profissionais dos serviços do CAPS e de Atenção Básica em Saúde do município, para que a partir da análise de suas práticas profissionais de trabalho no território da atenção básica, fosse possível identificar quais mudanças vem ao encontro das tecnologias leves, frente ao cuidado em saúde mental. Os resultados apontam para a Educação Permanente em Saúde é uma possibilidade de aprendizagem no processo de trabalho ou no trabalho; que os trabalhadores do CAPS possuem um papel fundamental na ampliação da atenção psicossocial e que o apoio matricial é metodologia estratégica para o trabalho em rede, pois oferece suporte às equipes.
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spelling Berwaldt, Daiane SchellinAlbuquerque, Paulo Peixoto de2019-07-12T02:36:33Z2019http://hdl.handle.net/10183/196898001094854A Educação Permanente em Saúde é uma possibilidade estratégica de formação/capacitação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde. O presente estudo teve por estratégia metodológica propor uma intervenção junto aos profissionais dos serviços do CAPS e de Atenção Básica em Saúde do município, para que a partir da análise de suas práticas profissionais de trabalho no território da atenção básica, fosse possível identificar quais mudanças vem ao encontro das tecnologias leves, frente ao cuidado em saúde mental. Os resultados apontam para a Educação Permanente em Saúde é uma possibilidade de aprendizagem no processo de trabalho ou no trabalho; que os trabalhadores do CAPS possuem um papel fundamental na ampliação da atenção psicossocial e que o apoio matricial é metodologia estratégica para o trabalho em rede, pois oferece suporte às equipes.Permanent education in health is a strategic possibility of formation/training of National Health System workers. This study’s methodologic strategy is to propose an intervention along with CAPS and Primary Attention professionals of Porto Alegre, in order to identify the changes that come along with soft technologies facing mental health care, by the analysis of their professional practices in the Primary Attention territory. The results indicate that permanent education is the learning possibility in the working process or work; that CAPS workers have fundamental role in the enlargement of psychosocial attention; and that matrix support is the strategic methodology for networking, as it offers support to the teams.application/pdfporGuaíba (RS)Saúde mentalAtenção primária à saúdePessoal de saúdeEducação em saúdePermanent EducationNational Health SystemMental HealthEducação permanente e processos de trabalho em saúde mental : limites e possibilidades : um estudo de caso no Município de Guaíba / RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino na SaúdePorto Alegre, BR-RS2019mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001094854.pdf.txt001094854.pdf.txtExtracted Texttext/plain122553http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196898/2/001094854.pdf.txt29ae7aff9a91e9fb30e33a3391b13a16MD52ORIGINAL001094854.pdfTexto completoapplication/pdf1318086http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196898/1/001094854.pdf26b6ec39a072cd0d35aa52c1ff559b29MD5110183/1968982019-07-13 02:36:19.897324oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196898Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-07-13T05:36:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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