Atividades de leitura no jornalismo online : a reformulação do discurso jornalístico a partir da participação de leitores escritores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Storch, Laura Strelow
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/16259
Resumo: A web se organiza a partir de uma estrutura de linguagem, o hipertexto,que modifica os modelos de comunicação e sociabilidade, exigindo no apenas a adequao técnica dos processos de produção de contedos, mas também transformações mais subjetivas, ligadas especialmente às formas de cognição eprodução de conhecimentos, voltados para o aprendizado coletivo. Sob este contexto, surgem experiências de participação, como em ambientes colaborativos em sites jornalsticos, que propõem importantes alterações nas regras defuncionamento dos discursos, nas relações visíveis de autoria, escritura e leitura. A materialização da idia de uma leitura ativa, elaborada a partir das capacidades de navegação e ressignificação hipertextual, projeta novas e potenciais capacidades para o jornalismo, que passa a contar a interferência material dos leitores na construção dos enunciados. A pesquisa buscou investigar, através da análise de conteúdo, as manifestações de leitores em ambientes de comentários nas notcias de jornais online de referência (estadao.com.br, oglobo.globo.com e zerohora.com), de forma a compreender as atribuições que estes interagentes dão sua participação a partir dos usos que fazem dos movimentos de colaboração. Além disso, buscou-se elaborar uma análise descritiva das oportunidades de colaboração oferecidas pelos veículos estadao.com.br, folha.uol.com.br, oglobo.globo.com e zerohora.com aos leitores, salientado as capacidades de ação dos leitores no processo de interfer~encia e construo de conteúdos. Concluiu-se que, apesar da mobilização dos jornais no sentido de estimular a participação dos leitores, o entendimento desses sobre os ambientes de comentários o de ferramentas opinativas, que favorecem o debate públicos dos temas cotidianos. Ainda assim, entendemos que as manifestações de colaboração jornalística identificadas nas análises salientam a potencialidade colaborativa dos fenômenos hipertextuais de leitura ativa.
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spelling Storch, Laura StrelowFonseca, Virginia Pradelina da Silveira2009-06-26T04:13:30Z2009http://hdl.handle.net/10183/16259000696500A web se organiza a partir de uma estrutura de linguagem, o hipertexto,que modifica os modelos de comunicação e sociabilidade, exigindo no apenas a adequao técnica dos processos de produção de contedos, mas também transformações mais subjetivas, ligadas especialmente às formas de cognição eprodução de conhecimentos, voltados para o aprendizado coletivo. Sob este contexto, surgem experiências de participação, como em ambientes colaborativos em sites jornalsticos, que propõem importantes alterações nas regras defuncionamento dos discursos, nas relações visíveis de autoria, escritura e leitura. A materialização da idia de uma leitura ativa, elaborada a partir das capacidades de navegação e ressignificação hipertextual, projeta novas e potenciais capacidades para o jornalismo, que passa a contar a interferência material dos leitores na construção dos enunciados. A pesquisa buscou investigar, através da análise de conteúdo, as manifestações de leitores em ambientes de comentários nas notcias de jornais online de referência (estadao.com.br, oglobo.globo.com e zerohora.com), de forma a compreender as atribuições que estes interagentes dão sua participação a partir dos usos que fazem dos movimentos de colaboração. Além disso, buscou-se elaborar uma análise descritiva das oportunidades de colaboração oferecidas pelos veículos estadao.com.br, folha.uol.com.br, oglobo.globo.com e zerohora.com aos leitores, salientado as capacidades de ação dos leitores no processo de interfer~encia e construo de conteúdos. Concluiu-se que, apesar da mobilização dos jornais no sentido de estimular a participação dos leitores, o entendimento desses sobre os ambientes de comentários o de ferramentas opinativas, que favorecem o debate públicos dos temas cotidianos. Ainda assim, entendemos que as manifestações de colaboração jornalística identificadas nas análises salientam a potencialidade colaborativa dos fenômenos hipertextuais de leitura ativa.The web is organized as a structure of language, the hypertext, that modifies the models of communication and sociability, requiring not only thetechnical adequacy of content production processes, but also more subjective changes, especially relating to the cognition forms and knowledge production,towards the collective learning. In this context, there are participation experiences, such as in collaborative environments in journalistic sites, which proposes significant changes in discourse procedures rules, in the visible authorship, writing and reading relations. The idea materialization of an active reading, elaborated from the navigation skills and hypertextual ressignification, projects new and potential capabilities for journalism, which begins to consider the readers material interference in the construction of its enunciates. The survey sought toresearch, through content analysis, the readers manifestations in the news comments environment/space of reference online newspapers (estadao.com.br, oglobo.globo.com and zerohora.com) in order to understand the assignments given by the inter-agents to their participation, from their practices on movement of collaboration. In addition, it intends to develop a descriptive analysis of the cooperation opportunities offered to readers by the vehicles estadao.com.br, folha.uol.com.br, oglobo.globo.com and zerohora.com, emphasizing the readers capacity of action in the interference process and content building. It was concluded that, despite the news papers mobilization in order to stimulate the readers participation, the readers understanding are the comments environment/space as an opinative tool, which encourages public discussion ofeveryday issues. Still, we believe that the manifestations of journalistic cooperation identified in the analysis emphasize the collaborative potential of hipertextual phenomena of active reading.application/pdfapplication/pdfapplication/zipapplication/zipporJornalismo onlineAnálise do discursoHipertextoLeitorJournalism, Hipertext, Reading, ColaborationHipertextReadingColaborationAtividades de leitura no jornalismo online : a reformulação do discurso jornalístico a partir da participação de leitores escritoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e InformaçãoPorto Alegre, BR-RS2009mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000696500.pdf000696500.pdfVolume 1application/pdf12213554http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16259/1/000696500.pdf34aadc326de19d948062ace14ed78848MD51000696500-02.pdf000696500-02.pdfVolume 2application/pdf27404368http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16259/2/000696500-02.pdf6372842075b25afd46f52a5df04120c9MD52000696500.zip000696500.zipTrabalho completo zipadoapplication/zip30112798http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16259/3/000696500.zip6f6aaa9e937eb4daccd92cb01011dce0MD53TEXT000696500-02.pdf.txt000696500-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain48354http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16259/4/000696500-02.pdf.txt0bd7ab2334f0b79002bfb993ac2eaf8bMD54000696500.pdf.txt000696500.pdf.txtExtracted Texttext/plain48354http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16259/5/000696500.pdf.txt0bd7ab2334f0b79002bfb993ac2eaf8bMD55THUMBNAIL000696500.pdf.jpg000696500.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1135http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16259/6/000696500.pdf.jpge5a888af64b6a06f95b7fa46b3042eeaMD56000696500-02.pdf.jpg000696500-02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1135http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16259/7/000696500-02.pdf.jpge5a888af64b6a06f95b7fa46b3042eeaMD5710183/162592018-10-15 08:14:38.473oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16259Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T11:14:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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