Bailarinos anfíbios no campo da grande produção em dança : processos de hibridação na Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/192957 |
Resumo: | Este estudo discorre sobre o fazer artístico do bailarino de danças mundializadas inserido no subcampo da grande produção em dança em ambiente de composição contemporânea. A partir da proposição de artistas anfíbios (CANCLINI, 2011) e de características poéticas identificadas no trabalho do bailarino de Kathak Akram Khan (Reino Unido), definiram-se parâmetros para identificar bailarinos anfíbios, sendo estes compreendidos como bailarinos de danças mundializadas os quais desenvolvem a reflexão do sentido contemporâneo de sua prática, desenvolvendo pesquisa de movimento de modo a possibilitar a criação de um corpo lúcido, singular (LOUPPE, 2012). O estudo buscou identificar tais parâmetros, compreendê-los e aplicá-los ao contexto de Porto Alegre, analisando o trabalho de bailarinos da Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre reconhecidos com o perfil anfíbio, buscando compreender quais elementos artísticos, culturais e sociais os tornam únicos e possibilitam a eles a permeabilidade não só no subcampo restrito das danças mundializadas que praticam, mas também no subcampo da grande produção em dança (WEBER, 2011). Trata-se de uma pesquisa em dança realizada a partir dos preceitos dos estudos pós-coloniais aplicados à dança para uma análise não hierarquizante dos dados abordados utilizando a nova etnografia (SAUKKO, 2003) como abordagem metodológica. Os resultados encontrados apontam o bailarino como responsável pela atualização de danças de estilos clássicos e tradicionais a partir da adaptação de seus movimentos para adequação ao discurso corporal inerente a cada composição coreográfica. O estudo apontou o bailarino como agente da atualização de sua técnica exógena, inserindo um sentido contemporâneo a sua prática e afirmando politicamente o potencial artístico dessa dança frente às danças dominantes. |
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Moraes, AndréaDantas, Monica Fagundes2019-04-16T02:34:17Z2018http://hdl.handle.net/10183/192957001088455Este estudo discorre sobre o fazer artístico do bailarino de danças mundializadas inserido no subcampo da grande produção em dança em ambiente de composição contemporânea. A partir da proposição de artistas anfíbios (CANCLINI, 2011) e de características poéticas identificadas no trabalho do bailarino de Kathak Akram Khan (Reino Unido), definiram-se parâmetros para identificar bailarinos anfíbios, sendo estes compreendidos como bailarinos de danças mundializadas os quais desenvolvem a reflexão do sentido contemporâneo de sua prática, desenvolvendo pesquisa de movimento de modo a possibilitar a criação de um corpo lúcido, singular (LOUPPE, 2012). O estudo buscou identificar tais parâmetros, compreendê-los e aplicá-los ao contexto de Porto Alegre, analisando o trabalho de bailarinos da Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre reconhecidos com o perfil anfíbio, buscando compreender quais elementos artísticos, culturais e sociais os tornam únicos e possibilitam a eles a permeabilidade não só no subcampo restrito das danças mundializadas que praticam, mas também no subcampo da grande produção em dança (WEBER, 2011). Trata-se de uma pesquisa em dança realizada a partir dos preceitos dos estudos pós-coloniais aplicados à dança para uma análise não hierarquizante dos dados abordados utilizando a nova etnografia (SAUKKO, 2003) como abordagem metodológica. Os resultados encontrados apontam o bailarino como responsável pela atualização de danças de estilos clássicos e tradicionais a partir da adaptação de seus movimentos para adequação ao discurso corporal inerente a cada composição coreográfica. O estudo apontou o bailarino como agente da atualização de sua técnica exógena, inserindo um sentido contemporâneo a sua prática e afirmando politicamente o potencial artístico dessa dança frente às danças dominantes.This study discusses the practice of dance creation by worlding dancers inserted in the great production dance subfield within the contemporary composition environment. From the notion of amphibian artists (Canclini, 2011) and from features identified in poetic work by kathak dancer Akram Khan (UK) it was found parameters in order to define amphibian dancers.In this work those can be understood as dancers from world dances who develop the reflection of contemporary sense of their practice and develop movement research in order to enable the creation of a lucid and singular body (LOUPPE, 2012).The study sought to identify these parameters, to understand and apply them at the context of Porto Alegre through analyzing the work of dancers from Municipal Dance Company of Porto Alegre recognized with the amphibian profile. By doing this, it seeks to understand what artistic, cultural and social elements turn them unique and give them the permeability, not only in the restricted subfield of worlding dance, but also within great production subfield of dance (WEBER, 2011). That is a dance research based on the precepts of postcolonial studies applied to dance in order to achieve a non-hierarchical analysis of data by using the new ethnography (SAUKKO, 2003) as methodological approach.The results shown the dancer as responsible for updating dances from classic and traditional styles by adapting their movements to fit the choreographic discourse requested for each dance composition.The study pointed to dancers as agent of an updating of their exogenous technique inserting contemporary sense in their practice. In doing so, dancers politically affirming artistic potential of their techniques for the of dances hegemonically well established.application/pdfporDançaHibridação culturalPós-colonialismoDanceAmphibian dancersWorlding dancesHybridizationPost colonialismBailarinos anfíbios no campo da grande produção em dança : processos de hibridação na Companhia Municipal de Dança de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001088455.pdf.txt001088455.pdf.txtExtracted Texttext/plain883384http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/192957/2/001088455.pdf.txtfeeb0e35c50b582e523968db7b7165dcMD52ORIGINAL001088455.pdfTexto completoapplication/pdf3743272http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/192957/1/001088455.pdfb9727064ba0a3315e5bf08b3fe411cfaMD5110183/1929572021-10-04 04:21:13.685505oai:www.lume.ufrgs.br:10183/192957Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-10-04T07:21:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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