Processo de construção e características psicométricas de um instrumento para avaliação da compreensão oral de texto narrativo em crianças da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ricardo Rilton Nogueira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/267070
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida em dois estudos. O primeiro estudo tem como objetivo apresentar as etapas do processo de construção de um instrumento para avaliar a compreensão oral de história em crianças pré-escolares: o Teste de Compreensão Oral de Narrativa (TECONAR). O instrumento é composto por duas tarefas: reconto (reprodução oral da história) e questionário (perguntas literais e inferenciais). Ele foi desenvolvido em 07 etapas: 1) Elaboração da história; 2) Elaboração do questionário; 3) Análise de juízas especialistas; 4) Construção da segunda versão do instrumento; 5) Estudo piloto e análise; 6) Construção da versão final do instrumento e 7) Investigação de evidências psicométricas. Ressalta-se sua aplicabilidade para os contextos clínico, educacional e acadêmico. O segundo estudo objetiva investigar evidências psicométricas iniciais do TECONAR, por meio da avaliação de 50 crianças da Educação Infantil, em escolas públicas de Porto Alegre. Foram comparados os desempenhos dos pré-escolares por ano escolar: Jardim A e Jardim B. Também foram realizadas análises de correlação entre o TECONAR e outros instrumentos neuropsicológicos. Analisaram-se ainda as correlações com as variáveis idade e aspectos familiares (renda, escolaridade dos pais, situação socioeconômica e ambiente de lectoescrita). Ambos os grupos diferiram significativamente quanto ao desempenho nas questões literais e inferenciais. Algumas variáveis do TECONAR se correlacionaram com vocabulário e memória de trabalho, por exemplo, além de apresentarem correlação com outras variáveis, como o ambiente de lectoescrita. Evidências de fidedignidade foram calculadas por meio da consistência interna e se mostraram adequadas.
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spelling Alves, Ricardo Rilton NogueiraSalles, Jerusa Fumagalli de2023-11-11T03:26:30Z2022http://hdl.handle.net/10183/267070001187565A presente dissertação foi desenvolvida em dois estudos. O primeiro estudo tem como objetivo apresentar as etapas do processo de construção de um instrumento para avaliar a compreensão oral de história em crianças pré-escolares: o Teste de Compreensão Oral de Narrativa (TECONAR). O instrumento é composto por duas tarefas: reconto (reprodução oral da história) e questionário (perguntas literais e inferenciais). Ele foi desenvolvido em 07 etapas: 1) Elaboração da história; 2) Elaboração do questionário; 3) Análise de juízas especialistas; 4) Construção da segunda versão do instrumento; 5) Estudo piloto e análise; 6) Construção da versão final do instrumento e 7) Investigação de evidências psicométricas. Ressalta-se sua aplicabilidade para os contextos clínico, educacional e acadêmico. O segundo estudo objetiva investigar evidências psicométricas iniciais do TECONAR, por meio da avaliação de 50 crianças da Educação Infantil, em escolas públicas de Porto Alegre. Foram comparados os desempenhos dos pré-escolares por ano escolar: Jardim A e Jardim B. Também foram realizadas análises de correlação entre o TECONAR e outros instrumentos neuropsicológicos. Analisaram-se ainda as correlações com as variáveis idade e aspectos familiares (renda, escolaridade dos pais, situação socioeconômica e ambiente de lectoescrita). Ambos os grupos diferiram significativamente quanto ao desempenho nas questões literais e inferenciais. Algumas variáveis do TECONAR se correlacionaram com vocabulário e memória de trabalho, por exemplo, além de apresentarem correlação com outras variáveis, como o ambiente de lectoescrita. Evidências de fidedignidade foram calculadas por meio da consistência interna e se mostraram adequadas.The present thesis was developed in two studies. The first study aims to present the stages of the construction process of an instrument to assess the oral comprehension of history in preschool children: the Narrative Oral Comprehension Test (TECONAR). The instrument consists of two tasks: retelling (oral reproduction of the story) and questionnaire (literal and inferential questions). It was developed in 07 stages: 1) Elaboration of the story; 2) Elaboration of the questionnaire; 3) Analysis by expert judges; 4) Construction of the second version of the instrument; 5) Pilot study and analysis; 6) Construction of the final version of the instrument and 7) Investigation of psychometric evidence. Its applicability to clinical, educational and academic contexts is highlighted. The second study aims to investigate initial psychometric evidence of TECONAR, through the evaluation of 50 children from Preschool in public schools in Porto Alegre.The performances of preschoolers by grade were compared: Kindergarten A and Kindergarten B. Correlation analyzes were also performed between TECONAR and other neuropsychological instruments. Correlations with age variables and family aspects (income, parents' education, socioeconomic status and home literacy environment) were also analyzed. Both groups differed significantly in terms of performance on literal and inferential questions. Some TECONAR variables were correlated with vocabulary and working memory, for example, in addition to being correlated with other variables, such as the home literacy environment. Evidence of reliability was calculated through internal consistency and proved to be adequate.application/pdfporAvaliacao neuropsicologicaLinguagem verbalCompreensãoNarrativaConstrução do testeValidade do testePsicometriaCriancas pre-escolaresOral narrative comprehensionPreschoolersNeuropsychological assessmentProcesso de construção e características psicométricas de um instrumento para avaliação da compreensão oral de texto narrativo em crianças da educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001187565.pdf.txt001187565.pdf.txtExtracted Texttext/plain123590http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267070/2/001187565.pdf.txtf2b6ab916604d76511e56ce7de25e2f0MD52ORIGINAL001187565.pdfTexto parcialapplication/pdf457883http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267070/1/001187565.pdf7e5081712eab662f4dcc9741e20058fcMD5110183/2670702023-11-24 04:26:38.907636oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267070Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-11-24T06:26:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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