O gênero textual conto de animais e a compreensão em leitura : a sequência didática e os gestos didáticos como instrumentos de mediação na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queroz, Josiete Cristina Schneider
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/233376
Resumo: A presente pesquisa de doutorado centra-se no processo de formação continuada de professores de alemão para crianças sob o viés dos gestos didáticos e da pesquisa de engenharia didática colaborativa. Partimos da constatação de que no Brasil poucos são os estudos que versam sobre o ensino de língua alemã na educação infantil e ainda mais escassos são aqueles que tratam da formação e da atuação dos professores nesse ambiente. É nesse sentido que possuímos como principal objetivo investigar os gestos didáticos do professor de alemão com relação à didatização do gênero conto de animais durante a prática com sequências didáticas de gênero (SDG) para a Educação Infantil. Para tanto, nos ancoramos nos pressupostos teórico-metodológicos do interacionismo sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 2012; 2006/2009; 2008; SCHNEUWLY; DOLZ, 2004/2013), que prevê o papel decisivo da linguagem no desenvolvimento humano. Além disso, nossas discussões têm como fio condutor a análise das diferentes intervenções didáticas realizadas sobre tarefas centrais, denominadas, na literatura vigente, como “gestos didáticos do professor” (CORDEIRO; SCHNEUWLY, 2007; AEBY DAGHÉ; DOLZ, 2007; SCHNEUWLY, 2009; MESSIAS; DOLZ, 2015). Os dados aqui analisados foram gerados em quatro fases: i) Observação de 10h/aula para delinear como se configura o contexto estudado; ii) cinco encontros colaborativos para tratar de conteúdos pertinentes à formação, como ensino de língua adicional na educação infantil, gêneros textuais, transposição didática, modelo didático de gênero, SDG, produção inicial, final e módulos; iii) análise da SDG coletiva e a iiii) prática das professoras participantes da pesquisa. Portanto, foram geradas gravações em áudio e vídeo: a metade durante as observações e a outra durante a implementação da SDG formulada coletivamente. Dessa forma, analisamos a regência de classe construída pelas colaboradoras e a relação estabelecida no que se refere aos gestos didáticos de regulação presentes em aula. No que se refere aos elementos a ensinar considerados durante as observações, percebemos uma quantidade considerável de gêneros, especialmente orais, porém, em virtude da agenda de atividades dos alunos, as professoras não conseguiram aprofundar as dimensões ensináveis e raras vezes mobilizaram os gestos de regulação das aprendizagens que são relevantes para a construção dos objetos ensinados. Durante os encontros, discutimos textos relevantes para a compreensão do constructo teórico que nos embasa. Em relação à análise da SDG elaborada coletivamente, composta por 31 atividades, percebemos a predominância de Capacidades Linguístico-Discursivas (28, 26%) e as menos mobilizadas foram as Capacidades Discursivas (8,70%). No que se refere ao Circuito Mínimo de Atividades (CMA), todas as seis fases foram contempladas durante a elaboração da SDG. Os resultados da terceira fase da pesquisa apontam para uma possível categorização do gesto de regulação interna em: avaliação diagnóstica durante a apresentação da situação e a PI; Reconstrução do CDA através da tabela SNP; Avaliação inicial das capacidades durante a fase 2 do CMA; A reformulação de comandos; as dimensões não verbais na compreensão em leitura. Já as regulações locais foram categorizadas em: uso de língua materna para o ensino de língua alemã, imitação, reiteração, tipos de perguntas, utilização de imagens ilustrativas, associações e dimensões multimodais. Por fim, percebemos que os gestos didáticos são essenciais, na prática, e possibilitam uma visão minuciosa do métier do professor de língua alemã na EI.
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spelling Queroz, Josiete Cristina SchneiderPupp Spinassé, KarenCordeiro, Glaís Sales2021-12-22T04:29:51Z2021http://hdl.handle.net/10183/233376001135257A presente pesquisa de doutorado centra-se no processo de formação continuada de professores de alemão para crianças sob o viés dos gestos didáticos e da pesquisa de engenharia didática colaborativa. Partimos da constatação de que no Brasil poucos são os estudos que versam sobre o ensino de língua alemã na educação infantil e ainda mais escassos são aqueles que tratam da formação e da atuação dos professores nesse ambiente. É nesse sentido que possuímos como principal objetivo investigar os gestos didáticos do professor de alemão com relação à didatização do gênero conto de animais durante a prática com sequências didáticas de gênero (SDG) para a Educação Infantil. Para tanto, nos ancoramos nos pressupostos teórico-metodológicos do interacionismo sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 2012; 2006/2009; 2008; SCHNEUWLY; DOLZ, 2004/2013), que prevê o papel decisivo da linguagem no desenvolvimento humano. Além disso, nossas discussões têm como fio condutor a análise das diferentes intervenções didáticas realizadas sobre tarefas centrais, denominadas, na literatura vigente, como “gestos didáticos do professor” (CORDEIRO; SCHNEUWLY, 2007; AEBY DAGHÉ; DOLZ, 2007; SCHNEUWLY, 2009; MESSIAS; DOLZ, 2015). Os dados aqui analisados foram gerados em quatro fases: i) Observação de 10h/aula para delinear como se configura o contexto estudado; ii) cinco encontros colaborativos para tratar de conteúdos pertinentes à formação, como ensino de língua adicional na educação infantil, gêneros textuais, transposição didática, modelo didático de gênero, SDG, produção inicial, final e módulos; iii) análise da SDG coletiva e a iiii) prática das professoras participantes da pesquisa. Portanto, foram geradas gravações em áudio e vídeo: a metade durante as observações e a outra durante a implementação da SDG formulada coletivamente. Dessa forma, analisamos a regência de classe construída pelas colaboradoras e a relação estabelecida no que se refere aos gestos didáticos de regulação presentes em aula. No que se refere aos elementos a ensinar considerados durante as observações, percebemos uma quantidade considerável de gêneros, especialmente orais, porém, em virtude da agenda de atividades dos alunos, as professoras não conseguiram aprofundar as dimensões ensináveis e raras vezes mobilizaram os gestos de regulação das aprendizagens que são relevantes para a construção dos objetos ensinados. Durante os encontros, discutimos textos relevantes para a compreensão do constructo teórico que nos embasa. Em relação à análise da SDG elaborada coletivamente, composta por 31 atividades, percebemos a predominância de Capacidades Linguístico-Discursivas (28, 26%) e as menos mobilizadas foram as Capacidades Discursivas (8,70%). No que se refere ao Circuito Mínimo de Atividades (CMA), todas as seis fases foram contempladas durante a elaboração da SDG. Os resultados da terceira fase da pesquisa apontam para uma possível categorização do gesto de regulação interna em: avaliação diagnóstica durante a apresentação da situação e a PI; Reconstrução do CDA através da tabela SNP; Avaliação inicial das capacidades durante a fase 2 do CMA; A reformulação de comandos; as dimensões não verbais na compreensão em leitura. Já as regulações locais foram categorizadas em: uso de língua materna para o ensino de língua alemã, imitação, reiteração, tipos de perguntas, utilização de imagens ilustrativas, associações e dimensões multimodais. Por fim, percebemos que os gestos didáticos são essenciais, na prática, e possibilitam uma visão minuciosa do métier do professor de língua alemã na EI.This doctoral research focuses on the continuing education process of German teachers for children under the bias of didactic gestures and collaborative didactic engineering research. We start from the observation that in Brazil there are few studies that deal with the teaching of the German language in early childhood education and even fewer are those that deal with the formation and performance of teachers in this environment. It is in this sense that our main objective is to investigate the didactic gestures from the german teacher in relation to the didacticization of the animal tale genre during practice with gender didactic sequences (SDG) for Early Childhood Education. Para tanto, nos ancoramos nos pressupostos teóricometodológicos do Interacionismo Sócio-Discursivo (ISD) (BRONCKART, 2012; 2006/2009; 2008; SCHNEUWLY; DOLZ, 2004/2013), which predicts the decisive role of language in human development. In addition, our discussions are guided by the analysis of the different didactic interventions carried out on central tasks, denominated, in the current literature as “teacher's didactic gestures” (CORDEIRO; SCHNEUWLY, 2007; AEBY DAGHÉ; DOLZ, 2007; SCHNEUWLY, 2009; MESSIAS; DOLZ, 2015). The data analyzed here were generated in four phases: i) Observation of 10h/class to outline how the studied context is configured; ii) five collaborative meetings to address content relevant to training, such as teaching additional language in early childhood education, textual genres, didactic transposition, didactic gender model, SDG, initial and final production and modules; iii) analysis of collective SDG and iii) practice of teachers participating in the research. Therefore, audio and video recordings were generated: half during the observations and the other half during the implementation of the collectively formulated SDG. Thus, we analyzed the class regency constructed by the collaborators and the relationship established with regard to the didactic gestures of regulation present in the classroom. With regard to the elements to be taught considered during the observations, we noticed a considerable amount of genres, especially oral, however, due to the schedule of activities of the students, the teachers were not able to deepen the teachable dimensions and rarely mobilized gestures of regulation of learning that are relevant to the construction of the objects taught. During the meetings, we discussed relevant texts for understanding the theoretical construction that supports us. In relation to the analysis of the SDG collectively elaborated, composed of 31 activities, we notice the predominance of Linguistic-Discursive Skills (28, 26%), and the least mobilized were the Discursive Skills (8.70%). With regard to the Minimum Circuit of Activities (CMA) all six phases were covered during the elaboration of the SDG. The results of the third phase of the research point to a possible categorization of the gesture of internal regulation in: diagnostic assessment during the presentation of the situation and IP; Reconstruction of CDA through the table SNP; Initial assessment of capabilities during the phase two of CMA; The reformulation of commands; non-verbal dimensions in reading comprehension. The local regulations were categorized into: use of mother tongue for German language teaching, imitation, reiteration, question types, use of illustrative images, associations and multimodal dimensions. Finally, we realize that didactic gestures are essential, in practice and enable a thorough view of the metier of the German language teacher at EI.application/pdfporFormação de professoresSequência didáticaCompreensão da leituraGestosGêneros textuaisLíngua alemãLinguísticaTeacher trainingGender didactic sequenceMinimum Circuit of ActivitiesReading ComprehensionDidactic Regulation GestureO gênero textual conto de animais e a compreensão em leitura : a sequência didática e os gestos didáticos como instrumentos de mediação na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001135257.pdf.txt001135257.pdf.txtExtracted Texttext/plain657774http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233376/2/001135257.pdf.txt7701f2e8a800a25f588c07522187c3a2MD52ORIGINAL001135257.pdfTexto completoapplication/pdf4586607http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233376/1/001135257.pdfd5ee7475c345a03720b0eb0423b07417MD5110183/2333762024-06-07 06:17:48.461204oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233376Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-06-07T09:17:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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