Poéticas singulares : um estudo sobre a territorialidade na produção artística do grupo de teatro Miseri Coloni, de Caxias do Sul/RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/147617 |
Resumo: | Esta dissertação propõe-se a discorrer sobre a territorialidade presente na produção teatral do grupo Miseri Coloni, de Caxias do Sul/RS, buscando apreender de que maneira o trabalho desenvolvido pelo grupo reverbera na comunidade caxiense por meio de uma produção de subjetividade. Dessa forma, estudar as manifestações artísticas de maneira territorializada significa abarcar sua dimensão cultural-históricageográfica. Para tanto, inicialmente, são abordados aspectos da imigração italiana, visando detectar tradições e costumes que comporiam a identidade deste povo, visto que a linguagem do grupo é construída a partir da cultura italiana, trazida para Caxias do Sul pelos imigrantes. Posteriormente, é apresentada a relação entre os conceitos de identidade, cultura e território, dentro da produção do Miseri Coloni. Em seguida, são utilizadas as proposições de Jorge Dubatti acerca da Poética Comparada, que estuda as manifestações teatrais em sua dimensão territorial, supraterritorial e cartográfica. Ainda dentro da perspectiva de Dubatti, são analisadas três poéticas de diferentes espetáculos do grupo, a saber, Nanetto Pipetta, De Lá Del Mar e In Osteria, por meio da Análise Indutiva, que focaliza o objeto estudado sob diversos ângulos, buscando identificar suas particularidades. Por fim, é estudada como se dá a produção de subjetividade a partir da relação estabelecida entre o grupo e a comunidade caxiense, tendo como aporte os escritos de Félix Guatarri e Suely Rolnik. Esta escrita é fruto de um estudo teórico que contou com as seguintes etapas: revisão bibliográfica, pesquisa de campo, levantamento empírico e análise das poéticas. |
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Demori, Juliana CanaliMassa, Clovis Dias2016-08-25T02:16:10Z2016http://hdl.handle.net/10183/147617001000002Esta dissertação propõe-se a discorrer sobre a territorialidade presente na produção teatral do grupo Miseri Coloni, de Caxias do Sul/RS, buscando apreender de que maneira o trabalho desenvolvido pelo grupo reverbera na comunidade caxiense por meio de uma produção de subjetividade. Dessa forma, estudar as manifestações artísticas de maneira territorializada significa abarcar sua dimensão cultural-históricageográfica. Para tanto, inicialmente, são abordados aspectos da imigração italiana, visando detectar tradições e costumes que comporiam a identidade deste povo, visto que a linguagem do grupo é construída a partir da cultura italiana, trazida para Caxias do Sul pelos imigrantes. Posteriormente, é apresentada a relação entre os conceitos de identidade, cultura e território, dentro da produção do Miseri Coloni. Em seguida, são utilizadas as proposições de Jorge Dubatti acerca da Poética Comparada, que estuda as manifestações teatrais em sua dimensão territorial, supraterritorial e cartográfica. Ainda dentro da perspectiva de Dubatti, são analisadas três poéticas de diferentes espetáculos do grupo, a saber, Nanetto Pipetta, De Lá Del Mar e In Osteria, por meio da Análise Indutiva, que focaliza o objeto estudado sob diversos ângulos, buscando identificar suas particularidades. Por fim, é estudada como se dá a produção de subjetividade a partir da relação estabelecida entre o grupo e a comunidade caxiense, tendo como aporte os escritos de Félix Guatarri e Suely Rolnik. Esta escrita é fruto de um estudo teórico que contou com as seguintes etapas: revisão bibliográfica, pesquisa de campo, levantamento empírico e análise das poéticas.Este trabajo se propone discutir la territorialidad presente en la producción teatral de grupo Miseri Coloni, de Caxias do Sul / RS, buscando comprender las formas en que la labor del grupo de reverbera en la comunidad de Caxias a través de una producción de subjetividad. Estudiar las manifestaciones artísticas de forma territorializada significa abrazar su dimensión histórico-cultural-geográfica. Por lo tanto, inicialmente, se tratan aspectos de la inmigración italiana a fin de detectar las tradiciones y costumbres que conformarían la identidad de este pueblo, ya que el lenguaje del grupo se construye desde la cultura italiana, traída a Caxias do Sul por inmigrantes. Después, se muestra la relación entre los conceptos de identidad, la cultura y el territorio dentro de la producción de lo Miseri Coloni. Luego se utilizan las proposiciones de Jorge Dubatti sobre la Poética Comparada que estudia los acontecimientos teatrales en su dimensión territorial, supra-territorial y cartografica. Dentro de la perspectiva de Dubatti, se analizan tres poéticas de diferentes espectáculos del grupo, a saber Nanetto Pipetta, De Lá Del Mar y In Osteria, a través del Análisis Inductivo que se centra en el tema estudiado desde diversos ángulos a fin de identificar sus particularidades. Por último, se estudia cómo es la producción de subjetividad desde la relación entre el grupo y la comunidad dela ciudad de Caxias do Sul tomando como aporte los escritos de Félix Guattari y Suely Rolnik. Este escrito es el resultado de un estudio teórico que incluye las siguientes etapas: revisión de la literatura, investigación de campo, la encuesta empírica y análisis de la poética.application/zipapplication/pdfporMíseri Coloni (Grupo de teatro)TerritorialidadeProdução teatralSubjetividadeTerritorialidadMiseri ColoniAnálisis inductivoSubjetividadPoéticas singulares : um estudo sobre a territorialidade na produção artística do grupo de teatro Miseri Coloni, de Caxias do Sul/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001000002.pdf001000002.pdfTexto completoapplication/pdf6173128http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147617/1/001000002.pdf77e7eb1baba66e42a0e16d55f31e9fddMD51001000002.zip001000002.zipVídeoapplication/zip791313729http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147617/2/001000002.zipefc4d38b0d98c23218222d30f7192edfMD52TEXT001000002.pdf.txt001000002.pdf.txtExtracted Texttext/plain343115http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147617/3/001000002.pdf.txtd1d397b4e306c27a694cb45a872289c2MD53THUMBNAIL001000002.pdf.jpg001000002.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147617/4/001000002.pdf.jpgdf724c9579d560c397a803ae8bcc186cMD5410183/1476172018-10-29 08:39:39.956oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147617Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-29T11:39:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Esta dissertação propõe-se a discorrer sobre a territorialidade presente na produção teatral do grupo Miseri Coloni, de Caxias do Sul/RS, buscando apreender de que maneira o trabalho desenvolvido pelo grupo reverbera na comunidade caxiense por meio de uma produção de subjetividade. Dessa forma, estudar as manifestações artísticas de maneira territorializada significa abarcar sua dimensão cultural-históricageográfica. Para tanto, inicialmente, são abordados aspectos da imigração italiana, visando detectar tradições e costumes que comporiam a identidade deste povo, visto que a linguagem do grupo é construída a partir da cultura italiana, trazida para Caxias do Sul pelos imigrantes. Posteriormente, é apresentada a relação entre os conceitos de identidade, cultura e território, dentro da produção do Miseri Coloni. Em seguida, são utilizadas as proposições de Jorge Dubatti acerca da Poética Comparada, que estuda as manifestações teatrais em sua dimensão territorial, supraterritorial e cartográfica. Ainda dentro da perspectiva de Dubatti, são analisadas três poéticas de diferentes espetáculos do grupo, a saber, Nanetto Pipetta, De Lá Del Mar e In Osteria, por meio da Análise Indutiva, que focaliza o objeto estudado sob diversos ângulos, buscando identificar suas particularidades. Por fim, é estudada como se dá a produção de subjetividade a partir da relação estabelecida entre o grupo e a comunidade caxiense, tendo como aporte os escritos de Félix Guatarri e Suely Rolnik. Esta escrita é fruto de um estudo teórico que contou com as seguintes etapas: revisão bibliográfica, pesquisa de campo, levantamento empírico e análise das poéticas. |
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