Licenciados em computação e saberes pedagógicos : cobranças de uma pedagogia da ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quim, Osmar
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95761
Resumo: A presente pesquisa nasceu com o objetivo de investigar os saberes pedagógicos dos licenciados em computação, professores iniciantes, egressos do Curso de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus de Alto Araguaia. A partir da inserção na área da informática educativa, observou-se que a informática é utilizada em sala de aula vinculada à vertente tradicional do ensino, sendo o computador visto apenas como um novo suporte aos conteúdos escolares. Partindo dessa observação inicial, considerou-se importante identificar os saberes pedagógicos dos licenciados em computação mobilizados em sua prática diária. Tendo como escopo a relação entre informática e educação, manteve-se presente a ideia de que a inserção da informática na escola e nos currículos escolares deve ser pensada a partir de uma prática pedagógica renovada, entendida como construtivista. As dificuldades encontradas na formação dos professores para a utilização da informática na escola sugere que o licenciado em computação seria o profissional mais qualificado para essa empreitada. Definidos os sujeitos da pesquisa e a metodologia clínica piagetiana como referência, realizaram-se três momentos complementares na coleta de dados. O primeiro, denominado de entrevista exploratória, constitui-se de uma entrevista semiestruturada, pela qual buscou-se identificar as concepções dos licenciados em computação em relação ao planejamento, aluno, professor, aprendizagem, avaliação e teoria. No segundo momento foram observadas as aulas dos licenciados selecionados num total variável entre seis a doze aulas de cada sujeito. O terceiro momento, a entrevista final, foi realizado tomando como referência os momentos anteriores com o objetivo de esclarecer ou complementar as informações obtidas. As análises dos dados foram realizadas a partir da teoria construtivista piagetiana, trazendo a colaboração de diversos autores que discutem o construtivismo como prática pedagógica passível de ser realizada nas escolas. Na primeira parte das análises, denominada de introdução, buscou-se proporcionar uma visão geral da prática dos licenciados em computação. Na segunda, foram realizadas as análises, que tiveram como referência os temas previamente definidos no roteiro de entrevista, aproximando os dados mais recorrentes e apresentando o relato de situações observadas em sala de aula. Após o cruzamento dos dados pode-se afirmar que os licenciados em computação apresentam, em seus discursos, concepções de teorias pedagógicas, entretanto, na prática apresentam uma pedagogia marcadamente diretiva. Em relação à utilização do computador, os licenciados utilizam-no esporadicamente com os alunos e de uma maneira bastante tecnicista. O computador é utilizado também para descomplicar o trabalho docente na preparação das aulas em slides, a fim de dar agilidade à aula e, segundo os sujeitos, prender a atenção dos alunos.
id URGS_96993801263edde77cc0629eac915b8a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95761
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Quim, OsmarBecker, Fernando2014-05-30T02:06:05Z2014http://hdl.handle.net/10183/95761000918522A presente pesquisa nasceu com o objetivo de investigar os saberes pedagógicos dos licenciados em computação, professores iniciantes, egressos do Curso de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus de Alto Araguaia. A partir da inserção na área da informática educativa, observou-se que a informática é utilizada em sala de aula vinculada à vertente tradicional do ensino, sendo o computador visto apenas como um novo suporte aos conteúdos escolares. Partindo dessa observação inicial, considerou-se importante identificar os saberes pedagógicos dos licenciados em computação mobilizados em sua prática diária. Tendo como escopo a relação entre informática e educação, manteve-se presente a ideia de que a inserção da informática na escola e nos currículos escolares deve ser pensada a partir de uma prática pedagógica renovada, entendida como construtivista. As dificuldades encontradas na formação dos professores para a utilização da informática na escola sugere que o licenciado em computação seria o profissional mais qualificado para essa empreitada. Definidos os sujeitos da pesquisa e a metodologia clínica piagetiana como referência, realizaram-se três momentos complementares na coleta de dados. O primeiro, denominado de entrevista exploratória, constitui-se de uma entrevista semiestruturada, pela qual buscou-se identificar as concepções dos licenciados em computação em relação ao planejamento, aluno, professor, aprendizagem, avaliação e teoria. No segundo momento foram observadas as aulas dos licenciados selecionados num total variável entre seis a doze aulas de cada sujeito. O terceiro momento, a entrevista final, foi realizado tomando como referência os momentos anteriores com o objetivo de esclarecer ou complementar as informações obtidas. As análises dos dados foram realizadas a partir da teoria construtivista piagetiana, trazendo a colaboração de diversos autores que discutem o construtivismo como prática pedagógica passível de ser realizada nas escolas. Na primeira parte das análises, denominada de introdução, buscou-se proporcionar uma visão geral da prática dos licenciados em computação. Na segunda, foram realizadas as análises, que tiveram como referência os temas previamente definidos no roteiro de entrevista, aproximando os dados mais recorrentes e apresentando o relato de situações observadas em sala de aula. Após o cruzamento dos dados pode-se afirmar que os licenciados em computação apresentam, em seus discursos, concepções de teorias pedagógicas, entretanto, na prática apresentam uma pedagogia marcadamente diretiva. Em relação à utilização do computador, os licenciados utilizam-no esporadicamente com os alunos e de uma maneira bastante tecnicista. O computador é utilizado também para descomplicar o trabalho docente na preparação das aulas em slides, a fim de dar agilidade à aula e, segundo os sujeitos, prender a atenção dos alunos.The research at first aimed to investigate the pedagogical knowledge of Computer Science graduates, beginning teachers, egresses of Computer Science graduation course of Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus de Alto Araguaia. Starting from the insertion in computer education, it was observed that the computer is used in the classrooms linked to a traditional way of teaching, being the computer just a new tool support to school contents. Since this initial observation it was considered relevant to identify the pedagogical knowledge of graduates in Computer Science mobilized in their daily practice. Based on the relationship between informatics and education, it was kept the idea that the insertion of computing in schools and into the curriculum should be thought since a renewed pedagogical practice known as constructivist. The difficulties found in the teacher‟s formation relating to the use of informatics in schools suggest that the graduates in Computer Science would be the most appropriated expertise in the field. Defined the research subjects and the Piagetian clinical methodology as reference it was done three complementary moments in order to collect the data. The first moment, named exploratory interview, was a semi structure interview, which aimed to identify the conceptions of graduates in Computer Science relating to planning, student, teacher, teaching, evaluation and theory. The second moment the classes of the graduates selected in a total variable of six to twelve classes of each subject were observed. The third moment, a final interview, was done having as reference the previous moments aiming to clarify or complement the obtained information. The analyses of data were done based on Piagetian constructivist theory, with the collaboration of other authors who discuss constructivism as a pedagogical practice possible to be done in schools. The first part called introduction, it was proposed a practice general overview of Computer Science graduates. The second part the analyses were done, having as references the issues previously defined in the interviews, approximating the most recurrent data and presenting the situations observed into the classrooms. After crossing the data it was possible to affirm that the graduates in Computer Science present in their discourses, conceptions of pedagogical theories, therefore in their daily practice present a notably directive pedagogy. Relating to the use of computer, the graduates seldom use them with the students and basically in a technical manner. The computer is also used to make the teacher‟s work easier to prepare classes and slides, in order to accelerate classes and according to the subjects get the attention of the students.application/pdfporInformática na educaçãoConstrutivismoComputer scienceEducationConstructivismLicenciados em computação e saberes pedagógicos : cobranças de uma pedagogia da açãoCurriculum guidelines for basic education of Mato Grosso : analysis of policies as text and discourseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000918522.pdf000918522.pdfTexto completoapplication/pdf1123773http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95761/1/000918522.pdfe0e962b1a9e63c09fe289bc968e5d595MD51TEXT000918522.pdf.txt000918522.pdf.txtExtracted Texttext/plain415634http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95761/2/000918522.pdf.txtaab5a6b2034e7cbd1eecb2c5527745e4MD52THUMBNAIL000918522.pdf.jpg000918522.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95761/3/000918522.pdf.jpgef62d75305f2ac427de1d6b845f2f0ceMD5310183/957612018-10-15 07:52:18.056oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95761Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T10:52:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Licenciados em computação e saberes pedagógicos : cobranças de uma pedagogia da ação
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Curriculum guidelines for basic education of Mato Grosso : analysis of policies as text and discourse
title Licenciados em computação e saberes pedagógicos : cobranças de uma pedagogia da ação
spellingShingle Licenciados em computação e saberes pedagógicos : cobranças de uma pedagogia da ação
Quim, Osmar
Informática na educação
Construtivismo
Computer science
Education
Constructivism
title_short Licenciados em computação e saberes pedagógicos : cobranças de uma pedagogia da ação
title_full Licenciados em computação e saberes pedagógicos : cobranças de uma pedagogia da ação
title_fullStr Licenciados em computação e saberes pedagógicos : cobranças de uma pedagogia da ação
title_full_unstemmed Licenciados em computação e saberes pedagógicos : cobranças de uma pedagogia da ação
title_sort Licenciados em computação e saberes pedagógicos : cobranças de uma pedagogia da ação
author Quim, Osmar
author_facet Quim, Osmar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quim, Osmar
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Becker, Fernando
contributor_str_mv Becker, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Informática na educação
Construtivismo
topic Informática na educação
Construtivismo
Computer science
Education
Constructivism
dc.subject.eng.fl_str_mv Computer science
Education
Constructivism
description A presente pesquisa nasceu com o objetivo de investigar os saberes pedagógicos dos licenciados em computação, professores iniciantes, egressos do Curso de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus de Alto Araguaia. A partir da inserção na área da informática educativa, observou-se que a informática é utilizada em sala de aula vinculada à vertente tradicional do ensino, sendo o computador visto apenas como um novo suporte aos conteúdos escolares. Partindo dessa observação inicial, considerou-se importante identificar os saberes pedagógicos dos licenciados em computação mobilizados em sua prática diária. Tendo como escopo a relação entre informática e educação, manteve-se presente a ideia de que a inserção da informática na escola e nos currículos escolares deve ser pensada a partir de uma prática pedagógica renovada, entendida como construtivista. As dificuldades encontradas na formação dos professores para a utilização da informática na escola sugere que o licenciado em computação seria o profissional mais qualificado para essa empreitada. Definidos os sujeitos da pesquisa e a metodologia clínica piagetiana como referência, realizaram-se três momentos complementares na coleta de dados. O primeiro, denominado de entrevista exploratória, constitui-se de uma entrevista semiestruturada, pela qual buscou-se identificar as concepções dos licenciados em computação em relação ao planejamento, aluno, professor, aprendizagem, avaliação e teoria. No segundo momento foram observadas as aulas dos licenciados selecionados num total variável entre seis a doze aulas de cada sujeito. O terceiro momento, a entrevista final, foi realizado tomando como referência os momentos anteriores com o objetivo de esclarecer ou complementar as informações obtidas. As análises dos dados foram realizadas a partir da teoria construtivista piagetiana, trazendo a colaboração de diversos autores que discutem o construtivismo como prática pedagógica passível de ser realizada nas escolas. Na primeira parte das análises, denominada de introdução, buscou-se proporcionar uma visão geral da prática dos licenciados em computação. Na segunda, foram realizadas as análises, que tiveram como referência os temas previamente definidos no roteiro de entrevista, aproximando os dados mais recorrentes e apresentando o relato de situações observadas em sala de aula. Após o cruzamento dos dados pode-se afirmar que os licenciados em computação apresentam, em seus discursos, concepções de teorias pedagógicas, entretanto, na prática apresentam uma pedagogia marcadamente diretiva. Em relação à utilização do computador, os licenciados utilizam-no esporadicamente com os alunos e de uma maneira bastante tecnicista. O computador é utilizado também para descomplicar o trabalho docente na preparação das aulas em slides, a fim de dar agilidade à aula e, segundo os sujeitos, prender a atenção dos alunos.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-30T02:06:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95761
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000918522
url http://hdl.handle.net/10183/95761
identifier_str_mv 000918522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95761/1/000918522.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95761/2/000918522.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95761/3/000918522.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e0e962b1a9e63c09fe289bc968e5d595
aab5a6b2034e7cbd1eecb2c5527745e4
ef62d75305f2ac427de1d6b845f2f0ce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085286511640576