Os saberes psi no discurso da Educação Matemática : repensando as práticas de memorização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/217124 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo problematizar a memorização no ensino de Matemática a partir dos discursos advindos dos saberes psi, como é o caso do construtivismo. Especialmente o enunciado que afirma que o aluno é construtor do conhecimento e que o professor não deve oferecer algo pronto para que o estudante apenas memorize, adquiriu força e mobilizou novas estratégias, como é o caso do uso de materiais concretos no ensino de Matemática. Assim, alguns enunciados são produzidos ou reforçados por estas teorias: "deve-se considerar o conhecimento prévio do aluno"; "é preciso trabalhar com as emoções em sala de aula, substituindo o medo pelo prazer de aprender"; "é necessário desenvolver os diversos tipos de memória", dentre outros. O material da pesquisa compreende 26 exemplares da Revista Nova Escola, analisados a partir da análise do discurso em uma perspectiva foucaultiana. |
id |
UFRGS-2_5c99e74fa750acdaaf30f0ef846f2b7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217124 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sartori, Alice Stephanie TapiaDuarte, Cláudia Glavam2021-01-07T04:17:16Z20202318-6674http://hdl.handle.net/10183/217124001116503Este artigo tem como objetivo problematizar a memorização no ensino de Matemática a partir dos discursos advindos dos saberes psi, como é o caso do construtivismo. Especialmente o enunciado que afirma que o aluno é construtor do conhecimento e que o professor não deve oferecer algo pronto para que o estudante apenas memorize, adquiriu força e mobilizou novas estratégias, como é o caso do uso de materiais concretos no ensino de Matemática. Assim, alguns enunciados são produzidos ou reforçados por estas teorias: "deve-se considerar o conhecimento prévio do aluno"; "é preciso trabalhar com as emoções em sala de aula, substituindo o medo pelo prazer de aprender"; "é necessário desenvolver os diversos tipos de memória", dentre outros. O material da pesquisa compreende 26 exemplares da Revista Nova Escola, analisados a partir da análise do discurso em uma perspectiva foucaultiana.This article aims to problematize memorization in the teaching of Mathematics from the discourses arising from "psi" knowledge, as is the case with constructivism. Especially the statement that the student is a builder of knowledge and that the teacher should not offer something ready for the student to just memorize, did acquire strength and mobilized new strategies, such as the use of concrete materials in the teaching of Mathematics. Thus, some statements are produced or reinforced by these theories: "the student's prior knowledge must be considered"; "It is necessary to work with emotions in the classroom, replacing fear with the pleasure of learning"; "It is necessary to develop the different types of memory", among others. The research material comprises 26 copies of the Revista Nova Escola, studied from the analysis of the discourse in a Foucauldian perspective.application/pdfporEducação Matemática Debate [recurso eletrônico]. Montes Claros, MG : Universidade Estadual de Montes Claros, 2020. Vol. 4 (2020), 21 p.ConstrutivismoEducação MatemáticaConstructivismMathematics EducationOs saberes psi no discurso da Educação Matemática : repensando as práticas de memorização"Psi" knowledge in the discourse of Mathematics Education : rethinking the practices of memorizationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116503.pdf.txt001116503.pdf.txtExtracted Texttext/plain63687http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217124/2/001116503.pdf.txt18f39a1abe6821d97877bf405e19c543MD52ORIGINAL001116503.pdfTexto completoapplication/pdf342474http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217124/1/001116503.pdfdde698db0bcf26ddcdc86a70e86c5762MD5110183/2171242021-08-18 04:51:07.914786oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217124Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:51:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os saberes psi no discurso da Educação Matemática : repensando as práticas de memorização |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
"Psi" knowledge in the discourse of Mathematics Education : rethinking the practices of memorization |
title |
Os saberes psi no discurso da Educação Matemática : repensando as práticas de memorização |
spellingShingle |
Os saberes psi no discurso da Educação Matemática : repensando as práticas de memorização Sartori, Alice Stephanie Tapia Construtivismo Educação Matemática Constructivism Mathematics Education |
title_short |
Os saberes psi no discurso da Educação Matemática : repensando as práticas de memorização |
title_full |
Os saberes psi no discurso da Educação Matemática : repensando as práticas de memorização |
title_fullStr |
Os saberes psi no discurso da Educação Matemática : repensando as práticas de memorização |
title_full_unstemmed |
Os saberes psi no discurso da Educação Matemática : repensando as práticas de memorização |
title_sort |
Os saberes psi no discurso da Educação Matemática : repensando as práticas de memorização |
author |
Sartori, Alice Stephanie Tapia |
author_facet |
Sartori, Alice Stephanie Tapia Duarte, Cláudia Glavam |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Cláudia Glavam |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sartori, Alice Stephanie Tapia Duarte, Cláudia Glavam |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Construtivismo Educação Matemática |
topic |
Construtivismo Educação Matemática Constructivism Mathematics Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Constructivism Mathematics Education |
description |
Este artigo tem como objetivo problematizar a memorização no ensino de Matemática a partir dos discursos advindos dos saberes psi, como é o caso do construtivismo. Especialmente o enunciado que afirma que o aluno é construtor do conhecimento e que o professor não deve oferecer algo pronto para que o estudante apenas memorize, adquiriu força e mobilizou novas estratégias, como é o caso do uso de materiais concretos no ensino de Matemática. Assim, alguns enunciados são produzidos ou reforçados por estas teorias: "deve-se considerar o conhecimento prévio do aluno"; "é preciso trabalhar com as emoções em sala de aula, substituindo o medo pelo prazer de aprender"; "é necessário desenvolver os diversos tipos de memória", dentre outros. O material da pesquisa compreende 26 exemplares da Revista Nova Escola, analisados a partir da análise do discurso em uma perspectiva foucaultiana. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-07T04:17:16Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/217124 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2318-6674 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001116503 |
identifier_str_mv |
2318-6674 001116503 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/217124 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Matemática Debate [recurso eletrônico]. Montes Claros, MG : Universidade Estadual de Montes Claros, 2020. Vol. 4 (2020), 21 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217124/2/001116503.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217124/1/001116503.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
18f39a1abe6821d97877bf405e19c543 dde698db0bcf26ddcdc86a70e86c5762 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225006102872064 |