Os saberes psi no discurso da Educação Matemática : repensando as práticas de memorização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sartori, Alice Stephanie Tapia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Duarte, Cláudia Glavam
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/217124
Resumo: Este artigo tem como objetivo problematizar a memorização no ensino de Matemática a partir dos discursos advindos dos saberes psi, como é o caso do construtivismo. Especialmente o enunciado que afirma que o aluno é construtor do conhecimento e que o professor não deve oferecer algo pronto para que o estudante apenas memorize, adquiriu força e mobilizou novas estratégias, como é o caso do uso de materiais concretos no ensino de Matemática. Assim, alguns enunciados são produzidos ou reforçados por estas teorias: "deve-se considerar o conhecimento prévio do aluno"; "é preciso trabalhar com as emoções em sala de aula, substituindo o medo pelo prazer de aprender"; "é necessário desenvolver os diversos tipos de memória", dentre outros. O material da pesquisa compreende 26 exemplares da Revista Nova Escola, analisados a partir da análise do discurso em uma perspectiva foucaultiana.
id UFRGS-2_5c99e74fa750acdaaf30f0ef846f2b7c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217124
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sartori, Alice Stephanie TapiaDuarte, Cláudia Glavam2021-01-07T04:17:16Z20202318-6674http://hdl.handle.net/10183/217124001116503Este artigo tem como objetivo problematizar a memorização no ensino de Matemática a partir dos discursos advindos dos saberes psi, como é o caso do construtivismo. Especialmente o enunciado que afirma que o aluno é construtor do conhecimento e que o professor não deve oferecer algo pronto para que o estudante apenas memorize, adquiriu força e mobilizou novas estratégias, como é o caso do uso de materiais concretos no ensino de Matemática. Assim, alguns enunciados são produzidos ou reforçados por estas teorias: "deve-se considerar o conhecimento prévio do aluno"; "é preciso trabalhar com as emoções em sala de aula, substituindo o medo pelo prazer de aprender"; "é necessário desenvolver os diversos tipos de memória", dentre outros. O material da pesquisa compreende 26 exemplares da Revista Nova Escola, analisados a partir da análise do discurso em uma perspectiva foucaultiana.This article aims to problematize memorization in the teaching of Mathematics from the discourses arising from "psi" knowledge, as is the case with constructivism. Especially the statement that the student is a builder of knowledge and that the teacher should not offer something ready for the student to just memorize, did acquire strength and mobilized new strategies, such as the use of concrete materials in the teaching of Mathematics. Thus, some statements are produced or reinforced by these theories: "the student's prior knowledge must be considered"; "It is necessary to work with emotions in the classroom, replacing fear with the pleasure of learning"; "It is necessary to develop the different types of memory", among others. The research material comprises 26 copies of the Revista Nova Escola, studied from the analysis of the discourse in a Foucauldian perspective.application/pdfporEducação Matemática Debate [recurso eletrônico]. Montes Claros, MG : Universidade Estadual de Montes Claros, 2020. Vol. 4 (2020), 21 p.ConstrutivismoEducação MatemáticaConstructivismMathematics EducationOs saberes psi no discurso da Educação Matemática : repensando as práticas de memorização"Psi" knowledge in the discourse of Mathematics Education : rethinking the practices of memorizationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116503.pdf.txt001116503.pdf.txtExtracted Texttext/plain63687http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217124/2/001116503.pdf.txt18f39a1abe6821d97877bf405e19c543MD52ORIGINAL001116503.pdfTexto completoapplication/pdf342474http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217124/1/001116503.pdfdde698db0bcf26ddcdc86a70e86c5762MD5110183/2171242021-08-18 04:51:07.914786oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217124Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:51:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os saberes psi no discurso da Educação Matemática : repensando as práticas de memorização
dc.title.alternative.en.fl_str_mv "Psi" knowledge in the discourse of Mathematics Education : rethinking the practices of memorization
title Os saberes psi no discurso da Educação Matemática : repensando as práticas de memorização
spellingShingle Os saberes psi no discurso da Educação Matemática : repensando as práticas de memorização
Sartori, Alice Stephanie Tapia
Construtivismo
Educação Matemática
Constructivism
Mathematics Education
title_short Os saberes psi no discurso da Educação Matemática : repensando as práticas de memorização
title_full Os saberes psi no discurso da Educação Matemática : repensando as práticas de memorização
title_fullStr Os saberes psi no discurso da Educação Matemática : repensando as práticas de memorização
title_full_unstemmed Os saberes psi no discurso da Educação Matemática : repensando as práticas de memorização
title_sort Os saberes psi no discurso da Educação Matemática : repensando as práticas de memorização
author Sartori, Alice Stephanie Tapia
author_facet Sartori, Alice Stephanie Tapia
Duarte, Cláudia Glavam
author_role author
author2 Duarte, Cláudia Glavam
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sartori, Alice Stephanie Tapia
Duarte, Cláudia Glavam
dc.subject.por.fl_str_mv Construtivismo
Educação Matemática
topic Construtivismo
Educação Matemática
Constructivism
Mathematics Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Constructivism
Mathematics Education
description Este artigo tem como objetivo problematizar a memorização no ensino de Matemática a partir dos discursos advindos dos saberes psi, como é o caso do construtivismo. Especialmente o enunciado que afirma que o aluno é construtor do conhecimento e que o professor não deve oferecer algo pronto para que o estudante apenas memorize, adquiriu força e mobilizou novas estratégias, como é o caso do uso de materiais concretos no ensino de Matemática. Assim, alguns enunciados são produzidos ou reforçados por estas teorias: "deve-se considerar o conhecimento prévio do aluno"; "é preciso trabalhar com as emoções em sala de aula, substituindo o medo pelo prazer de aprender"; "é necessário desenvolver os diversos tipos de memória", dentre outros. O material da pesquisa compreende 26 exemplares da Revista Nova Escola, analisados a partir da análise do discurso em uma perspectiva foucaultiana.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-07T04:17:16Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/217124
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2318-6674
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001116503
identifier_str_mv 2318-6674
001116503
url http://hdl.handle.net/10183/217124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação Matemática Debate [recurso eletrônico]. Montes Claros, MG : Universidade Estadual de Montes Claros, 2020. Vol. 4 (2020), 21 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217124/2/001116503.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217124/1/001116503.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 18f39a1abe6821d97877bf405e19c543
dde698db0bcf26ddcdc86a70e86c5762
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225006102872064