Rastreabilidade na cadeia da carne bovina no Rio Grande do Sul : percepções dos atores e análise multicritério para tomada de decisão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/266984 |
Resumo: | Globalmente, identificação individual animal e rastreabilidade são reconhecidas como importantes componentes de segurança do alimento, manejo e saúde dos animais, determinação de origem, traceback, certificação e comércio, da mesma forma que desempenha um fundamental papel no controle de emergências sanitárias. A dificuldade do entendimento, a complexidade dos processos e os diferentes objetivos envolvidos, associados com frequentes alterações na legislação brasileira, determinam uma baixa adesão ao sistema voluntário brasileiro. Este trabalho buscou inicialmente a percepção de produtores rurais, membros e colaboradores do serviço veterinário oficial (SVO) do estado do Rio Grande do Sul e a correlação de seus perfis com conceitos e tendências de adoção ou rejeição da rastreabilidade. Os resultados indicaram uma simetria de entendimento entre os dois tipos de público alvo. Foi observado que os produtores mais jovens têm uma percepção mais dirigida aos conceitos de saúde, bem estar animal e sustentabilidade. De modo geral, produtores consideram a legislação, uso de tecnologia e desempenho do serviço veterinário oficial como os principais aspectos na governança pública do processo, e a melhoria da imagem do produto e do país como a principal oportunidade. A partir dos resultados preliminares de percepção, o estudo utilizou uma análise multicritério para a tomada de decisão (MCDA, em inglês) com dez representantes de segmentos da cadeia produtiva da carne bovina do Rio Grande do Sul. Mediante a estruturação do problema, foram apresentados aos experts, critérios (7) e alternativas (10), capazes de identificar potenciais soluções para o aumento do engajamento da rastreabilidade regional. A análise resultou nas seguintes perspectivas, definidas pelas intervenções propostas: i) implementação de um escopo legal regional; ii) uso da ferramenta para distensionar a relação entre produtor e indústria; iii) implementação de um esquema de identificação animal por geração nascida por ano; iv) instrumento para gestão da propriedade e certificação. Os mecanismos atuais de fomento à rastreabilidade como a adesão ao SISBOV e bônus de compensação não foram definidos como intervenções eficientes. Os atores da cadeia produtiva do Rio Grande do Sul valorizaram as propostas baseadas em um marco legal, não essencialmente novo, mas gradual, regional e menos burocrático. Percebemos que é preciso trilhar novos caminhos de forma articulada e multidisciplinar, como a identificação na geração de bezerros nascidos e o estreitamento das relações entre o produtor e a indústria. Assim, este trabalho subsidia a tomada de decisão para a construção conjunta de uma política pública regional voltada para a melhoria da rastreabilidade, gerando oportunidades competitivas, definindo o estado como o maior player em controle animal e garantindo melhor posicionamento nos mercados. |
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Suñé, Anna Isabel Caputti PereiraBarcellos, Julio Otavio Jardim2023-11-11T03:24:04Z2023http://hdl.handle.net/10183/266984001187175Globalmente, identificação individual animal e rastreabilidade são reconhecidas como importantes componentes de segurança do alimento, manejo e saúde dos animais, determinação de origem, traceback, certificação e comércio, da mesma forma que desempenha um fundamental papel no controle de emergências sanitárias. A dificuldade do entendimento, a complexidade dos processos e os diferentes objetivos envolvidos, associados com frequentes alterações na legislação brasileira, determinam uma baixa adesão ao sistema voluntário brasileiro. Este trabalho buscou inicialmente a percepção de produtores rurais, membros e colaboradores do serviço veterinário oficial (SVO) do estado do Rio Grande do Sul e a correlação de seus perfis com conceitos e tendências de adoção ou rejeição da rastreabilidade. Os resultados indicaram uma simetria de entendimento entre os dois tipos de público alvo. Foi observado que os produtores mais jovens têm uma percepção mais dirigida aos conceitos de saúde, bem estar animal e sustentabilidade. De modo geral, produtores consideram a legislação, uso de tecnologia e desempenho do serviço veterinário oficial como os principais aspectos na governança pública do processo, e a melhoria da imagem do produto e do país como a principal oportunidade. A partir dos resultados preliminares de percepção, o estudo utilizou uma análise multicritério para a tomada de decisão (MCDA, em inglês) com dez representantes de segmentos da cadeia produtiva da carne bovina do Rio Grande do Sul. Mediante a estruturação do problema, foram apresentados aos experts, critérios (7) e alternativas (10), capazes de identificar potenciais soluções para o aumento do engajamento da rastreabilidade regional. A análise resultou nas seguintes perspectivas, definidas pelas intervenções propostas: i) implementação de um escopo legal regional; ii) uso da ferramenta para distensionar a relação entre produtor e indústria; iii) implementação de um esquema de identificação animal por geração nascida por ano; iv) instrumento para gestão da propriedade e certificação. Os mecanismos atuais de fomento à rastreabilidade como a adesão ao SISBOV e bônus de compensação não foram definidos como intervenções eficientes. Os atores da cadeia produtiva do Rio Grande do Sul valorizaram as propostas baseadas em um marco legal, não essencialmente novo, mas gradual, regional e menos burocrático. Percebemos que é preciso trilhar novos caminhos de forma articulada e multidisciplinar, como a identificação na geração de bezerros nascidos e o estreitamento das relações entre o produtor e a indústria. Assim, este trabalho subsidia a tomada de decisão para a construção conjunta de uma política pública regional voltada para a melhoria da rastreabilidade, gerando oportunidades competitivas, definindo o estado como o maior player em controle animal e garantindo melhor posicionamento nos mercados.Globally, individual animal identification and traceability are recognized as important components of food safety, animal management and health, origin determination, traceback, certification and trade, just as it plays a fundamental role in controlling health emergencies. The difficulty of understanding and the complexity of the processes, associated with constant changes in Brazilian legislation, determine a low adherence to the Brazilian voluntary system. This work initially researched the perception of rural producers, members and collaborators of the official veterinary service (SVO) in the state of Rio Grande do Sul (RS) and the correlation of their profiles with concepts and trends of adoption or rejection of traceability. The results indicated symmetry of understanding between the two types of target interviewed. It was observed that younger producers have a perception more directed towards the concepts of health, animal welfare and sustainability. In general, producers consider the legislation, use of technology and performance of the official veterinary service as the main aspects in the public governance of the process, and the improvement of the image of the product and the country as the main opportunity. From the preliminary perception results, the study used a multiple criteria analysis for decision making (MCDA) with ten representatives of segments of the beef production chain in RS. By structuring the problem, experts were presented criteria (7) and alternatives/actions (10), capable of identifying potential solutions for increasing engagement in regional traceability. The analysis resulted in the following interventions: i) implementation of a regional legal scope; ii) use of the tool to approach the relationship between producer and industry; iii) implementation of an animal identification scheme per generation born per year; iv) instrument for farm management and certification. Current mechanisms for promoting traceability, such as adherence to SISBOV and compensation bonus, were not defined as efficient interventions. The most visible outcome in this research converges to the structuring of official legislation that, with the use of information technology, can gradually improve sanitary control, approach relationship the producer's with the industry, farm management. Its consequences result in generating competitive opportunities and defining the state as the biggest player in animal control and guaranteeing better positioning in the markets. The actors in the production chain in RS valued a legal framework, not essentially new, but gradual, regional and less bureaucratic. We realize that it is necessary to tread new paths in an articulated and multidisciplinary way, such as the identification in the generation of calves born and the strengthening of relations between the producer and the industry. Thus, this work subsidizes decision-making for the joint construction of a regional public policy aimed at improving traceability and generating competitive opportunities.application/pdfporCarneCadeia produtivaRastreamentoIdentificationTraceabilityBeef cattleMeat chainPerceptionsAnalysis multicriteriaDecision-aidRastreabilidade na cadeia da carne bovina no Rio Grande do Sul : percepções dos atores e análise multicritério para tomada de decisãoUnderstanding beef chain perceptions and participation behavior in traceability systems in southern Brazil info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de AgronomiaPrograma de Pós-Graduação em ZootecniaPorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001187175.pdf.txt001187175.pdf.txtExtracted Texttext/plain283653http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266984/2/001187175.pdf.txtb27040c3f3b38ce4173bb94c470dd7c7MD52ORIGINAL001187175.pdfTexto completoapplication/pdf4101539http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266984/1/001187175.pdf8f7bf68cf9b703a14514f1ec769bcfcdMD5110183/2669842023-11-12 04:23:34.56306oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266984Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-11-12T06:23:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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