Monitoramento e avaliação de programas de mobilidade acadêmica internacional : um estudo do Ciência sem Fronteiras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/210508 |
Resumo: | Esta pesquisa investiga quais dados foram coletados no programa brasileiro Ciência sem Fronteiras (CSF), que ampliou a mobilidade acadêmica internacional – em especial de estudantes de graduação –, e está sendo utilizado como parâmetro para a construção de uma política pública de internacionalização da educação superior. São apresentados e comparados entre si os instrumentos de coleta de dados utilizados pelas agências Capes e CNPq. Apontam-se os campos de perguntas e as seções presentes nos formulários de inscrição e nos questionários de percepção pós-bolsa direcionados a todas as modalidades e tipos de bolsas do Programa. É verificado como os dados coletados serviram ao monitoramento e à avaliação do CSF e são feitas comparações dos instrumentos do Programa com os atuais instrumentos de coleta de dados utilizados pela Capes e pelo CNPq. Observou-se que o Ciência sem Fronteiras marcou o início de uma série de mudanças operacionais relacionadas à concessão governamental de bolsas destinadas ao fomento da mobilidade acadêmica internacional. No entanto, por ter havido pouco tempo entre sua concepção e o início de sua implementação, muitos dos instrumentos de coleta e metodologias de monitoramento utilizados ou foram aproveitados de programas já existentes ou foram sendo adaptados ao longo da execução. Isso resultou em diferenças entre os editais quanto aos dados coletados e na dificuldade em se ter informações mais amplas sobre todas as bolsas concedidas. Além disso, percebeu-se que as informações disponíveis e as avaliações já realizadas são insuficientes para se confirmar o cumprimento de todos os objetivos do Ciência sem Fronteiras, sendo necessário fazer coletas extras e pesquisas adicionais para se concluir sobre os resultados, os impactos e o custobenefício do CSF como um todo. |
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Costa, Soraia de QueirozAmaral, Livio2020-06-24T03:39:24Z2019http://hdl.handle.net/10183/210508001115481Esta pesquisa investiga quais dados foram coletados no programa brasileiro Ciência sem Fronteiras (CSF), que ampliou a mobilidade acadêmica internacional – em especial de estudantes de graduação –, e está sendo utilizado como parâmetro para a construção de uma política pública de internacionalização da educação superior. São apresentados e comparados entre si os instrumentos de coleta de dados utilizados pelas agências Capes e CNPq. Apontam-se os campos de perguntas e as seções presentes nos formulários de inscrição e nos questionários de percepção pós-bolsa direcionados a todas as modalidades e tipos de bolsas do Programa. É verificado como os dados coletados serviram ao monitoramento e à avaliação do CSF e são feitas comparações dos instrumentos do Programa com os atuais instrumentos de coleta de dados utilizados pela Capes e pelo CNPq. Observou-se que o Ciência sem Fronteiras marcou o início de uma série de mudanças operacionais relacionadas à concessão governamental de bolsas destinadas ao fomento da mobilidade acadêmica internacional. No entanto, por ter havido pouco tempo entre sua concepção e o início de sua implementação, muitos dos instrumentos de coleta e metodologias de monitoramento utilizados ou foram aproveitados de programas já existentes ou foram sendo adaptados ao longo da execução. Isso resultou em diferenças entre os editais quanto aos dados coletados e na dificuldade em se ter informações mais amplas sobre todas as bolsas concedidas. Além disso, percebeu-se que as informações disponíveis e as avaliações já realizadas são insuficientes para se confirmar o cumprimento de todos os objetivos do Ciência sem Fronteiras, sendo necessário fazer coletas extras e pesquisas adicionais para se concluir sobre os resultados, os impactos e o custobenefício do CSF como um todo.This research investigates which data were collected in the Brazilian Science Without Borders/ Brazilian Academic Mobility Program, which had increased international academic mobility – especially among undergraduate students – and is being used as a parameter for the construction of a public policy for the internationalization of higher education. The data collection instruments used by Capes and CNPq agencies was identified and compared with each other. The question fields and sections in the application forms and post-scholarship perception questionnaires addressed to all modalities and types of fellowships were pointed out. It was verified how the collected data served to CSF’s monitoring and evaluation and it was made a comparison between the Program instruments and the current data collection instruments used by Capes and CNPq. It was noticed that Science Without Borders marked the beginning of a series of operational changes related to government scholarships grants that aim fostering international academic mobility. However, because there had been little time between conception and implementation in the Program, many of the data collection instruments and the monitoring methodologies used by that time either have been leveraged from existing programs or have been adapted throughout implementation. This resulted in differences among the calls regarding to the data collected, what had reflected in difficulties of having broader information about the totality of scholarships granted. In addition, it was found that the information available and the evaluations already carried out were insufficient to verify the accomplishment of all Science without Borders objectives, thus additional data collection and additional research are needed to conclude on the results, impacts and cost-effectiveness of the whole CSF.application/pdfporCiência sem Fronteiras (Brasil)Internacionalização da educaçãoEducação superiorCooperação internacionalPolíticas públicasColeta de dadosProgram evaluationScience without borders/ Brazilian Scientific Mobility ProgramData collectionEducational mobilityPublic policyMonitoramento e avaliação de programas de mobilidade acadêmica internacional : um estudo do Ciência sem Fronteirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115481.pdf.txt001115481.pdf.txtExtracted Texttext/plain424355http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210508/2/001115481.pdf.txt456d0b931b88b9028bfdd6f40cbf494aMD52ORIGINAL001115481.pdfTexto completoapplication/pdf11165139http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210508/1/001115481.pdf4ecbce2b1047b4da6496de4808760a43MD5110183/2105082021-11-20 05:41:24.747579oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210508Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-11-20T07:41:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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