Docência no ensino superior e tecnologia na educação: uma construção do conhecimento na perspectiva dialógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nhanisse, Cacilda Rafael
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/196483
Resumo: O presente estudo tem como objetivo compreender como (alguns) professores, atuantes em cursos de graduação da Universidade Pedagógica de Moçambique, se relacionam com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática docente, a fim de evidenciar alguns aspectos que dão indícios, ou não, do suporte telemático como operador da (res)significação da prática docente. O trabalho faz parte da linha de pesquisa Educação Arte, Linguagem, Tecnologia e está vinculado ao grupo de pesquisa do Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - LELIC/UFRGS. Este estudo tem como principal teórico o filósofo russo Mikhail Bakhtin. Os caminhos metodológicos foram embasados em pesquisa qualitativa e dialógica e, para a obtenção do material para a análise, foram utilizados enunciados escritos, oriundos do diário de bordo, de entrevistas semiestruturadas, de questionários e de registros na plataforma on-line Classroom. Considerou-se, como campo empírico para a realização da presente tese, a Universidade Pedagógica de Moçambique O material que analisamos é composto de enunciados produzidos pelos professores de graduação de dois grupos de áreas de atuação (computação e ciências naturais), respeitando as particularidades de cada participante, pontuando alguns aspectos de reflexão.Os resultados apontam para um entendimento de que as TICs na prática pedagógica representam uma potência que intervêm na redifinição da prática docente, mas há ainda pouco entendimento sobre o seu uso na situação pedagógica. Diante destas evidências podemos concluír que é pertinente que as instituições do ensino proporcionem, no âmbito da proposta curricular de todos os cursos, tempo/espaço para trocas, partilha de experiências, com TICs como forma de incentivar o seu uso, bem como a possibilidade de construção do conhecimento a partir de uma perspectiva dialógica.
id URGS_9a164679ce87c2ed26fa669a310d2787
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196483
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Nhanisse, Cacilda RafaelAxt, MargareteBiazus, Maria Cristina Villanova2019-07-02T02:36:04Z2019http://hdl.handle.net/10183/196483001096339O presente estudo tem como objetivo compreender como (alguns) professores, atuantes em cursos de graduação da Universidade Pedagógica de Moçambique, se relacionam com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática docente, a fim de evidenciar alguns aspectos que dão indícios, ou não, do suporte telemático como operador da (res)significação da prática docente. O trabalho faz parte da linha de pesquisa Educação Arte, Linguagem, Tecnologia e está vinculado ao grupo de pesquisa do Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - LELIC/UFRGS. Este estudo tem como principal teórico o filósofo russo Mikhail Bakhtin. Os caminhos metodológicos foram embasados em pesquisa qualitativa e dialógica e, para a obtenção do material para a análise, foram utilizados enunciados escritos, oriundos do diário de bordo, de entrevistas semiestruturadas, de questionários e de registros na plataforma on-line Classroom. Considerou-se, como campo empírico para a realização da presente tese, a Universidade Pedagógica de Moçambique O material que analisamos é composto de enunciados produzidos pelos professores de graduação de dois grupos de áreas de atuação (computação e ciências naturais), respeitando as particularidades de cada participante, pontuando alguns aspectos de reflexão.Os resultados apontam para um entendimento de que as TICs na prática pedagógica representam uma potência que intervêm na redifinição da prática docente, mas há ainda pouco entendimento sobre o seu uso na situação pedagógica. Diante destas evidências podemos concluír que é pertinente que as instituições do ensino proporcionem, no âmbito da proposta curricular de todos os cursos, tempo/espaço para trocas, partilha de experiências, com TICs como forma de incentivar o seu uso, bem como a possibilidade de construção do conhecimento a partir de uma perspectiva dialógica.The purpose of this study is to understand how (some) teachers working in undergraduate courses at the Pedagogical University of Mozambique relate to the use of Information and Communication Technologies in teaching practice, in order to highlight some aspects that give indications or not, telematic support as operator of the (significance) of teaching practice. The work is part of the research line Education Art, Language, Technology and is linked to the research group of the Laboratory of Studies in Language, Interaction and Cognition of the Federal University of Rio Grande do Sul - LELIC / UFRGS. The study has as main theoretician the Russian philosopher Mikhail Bakhtin. The methodological paths were based on qualitative and dialogical research and, to obtain the material for the analysis, written statements were used, from the logbook, semi-structured interviews, questionnaires and records in the classroom online platform. The Pedagogical University of Mozambique was considered as an empirical field for the accomplishment of this thesis. The material we analyze is composed of statements produced by undergraduate teachers from two groups of areas of practice (computing and natural sciences), respecting the particularities of each participant, punctuating some aspects of reflection. The results point to an understanding that ICTs in pedagogical practice represent a power that intervene in the redifination of teaching practice, but there is still little understanding about its use in the pedagogical situation. In view of these evidences, we can conclude that it is pertinent that educational institutions provide, within the curricular proposal of all courses, time / space for exchanges, sharing of experiences, ICTs as a way of encouraging their use, as well as the possibility of construction of knowledge from a dialogic perspective.application/pdfporDialogismoDocênciaEnsino superiorTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Bakhtinian DialogismTeachingHigher educationInformation and Communication TechnologiesDocência no ensino superior e tecnologia na educação: uma construção do conhecimento na perspectiva dialógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001096339.pdf.txt001096339.pdf.txtExtracted Texttext/plain358175http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196483/2/001096339.pdf.txt82bb3c70ca848a2f3d35efdf052280efMD52ORIGINAL001096339.pdfTexto completoapplication/pdf1709538http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196483/1/001096339.pdf8f7cedc932395737cf51af292fab390eMD5110183/1964832021-05-07 04:59:23.315076oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196483Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:59:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Docência no ensino superior e tecnologia na educação: uma construção do conhecimento na perspectiva dialógica
title Docência no ensino superior e tecnologia na educação: uma construção do conhecimento na perspectiva dialógica
spellingShingle Docência no ensino superior e tecnologia na educação: uma construção do conhecimento na perspectiva dialógica
Nhanisse, Cacilda Rafael
Dialogismo
Docência
Ensino superior
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Bakhtinian Dialogism
Teaching
Higher education
Information and Communication Technologies
title_short Docência no ensino superior e tecnologia na educação: uma construção do conhecimento na perspectiva dialógica
title_full Docência no ensino superior e tecnologia na educação: uma construção do conhecimento na perspectiva dialógica
title_fullStr Docência no ensino superior e tecnologia na educação: uma construção do conhecimento na perspectiva dialógica
title_full_unstemmed Docência no ensino superior e tecnologia na educação: uma construção do conhecimento na perspectiva dialógica
title_sort Docência no ensino superior e tecnologia na educação: uma construção do conhecimento na perspectiva dialógica
author Nhanisse, Cacilda Rafael
author_facet Nhanisse, Cacilda Rafael
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nhanisse, Cacilda Rafael
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Axt, Margarete
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Biazus, Maria Cristina Villanova
contributor_str_mv Axt, Margarete
Biazus, Maria Cristina Villanova
dc.subject.por.fl_str_mv Dialogismo
Docência
Ensino superior
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
topic Dialogismo
Docência
Ensino superior
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Bakhtinian Dialogism
Teaching
Higher education
Information and Communication Technologies
dc.subject.eng.fl_str_mv Bakhtinian Dialogism
Teaching
Higher education
Information and Communication Technologies
description O presente estudo tem como objetivo compreender como (alguns) professores, atuantes em cursos de graduação da Universidade Pedagógica de Moçambique, se relacionam com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática docente, a fim de evidenciar alguns aspectos que dão indícios, ou não, do suporte telemático como operador da (res)significação da prática docente. O trabalho faz parte da linha de pesquisa Educação Arte, Linguagem, Tecnologia e está vinculado ao grupo de pesquisa do Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - LELIC/UFRGS. Este estudo tem como principal teórico o filósofo russo Mikhail Bakhtin. Os caminhos metodológicos foram embasados em pesquisa qualitativa e dialógica e, para a obtenção do material para a análise, foram utilizados enunciados escritos, oriundos do diário de bordo, de entrevistas semiestruturadas, de questionários e de registros na plataforma on-line Classroom. Considerou-se, como campo empírico para a realização da presente tese, a Universidade Pedagógica de Moçambique O material que analisamos é composto de enunciados produzidos pelos professores de graduação de dois grupos de áreas de atuação (computação e ciências naturais), respeitando as particularidades de cada participante, pontuando alguns aspectos de reflexão.Os resultados apontam para um entendimento de que as TICs na prática pedagógica representam uma potência que intervêm na redifinição da prática docente, mas há ainda pouco entendimento sobre o seu uso na situação pedagógica. Diante destas evidências podemos concluír que é pertinente que as instituições do ensino proporcionem, no âmbito da proposta curricular de todos os cursos, tempo/espaço para trocas, partilha de experiências, com TICs como forma de incentivar o seu uso, bem como a possibilidade de construção do conhecimento a partir de uma perspectiva dialógica.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-02T02:36:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/196483
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001096339
url http://hdl.handle.net/10183/196483
identifier_str_mv 001096339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196483/2/001096339.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196483/1/001096339.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 82bb3c70ca848a2f3d35efdf052280ef
8f7cedc932395737cf51af292fab390e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309147335393280