Empréstimo musical em peças para violino e piano : três obras de Silas Palermo baseadas em canções de Asaph Borba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borba, André Rocha de Souza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265929
Resumo: Esta pesquisa analisa a relação entre três peças para violino e piano do compositor brasileiro Silas Palermo (1970-presente) e canções do cantor e compositor evangélico Asaph Borba (1958-presente). Utiliza-se como referencial teórico a perspectiva de Empréstimo Musical, desenvolvida por Burkholder (1994; 1995; 2001), para explorar as conexões entre as composições. A pesquisa é dividida em duas etapas. Inicialmente, é conduzida uma revisão bibliográfica no campo do Empréstimo Musical, apresentando tipologias que direcionam as análises subsequentes. Posteriormente, realiza-se uma análise comparativa entre gravações originais de Asaph Borba - transcritas para notação musical padrão - e três composições de Silas Palermo: "I - Súplica" (baseada em "Ensina me" de Borba), "IV - Propósito" (baseada em "Jesus, em Tua Presença" de Borba) e "IX - Promessa" (baseada em "Infinitamente Mais" de Borba). Nestas análises, demonstrou se claramente os fenômenos de modelagem e paráfrase, conforme as definições de Burkholder (2001b) e Sherr (2001). Além de fornecer uma visão aprofundada das relações musicais entre as peças e canções escolhidas, esta pesquisa contribui para a compreensão das técnicas de empréstimo musical no contexto dessas obras contemporâneas.
id URGS_9a2ea36832022b7125dd8a832ba72497
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265929
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Borba, André Rocha de SouzaGerling, Fredi Vieira2023-10-12T03:33:28Z2023http://hdl.handle.net/10183/265929001185740Esta pesquisa analisa a relação entre três peças para violino e piano do compositor brasileiro Silas Palermo (1970-presente) e canções do cantor e compositor evangélico Asaph Borba (1958-presente). Utiliza-se como referencial teórico a perspectiva de Empréstimo Musical, desenvolvida por Burkholder (1994; 1995; 2001), para explorar as conexões entre as composições. A pesquisa é dividida em duas etapas. Inicialmente, é conduzida uma revisão bibliográfica no campo do Empréstimo Musical, apresentando tipologias que direcionam as análises subsequentes. Posteriormente, realiza-se uma análise comparativa entre gravações originais de Asaph Borba - transcritas para notação musical padrão - e três composições de Silas Palermo: "I - Súplica" (baseada em "Ensina me" de Borba), "IV - Propósito" (baseada em "Jesus, em Tua Presença" de Borba) e "IX - Promessa" (baseada em "Infinitamente Mais" de Borba). Nestas análises, demonstrou se claramente os fenômenos de modelagem e paráfrase, conforme as definições de Burkholder (2001b) e Sherr (2001). Além de fornecer uma visão aprofundada das relações musicais entre as peças e canções escolhidas, esta pesquisa contribui para a compreensão das técnicas de empréstimo musical no contexto dessas obras contemporâneas.This research examines the relationship between three pieces for violin and piano by Brazilian composer Silas Palermo (1970-present) and songs by evangelical singer songwriter Asaph Borba (1958-present). The theoretical framework of Musical Borrowing, as developed by Burkholder (1994; 1995; 2001), is employed to explore the connections between the compositions. The study is divided into two stages. Initially, a literature review in the field of Musical Borrowing is conducted, presenting typologies that guide the subsequent analyses. Later, a comparative analysis is carried out between original recordings of Asaph Borba—transcribed into standard musical notation—and three compositions by Silas Palermo: "I - Súplica" (based on Borba's "Ensina-me"), "IV - Propósito" (based on Borba's "Jesus, em Tua Presença"), and "IX - Promessa" (based on Borba's "Infinitamente Mais"). In these analyses, the phenomena of modeling and paraphrase are clearly demonstrated, following the definitions of Burkholder (2001b) and Sherr (2001). In addition to providing an in-depth insight into the musical relationships between the selected pieces and songs, this research contributes to the understanding of musical borrowing techniques in the context of these contemporary works.application/pdfporEmpréstimo musicalViolinoPianoIntertextualidadeMúsica brasileiraMusical borrowingViolin and pianoEvangelicalismIntertextualityBrazilian musicEmpréstimo musical em peças para violino e piano : três obras de Silas Palermo baseadas em canções de Asaph Borbainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001185740.pdf.txt001185740.pdf.txtExtracted Texttext/plain186725http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265929/2/001185740.pdf.txtf33d83be7bcc1189c11b2c208ae5a6f4MD52ORIGINAL001185740.pdfTexto completoapplication/pdf24536034http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265929/1/001185740.pdff4d224c83b3a4c42e4d0559e89c7502bMD5110183/2659292023-10-22 03:38:44.726767oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265929Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-10-22T06:38:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Empréstimo musical em peças para violino e piano : três obras de Silas Palermo baseadas em canções de Asaph Borba
title Empréstimo musical em peças para violino e piano : três obras de Silas Palermo baseadas em canções de Asaph Borba
spellingShingle Empréstimo musical em peças para violino e piano : três obras de Silas Palermo baseadas em canções de Asaph Borba
Borba, André Rocha de Souza
Empréstimo musical
Violino
Piano
Intertextualidade
Música brasileira
Musical borrowing
Violin and piano
Evangelicalism
Intertextuality
Brazilian music
title_short Empréstimo musical em peças para violino e piano : três obras de Silas Palermo baseadas em canções de Asaph Borba
title_full Empréstimo musical em peças para violino e piano : três obras de Silas Palermo baseadas em canções de Asaph Borba
title_fullStr Empréstimo musical em peças para violino e piano : três obras de Silas Palermo baseadas em canções de Asaph Borba
title_full_unstemmed Empréstimo musical em peças para violino e piano : três obras de Silas Palermo baseadas em canções de Asaph Borba
title_sort Empréstimo musical em peças para violino e piano : três obras de Silas Palermo baseadas em canções de Asaph Borba
author Borba, André Rocha de Souza
author_facet Borba, André Rocha de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borba, André Rocha de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gerling, Fredi Vieira
contributor_str_mv Gerling, Fredi Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Empréstimo musical
Violino
Piano
Intertextualidade
Música brasileira
topic Empréstimo musical
Violino
Piano
Intertextualidade
Música brasileira
Musical borrowing
Violin and piano
Evangelicalism
Intertextuality
Brazilian music
dc.subject.eng.fl_str_mv Musical borrowing
Violin and piano
Evangelicalism
Intertextuality
Brazilian music
description Esta pesquisa analisa a relação entre três peças para violino e piano do compositor brasileiro Silas Palermo (1970-presente) e canções do cantor e compositor evangélico Asaph Borba (1958-presente). Utiliza-se como referencial teórico a perspectiva de Empréstimo Musical, desenvolvida por Burkholder (1994; 1995; 2001), para explorar as conexões entre as composições. A pesquisa é dividida em duas etapas. Inicialmente, é conduzida uma revisão bibliográfica no campo do Empréstimo Musical, apresentando tipologias que direcionam as análises subsequentes. Posteriormente, realiza-se uma análise comparativa entre gravações originais de Asaph Borba - transcritas para notação musical padrão - e três composições de Silas Palermo: "I - Súplica" (baseada em "Ensina me" de Borba), "IV - Propósito" (baseada em "Jesus, em Tua Presença" de Borba) e "IX - Promessa" (baseada em "Infinitamente Mais" de Borba). Nestas análises, demonstrou se claramente os fenômenos de modelagem e paráfrase, conforme as definições de Burkholder (2001b) e Sherr (2001). Além de fornecer uma visão aprofundada das relações musicais entre as peças e canções escolhidas, esta pesquisa contribui para a compreensão das técnicas de empréstimo musical no contexto dessas obras contemporâneas.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-12T03:33:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/265929
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001185740
url http://hdl.handle.net/10183/265929
identifier_str_mv 001185740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265929/2/001185740.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265929/1/001185740.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f33d83be7bcc1189c11b2c208ae5a6f4
f4d224c83b3a4c42e4d0559e89c7502b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085630507483136