Olhar entre as páginas : o consumismo nos livros didáticos de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Clarissa Imlau de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/108534
Resumo: Esta dissertação foi desenvolvida, procurando pensar como as imagens dos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental estão mostrando o consumismo para o aluno. Com isso, o objetivo central desta pesquisa é de analisar como esta temática é estrategicamente construída pelos meandros discursivos. A escolha da temática se justifica, pela percepção de que a nossa sociedade contemporânea está intrínseca nesta questão. Assim, o livro didático, como objeto empírico, é entendido como um artefato cultural, que hoje se encontra nas mãos de praticamente de todos os alunos das escolas públicas e privadas do país. Foram, portanto, analisadas as imagens dos livros de 8° e 9° anos, nos quais é geralmente apresentado o conteúdo de globalização, o qual está diretamente relacionado à intensificação do consumismo. A metodologia operacionalizada está alicerçada a partir das lentes teóricas da Geografia Cultural, trazidas pelos conceitos de discurso, poder, território, e consumismo, os quais possibilitaram a construção, a partir da seleção das imagens, de três focos de análises: templos de consumo – mostro como os discursos dos livros didáticos de Geografia estão dividindo os lugares de prática do consumismo nos países centrais e periféricos; atrativos do consumo – centro o foco analítico em quais são os artifícios utilizados hoje, para atrair os indivíduos ao consumismo; consumo pelo entretenimento – descrevo uma nova forma de consumismo, intensificada na contemporaneidade. Entretanto, foi identificado que essa temática se encontra “entre as páginas” dos livros didáticos de Geografia, pois o assunto ainda é pouco abordado, e a discussão sobre o tema em comento hoje se encontra nesses artefatos em fase embrionária. Neste sentido, é salientada a importância de o professor analisar e discutir com seus alunos como o consumismo está ocorrendo, para que o aluno contemporâneo, a partir do conhecimento da dinâmica desse assunto, saiba ser um consumidor consciente.
id URGS_9a5b852d4ffaa2bc4f717b8ab8f2df75
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108534
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Morais, Clarissa Imlau deTonini, Ivaine Maria2014-12-20T02:13:39Z2014http://hdl.handle.net/10183/108534000946988Esta dissertação foi desenvolvida, procurando pensar como as imagens dos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental estão mostrando o consumismo para o aluno. Com isso, o objetivo central desta pesquisa é de analisar como esta temática é estrategicamente construída pelos meandros discursivos. A escolha da temática se justifica, pela percepção de que a nossa sociedade contemporânea está intrínseca nesta questão. Assim, o livro didático, como objeto empírico, é entendido como um artefato cultural, que hoje se encontra nas mãos de praticamente de todos os alunos das escolas públicas e privadas do país. Foram, portanto, analisadas as imagens dos livros de 8° e 9° anos, nos quais é geralmente apresentado o conteúdo de globalização, o qual está diretamente relacionado à intensificação do consumismo. A metodologia operacionalizada está alicerçada a partir das lentes teóricas da Geografia Cultural, trazidas pelos conceitos de discurso, poder, território, e consumismo, os quais possibilitaram a construção, a partir da seleção das imagens, de três focos de análises: templos de consumo – mostro como os discursos dos livros didáticos de Geografia estão dividindo os lugares de prática do consumismo nos países centrais e periféricos; atrativos do consumo – centro o foco analítico em quais são os artifícios utilizados hoje, para atrair os indivíduos ao consumismo; consumo pelo entretenimento – descrevo uma nova forma de consumismo, intensificada na contemporaneidade. Entretanto, foi identificado que essa temática se encontra “entre as páginas” dos livros didáticos de Geografia, pois o assunto ainda é pouco abordado, e a discussão sobre o tema em comento hoje se encontra nesses artefatos em fase embrionária. Neste sentido, é salientada a importância de o professor analisar e discutir com seus alunos como o consumismo está ocorrendo, para que o aluno contemporâneo, a partir do conhecimento da dinâmica desse assunto, saiba ser um consumidor consciente.Esta disertación se ha desarrollado tratando de pensar cómo en las fotografías de los libros de texto de Geografía de la escuela primaria están mostrando el consumismo para el estudiante. Así, el objetivo es analizar cómo este tema se construye estratégicamente por médios discursivos. La elección del tema se justifica por percibir nuestra sociedad contemporánea intrínseca en esta cuestión. Y el libro de texto como el objeto empírico a ser entendido como un artefacto cultural, que hoy está en manos de prácticamente todos los estudiantes de escuelas públicas y privadas. Se analizaron las imágenes de los libros de 8º y 9º grados, que en general es quando se presenta la matéria de globalización, la cual está directamente relacionada con la intensificación del consumismo. La metodología aplicada es basada desde las lentes teóricas de la Geografía Cultural, traídas por los conceptos de discurso, poder, territorio y consumismo, lo que permitió la construcción, desde la selección de las imágenes, de tres focos de análisis; templos del consumo - muestro cómo los discursos de los manuales de geografía se están dividiendo los lugares de práctica del consumismo en los países centrales y periféricos; Atractivos del consumo – centralizo el foco analítico sobre cuáles son los dispositivos que se utilizan hoy en día para atraer a las personas al consumismo; consumo para el entretenimiento - Describo una nueva forma de consumismo en contemporaneidad intensificado. Sin embargo, se identificó que este tema es "entre las páginas" de los libros de texto de Geografía porque el tema es todavía poco explorado, y la discusión sobre el tema se encuentra hoy en la etapa embrionaria. En este sentido, se destaca la importancia del docente para analizar y discutir con sus estudiantes cómo se está produciendo el consumismo, por lo que el estudiante contemporáneo a partir del conocimiento de la dinámica de la materia sabe que es un consumidor consciente.application/pdfporLivro didáticoImagens digitaisGeografia culturalGeografíaLibro de textoImagenDiscursoConsumismoOlhar entre as páginas : o consumismo nos livros didáticos de geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000946988.pdf000946988.pdfTexto completoapplication/pdf2831987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108534/1/000946988.pdffd796340b36548b2af58f61ea0cd2328MD51TEXT000946988.pdf.txt000946988.pdf.txtExtracted Texttext/plain151785http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108534/2/000946988.pdf.txt26c8181255844f693b3c2938dfc513b4MD52THUMBNAIL000946988.pdf.jpg000946988.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1673http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108534/3/000946988.pdf.jpg0e28e81b6ee43153f1ac3a2ab56919f2MD5310183/1085342018-10-22 09:28:40.023oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108534Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T12:28:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Olhar entre as páginas : o consumismo nos livros didáticos de geografia
title Olhar entre as páginas : o consumismo nos livros didáticos de geografia
spellingShingle Olhar entre as páginas : o consumismo nos livros didáticos de geografia
Morais, Clarissa Imlau de
Livro didático
Imagens digitais
Geografia cultural
Geografía
Libro de texto
Imagen
Discurso
Consumismo
title_short Olhar entre as páginas : o consumismo nos livros didáticos de geografia
title_full Olhar entre as páginas : o consumismo nos livros didáticos de geografia
title_fullStr Olhar entre as páginas : o consumismo nos livros didáticos de geografia
title_full_unstemmed Olhar entre as páginas : o consumismo nos livros didáticos de geografia
title_sort Olhar entre as páginas : o consumismo nos livros didáticos de geografia
author Morais, Clarissa Imlau de
author_facet Morais, Clarissa Imlau de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Clarissa Imlau de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tonini, Ivaine Maria
contributor_str_mv Tonini, Ivaine Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Imagens digitais
Geografia cultural
topic Livro didático
Imagens digitais
Geografia cultural
Geografía
Libro de texto
Imagen
Discurso
Consumismo
dc.subject.spa.fl_str_mv Geografía
Libro de texto
Imagen
Discurso
Consumismo
description Esta dissertação foi desenvolvida, procurando pensar como as imagens dos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental estão mostrando o consumismo para o aluno. Com isso, o objetivo central desta pesquisa é de analisar como esta temática é estrategicamente construída pelos meandros discursivos. A escolha da temática se justifica, pela percepção de que a nossa sociedade contemporânea está intrínseca nesta questão. Assim, o livro didático, como objeto empírico, é entendido como um artefato cultural, que hoje se encontra nas mãos de praticamente de todos os alunos das escolas públicas e privadas do país. Foram, portanto, analisadas as imagens dos livros de 8° e 9° anos, nos quais é geralmente apresentado o conteúdo de globalização, o qual está diretamente relacionado à intensificação do consumismo. A metodologia operacionalizada está alicerçada a partir das lentes teóricas da Geografia Cultural, trazidas pelos conceitos de discurso, poder, território, e consumismo, os quais possibilitaram a construção, a partir da seleção das imagens, de três focos de análises: templos de consumo – mostro como os discursos dos livros didáticos de Geografia estão dividindo os lugares de prática do consumismo nos países centrais e periféricos; atrativos do consumo – centro o foco analítico em quais são os artifícios utilizados hoje, para atrair os indivíduos ao consumismo; consumo pelo entretenimento – descrevo uma nova forma de consumismo, intensificada na contemporaneidade. Entretanto, foi identificado que essa temática se encontra “entre as páginas” dos livros didáticos de Geografia, pois o assunto ainda é pouco abordado, e a discussão sobre o tema em comento hoje se encontra nesses artefatos em fase embrionária. Neste sentido, é salientada a importância de o professor analisar e discutir com seus alunos como o consumismo está ocorrendo, para que o aluno contemporâneo, a partir do conhecimento da dinâmica desse assunto, saiba ser um consumidor consciente.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-20T02:13:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/108534
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000946988
url http://hdl.handle.net/10183/108534
identifier_str_mv 000946988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108534/1/000946988.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108534/2/000946988.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108534/3/000946988.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fd796340b36548b2af58f61ea0cd2328
26c8181255844f693b3c2938dfc513b4
0e28e81b6ee43153f1ac3a2ab56919f2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085307844919296