Aprendizagem significativa no ensino técnico aplicando o personal learning environment (PLE)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/247641 |
Resumo: | Este estudo pretende investigar a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) em discentes através do uso do Symbaloo, software gratuito que permite aplicar o Personal Learning Environment (PLE). A pesquisa foi realizada no Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (CODAI) da UFRPE, com um total de 19 (dezenove) discentes do curso Técnico em Alimentos, distribuídos entre as disciplinas de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Análise de Perigos e Ponto Crítico de Controle (APPCC), com ênfase na higiene pessoal e gestão de qualidade. A estatística aplicada foi qualitativa evidenciada pelas atividades práticas executadas nos laboratórios, cuja análise de dados foi realizada através do uso do software Nvivo. Foram utilizados quatro instrumentos para coleta de dados que permitiram identificar a frequência de categorias e subcategorias e demonstraram a amplitude das aprendizagens entre os discentes. A categorização foi determinada pelos conteúdos vinculados à higiene pessoal e à gestão da qualidade, em conformidade aos planos de ensino institucionais. Através dos dados, observou-se que houve entre os discentes aprendizagem significativa quando comparando dois instrumentos individuais para cada disciplina com base em seus princípios de TAS. Na disciplina de BPF, norteado pelo seguinte princípio das TAS: diferenciação progressiva e organização sequencial; enquanto na disciplina de APPCC, os quatro princípios: diferenciação progressiva, reconciliação integrativa, organização sequencial e consolidação. Os resultados demonstram que o PLE é uma excelente ferramenta organizadora dos estudos e do percurso de aprendizagem; as atividades práticas experimentais continuam sendo essenciais para a apropriação de conteúdos de cursos associados às ciências experimentais, como é o caso do Curso Técnico em Alimentos. |
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Dutra, Paulo Ricardo SantosPizzato, Michelle Camara2022-08-20T04:57:26Z2022http://hdl.handle.net/10183/247641001147818Este estudo pretende investigar a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) em discentes através do uso do Symbaloo, software gratuito que permite aplicar o Personal Learning Environment (PLE). A pesquisa foi realizada no Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (CODAI) da UFRPE, com um total de 19 (dezenove) discentes do curso Técnico em Alimentos, distribuídos entre as disciplinas de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Análise de Perigos e Ponto Crítico de Controle (APPCC), com ênfase na higiene pessoal e gestão de qualidade. A estatística aplicada foi qualitativa evidenciada pelas atividades práticas executadas nos laboratórios, cuja análise de dados foi realizada através do uso do software Nvivo. Foram utilizados quatro instrumentos para coleta de dados que permitiram identificar a frequência de categorias e subcategorias e demonstraram a amplitude das aprendizagens entre os discentes. A categorização foi determinada pelos conteúdos vinculados à higiene pessoal e à gestão da qualidade, em conformidade aos planos de ensino institucionais. Através dos dados, observou-se que houve entre os discentes aprendizagem significativa quando comparando dois instrumentos individuais para cada disciplina com base em seus princípios de TAS. Na disciplina de BPF, norteado pelo seguinte princípio das TAS: diferenciação progressiva e organização sequencial; enquanto na disciplina de APPCC, os quatro princípios: diferenciação progressiva, reconciliação integrativa, organização sequencial e consolidação. Os resultados demonstram que o PLE é uma excelente ferramenta organizadora dos estudos e do percurso de aprendizagem; as atividades práticas experimentais continuam sendo essenciais para a apropriação de conteúdos de cursos associados às ciências experimentais, como é o caso do Curso Técnico em Alimentos.This study intends to investigate the Theory of Meaningful Learning (TML) in students by using Symbaloo, a free software that allows applying the Personal Learning Environment (PLE). This research was conducted at Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (CODAI), which belongs to UFRPE, involving a total of 19 (nineteen) students of the Technical Program of Food who were distributed between the courses of Good Manufacturing Practices (GMP) and Hazard Analysis and Critical Control Point (HACCP), with an emphasis on personal hygiene and quality management. Qualitative statistics were used and based on the practical activities performed in the laboratories, the data analysis of which was done with the Nvivo software. Four instruments were used for data gathering, which allowed to determine the frequency of the categories and subcategories, and demonstrated the breadth of the students' learning. The categorization was determined by the contents linked to personal hygiene and quality management, in accordance with the institutional teaching plans. The data showed that there was significant student learning when two individual instruments were compared for each course, based on their TML principles. In the GMP course, guided by the following TML principle: progressive differentiation and sequential organization; in the HACCP course, the four principles: progressive differentiation, integrative reconciliation, sequential organization and consolidation. The results demonstrate that the PLE is an excellent tool to organize the studies and the learning paths; practical experimental activities remain essential for the appropriation of course contents associated with experimental sciences, such as what happens in the Technical Program of Food.application/pdfporTecnologia educacionalMateriais de ensinoEducação a distânciaSymbaloo EduPersonal Learning EnvironmentTheory of Meaningful LearningAprendizagem significativa no ensino técnico aplicando o personal learning environment (PLE)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001147818.pdf.txt001147818.pdf.txtExtracted Texttext/plain195372http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247641/2/001147818.pdf.txt8b41d9f2a4200a9cca3bf8d7574dcbe7MD52ORIGINAL001147818.pdfTexto parcialapplication/pdf2223202http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247641/1/001147818.pdf03dc7c614a7884c7ff7e9dae73e61b80MD5110183/2476412022-08-21 04:39:15.582876oai:www.lume.ufrgs.br:10183/247641Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-21T07:39:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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