Transeuntes, percurso infinito e flor : de um inventário dos fazeres à pesquisa em dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Petzhold, Thaís Regina Villanova
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237410
Resumo: A pesquisa converge questões de procedimentos do fazer em dança e performances urbanas, vinculados à preparação corporal, criação e atuação. Na observação dos procedimentos emergiram conceitos operatórios, os quais conferiram lastro para as sucessivas reflexões que se evidenciam na escrita. Nessas ações foi possível perceber recorrências metodológicas entre os trabalhos observados e constituir uma metodologia para a pesquisa. Respaldada na experiência como artista e bailarina se traz para análise e reflexão teórica e poética três projetos de performances urbanas de dança: Transeuntes, Percurso Infinito e Flor. Através do acesso às memórias, notações próprias, textos de outros participantes dos projetos analisados, imagens fotográficas, leituras e reflexões originou-se a produção textual que investiga e traz à tona questões do fazer e da pesquisa em arte. Nas análises, se reconhece alguns procedimentos do fazer como conceitos operatórios. Inicialmente, o estado de percepção e sensibilidade, que foi nomeado de estado de escuta, estava presente e agindo desde muito tempo nas práticas do fazer. No decorrer da pesquisa, o conceito do entre também ressoou com condutas já instauradas que, em momentos precedentes, havia se nomeado de terceira pessoa - o fenômeno do encontro. Ao reconhecer o imbricamento das práticas artísticas e cotidianas emergiu o conceito permanência em prática. Após a qualificação, o conceito corpo-experiência integrou questões relativas à constituição do local-tempo onde se alojam as experiências no sujeito. Percebe-se que as condutas do fazer em cada um dos três trabalhos pesquisados são similares e complementares, mas que, como num movimento em espiral, experimentam-se novamente e, ao mesmo tempo, se renovam a cada nova camada da expansão; que esses procedimentos da prática que acabam por serem refletidos aqui como conceitos operatórios para uma pesquisa em arte podem ser movimentos e saberes que potencializam a preparação, a criação e a atuação de artistas performers; e que tais procedimentos e conceitos são potentes instrumentos para o acontecimento chamado performance.
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Nas análises, se reconhece alguns procedimentos do fazer como conceitos operatórios. Inicialmente, o estado de percepção e sensibilidade, que foi nomeado de estado de escuta, estava presente e agindo desde muito tempo nas práticas do fazer. No decorrer da pesquisa, o conceito do entre também ressoou com condutas já instauradas que, em momentos precedentes, havia se nomeado de terceira pessoa - o fenômeno do encontro. Ao reconhecer o imbricamento das práticas artísticas e cotidianas emergiu o conceito permanência em prática. Após a qualificação, o conceito corpo-experiência integrou questões relativas à constituição do local-tempo onde se alojam as experiências no sujeito. Percebe-se que as condutas do fazer em cada um dos três trabalhos pesquisados são similares e complementares, mas que, como num movimento em espiral, experimentam-se novamente e, ao mesmo tempo, se renovam a cada nova camada da expansão; que esses procedimentos da prática que acabam por serem refletidos aqui como conceitos operatórios para uma pesquisa em arte podem ser movimentos e saberes que potencializam a preparação, a criação e a atuação de artistas performers; e que tais procedimentos e conceitos são potentes instrumentos para o acontecimento chamado performance.The convergence of procedural issues in urban dance and performance, linked to body preparation, creation and performance. In the observation of the procedures, concepts emerged, which confer to the successive researches that are evidenced in the writing. In these actions it was possible to perceive methodological recurrences observed and constituting a methodology for the research. Based on her experience as an artist and dancer, three projects of urban dance performances are brought to analysis and theoretical and poetic reflection: Transeuntes, Percurso Infinito and Flor. Through the access to memories, notations, research texts of the analyzed projects, photographic images, readings and participants originated the textual production that investigates and brings up questions of making and of art itself. In operations, all the procedures of doing are recognized as operative. Initially, the state of perception and functioning, which was used as a listening state, had been presented for a long time as practices of doing. In the course of the research, the concept of the also resonated with already established behaviors that, in previous moments, had been called the third person - the phenomenon of the encounter. Recognizing the intertwining of artistic and everyday practices, the concept of staying in practice emerged. After qualification, body-experience concept integrated or subject to the store as a place time, where the store is treated as experiences in time. It is noticed that the conducts of doing in each of the three researched works are similar and complementary but, as in a spiral movement, they are experimented again and, at the same time, they are renewed with each new layer of expansion; that these procedures of practice end up being reflected here as concepts in art-operatives can be movements and knowledge that potentiate the preparation, creation and performance of performing artists; and that such procedures and concepts are potent instruments for call performance.application/pdfporDançaPerformanceCorpo (Dança)PercepçãoArtes cênicasDanceUrban performanceBodyPerceptionPerforming artsTranseuntes, percurso infinito e flor : de um inventário dos fazeres à pesquisa em dançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139618.pdf.txt001139618.pdf.txtExtracted Texttext/plain349886http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237410/2/001139618.pdf.txtcff0ec936c69a90ecee2e6932472dc9cMD52ORIGINAL001139618.pdfTexto completoapplication/pdf6842316http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237410/1/001139618.pdf365eafacd059ab9e57632b7698891e0cMD5110183/2374102022-04-20 04:49:03.448178oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237410Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-04-20T07:49:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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