Os Cheiros dos lugares como possibilidade par a educação geográfica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/263995 |
Resumo: | A presente pesquisa busca investigar as possibilidades dos cheiros, produzidos pelos lugares, contribuírem para a Educação Geográfica, enquanto criadores de práticas metodológicas para o desenvolvimento de diferentes temáticas geográficas. Para tanto, apoio a revisão da literatura em um tripé, a saber, a categoria lugar, os cheiros produzidos pelos lugares e a Educação Geográfica. Assim, busquei analisar suas possíveis articulações para propor possibilidades metodológicas para a Geografia Escolar na educação básica, sendo este o eixo prático da pesquisa. Para isso, realizei um breve panorama das diferentes correntes de pensamento da geografia para analisar o espaço geográfico e, posteriormente, a categoria de lugar na Geografia Humanista. Também procurei entender como os cheiros são produzidos, os cheiros dos lugares e as impressões que eles podem causar nos seres humanos em um contexto biológico e social; e, por fim, examinar como os cheiros produzidos pelos lugares podem contribuir para a Educação Geográfica. Para tanto, recorri a autores da Biologia, da Geografia e da Educação Geográfica que me ajudaram a refletir sobre os cheiros e seu potencial nas salas de aula de geografia. Procurei entender como as temáticas geográficas podem oportunizar aprendizagens significativas para o estudante, partindo dos cheiros dos seus próprios lugares de vivência. Com vistas a organizar uma coleta de dados sobre os cheiros experienciados, realizei um questionário com estudantes de duas turmas do 9° ano do Ensino Fundamental do município de Tabaí/RS durante uma semana. Orientei a construção de quadros em que fosse possível registrar as observações de cada estudante: os cheiros dos lugares ao longo dos dias e as respectivas lembranças rememoradas. Assim, foi realizada uma síntese por meio de blocos de cheiros em comum para constatar as possíveis temáticas geográficas que podem ser trabalhadas na Geografia Escolar na educação básica, tendo como ponto de partida os lugares em que os estudantes se movimentam diariamente. |
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Sagaz, Matheus ValmirGoulart, Ligia Beatriz2023-08-26T03:33:33Z2023http://hdl.handle.net/10183/263995001175972A presente pesquisa busca investigar as possibilidades dos cheiros, produzidos pelos lugares, contribuírem para a Educação Geográfica, enquanto criadores de práticas metodológicas para o desenvolvimento de diferentes temáticas geográficas. Para tanto, apoio a revisão da literatura em um tripé, a saber, a categoria lugar, os cheiros produzidos pelos lugares e a Educação Geográfica. Assim, busquei analisar suas possíveis articulações para propor possibilidades metodológicas para a Geografia Escolar na educação básica, sendo este o eixo prático da pesquisa. Para isso, realizei um breve panorama das diferentes correntes de pensamento da geografia para analisar o espaço geográfico e, posteriormente, a categoria de lugar na Geografia Humanista. Também procurei entender como os cheiros são produzidos, os cheiros dos lugares e as impressões que eles podem causar nos seres humanos em um contexto biológico e social; e, por fim, examinar como os cheiros produzidos pelos lugares podem contribuir para a Educação Geográfica. Para tanto, recorri a autores da Biologia, da Geografia e da Educação Geográfica que me ajudaram a refletir sobre os cheiros e seu potencial nas salas de aula de geografia. Procurei entender como as temáticas geográficas podem oportunizar aprendizagens significativas para o estudante, partindo dos cheiros dos seus próprios lugares de vivência. Com vistas a organizar uma coleta de dados sobre os cheiros experienciados, realizei um questionário com estudantes de duas turmas do 9° ano do Ensino Fundamental do município de Tabaí/RS durante uma semana. Orientei a construção de quadros em que fosse possível registrar as observações de cada estudante: os cheiros dos lugares ao longo dos dias e as respectivas lembranças rememoradas. Assim, foi realizada uma síntese por meio de blocos de cheiros em comum para constatar as possíveis temáticas geográficas que podem ser trabalhadas na Geografia Escolar na educação básica, tendo como ponto de partida os lugares em que os estudantes se movimentam diariamente.The present research seeks to investigate the possibilities of smells, produced by places, to contribute to Geographic Education, as creators of methodological practices to develop different geographic themes. To this end, literature review support on a tripod, namely, the category place, the smells produced by places and Geographical Education. Thus, I sought to analyze the possible articulations to propose methodological possibilities for School Geography in basic education, which is the practical axis of the research. For this, I made a brief overview of the different currents of thought in geography to analyze the geographic space and, later, the category of place in Humanist Geography. I also tried to understand how smells are produced, the smells of places and the impressions that this can cause on human beings in a biological and social context, and finally, to examine how the smells produced by places can contribute to Geographic Education. To that end, I brought authors from Biology, Geography, and Geographic Education who helped me to reflect on smells and their potential in geography classrooms. I tried to understand how geographical themes can provide meaningful learning opportunities for the student, starting from the smells of their own places where they live. In order to organize a collection of data about the sensed smells, I carried out a questionnaire with students from two classes of the 9th grade of Elementary School in the municipality of Tabaí/RS for a week. I guided the construction of frames in which it was possible to record the observations of each student: the smells of the places throughout the day and the respective recalled memories. Thus, a synthesis was carried out through blocks of common smells to verify the possible geographic themes that can be worked on in School Geography in basic education, having as a starting point the places that students move daily.application/pdfporGeografia escolarEnsino de geografiaEducação geográficaLugarOdoresPlaceSmellsGeographical educationOs Cheiros dos lugares como possibilidade par a educação geográficainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001175972.pdf.txt001175972.pdf.txtExtracted Texttext/plain199065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263995/2/001175972.pdf.txte09b776c3f918ade62e951a0dbcc917bMD52ORIGINAL001175972.pdfTexto completoapplication/pdf2089097http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263995/1/001175972.pdf4455160ef89b7a8de226db321dd1d996MD5110183/2639952023-08-27 03:42:48.202182oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263995Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-08-27T06:42:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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