Por uma educação geográfica ao ar livre : o lugar é a nossa sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Paola Gomes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265601
Resumo: Nossa tese investiga práticas de Educação ao Ar Livre e suas possibilidades para a Educação Geográfica, e o desenvolvimento do pensamento geográfico na educação básica. Apesar do reconhecimento aparente da importância em realizarmos atividades ao ar livre e estarmos mais conectados com a natureza, observamos que práticas que envolvam uma educação formal ao ar livre no Brasil ainda são incipientes, compreendemos que as ideias são aceitas, mas talvez, nos faltem indicativos de trajetos para colocá-las em prática. Para isso o objetivo de nosso trabalho é mostrar diferentes formas de aplicação de Educação ao Ar Livre construindo propostas/possibilidades para e com o ensino de Geografia no Brasil. Os objetivos específicos que conduzem essa construção são: Discutir o conceito de Educação ao Ar Livre, relacionando-o ao ensino da Geografia; Analisar os documentos de orientação curricular da Austrália, país onde essas práticas estão inseridas em um contexto escolar, comparando-o às orientações curriculares brasileiras; Avaliar a influência que as práticas de Educação ao Ar Livre têm no desenvolvimento de habilidades para a compreensão provisória do espaço geográfico; Construir percursos de Ensino de Geografia relacionados à Educação ao Ar Livre que favoreçam a leitura da paisagem, o fortalecimento da relação com o lugar e o desenvolvimento de habilidades espaciais junto aos sujeitos alunos. Em uma aproximação com o método da Complexidade, são operados os princípios Hologramático, Dialógico e a Recursividade. O caminho que para essa investigação incluiu a realização de revisão bibliográfica e o levantamento de pesquisas na área da Educação ao Ar Livre. Para então, realizarmos a análise de propostas curriculares com a presença da Educação ao Ar Livre em suas orientações, realizando um diálogo entre as orientações curriculares do Brasil (Base Nacional Comum Curricular) e da Austrália (Australian Curriculum). No documento australiano está presente uma conexão curricular denominada Outdoor Learning (aprendizagem ao ar livre) com orientações para sua presença em práticas escolares, habilidades mobilizadas e a progressão para todas as etapas da educação básica. Realizamos a análise específica desta conexão curricular e identificamos as habilidades e competências relacionadas ao componente curricular de Geografia (ou da subárea da Geografia dentro das Humanidades e Ciências Sociais nos anos iniciais da proposta), que dialogam com habilidades da Geografia presentes na Base Nacional Comum Curricular. A pesquisa desenvolvida nos permitiu visualizar e planejar uma proposta de percurso para a inserção de Educação Geográfica ao Ar Livre voltada para o Lugar em um contexto de educação formal no Brasil, considerando os anos finais do Ensino Fundamental. O movimento nos instigou o reconhecimento da relevância da busca por trocas com outras propostas curriculares, as potencialidades emergentes da uma Educação Geográfica ao Ar Livre, e a importância de oportunizar a ampliação das experiências espaciais dos estudantes.
id URGS_2f401d9f1231b0bdc89108109043d58b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265601
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Pereira, Paola GomesCastrogiovanni, Antonio Carlos2023-10-03T03:35:52Z2023http://hdl.handle.net/10183/265601001177762Nossa tese investiga práticas de Educação ao Ar Livre e suas possibilidades para a Educação Geográfica, e o desenvolvimento do pensamento geográfico na educação básica. Apesar do reconhecimento aparente da importância em realizarmos atividades ao ar livre e estarmos mais conectados com a natureza, observamos que práticas que envolvam uma educação formal ao ar livre no Brasil ainda são incipientes, compreendemos que as ideias são aceitas, mas talvez, nos faltem indicativos de trajetos para colocá-las em prática. Para isso o objetivo de nosso trabalho é mostrar diferentes formas de aplicação de Educação ao Ar Livre construindo propostas/possibilidades para e com o ensino de Geografia no Brasil. Os objetivos específicos que conduzem essa construção são: Discutir o conceito de Educação ao Ar Livre, relacionando-o ao ensino da Geografia; Analisar os documentos de orientação curricular da Austrália, país onde essas práticas estão inseridas em um contexto escolar, comparando-o às orientações curriculares brasileiras; Avaliar a influência que as práticas de Educação ao Ar Livre têm no desenvolvimento de habilidades para a compreensão provisória do espaço geográfico; Construir percursos de Ensino de Geografia relacionados à Educação ao Ar Livre que favoreçam a leitura da paisagem, o fortalecimento da relação com o lugar e o desenvolvimento de habilidades espaciais junto aos sujeitos alunos. Em uma aproximação com o método da Complexidade, são operados os princípios Hologramático, Dialógico e a Recursividade. O caminho que para essa investigação incluiu a realização de revisão bibliográfica e o levantamento de pesquisas na área da Educação ao Ar Livre. Para então, realizarmos a análise de propostas curriculares com a presença da Educação ao Ar Livre em suas orientações, realizando um diálogo entre as orientações curriculares do Brasil (Base Nacional Comum Curricular) e da Austrália (Australian Curriculum). No documento australiano está presente uma conexão curricular denominada Outdoor Learning (aprendizagem ao ar livre) com orientações para sua presença em práticas escolares, habilidades mobilizadas e a progressão para todas as etapas da educação básica. Realizamos a análise específica desta conexão curricular e identificamos as habilidades e competências relacionadas ao componente curricular de Geografia (ou da subárea da Geografia dentro das Humanidades e Ciências Sociais nos anos iniciais da proposta), que dialogam com habilidades da Geografia presentes na Base Nacional Comum Curricular. A pesquisa desenvolvida nos permitiu visualizar e planejar uma proposta de percurso para a inserção de Educação Geográfica ao Ar Livre voltada para o Lugar em um contexto de educação formal no Brasil, considerando os anos finais do Ensino Fundamental. O movimento nos instigou o reconhecimento da relevância da busca por trocas com outras propostas curriculares, as potencialidades emergentes da uma Educação Geográfica ao Ar Livre, e a importância de oportunizar a ampliação das experiências espaciais dos estudantes.Our thesis investigates the field of Outdoor Education and its possibilities for Geographical Education, and the development of geographical thinking in basic education. Despite society’s apparent recognition of the importance of carrying out outdoor activities and being more connected with nature, we observe that practices involving formal Outdoor Education in Brazil are still incipient, understanding that the ideas are accepted, but perhaps we lack indications paths to put them into practice. The objective of our work is to show different ways of applying Outdoor Education by building proposals/possibilities for and with the teaching of Geography in Brazil. The specific objectives that lead this construction are: to discuss the concept of Outdoor Education, relating it to the teaching of Geography; to analyze the school curricula of countries (specifically Australia) where these practices are inserted in a school context, comparing it to the Brazilian curriculum guidelines; to evaluate the influence that Outdoor Education practices have on the development of skills for the understanding of geographic space; to build pathways that relate Geography Teaching and Outdoor Education and favor the reading of the landscape, the strengthening of ones relationship with the place and the development of spatial skills for students. In an approximation with the Complexity method, the Hologramatic, the Dialogical and the Recursion principles are operated. The path for this investigation included conducting a bibliographical review and surveying research in the field of Outdoor Education. For then, carrying out the analysis of curricular proposals with the presence of Outdoor Education in their guidelines. We built a dialogue between the Brazilian Common National Curriculum Base (Base Nacional Comum Curricular) and Australian Curriculum. In the Australian document, there is a curricular connection called Outdoor Learning, this connection provides guidelines for its presence in schools, and the mobilized skills and the progression in all stages of basic education. We carried out a specific analysis of this curricular connection and identified the skills and competences related to the geography learning area (or the subarea of Geography within Humanities and Social Sciences in the initial years of the proposal), which allows a dialogue with the geography skills present in the Brazilian Common National Curriculum Base. The research allowed us to visualize and plan a proposal for the insertion of a Place Based Outdoor Geographical Education in a context of formal education in Brazil, considering the final years of Elementary School. This movement urged us to recognize the relevance of the search for exchanges with other curricular proposals, the emerging potentialities of an Outdoor Geographical Education, and the importance of providing opportunities for the expansion of students' spatial experiences.Nuestra tesis investiga las prácticas de Educación al Aire Libre y sus posibilidades para la Educación Geográfica, y el desarrollo del pensamiento geográfico en la educación básica. A pesar del aparente reconocimiento de la importancia de realizar actividades al aire libre y estar más conectados con la naturaleza, observamos que las prácticas que involucran la educación formal al aire libre en Brasil aún son incipientes, entendemos que las ideas son aceptadas, pero tal vez nos faltan indicaciones de caminos para ponerlas en práctica. Por eso, el objetivo de nuestro trabajo es mostrar diferentes formas de aplicar la Educación al Aire Libre construyendo propuestas/posibilidades para y con la enseñanza de la Geografía en Brasil. Los objetivos específicos que orientan esta construcción son: Discutir el concepto de Educación al Aire Libre, relacionándolo con la enseñanza de la Geografía; Analizar los currículos escolares de los países (en específico Australia) donde estas prácticas se insertan en un contexto escolar, comparándolo con las directrices curriculares brasileñas; Evaluar la influencia que tienen las prácticas de Educación al Aire Libre en el desarrollo de habilidades para la comprensión provisional del espacio geográfico; Construir itinerarios didácticos de Geografía relacionados con la Educación al Aire Libre que favorezcan la lectura del paisaje, el fortalecimiento de la relación con el lugar y el desarrollo de habilidades espaciales de los alumnos. En una aproximación con el método de la Complejidad, se operan los principios Hologramático, Dialógico y Recursivo. El camino de esta investigación incluyó la realización de una revisión bibliográfica y una investigación sobre el campo de la Educación al Aire Libre. Luego, realizamos el análisis de propuestas curriculares con presencia de Educación al Aire Libre en sus lineamientos, realizando un diálogo entre los lineamientos curriculares de Brasil (Base Nacional Comum Curricular) y Australia (Australian Curriculum). En el documento australiano, existe una conexión curricular denominada Outdoor Learning, con lineamientos para su presencia en las prácticas escolares, habilidades movilizadas y progresión a todas las etapas de la educación básica. Realizamos un análisis específico de esta conexión curricular e identificamos las habilidades y competencias relacionadas con el componente curricular de Geografía (o la subárea de Geografía dentro de Humanidades y Ciencias Sociales en los años iniciales de la propuesta), que dialogan con las habilidades de Geografía, presentes en la Base Curricular Común Nacional. La investigación realizada permitió visualizar y planificar una propuesta de ruta para la inserción de una Educación Geográfica al Aire Libre centrada en el Lugar en un contexto de educación formal en Brasil, considerando los últimos años de la Enseñanza Fundamental. El movimiento nos incitó a reconocer la relevancia de la búsqueda por intercambios con otras propuestas curriculares, las potencialidades emergentes de una Educación Geográfica al Aire Libre y la importancia de brindar oportunidades para la ampliación de las experiencias espaciales de los estudiantes.application/pdfporGeografia escolarEducação geográficaEducação básicaEnsino de geografiaEnsino e aprendizagemLugarOutdoor educationOutdoor learningGeographical educationPlaceAustralian curriculumEducación al aire libreAprendizaje al aire libreEducación geográficaPor uma educação geográfica ao ar livre : o lugar é a nossa sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001177762.pdf.txt001177762.pdf.txtExtracted Texttext/plain386045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265601/2/001177762.pdf.txt3056ac475a5a7ca0434992717be89bb3MD52ORIGINAL001177762.pdfTexto completoapplication/pdf21536404http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265601/1/001177762.pdfa9299a7d1dcf887eda59c48be447dd84MD5110183/2656012023-10-04 03:39:01.063686oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265601Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-10-04T06:39:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Por uma educação geográfica ao ar livre : o lugar é a nossa sala de aula
title Por uma educação geográfica ao ar livre : o lugar é a nossa sala de aula
spellingShingle Por uma educação geográfica ao ar livre : o lugar é a nossa sala de aula
Pereira, Paola Gomes
Geografia escolar
Educação geográfica
Educação básica
Ensino de geografia
Ensino e aprendizagem
Lugar
Outdoor education
Outdoor learning
Geographical education
Place
Australian curriculum
Educación al aire libre
Aprendizaje al aire libre
Educación geográfica
title_short Por uma educação geográfica ao ar livre : o lugar é a nossa sala de aula
title_full Por uma educação geográfica ao ar livre : o lugar é a nossa sala de aula
title_fullStr Por uma educação geográfica ao ar livre : o lugar é a nossa sala de aula
title_full_unstemmed Por uma educação geográfica ao ar livre : o lugar é a nossa sala de aula
title_sort Por uma educação geográfica ao ar livre : o lugar é a nossa sala de aula
author Pereira, Paola Gomes
author_facet Pereira, Paola Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Paola Gomes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castrogiovanni, Antonio Carlos
contributor_str_mv Castrogiovanni, Antonio Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia escolar
Educação geográfica
Educação básica
Ensino de geografia
Ensino e aprendizagem
Lugar
topic Geografia escolar
Educação geográfica
Educação básica
Ensino de geografia
Ensino e aprendizagem
Lugar
Outdoor education
Outdoor learning
Geographical education
Place
Australian curriculum
Educación al aire libre
Aprendizaje al aire libre
Educación geográfica
dc.subject.eng.fl_str_mv Outdoor education
Outdoor learning
Geographical education
Place
Australian curriculum
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación al aire libre
Aprendizaje al aire libre
Educación geográfica
description Nossa tese investiga práticas de Educação ao Ar Livre e suas possibilidades para a Educação Geográfica, e o desenvolvimento do pensamento geográfico na educação básica. Apesar do reconhecimento aparente da importância em realizarmos atividades ao ar livre e estarmos mais conectados com a natureza, observamos que práticas que envolvam uma educação formal ao ar livre no Brasil ainda são incipientes, compreendemos que as ideias são aceitas, mas talvez, nos faltem indicativos de trajetos para colocá-las em prática. Para isso o objetivo de nosso trabalho é mostrar diferentes formas de aplicação de Educação ao Ar Livre construindo propostas/possibilidades para e com o ensino de Geografia no Brasil. Os objetivos específicos que conduzem essa construção são: Discutir o conceito de Educação ao Ar Livre, relacionando-o ao ensino da Geografia; Analisar os documentos de orientação curricular da Austrália, país onde essas práticas estão inseridas em um contexto escolar, comparando-o às orientações curriculares brasileiras; Avaliar a influência que as práticas de Educação ao Ar Livre têm no desenvolvimento de habilidades para a compreensão provisória do espaço geográfico; Construir percursos de Ensino de Geografia relacionados à Educação ao Ar Livre que favoreçam a leitura da paisagem, o fortalecimento da relação com o lugar e o desenvolvimento de habilidades espaciais junto aos sujeitos alunos. Em uma aproximação com o método da Complexidade, são operados os princípios Hologramático, Dialógico e a Recursividade. O caminho que para essa investigação incluiu a realização de revisão bibliográfica e o levantamento de pesquisas na área da Educação ao Ar Livre. Para então, realizarmos a análise de propostas curriculares com a presença da Educação ao Ar Livre em suas orientações, realizando um diálogo entre as orientações curriculares do Brasil (Base Nacional Comum Curricular) e da Austrália (Australian Curriculum). No documento australiano está presente uma conexão curricular denominada Outdoor Learning (aprendizagem ao ar livre) com orientações para sua presença em práticas escolares, habilidades mobilizadas e a progressão para todas as etapas da educação básica. Realizamos a análise específica desta conexão curricular e identificamos as habilidades e competências relacionadas ao componente curricular de Geografia (ou da subárea da Geografia dentro das Humanidades e Ciências Sociais nos anos iniciais da proposta), que dialogam com habilidades da Geografia presentes na Base Nacional Comum Curricular. A pesquisa desenvolvida nos permitiu visualizar e planejar uma proposta de percurso para a inserção de Educação Geográfica ao Ar Livre voltada para o Lugar em um contexto de educação formal no Brasil, considerando os anos finais do Ensino Fundamental. O movimento nos instigou o reconhecimento da relevância da busca por trocas com outras propostas curriculares, as potencialidades emergentes da uma Educação Geográfica ao Ar Livre, e a importância de oportunizar a ampliação das experiências espaciais dos estudantes.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-03T03:35:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/265601
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001177762
url http://hdl.handle.net/10183/265601
identifier_str_mv 001177762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265601/2/001177762.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265601/1/001177762.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3056ac475a5a7ca0434992717be89bb3
a9299a7d1dcf887eda59c48be447dd84
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309223909752832