A relação entre políticas em educação e práticas escolares no ensino médio integrado : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Rachel Costa de Azevedo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/211342
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre políticas e práticas no trabalho pedagógico no Ensino Médio, na modalidade integrado, o que inclui a análise da atuação dos gestores, professores e estudantes nas práticas escolares em relação às orientações das políticas em educação. Inicialmente, buscamos compreender a importância da proposição de políticas democráticas em educação como garantia do direito à educação e como forma de enfrentamento das desigualdades sociais, educacionais, do fracasso escolar e da meritocracia no contexto educacional brasileiro. No segundo momento, buscamos analisar a Política de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional como um caminho para a garantia do direito à educação da juventude, considerando os aspectos conceituais do Ensino Médio Integrado. No terceiro momento, tendo como referência os estudos de Stephen Ball, analisamos a atuação de gestores, professores e estudantes nas práticas escolares, diante das orientações das políticas e dos desafios do cotidiano escolar no Ensino Médio Integrado. Foi realizado um estudo de caso em uma escola de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, na qual utilizamos a análise da política educacional, observações diretas e entrevistas com gestores, professores e estudantes. Concluímos que as categorias tempo e espaço escolar são fundamentais para repensarmos as políticas educacionais e o diálogo e a participação são expressões de políticas e práticas democráticas construídas por gestores, professores e estudantes no cotidiano escolar do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional.
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