A relação entre políticas em educação e práticas escolares no ensino médio integrado : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/211342 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre políticas e práticas no trabalho pedagógico no Ensino Médio, na modalidade integrado, o que inclui a análise da atuação dos gestores, professores e estudantes nas práticas escolares em relação às orientações das políticas em educação. Inicialmente, buscamos compreender a importância da proposição de políticas democráticas em educação como garantia do direito à educação e como forma de enfrentamento das desigualdades sociais, educacionais, do fracasso escolar e da meritocracia no contexto educacional brasileiro. No segundo momento, buscamos analisar a Política de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional como um caminho para a garantia do direito à educação da juventude, considerando os aspectos conceituais do Ensino Médio Integrado. No terceiro momento, tendo como referência os estudos de Stephen Ball, analisamos a atuação de gestores, professores e estudantes nas práticas escolares, diante das orientações das políticas e dos desafios do cotidiano escolar no Ensino Médio Integrado. Foi realizado um estudo de caso em uma escola de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, na qual utilizamos a análise da política educacional, observações diretas e entrevistas com gestores, professores e estudantes. Concluímos que as categorias tempo e espaço escolar são fundamentais para repensarmos as políticas educacionais e o diálogo e a participação são expressões de políticas e práticas democráticas construídas por gestores, professores e estudantes no cotidiano escolar do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. |
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Mello, Rachel Costa de AzevedoMoll, Jaqueline2020-07-04T03:50:44Z2019http://hdl.handle.net/10183/211342001115108Esta pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre políticas e práticas no trabalho pedagógico no Ensino Médio, na modalidade integrado, o que inclui a análise da atuação dos gestores, professores e estudantes nas práticas escolares em relação às orientações das políticas em educação. Inicialmente, buscamos compreender a importância da proposição de políticas democráticas em educação como garantia do direito à educação e como forma de enfrentamento das desigualdades sociais, educacionais, do fracasso escolar e da meritocracia no contexto educacional brasileiro. No segundo momento, buscamos analisar a Política de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional como um caminho para a garantia do direito à educação da juventude, considerando os aspectos conceituais do Ensino Médio Integrado. No terceiro momento, tendo como referência os estudos de Stephen Ball, analisamos a atuação de gestores, professores e estudantes nas práticas escolares, diante das orientações das políticas e dos desafios do cotidiano escolar no Ensino Médio Integrado. Foi realizado um estudo de caso em uma escola de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, na qual utilizamos a análise da política educacional, observações diretas e entrevistas com gestores, professores e estudantes. Concluímos que as categorias tempo e espaço escolar são fundamentais para repensarmos as políticas educacionais e o diálogo e a participação são expressões de políticas e práticas democráticas construídas por gestores, professores e estudantes no cotidiano escolar do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional.This research aims to analyze the relationship between policies and practices in pedagogical work in high school in integrated mode, which includes the analysis of the, manager's performance, teachers and students in school practices, in relation to the guidelines of policies in education. Initially, we seek to understand the importance of proposing democratic policies in education as a guarantee of the right to education and a way to confront social and educational inequalities, school failure and meritocracy in the Brazilian educational context. In a further moment, we seek to analyze the Policy of Integrated High School to Professional Education as a way to guarantee the right to youth education, considering the conceptual aspects of Integrated High School. Finally, on the track of Stephen Ball's studies as a reference, we analyzed the performance of managers, teachers and students in school practices, facing the orientations of policies and the challenges of everyday school life in Integrated High School. A case study was conducted at a High School Integrated to Vocational Education, in which we used educational policy analysis, direct observations and interviews with managers, teachers and students. We conclude that the categories time and school space are fundamental for rethinking educational policies and dialogue and participation are expressions of democratic educational policies and practices built by managers, teachers and students in the daily life of High School Integrated to Vocational Education.application/pdfporEnsino médioEducação integralPolítica educacionalPolíticas públicasPolitics in educationSchool practicesIntegrated high schoolA relação entre políticas em educação e práticas escolares no ensino médio integrado : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115108.pdf.txt001115108.pdf.txtExtracted Texttext/plain526855http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211342/2/001115108.pdf.txtdd55ab9283bbe2bf8566af12c75d314fMD52ORIGINAL001115108.pdfTexto completoapplication/pdf2485479http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211342/1/001115108.pdfcf0967e80ccee9c787b76e6017652d2fMD5110183/2113422021-05-07 04:55:00.232552oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211342Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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