Jogos de linguagem no estudo do tratamento da informação em uma classe de EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cristiano Silva dos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/32469
Resumo: Esta dissertação de mestrado parte das inquietações, dúvidas, certezas e questionamentos de um professor de matemática que admite a reflexão sobre a prática de ensinar matemática, como o ponto de partida para ação do professor. Percorrendo diferentes caminhos até chegar à Educação Matemática de Jovens e Adultos, esta dissertação tem por objetivo: apontar especificidades desta modalidade de educação; qualificar minha formação profissional; e apresentar uma proposta de trabalho para o estudo do tratamento da informação em uma classe de jovens e adultos. Através do desenvolvimento de uma proposta didática, em uma turma de anos finais do ensino fundamental de EJA, e fundamentando-se nos jogos de linguagem, nas semelhanças de família e na matemática normativa do II Wittgenstein, aponto para a existência de diferentes práticas sociais de mobilização de cultura matemática que, por se tratarem de práticas distintas, com jogos de linguagem e regras de significação próprias, só podem ser significadas em seu contexto de origem.
id URGS_9de04fc4a3a36e9c52c79a6700b2386d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32469
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Santos, Cristiano Silva dosLópez Bello, Samuel Edmundo2011-10-04T01:16:52Z2010http://hdl.handle.net/10183/32469000787324Esta dissertação de mestrado parte das inquietações, dúvidas, certezas e questionamentos de um professor de matemática que admite a reflexão sobre a prática de ensinar matemática, como o ponto de partida para ação do professor. Percorrendo diferentes caminhos até chegar à Educação Matemática de Jovens e Adultos, esta dissertação tem por objetivo: apontar especificidades desta modalidade de educação; qualificar minha formação profissional; e apresentar uma proposta de trabalho para o estudo do tratamento da informação em uma classe de jovens e adultos. Através do desenvolvimento de uma proposta didática, em uma turma de anos finais do ensino fundamental de EJA, e fundamentando-se nos jogos de linguagem, nas semelhanças de família e na matemática normativa do II Wittgenstein, aponto para a existência de diferentes práticas sociais de mobilização de cultura matemática que, por se tratarem de práticas distintas, com jogos de linguagem e regras de significação próprias, só podem ser significadas em seu contexto de origem.This dissertation starts due to some concerns, doubts, certainties and questions of a math teacher who admits to thinking about the practice of teaching mathematics, as the starting point for action of the teacher. Traversing different paths to get to the Mathematics Education of Youths and Adults, this thesis aims to: point out specificities of this form of education; qualify my professional training, and submit a work proposal for the study of information processing in a class of young and adults. By developing a proposal for teaching in a class of final year of elementary school to adult education, and basing it in language games, in family similarities and in II Wittgenstein's normative mathematics, I point to the existence of different social practices mobilization of mathematical culture that, due to the fact they are related to different practices, with language games and own rules of signification, can only be meant in their origin contexts.Esta tesis parte de algunas de las inquietudes, dudas, certezas y preguntas de un profesor de matemáticas que se admite a pensar en la práctica de la enseñanza de las matemáticas, como punto de partida para la acción del profesor. Atravesando diferentes caminos para llegar a la Educación Matemática de Jóvenes y Adultos, esta tesis tiene como objetivos: identificar características específicas de esta forma de educación; calificar mi formación profesional, y presentar una propuesta de trabajo para el estudio del procesamiento de la información en una clase de jóvenes y adultos. Mediante el desarrollo de una propuesta para la enseñanza en una clase de último año de escuela primaria a la educación de adultos, y apoyándose en los juegos de lenguaje, en las similitudes de familia y en las matemáticas normativas de II Wittgenstein, apunto a la existencia de diferentes prácticas sociales de movilización de la cultura matemática, que por relacionarse con prácticas diferentes, con los juegos de lenguaje y reglas de significación propias, sólo se pueden decir en sus contextos de origen.application/pdfporJogos de linguagemMatemática : Tratamento da InformaçãoEducação MatemáticaEducação de jovens e adultosMathematicsMathematics educationYouth and adults educationSocial practiceLanguage gamesData processingMatemáticasEducación matemáticaEducación de jóvenes y adultosPráctica socialJuegos de lenguajeProcesamiento de datosJogos de linguagem no estudo do tratamento da informação em uma classe de EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2010mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000787324.pdf.txt000787324.pdf.txtExtracted Texttext/plain205433http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32469/2/000787324.pdf.txt3d324d474e97beabcfb291bda1f9f85aMD52ORIGINAL000787324.pdf000787324.pdfTexto completoapplication/pdf2072293http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32469/1/000787324.pdfd691c3f0a45141d5a8419fe51152b263MD51THUMBNAIL000787324.pdf.jpg000787324.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1248http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32469/3/000787324.pdf.jpg573796d57b8462bfce3f2378fe4963d7MD5310183/324692018-10-10 07:54:12.594oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32469Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-10T10:54:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogos de linguagem no estudo do tratamento da informação em uma classe de EJA
title Jogos de linguagem no estudo do tratamento da informação em uma classe de EJA
spellingShingle Jogos de linguagem no estudo do tratamento da informação em uma classe de EJA
Santos, Cristiano Silva dos
Jogos de linguagem
Matemática : Tratamento da Informação
Educação Matemática
Educação de jovens e adultos
Mathematics
Mathematics education
Youth and adults education
Social practice
Language games
Data processing
Matemáticas
Educación matemática
Educación de jóvenes y adultos
Práctica social
Juegos de lenguaje
Procesamiento de datos
title_short Jogos de linguagem no estudo do tratamento da informação em uma classe de EJA
title_full Jogos de linguagem no estudo do tratamento da informação em uma classe de EJA
title_fullStr Jogos de linguagem no estudo do tratamento da informação em uma classe de EJA
title_full_unstemmed Jogos de linguagem no estudo do tratamento da informação em uma classe de EJA
title_sort Jogos de linguagem no estudo do tratamento da informação em uma classe de EJA
author Santos, Cristiano Silva dos
author_facet Santos, Cristiano Silva dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cristiano Silva dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv López Bello, Samuel Edmundo
contributor_str_mv López Bello, Samuel Edmundo
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos de linguagem
Matemática : Tratamento da Informação
Educação Matemática
Educação de jovens e adultos
topic Jogos de linguagem
Matemática : Tratamento da Informação
Educação Matemática
Educação de jovens e adultos
Mathematics
Mathematics education
Youth and adults education
Social practice
Language games
Data processing
Matemáticas
Educación matemática
Educación de jóvenes y adultos
Práctica social
Juegos de lenguaje
Procesamiento de datos
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics
Mathematics education
Youth and adults education
Social practice
Language games
Data processing
dc.subject.spa.fl_str_mv Matemáticas
Educación matemática
Educación de jóvenes y adultos
Práctica social
Juegos de lenguaje
Procesamiento de datos
description Esta dissertação de mestrado parte das inquietações, dúvidas, certezas e questionamentos de um professor de matemática que admite a reflexão sobre a prática de ensinar matemática, como o ponto de partida para ação do professor. Percorrendo diferentes caminhos até chegar à Educação Matemática de Jovens e Adultos, esta dissertação tem por objetivo: apontar especificidades desta modalidade de educação; qualificar minha formação profissional; e apresentar uma proposta de trabalho para o estudo do tratamento da informação em uma classe de jovens e adultos. Através do desenvolvimento de uma proposta didática, em uma turma de anos finais do ensino fundamental de EJA, e fundamentando-se nos jogos de linguagem, nas semelhanças de família e na matemática normativa do II Wittgenstein, aponto para a existência de diferentes práticas sociais de mobilização de cultura matemática que, por se tratarem de práticas distintas, com jogos de linguagem e regras de significação próprias, só podem ser significadas em seu contexto de origem.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-10-04T01:16:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/32469
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000787324
url http://hdl.handle.net/10183/32469
identifier_str_mv 000787324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32469/2/000787324.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32469/1/000787324.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32469/3/000787324.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3d324d474e97beabcfb291bda1f9f85a
d691c3f0a45141d5a8419fe51152b263
573796d57b8462bfce3f2378fe4963d7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085210517143552