Literatura e identidad : un estudio comparativo entre la lira popular chilena y la literatura de cordel brasileña

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morales Velloso, Anderson
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: spa
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225253
Resumo: O presente estudo é fruto da comparação de corpus entre Lira Popular chilena e Literatura de Cordel brasileira, analisando como se apresenta a identidade nacional/regional e se existe a consciência nacional manifesta na obra dos autores de pliegos e folhetos. Em nossa análise, fazemos um quadro comparativo em que se demonstram convergências e divergências sobre a temática identitária de cada autor. A seleção das obras de Lira Popular chilena e Literatura de Cordel brasileira foi feita levando em conta a importância que elas têm perante o público e o seu círculo artístico, com base em um critério temático (textos que abordassem a identidade regional/nacional) e não um recorte histórico. Ressaltamos, ademais, que este estudo não tem uma metodologia previamente definida, e talvez pudesse ser entendido também como um ‘estudo indutivo’, visto que é baseado na observação do corpus e do seu contexto. Detalhamos o percurso deste estudo comparativo da seguinte forma: iniciamos com a apresentação do contexto histórico que resulta na criação da Lira Popular e da Literatura de Cordel, e sua relação com a colonização e o panorama de estudos sobre o tema; A seguir, trazemos um panorama dos temas identitários em/sobre a América Latina, destacando a classificação proposta por Larraín (2001) sobre as linhas identitárias da região: indigenismo, hispanismo, mestiçagem, corrente religiosa e a corrente que recalca a desintegração e busca de identidade. Posteriormente, fazemos um contraponto entre cânone e oralidade, agregando os três grandes sistemas literários (culto, popular e indígena) de Cornejo Polar (1989; 1994) e o caso sui generis da Literatura Gauchesca. Seguimos com o mundo ao contrário da carnavalização de Mikhail Bakhtin (2003) e a relação com a literatura oral, culminando com a análise de corpus.Nossos pressupostos teóricos têm como base a literatura de expressão popular e a representação identitária chilena e brasileira/nordestina. Tendo presente o caráter “marginal” que os textos do nosso corpus tinham na época de publicação, apresentamos discussões sobre cânone, como na proposta de “sistema literário” do literato peruano Antonio Cornejo Polar (1989; 1994). Todo este contexto posto dentro da perspectiva de carnavalização de Mikhail Bakhtin (2003), considerando que ambas as formas literárias populares se desenvolvem à margem da cultura oficial, o que as torna uma maneira de contestação à ordem social e política. Nossa hipótese inicial era a de que entre as obras dos autores selecionados não haveria unidade sobre a existência de ‘uma identidade’ nacional/regional, e cada um escolheria um elemento representativo dentro de seu espectro próximo com o que se identificasse e se relacionasse. Tal hipótese é confirmada com a análise do nosso corpus: o identitário surge da condição primeira com a qual o poeta popular mais se identifica, seja com um ponto de vista político, com uma tradição religiosa, ou ainda com o seu lugar de origem. Da mesma forma, a ‘consciência nacional’ se vê impregnada com as impressões de mundo com as quais o poeta se relaciona (identificação política, religiosa ou local).
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Ressaltamos, ademais, que este estudo não tem uma metodologia previamente definida, e talvez pudesse ser entendido também como um ‘estudo indutivo’, visto que é baseado na observação do corpus e do seu contexto. Detalhamos o percurso deste estudo comparativo da seguinte forma: iniciamos com a apresentação do contexto histórico que resulta na criação da Lira Popular e da Literatura de Cordel, e sua relação com a colonização e o panorama de estudos sobre o tema; A seguir, trazemos um panorama dos temas identitários em/sobre a América Latina, destacando a classificação proposta por Larraín (2001) sobre as linhas identitárias da região: indigenismo, hispanismo, mestiçagem, corrente religiosa e a corrente que recalca a desintegração e busca de identidade. Posteriormente, fazemos um contraponto entre cânone e oralidade, agregando os três grandes sistemas literários (culto, popular e indígena) de Cornejo Polar (1989; 1994) e o caso sui generis da Literatura Gauchesca. 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Nossa hipótese inicial era a de que entre as obras dos autores selecionados não haveria unidade sobre a existência de ‘uma identidade’ nacional/regional, e cada um escolheria um elemento representativo dentro de seu espectro próximo com o que se identificasse e se relacionasse. Tal hipótese é confirmada com a análise do nosso corpus: o identitário surge da condição primeira com a qual o poeta popular mais se identifica, seja com um ponto de vista político, com uma tradição religiosa, ou ainda com o seu lugar de origem. Da mesma forma, a ‘consciência nacional’ se vê impregnada com as impressões de mundo com as quais o poeta se relaciona (identificação política, religiosa ou local).El presente estudio es fruto de un estudio comparativo de corpus entre la Lira Popular chilena y la Literatura de Cordel brasileña, analizando como se presenta la identidad nacional/regional en las obras de poetas populares. En nuestro análisis hacemos un cuadro comparativo en el que se muestran convergencias y divergencias de la lectura de cada autor sobre la temática identitaria. La selección de las obras se hizo teniendo en cuenta la importancia que éstas tienen ante el público y su círculo artístico, en base a un criterio temático (textos que abordaran la identidad regional/nacional) y no un recorte histórico. Resaltamos, además, que este estudo no tiene una metodologia previamente definida, e talvez pudesse ser entendido também como um ‘estudo indutivo’, visto que é baseado na observação do corpus e do seu contexto. Nuestras bases teóricas se establecen en la literatura de expresión popular y la representación identitaria chilena y brasileña/nordestina. Teniendo presente su carácter “marginal” en el periodo que nos proponemos estudiar, presentamos discusiones sobre canon, como en el planteamiento de “sistema literario” del literato peruano Antonio Cornejo Polar (1989, 1994). Todo este contexto puesto dentro de la perspectiva de carnavalización de Mikhail Bahktin (2003), considerando que ambas formas literarias populares se desarrollan al margen de la cultura oficial, que sería una manera de contraponerse al orden social y político.application/pdfspaLiteratura chilenaLiteratura brasileiraLiteratura de cordel brasileiraLiteratura comparadaLiteratura popularLira PopularLiteratura de CordelLiteratura ComparadaLiteratura PopularLiteratura e identidad : un estudio comparativo entre la lira popular chilena y la literatura de cordel brasileñainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129447.pdf.txt001129447.pdf.txtExtracted Texttext/plain494532http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225253/2/001129447.pdf.txt00ba9cded3139c880bfeb55efa040b77MD52ORIGINAL001129447.pdfTexto completoapplication/pdf3797301http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225253/1/001129447.pdfb4ee056949206e310dd61292893c082eMD5110183/2252532021-08-07 04:43:33.659236oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225253Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-08-07T07:43:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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