A escolarização das pessoas com deficiência visual : contribuições e limites das atividades pedagógicas mediadas na sala de integração e recursos visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/131021 |
Resumo: | A presente pesquisa teve por objetivo compreender de que forma o Atendimento Educacional Especializado/Sala de Integração e Recursos Visual colabora no processo de escolarização das pessoas com deficiência visual. A análise privilegiou os possíveis elos existentes entre o atendimento educacional especializado com o ensino regular. As questões que instigaram a autoria do presente estudo foram as seguintes: como realizar tarefas para alunos com deficiência visual num currículo que valora a escrita em detrimento de outras formas de aprendizagens? Como vem sendo realizado o trabalho da Sala de Integração e Recursos – SIR Visual, no contexto da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre? A pesquisa empírica ocorreu em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, a qual tem priorizado às políticas de inclusão escolar referentes ao Atendimento Educacional Especializado, considerando a forma que este serviço foi sendo realizado ao longo dos anos, identificando aspectos a partir das reflexões do pensamento sistêmico de Gregory Bateson e da teoria histórico-cultural de Lev Vigotsky. A pesquisa optou pela abordagem qualitativa, utilizando os seguintes instrumentos metodológicos: entrevista semiestruturada, observação participante e o diário de campo. A análise dos dados constatou a importância do atendimento educacional especializado, mais especificamente a Sala de Integração e Recursos – Visual no processo de inclusão escolar dos alunos com deficiência visual, orientando, supervisionando e possibilitando um trabalho adequado às necessidades de pais, alunos e, principalmente, ao professor da sala de aula regular. Também ficou evidenciada a dificuldade de interlocução entre os professores coordenadores da Sala de Integração e Recursos com os professores da sala de aula regular. |
id |
URGS_9fe2e459952ed6444ecc97a845a05648 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131021 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Fróes, Marco Antonio de MeloSantos, Simone Valdete dos2015-12-12T02:39:27Z2015http://hdl.handle.net/10183/131021000980240A presente pesquisa teve por objetivo compreender de que forma o Atendimento Educacional Especializado/Sala de Integração e Recursos Visual colabora no processo de escolarização das pessoas com deficiência visual. A análise privilegiou os possíveis elos existentes entre o atendimento educacional especializado com o ensino regular. As questões que instigaram a autoria do presente estudo foram as seguintes: como realizar tarefas para alunos com deficiência visual num currículo que valora a escrita em detrimento de outras formas de aprendizagens? Como vem sendo realizado o trabalho da Sala de Integração e Recursos – SIR Visual, no contexto da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre? A pesquisa empírica ocorreu em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, a qual tem priorizado às políticas de inclusão escolar referentes ao Atendimento Educacional Especializado, considerando a forma que este serviço foi sendo realizado ao longo dos anos, identificando aspectos a partir das reflexões do pensamento sistêmico de Gregory Bateson e da teoria histórico-cultural de Lev Vigotsky. A pesquisa optou pela abordagem qualitativa, utilizando os seguintes instrumentos metodológicos: entrevista semiestruturada, observação participante e o diário de campo. A análise dos dados constatou a importância do atendimento educacional especializado, mais especificamente a Sala de Integração e Recursos – Visual no processo de inclusão escolar dos alunos com deficiência visual, orientando, supervisionando e possibilitando um trabalho adequado às necessidades de pais, alunos e, principalmente, ao professor da sala de aula regular. Também ficou evidenciada a dificuldade de interlocução entre os professores coordenadores da Sala de Integração e Recursos com os professores da sala de aula regular.This research aimed to understand how the Educational Service Specialist / Integration Room and Visual Resources collaborates in the schooling process of visually impaired people. The analysis favored potential existing links between specialized education with mainstream education. The issues that prompted the authors of this study were: how to perform tasks for students with visual impairment in a curriculum that values the writing over other forms of learning? As has been done the work of the Integration and Resource Room - SIR Visual, within the Municipal School of Porto Alegre? The empirical research took place in a school of the Municipal System of Porto Alegre Education, which has prioritized the school inclusion policies for the Educational Service Specialist, considering the way that this service was being held over the years, identifying aspects from reflections of systems thinking of Gregory Bateson and cultural-historical theory of Lev Vygotsky. The research opted for a qualitative approach using the following methodological tools: semi-structured interviews, participant observation and the field diary. Data analysis found the importance of specialized educational services, specifically the Integration and Resource Room - Visual in the process of school inclusion of students with visual impairment, guiding, supervising and providing an adequate job to the needs of parents, students, and especially , the teacher of the regular classroom. It was also demonstrated the difficulty of communication between the coordinating teachers of the Integration and Resource Room with teachers from the regular classroom.application/pdfporInclusão escolarAtendimento especializadoDeficiência visualVisual impairmentEducational service specialistIntegration and resource roomA escolarização das pessoas com deficiência visual : contribuições e limites das atividades pedagógicas mediadas na sala de integração e recursos visualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000980240.pdf000980240.pdfTexto completoapplication/pdf1338238http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131021/1/000980240.pdff5599c89cc2bbeba8a46fd7a3ea60394MD51TEXT000980240.pdf.txt000980240.pdf.txtExtracted Texttext/plain252644http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131021/2/000980240.pdf.txtc5b85a8b1896c919b87915d291914da5MD52THUMBNAIL000980240.pdf.jpg000980240.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1244http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131021/3/000980240.pdf.jpgaa70c2b01d201f0d399e9f2151660f1fMD5310183/1310212018-10-25 09:48:08.67oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131021Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T12:48:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A escolarização das pessoas com deficiência visual : contribuições e limites das atividades pedagógicas mediadas na sala de integração e recursos visual |
title |
A escolarização das pessoas com deficiência visual : contribuições e limites das atividades pedagógicas mediadas na sala de integração e recursos visual |
spellingShingle |
A escolarização das pessoas com deficiência visual : contribuições e limites das atividades pedagógicas mediadas na sala de integração e recursos visual Fróes, Marco Antonio de Melo Inclusão escolar Atendimento especializado Deficiência visual Visual impairment Educational service specialist Integration and resource room |
title_short |
A escolarização das pessoas com deficiência visual : contribuições e limites das atividades pedagógicas mediadas na sala de integração e recursos visual |
title_full |
A escolarização das pessoas com deficiência visual : contribuições e limites das atividades pedagógicas mediadas na sala de integração e recursos visual |
title_fullStr |
A escolarização das pessoas com deficiência visual : contribuições e limites das atividades pedagógicas mediadas na sala de integração e recursos visual |
title_full_unstemmed |
A escolarização das pessoas com deficiência visual : contribuições e limites das atividades pedagógicas mediadas na sala de integração e recursos visual |
title_sort |
A escolarização das pessoas com deficiência visual : contribuições e limites das atividades pedagógicas mediadas na sala de integração e recursos visual |
author |
Fróes, Marco Antonio de Melo |
author_facet |
Fróes, Marco Antonio de Melo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fróes, Marco Antonio de Melo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Simone Valdete dos |
contributor_str_mv |
Santos, Simone Valdete dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão escolar Atendimento especializado Deficiência visual |
topic |
Inclusão escolar Atendimento especializado Deficiência visual Visual impairment Educational service specialist Integration and resource room |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Visual impairment Educational service specialist Integration and resource room |
description |
A presente pesquisa teve por objetivo compreender de que forma o Atendimento Educacional Especializado/Sala de Integração e Recursos Visual colabora no processo de escolarização das pessoas com deficiência visual. A análise privilegiou os possíveis elos existentes entre o atendimento educacional especializado com o ensino regular. As questões que instigaram a autoria do presente estudo foram as seguintes: como realizar tarefas para alunos com deficiência visual num currículo que valora a escrita em detrimento de outras formas de aprendizagens? Como vem sendo realizado o trabalho da Sala de Integração e Recursos – SIR Visual, no contexto da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre? A pesquisa empírica ocorreu em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, a qual tem priorizado às políticas de inclusão escolar referentes ao Atendimento Educacional Especializado, considerando a forma que este serviço foi sendo realizado ao longo dos anos, identificando aspectos a partir das reflexões do pensamento sistêmico de Gregory Bateson e da teoria histórico-cultural de Lev Vigotsky. A pesquisa optou pela abordagem qualitativa, utilizando os seguintes instrumentos metodológicos: entrevista semiestruturada, observação participante e o diário de campo. A análise dos dados constatou a importância do atendimento educacional especializado, mais especificamente a Sala de Integração e Recursos – Visual no processo de inclusão escolar dos alunos com deficiência visual, orientando, supervisionando e possibilitando um trabalho adequado às necessidades de pais, alunos e, principalmente, ao professor da sala de aula regular. Também ficou evidenciada a dificuldade de interlocução entre os professores coordenadores da Sala de Integração e Recursos com os professores da sala de aula regular. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-12-12T02:39:27Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/131021 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000980240 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/131021 |
identifier_str_mv |
000980240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131021/1/000980240.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131021/2/000980240.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131021/3/000980240.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f5599c89cc2bbeba8a46fd7a3ea60394 c5b85a8b1896c919b87915d291914da5 aa70c2b01d201f0d399e9f2151660f1f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085343058198528 |