Música na escola : concepções de música das crianças no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponso, Caroline Cao
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36378
Resumo: A presente pesquisa disserta sobre as concepções de música de um grupo de crianças de seis e sete anos do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Porto Alegre. Objetiva investigar construções, relações, reelaborações, modos de agir e pensar sobre música do aluno a partir da interação sócio-cultural no contexto da escola. O marco teórico apoia-se nos estudos da Epistemologia Genética, da Sociologia da Infância e da Educação Musical na Escola, buscando conciliar pontos de vista na interpretação das concepções de música da criança. Constitui material empírico desta pesquisa fatos recolhidos no contexto da sala de aula através de diálogos, entrevistas informais, gestos e expressões do corpo e interações das crianças na participação das atividades musicais. O enfoque metodológico da coleta de dados segue os princípios do Grupo Focal no planejamento e organização das conversas em grupo e definição do papel do mediador. Os dados foram registrados em diários de campo e filmes, posteriormente degravados e analisados. Os resultados desta pesquisa mostram que as concepções das crianças sobre música manifestam-se e elaboram-se em suas verbalizações, nos saberes cotidianos midiáticos que são incorporados ao que compreende sobre música, aos elementos musicais do contexto social que são evocados como referência para dar sentido às experiências da escola, ao modo como demonstra saber o que é música através da corporeidade manifesta nos gestos musicais e que se objetiva no protagonismo ao construir suas próprias concepções. As construções musicais dos alunos e o sentir-se competente nas realizações e atividades também evidenciam concepções das crianças sobre música. A análise das categorias retiradas do material coletado, imbricadas na concepção de música das crianças, evidenciou o papel das trocas sociais na constituição das ideias e conceituações acerca da música, que estão em constante reconstrução se em contato com os materiais musicais. Conclui-se que a criança em processo de interação musical constrói os conceitos a partir da sua ação no contexto musical, dentro e fora da escola, e esses acabarão por se multiplicar, na medida em que a concepção de música que o aluno possui for ampla e respeitada na diversidade de práticas culturais na escola.
id URGS_a1848c2eace1b9deb68ee18769a44ac2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36378
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Ponso, Caroline CaoMaffioletti, Leda de AlbuquerqueBeyer, Esther Sulzbacher Wondracek2012-01-17T01:19:38Z2011http://hdl.handle.net/10183/36378000816995A presente pesquisa disserta sobre as concepções de música de um grupo de crianças de seis e sete anos do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Porto Alegre. Objetiva investigar construções, relações, reelaborações, modos de agir e pensar sobre música do aluno a partir da interação sócio-cultural no contexto da escola. O marco teórico apoia-se nos estudos da Epistemologia Genética, da Sociologia da Infância e da Educação Musical na Escola, buscando conciliar pontos de vista na interpretação das concepções de música da criança. Constitui material empírico desta pesquisa fatos recolhidos no contexto da sala de aula através de diálogos, entrevistas informais, gestos e expressões do corpo e interações das crianças na participação das atividades musicais. O enfoque metodológico da coleta de dados segue os princípios do Grupo Focal no planejamento e organização das conversas em grupo e definição do papel do mediador. Os dados foram registrados em diários de campo e filmes, posteriormente degravados e analisados. Os resultados desta pesquisa mostram que as concepções das crianças sobre música manifestam-se e elaboram-se em suas verbalizações, nos saberes cotidianos midiáticos que são incorporados ao que compreende sobre música, aos elementos musicais do contexto social que são evocados como referência para dar sentido às experiências da escola, ao modo como demonstra saber o que é música através da corporeidade manifesta nos gestos musicais e que se objetiva no protagonismo ao construir suas próprias concepções. As construções musicais dos alunos e o sentir-se competente nas realizações e atividades também evidenciam concepções das crianças sobre música. A análise das categorias retiradas do material coletado, imbricadas na concepção de música das crianças, evidenciou o papel das trocas sociais na constituição das ideias e conceituações acerca da música, que estão em constante reconstrução se em contato com os materiais musicais. Conclui-se que a criança em processo de interação musical constrói os conceitos a partir da sua ação no contexto musical, dentro e fora da escola, e esses acabarão por se multiplicar, na medida em que a concepção de música que o aluno possui for ampla e respeitada na diversidade de práticas culturais na escola.This current research discourses about music conceptions in a group of six and seven-year-old children who are on the first grade at a municipal school in Porto Alegre. It aims to investigate constructions, relations, reelaborations, ways to act and think about the students’ music from the school socio-cultural context. The theoretical starting point is supported by studies of Genetic Epistemology, Sociology in Childhood and Musical Education at School searching to conciliate points of view in the interpretation of the child’s musical conceptions. Facts collected from the school context through dialogues, informal interviews, gestures and corporal expressions and the interaction among children in musical activities are empirical material of this research. The methodological focus of the collected data follows the Focal Groups principles in planning and organizing group conversation and the definition of the mediator role. The collected data was registered on field diaries and films that were lately transcribed and analyzed. The results of this research show that children conceptions about music are demonstrated and elaborated when verbally expressed, in daily learning from the media which is incorporated in what they know about music, to musical elements from their social context that are elicited as reference to give meaning to the school experiences, to the way they show what they know about music through the materiality expressed on musical gestures and which becomes concrete on protagonism to construct their own conceptions. The students’ musical constructions and the feeling of being able to accomplish and do the activities also make children’s musical conceptions evident. The analysis of the categories from the collected material inserted on children’s musical conceptions, made evident the role of social exchanges in the constitution of ideas and opinions about music which are in constant reconstruction if they get in contact with musical material. The musical conceptions built by the children of this research show that the musical activities provided by the school, which valorize the potential and the expression of the infantile culture, are essential to their musical development in the school context.application/pdfporEducação musicalCriançaSociologiaMusical educationSociology in childhoodConceptions of musicMúsica na escola : concepções de música das crianças no contexto escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000816995.pdf000816995.pdfTexto completoapplication/pdf3948142http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36378/1/000816995.pdfcf26190d5969dd2fbe0366995b82c716MD51TEXT000816995.pdf.txt000816995.pdf.txtExtracted Texttext/plain175941http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36378/2/000816995.pdf.txt141081de5fb53184cfc46e867c79bac4MD52THUMBNAIL000816995.pdf.jpg000816995.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1258http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36378/3/000816995.pdf.jpg27900095a6603e0af951a145c9348677MD5310183/363782018-10-11 08:44:01.284oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36378Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-11T11:44:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Música na escola : concepções de música das crianças no contexto escolar
title Música na escola : concepções de música das crianças no contexto escolar
spellingShingle Música na escola : concepções de música das crianças no contexto escolar
Ponso, Caroline Cao
Educação musical
Criança
Sociologia
Musical education
Sociology in childhood
Conceptions of music
title_short Música na escola : concepções de música das crianças no contexto escolar
title_full Música na escola : concepções de música das crianças no contexto escolar
title_fullStr Música na escola : concepções de música das crianças no contexto escolar
title_full_unstemmed Música na escola : concepções de música das crianças no contexto escolar
title_sort Música na escola : concepções de música das crianças no contexto escolar
author Ponso, Caroline Cao
author_facet Ponso, Caroline Cao
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponso, Caroline Cao
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maffioletti, Leda de Albuquerque
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Beyer, Esther Sulzbacher Wondracek
contributor_str_mv Maffioletti, Leda de Albuquerque
Beyer, Esther Sulzbacher Wondracek
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Criança
Sociologia
topic Educação musical
Criança
Sociologia
Musical education
Sociology in childhood
Conceptions of music
dc.subject.eng.fl_str_mv Musical education
Sociology in childhood
Conceptions of music
description A presente pesquisa disserta sobre as concepções de música de um grupo de crianças de seis e sete anos do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Porto Alegre. Objetiva investigar construções, relações, reelaborações, modos de agir e pensar sobre música do aluno a partir da interação sócio-cultural no contexto da escola. O marco teórico apoia-se nos estudos da Epistemologia Genética, da Sociologia da Infância e da Educação Musical na Escola, buscando conciliar pontos de vista na interpretação das concepções de música da criança. Constitui material empírico desta pesquisa fatos recolhidos no contexto da sala de aula através de diálogos, entrevistas informais, gestos e expressões do corpo e interações das crianças na participação das atividades musicais. O enfoque metodológico da coleta de dados segue os princípios do Grupo Focal no planejamento e organização das conversas em grupo e definição do papel do mediador. Os dados foram registrados em diários de campo e filmes, posteriormente degravados e analisados. Os resultados desta pesquisa mostram que as concepções das crianças sobre música manifestam-se e elaboram-se em suas verbalizações, nos saberes cotidianos midiáticos que são incorporados ao que compreende sobre música, aos elementos musicais do contexto social que são evocados como referência para dar sentido às experiências da escola, ao modo como demonstra saber o que é música através da corporeidade manifesta nos gestos musicais e que se objetiva no protagonismo ao construir suas próprias concepções. As construções musicais dos alunos e o sentir-se competente nas realizações e atividades também evidenciam concepções das crianças sobre música. A análise das categorias retiradas do material coletado, imbricadas na concepção de música das crianças, evidenciou o papel das trocas sociais na constituição das ideias e conceituações acerca da música, que estão em constante reconstrução se em contato com os materiais musicais. Conclui-se que a criança em processo de interação musical constrói os conceitos a partir da sua ação no contexto musical, dentro e fora da escola, e esses acabarão por se multiplicar, na medida em que a concepção de música que o aluno possui for ampla e respeitada na diversidade de práticas culturais na escola.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-01-17T01:19:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/36378
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000816995
url http://hdl.handle.net/10183/36378
identifier_str_mv 000816995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36378/1/000816995.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36378/2/000816995.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36378/3/000816995.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cf26190d5969dd2fbe0366995b82c716
141081de5fb53184cfc46e867c79bac4
27900095a6603e0af951a145c9348677
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085218536652800