Habilidades de literacia emergente e relação com processamentos lexicais de leitura e escrita na alfabetização infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Érica Prates Krás
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/274888
Resumo: O objetivo geral desta dissertação foi investigar as associações entre as dimensões da literacia emergente e processamentos lexicais de leitura e escrita durante a alfabetização infantil no português. O primeiro estudo foi uma revisão sistemática que teve como principal objetivo investigar a relação entre o desempenho em escrita emergente, conhecimentos sobre o alfabeto e vocabulário e o desempenho em leitura e escrita de palavras/pseudopalavras de crianças em processo de alfabetização no português. A revisão apontou associações significativas entre conhecimentos sobre o alfabeto e vocabulário e a linguagem escrita e foi observado um efeito de escolaridade nas associações. O segundo estudo foi uma pesquisa transversal que visou analisar a relação entre o desempenho nas dimensões da literacia emergente (escrita emergente, conhecimentos sobre o alfabeto, vocabulário e consciência fonológica) e o desempenho em leitura e escrita de palavras/pseudopalavras de crianças no 1º ano do Ensino Fundamental durante a pandemia de COVID-19. A coleta de dados foi realizada de maneira remota e utilizou-se a versão on-line dos instrumentos Pré-Alfa, LPI e tarefa de escrita sob ditado do Neupsilin infantil. Participaram do estudo 42 crianças com idade média de 6,29 anos. Análises de correlação e regressão foram conduzidas. Identificou-se correlações significativas entre as dimensões da literacia emergente e a linguagem escrita, e associações mais fortes foram observadas com a escrita das letras, escrita espontânea, produção do som de letras e aliteração. As habilidades de literacia emergente explicaram 49% da variância em leitura e 55% da variância em escrita. As contribuições da literacia emergente para a linguagem escrita denotam a importância desta relação para o desenvolvimento de práticas de avaliação e intervenção em leitura e escrita baseadas em evidências. Implicações do estudo para a remediação do impacto negativo da pandemia na alfabetização e recomendações metodológicas para pesquisas futuras são apresentadas.
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O segundo estudo foi uma pesquisa transversal que visou analisar a relação entre o desempenho nas dimensões da literacia emergente (escrita emergente, conhecimentos sobre o alfabeto, vocabulário e consciência fonológica) e o desempenho em leitura e escrita de palavras/pseudopalavras de crianças no 1º ano do Ensino Fundamental durante a pandemia de COVID-19. A coleta de dados foi realizada de maneira remota e utilizou-se a versão on-line dos instrumentos Pré-Alfa, LPI e tarefa de escrita sob ditado do Neupsilin infantil. Participaram do estudo 42 crianças com idade média de 6,29 anos. Análises de correlação e regressão foram conduzidas. Identificou-se correlações significativas entre as dimensões da literacia emergente e a linguagem escrita, e associações mais fortes foram observadas com a escrita das letras, escrita espontânea, produção do som de letras e aliteração. As habilidades de literacia emergente explicaram 49% da variância em leitura e 55% da variância em escrita. As contribuições da literacia emergente para a linguagem escrita denotam a importância desta relação para o desenvolvimento de práticas de avaliação e intervenção em leitura e escrita baseadas em evidências. Implicações do estudo para a remediação do impacto negativo da pandemia na alfabetização e recomendações metodológicas para pesquisas futuras são apresentadas.This thesis's primary aim was to analyze the relation between emerging literacy dimensions and reading and writing lexical processing in children's literacy acquisition in Portuguese. The first study was a systematic review that aimed to analyze the relationship between emergent writing, letter knowledge and vocabulary and word/pseudoword reading and writing performance during infancy literacy acquisition in Portuguese. Results showed significant associations between letter knowledge, vocabulary and written language and an effect of schooling was observed within associations. The second study was a cross-sectional study that aimed to analyze the relationship between emergent literacy dimensions (emergent writing, letter knowledge, vocabulary and phonological awareness) and word/pseudoword reading and writing performance of 1st grade students. Data collection was performed remotely and the online versions of Pré-Alfa, LPI and Neupsilin’s writing under dictation task were administered. 42 children with a mean age of 6.29 years participated in the study. Correlation and regression analyzes were conducted. Significant correlations were identified between the dimensions of emergent literacy and written language, and stronger associations were observed with letter writing, spontaneous writing, letter-sound production and alliteration. Emergent literacy skills explained 49% of the variance in reading and 55% of the variance in writing. The contributions of emergent literacy to written language denote the importance of this relationship for the development of evidence-based assessment and intervention practices in reading and writing. Implications of the study for remediation of the pandemic's negative impact on literacy and methodological recommendations for future research were presented.application/pdfporAlfabetizaçãoLeituraEscritaCOVID-19Desenvolvimento da linguagemRevisãoEducação infantilCriançaBrasilLíngua portuguesaLiteracyReadingHandwritingEmergent literacyCOVID-19Habilidades de literacia emergente e relação com processamentos lexicais de leitura e escrita na alfabetização infantilEmergent literacy skills and its relation to reading and writing lexical processing in children's literacy acquisition info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001200709.pdf.txt001200709.pdf.txtExtracted Texttext/plain91862http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274888/2/001200709.pdf.txt5e731479cace84f49ddfbdb2eb131cf7MD52ORIGINAL001200709.pdfTexto parcialapplication/pdf3129490http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274888/1/001200709.pdfccfa45927b85e86569cbb66aa74cdb5eMD5110183/2748882024-04-18 05:36:24.523899oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274888Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-04-18T08:36:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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