A prática social de luta dos trabalhadores da EJA na rede pública de Porto Alegre-RS um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/94755 |
Resumo: | Estudo a Prática Social de luta dos trabalhadores no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede pública de Porto Alegre-RS, nos últimos 20 anos. É um estudo de caso de natureza qualitativa. A coleta de informações por entrevistas semiestruturadas com professores da EJA sustenta a análise dos documentos das escolas; a revisão da literatura busca conhecer os antecedentes, a materialidade da EJA, suas leis, as políticas públicas nacionais e as políticas mundiais. Fui orientada pela “teoria” que guia a organização mais íntima das totalidades, “armas” coletivas/orgânicas, práticas/teóricas, que permitem, à luz dos resultados, conhecer e propor melhorias para a área e das condições sociais (econômicas, políticas, culturais) e educativas do trabalho dos professores. Os diversos aspectos e elementos que constituem a prática social destes trabalhadores levam a constatar que o trabalho dos professores na EJA se materializa como uma “profissão de luta”, desde o nascer numa classe definida até a luta contra a precarização “do e no” trabalho e as contradições que acarretam formas de adoecimento. A luta da professora, mãe, mulher, negra, por ser a maioria da categoria, se dá em vários aspectos: no trabalho, na vida particular, na vida afetiva. O aprofundamento mostra que, na formação destes, os mecanismos de ideologia e alienação mascaram e ocultam a contradição central do capitalismo e se manifestam no movimento, de “luta e reluta”, “desiste e insiste”, do “fazer e do ser professor” na produção material de existência. Os profissionais se forjam na materialidade das “experiências” da vida, vivida, percebida e compartilhada, e garantem a produção física e espiritual. E continuam o processo de “luta”, pois acreditam no ser humano e numa sociedade diferente: o “vir a ser”. |
id |
URGS_a2eebd363c092f9f3a90a4ff6756e07f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94755 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Soares, Sônia Ribas de SouzaMachado, Carmen Lúcia Bezerra2014-04-25T01:53:12Z2013http://hdl.handle.net/10183/94755000916438Estudo a Prática Social de luta dos trabalhadores no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede pública de Porto Alegre-RS, nos últimos 20 anos. É um estudo de caso de natureza qualitativa. A coleta de informações por entrevistas semiestruturadas com professores da EJA sustenta a análise dos documentos das escolas; a revisão da literatura busca conhecer os antecedentes, a materialidade da EJA, suas leis, as políticas públicas nacionais e as políticas mundiais. Fui orientada pela “teoria” que guia a organização mais íntima das totalidades, “armas” coletivas/orgânicas, práticas/teóricas, que permitem, à luz dos resultados, conhecer e propor melhorias para a área e das condições sociais (econômicas, políticas, culturais) e educativas do trabalho dos professores. Os diversos aspectos e elementos que constituem a prática social destes trabalhadores levam a constatar que o trabalho dos professores na EJA se materializa como uma “profissão de luta”, desde o nascer numa classe definida até a luta contra a precarização “do e no” trabalho e as contradições que acarretam formas de adoecimento. A luta da professora, mãe, mulher, negra, por ser a maioria da categoria, se dá em vários aspectos: no trabalho, na vida particular, na vida afetiva. O aprofundamento mostra que, na formação destes, os mecanismos de ideologia e alienação mascaram e ocultam a contradição central do capitalismo e se manifestam no movimento, de “luta e reluta”, “desiste e insiste”, do “fazer e do ser professor” na produção material de existência. Os profissionais se forjam na materialidade das “experiências” da vida, vivida, percebida e compartilhada, e garantem a produção física e espiritual. E continuam o processo de “luta”, pois acreditam no ser humano e numa sociedade diferente: o “vir a ser”.During the last twenty years I have been studying the social practice of workers in Youth and Adult Education in the public educational system of Porto Alegre city. This dissertation entails a qualitative case study. Our data collection was conducted by means of semi-structured interviews with teachers; it holds the documental analysis of schools. Our literature review seeks to know the Youth and Adult Education’s antecedents, its materialities, laws, the national and work public policies. During its production we were guided by the “theory” which leads the most intimate totalities, collective/organic “weapons”, practices/theories, that allow us to know and propose, in the light of the results, improvements for the field of education and of social (economic, political, cultural and educational) conditions of teaching work. The several sides and elements that compound these workers’ social practice bring us to the conclusion that the their job embodies the form of a “struggle vow”, from being born in a defined social class to the struggle against precarious situations “of the and in the” work, and the contradictions that entails several forms of illness. The struggle of women teachers, that are mother, black, women, happen under different aspects due to the fact that they are the majority in terms of numbers: this struggle takes place in the working arena, in their private and emotional lives. When we go deeper in these issues, studying the teachers’ formal training, the mechanisms of ideology and alienation mask and hide the central contradiction of the capitalism and express in the movement of “struggling and struggling again”, of “giving up and insisting” of the “being teacher” in the material production of existence. These professionals are forged in the materialities of life “experiences”, moments lived, perceived and shared, and they ensure the physical and spiritual production. These teachers maintain the process of “struggling”, for they believe in the human being and in a different society: the “becoming”.application/pdfporProfessorEducação de jovens e adultosEnsino públicoProfessorFormaçãoTrabalhoPrática socialYouth and adult educationEducationSocial practiceTeacher trainingA prática social de luta dos trabalhadores da EJA na rede pública de Porto Alegre-RS um estudo de casoThe struggling social practice of workers in Youth and Adult Education in the public educational system of Porto Alegre : a case studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000916438.pdf000916438.pdfTexto completoapplication/pdf3339785http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94755/1/000916438.pdf6ef6b19389cafa739e947cf214324310MD51TEXT000916438.pdf.txt000916438.pdf.txtExtracted Texttext/plain793099http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94755/2/000916438.pdf.txtd5b8a8b0a376bc0d9183a710bfda88c3MD52THUMBNAIL000916438.pdf.jpg000916438.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1804http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94755/3/000916438.pdf.jpgb5cb14e45c3be65d10203a455918f3afMD5310183/947552018-10-05 08:54:23.383oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94755Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:54:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A prática social de luta dos trabalhadores da EJA na rede pública de Porto Alegre-RS um estudo de caso |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The struggling social practice of workers in Youth and Adult Education in the public educational system of Porto Alegre : a case study |
title |
A prática social de luta dos trabalhadores da EJA na rede pública de Porto Alegre-RS um estudo de caso |
spellingShingle |
A prática social de luta dos trabalhadores da EJA na rede pública de Porto Alegre-RS um estudo de caso Soares, Sônia Ribas de Souza Professor Educação de jovens e adultos Ensino público Professor Formação Trabalho Prática social Youth and adult education Education Social practice Teacher training |
title_short |
A prática social de luta dos trabalhadores da EJA na rede pública de Porto Alegre-RS um estudo de caso |
title_full |
A prática social de luta dos trabalhadores da EJA na rede pública de Porto Alegre-RS um estudo de caso |
title_fullStr |
A prática social de luta dos trabalhadores da EJA na rede pública de Porto Alegre-RS um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A prática social de luta dos trabalhadores da EJA na rede pública de Porto Alegre-RS um estudo de caso |
title_sort |
A prática social de luta dos trabalhadores da EJA na rede pública de Porto Alegre-RS um estudo de caso |
author |
Soares, Sônia Ribas de Souza |
author_facet |
Soares, Sônia Ribas de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Sônia Ribas de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Machado, Carmen Lúcia Bezerra |
contributor_str_mv |
Machado, Carmen Lúcia Bezerra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Educação de jovens e adultos Ensino público Professor Formação Trabalho Prática social |
topic |
Professor Educação de jovens e adultos Ensino público Professor Formação Trabalho Prática social Youth and adult education Education Social practice Teacher training |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Youth and adult education Education Social practice Teacher training |
description |
Estudo a Prática Social de luta dos trabalhadores no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede pública de Porto Alegre-RS, nos últimos 20 anos. É um estudo de caso de natureza qualitativa. A coleta de informações por entrevistas semiestruturadas com professores da EJA sustenta a análise dos documentos das escolas; a revisão da literatura busca conhecer os antecedentes, a materialidade da EJA, suas leis, as políticas públicas nacionais e as políticas mundiais. Fui orientada pela “teoria” que guia a organização mais íntima das totalidades, “armas” coletivas/orgânicas, práticas/teóricas, que permitem, à luz dos resultados, conhecer e propor melhorias para a área e das condições sociais (econômicas, políticas, culturais) e educativas do trabalho dos professores. Os diversos aspectos e elementos que constituem a prática social destes trabalhadores levam a constatar que o trabalho dos professores na EJA se materializa como uma “profissão de luta”, desde o nascer numa classe definida até a luta contra a precarização “do e no” trabalho e as contradições que acarretam formas de adoecimento. A luta da professora, mãe, mulher, negra, por ser a maioria da categoria, se dá em vários aspectos: no trabalho, na vida particular, na vida afetiva. O aprofundamento mostra que, na formação destes, os mecanismos de ideologia e alienação mascaram e ocultam a contradição central do capitalismo e se manifestam no movimento, de “luta e reluta”, “desiste e insiste”, do “fazer e do ser professor” na produção material de existência. Os profissionais se forjam na materialidade das “experiências” da vida, vivida, percebida e compartilhada, e garantem a produção física e espiritual. E continuam o processo de “luta”, pois acreditam no ser humano e numa sociedade diferente: o “vir a ser”. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-04-25T01:53:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/94755 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000916438 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/94755 |
identifier_str_mv |
000916438 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94755/1/000916438.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94755/2/000916438.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94755/3/000916438.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6ef6b19389cafa739e947cf214324310 d5b8a8b0a376bc0d9183a710bfda88c3 b5cb14e45c3be65d10203a455918f3af |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085285170511872 |